Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Aldimir.Santos 16/08/2015

Marcinho V.P até Morrer .Familia C.V
A historia da vida de um dos mais notórios lideres do Morro Dona Marta. Juliano VP ( Marcinho VP, da Santa Marta) foi um dos mais famosos integrantes do comando vermelho que atuava como chefe do morro no qual Michael Jackson gravou o clip de uma de suas musicas. com grande preocupação de reforma social e racial - chegando até a viaja para o Mexico para conhecer o comandante Marcos - Marcinho VP que no livro é chamado de Juliano VP tem sua trajetória contada nessa obra. Sua Historia a historia de seu grupo e dos moradores da Favela santa marta constrói esse grande livro que passou a ser o meu favorito .

- Foi a decisão certa da vida erra.

Vinicius.Villela 03/02/2020

Temos uma vida melhor que um Dono de Morro
É de se surpreender que um cara que ganha uma nota preta, tem uma condição de vida fodida, facilmente inferior à de qualquer pessoa da classe média.
Então, faça um exercício mental e calcule como não era antes dele entrar no mundo do crime. Este livro demonstra a realidade condenante de se nascer em uma favela, e que mesmo no caminho de maior sucesso financeiro na sua situação, você continuará um miserável. O Estado poderia facilmente ter evitado o surgimento desse tipo de realidade de crime e miséria caso tivesse dado apoio aos moradores da favela, que nem fornecimento de água teriam se não fosse seus próprios esforços.
Fica muito difícil julgar um traficante quando se conhece sua realidade, crueldades a parte, pois nada justifica as atitudes sanguinolentas de alguns.
O mais melancólico de tudo é saber o fim desde o início. Pois você se apega a Marcinho Viado Puto, vulgo Juliano no livro, um moleque mesmo aos 30 anos, sempre meio metido, engraçado, com algumas ideias meio perdidas, incoerentes, um ser humano quase inocente, que tinha uma vontade genuína de querer ser ouvido e admirado, como todos nós, egocêntricos enrustidos, temos.
Realmente me alegraria se ele tivesse conseguido abandonar a vida errada vivida da maneira certa, que não tinha luxos, e nos faz pensar que, no fundo, como ele mesmo se classifica, ele era um revolucionário, que queria uma vida melhor para ele, seus companheiros e comunidade. Pela sua personalidade complexa, é complicado saber ao certo. Mas você sai com um certo encanto e com um certo luto. Que da lata de lixo que
foi seu fim, algo de bom possa ser resgatado de seu legado.

João 26/10/2022

O livro que mudou minha vida
Meu livro preferido. Li aos 14 e reli aos 28. Obra-prima de Caco Barcellos, a quem só posso agradecer por ter escrito esse livro.

comprido 24/09/2017

Perfeito
A historia conta sobre a trajetória de Marcinho VP no morro santa marta desde da sua infância ate quando ele se tornar dono do morro,Vemos também a realidade de quem mora na favela, que nem todo mundo e bandido , tem gente que trabalha também, Fica claro o lado em que o autor está. Ele foi até o morro, conheceu os personagens, viveu o mundo em que eles vivem e escreveu o livro. Não contou mentiras e nem precisou escrever formalmente. Caco utiliza os diálogos e a forma como os traficantes falam para escrever seu livro. Ele contou uma realidade desconhecida por quem não é do Rio de Janeiro ou por quem é, mas não o conhece verdadeiramente. Ele trouxe um livro que fala de uma polícia que ajuda o tráfico, mas também trouxe uma que pune, que mata. Porém de uma maneira natural.

Baconzitas 20/06/2023

Uma boa companhia
O livro é muito bem escrito e gera uma companhia muito boa. Mérito à escrita de Caco, através da qual muitas vezes senti que era uma amiga que acompanhava a correria dos personagens.

É importante dizer que há relatos fortíssimos de violência e tortura, que algumas vezes me deixaram paralisada e em choque. Muito triste saber que essa é a condição de vida de tantos brasileiros.

Juliana Molina 12/05/2009

Ótimo!
Caco Barcelos além de um ótimo jornalista é um excelente escritor! Seus livros retraram fatos reais de uma maneira fácil de ler!

arantxa 30/04/2023

Vou levar semanas pra digerir tudo que li
Apesar de eu já estar ciente de que muitos dos jovens da favela acabam no crime