Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

karinna adad 27/07/2016

A ser lido
Um dos melhores livros que li esse ano. Comecei despretensiosamente, mas depois das 5 primeiras páginas já me vi completamente envolvida na história. Não conhecia a escrita do Caco Barcellos e fiquei maravilhada com a forma como ele escreve, como se estivesse contando uma história mesmo. O livro é de uma profundida temática essencial para se entender como funciona a vida e a cabeça das pessoas que moram nos morros cariocas ou daqueles marginalizados de alguma forma pelos que têm o capital. Vale muito cada página!

Walisson 17/08/2016

Marcinho VP
Caco Barcelos dessa vez se aventura no morro dona marta para descrever a vida de um dos traficantes mais fomoso do Rio de Janeiro, Juliano VP é dono de feitos notáveis para um traficante e tinha uma visão um tanto distorcida do trafico. No livro você acaba não só sabendo a rotina do tráfico mas também acaba conhecendo como é o dia a dia da favela e as dificuldades que seu poco passa. Livro recomendadíssimo

Gabi 27/11/2016

Não tem para onde fugir: uma pessoa que ostenta os privilégios "hétero cis branco e rico" nunca vai saber narrar ou descrever corretamente como se sente uma minoria social. É como um homem falar sobre o machismo, como um cisgênero falar sobre o homosexualismo. Infelizmente, foi isso o que Caco tentou fazer, e, nesse sentido, ele errou feio, afinal, por mais que ele estivesse entrado em contato com o Juliano, com o Nein, com o Pardal, ele nunca soube na verdade como eles se sentiam, porque ele não sabe o que é morar em uma favela, traficar e cultivar vícios como modo de vida. Muitas pessoas ainda assim elogiam sua obra e com razão, pois ela é bem escrita, tenta ao máximo ter factual e oferece outras virtudes, mas infelizmente ela é medonhamente mentirosa. É bom ter um livro que se encoste na realidade, mas esse, com certeza, fica muito distante do que realmente se passava nas noites quentes da Dona Marta.

Katharina 19/12/2016

Marquei como lido “O Abusado – O Dono do Morro Dona Marta”, Caco Barcellos.
Um livro impactante e visceral em todos os aspectos, revelador do grave problema do tráfico de drogas e da violência extrema nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Na verdade, uma realidade nacional negligenciada pelas autoridades, desprezada pela sociedade e abafada pela grande mídia. A guerra pelo tráfico de drogas nos principais morros do Rio de Janeiro já levou à morte milhares de crianças e adolescentes, que ingressam no crime organizado por falta de perspectivas futuras e referenciais familiares sólidos que lhes ofereçam suporte psicológico e emocional para lutar por uma vida melhor, distante das pressões cotidianas dos traficantes e das tentações das drogas.
Com histórico familiar de extrema pobreza, agressões físicas, estupro, assédio sexual e abandono, esses jovens tornam-se prezas fáceis nas mãos dos chefões do tráfico, que os iludem com promessas de vida fácil proporcionada pelos lucros das vendas das drogas. Jovens cujas referências principais são os narcotraficantes que formam as bases ideológicas e materiais de dois dos principais grupos de extermínio do país, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando, conhecidos nacionalmente pelo alto grau de violência que empregam contra seus opositores na guerra do narcotráfico das favelas do Rio de Janeiro.
Uma realidade dolorosa que banaliza a morte, ao mesmo tempo que a transforma em parceira contínua na luta pela sobrevivência nos grandes morros do Rio de Janeiro.
O Abusado – O Dono do Morro Dona Marta, Caco Barcellos, Editora Record

Ras Jordan 21/02/2017

De 557 paginas, confesso que em no máximo 30 paginas a história estava meio chata é complicada de ler, dava sono, porem como todo o livro, ela já tem uma reviravolta inteira e o livro volta a ser extremamente interessante.
Nessa obra você é apresentado a uma realidade na qual ninguém que não vive nos "morros" vai saber a realidade que existe lá. Você é apresentado a um mundo completamente oposto ao que acreditamos e a ações policiais na qual achamos que eles que são "servidores das leis" se tornarem piores que os "bandidos reais".
Com essa leitura parece que nas favelas as pessoas vivem uma vida a parte da que vivemos, têm um convívio em sociedade completamente diferente da que vivemos, e quando falo isso não se trata só de bandidos ou seus familiares, e sim toda a população de lá.
Indico muito esse livro pra quem busca uma historia recheada de ação e apreensão pra todo lado, muita reviravolta e que conta exatamente como e a realidade da vida de bandidos nos mortos do RJ.

Bruno Freitas 09/05/2017

Abusado – Caco Barcellos
Ler sobre a história de vida de um dos traficantes mais conhecidos do Brasil é, no mínimo, uma experiência curiosa. O livro Abusado – O dono do morro Santa Marta, escrito pelo jornalista Caco Barcellos, retrata, em suas centenas de páginas, a trajetória de Juliano VP, codinome de Marcinho VP, um dos bandidos mais procurados pela polícia do Rio de Janeiro no início deste século.

Em Abusado, além de apresentar a história do traficante Juliano, Caco relata inúmeras outras situações presentes no cotidiano da favela Santa Marta – aquelas que muitos fingem não enxergar –, como a violência urbana, a realidade do tráfico de entorpecentes, as operações criminosas, a violência, as execuções e o dia a dia de uma favela e de seus moradores, que, assim como grande parte dos brasileiros, sonham com dias melhores, independentemente da realidade na qual estão inseridos.

A publicação é baseada em fatos reais (que, diga-se de passagem, foram um pouco romantizados pelo jornalista-autor do livro) e aborda desde os primeiros passos de Juliano no tráfico de drogas até a sua ascensão como comandante do morro Santa Marta, na capital carioca. Eu imagino, porém, que a realidade da favela seja bem mais cruel e trágica do que os relatos apresentados no livro, principalmente no que se refere ao cotidiano dos moradores.

Ao iniciar a leitura, é preciso deixar os preconceitos e julgamentos de lado, já que o autor nos apresenta um traficante Juliano que, assim como tantos outros líderes ao redor do mundo, idealiza e planeja projetos visando a melhoria da realidade em que está inserido; no caso dele, uma favela.

No livro, Caco Barcelos aborda todos os lados da vida de Juliano: traficante, pai de quatro filhos, parceiro de inúmeras namoradas, dono de uma fé inabalável e leitor de bons livros. Estão presentes na obra, ainda, os relatos de sua prisão, sua fuga da cadeia, seu afastamento do tráfico para a sua segurança pessoal, suas brigas com os chefões de outras favelas, seu refúgio no exterior e até mesmo sua permissão para que o cantor Michael Jackson gravasse o videoclipe “They Don’t Care About Us” no morro Santa Marta.

O título do livro, Abusado, faz jus à pessoa de Juliano, que dizia constantemente estar do “lado certo da vida errada”.

E, apesar de contar a história de um traficante, Caco não faz apologia ao crime e deixa claro que para todas as escolhas certas e erradas há reações. Se, por um lado, o jornalista mostra – sem julgamentos – que o traficante erra, por outro, evidencia que o que é considerado “legal e moral” também tem suas falhas, como a violência da polícia e o abuso de poder por parte das autoridades.

O livro se preocupa em apresentar uma versão humanizada dos fatos. É fácil passar em frente a uma favela e pensar que ali é o berço da criminalidade. Porém, poucos estão realmente dispostos a conhecer o que se passa dentro dos barracos e vielas. Assim, a publicação é um meio de entrar em uma comunidade e vivenciar o dia a dia dos moradores.

Em Abusado, o leitor encontrará o outro lado da cidade maravilhosa, que também é abraçada pelo Cristo Redentor e que ajuda a compor a o que chamamos de “nosso Brasil, brasileiro”.

site: http://alemdacapa.com.br/abusado-caco-barcellos/

Elis Almeida 03/02/2019

Favela
O livro mostra a historia da vida de um dos mais conhecidos traficantes do Rio de Janeiro, Juliano VP, traficante cria do Morro Santa Marta.
Para quem gosta de ação, o livro é repleto de situações de ação, mas também mostra a realidade social da favela vista por outro ângulo.
A escrita do Autor é muito tranquila e cativante, o que acaba por fácilmente prender nossa atenção.

Rafa Arraes 05/05/2024

Livro forte
Gosto muito desse tipo de leitura. Livro que conta uma história verdadeira, mostrando um ponto de vista específico, e em que é possível entender a vida que se desenrola naquele ambiente específico. Caco Barcellos fez um trabalho incrível. Conhecer a história do Santa Marta, o início do tráfico, e como a favela teve que conquistar espaco, definitivamente vale a penas.

Pdrosaleitor 12/11/2020

O lado certo da vida errada
Ao lado de outros livros que li esse ano, esse é mais um que me fez refletir e compreender a situação de um lado do Brasil que é visto com preconceito e indiferença. A história do traficante Juliano VP, um dos maiores que ja passaram pelo Rio de Janeiro, é também a história da velha luta de classes sociais, o trabalho de uma polícia que leva mais violência e medo às favelas e de trabalhadores honestos que ficam no meio de tantas situações complicadas. Um livro necessário e importante pra entender a vida de pessoas que moram numa zona de risco e de jovens que procuram no tráfico uma maneira de sobreviver.

Maria Eliete 31/01/2021

Abusado. O Dono do Morro Dona Marta
Realidades. Verdades. O cotidiano, a rotina, a vida do morro. Dos morros. Eles se complementam entre si. Não há enfeites, disfarces. É o que é. Otimo trabalho de Caco Barcellos.

Guiv118 28/02/2021

Incrível a maneira que o Caco escreveu sobre o tráfico e a ascenção do comando vermelho nas favelas do rio de janeiro.

VdeVeruska 16/12/2021

Realidade nua e crua.
Gosto muito dos livros do Caco....acho fascinante o mundo da reportagem.
Interessante saber como funciona essa organização do crime....mas nada de romantizar a situação.

Adriana 29/04/2022

Livro reportagem
O autor traz riqueza de detalhes sobre os bastidores do mercado de drogas no morro, as motivações para o crime, e também as dificuldades sociais vivenciadas pelos moradores. Uma tarefa muito corajosa de Caco Barcellos em se tratando de um local dominado por traficantes em que ele precisaria pensar em todos os detalhes de segurança e impor regras aos entrevistados para não prejudicar ninguém.

Juhpower 01/07/2022

O morro que virou livro
Só não dei 5 estrelas, pq esperei por um fim mais emocionante.
O livro prometeu muiiiito,mas na minha opinião deixou um pouco a desejar no fim.

Sobre a história: É muito triste ver que essa é a realidade de muitos até hj no Brasil e que mesmo após qse 20 anos do que aconteceu em Santa Marta , qse nada mudou...
A pobreza e a desigualdade social estão cada vez mais aparentes e pouco se faz para melhoria disso.

Vimos q a lealdade muitas vezes é rompida , por regras impostas e por valores deturpados.

E pra finalizar pude perceber que os homens q tem fome de poder, são os mesmo homens que para chegar ao topo, abandonam suas famílias,seus princípios e acima de tudo Sua Identidade.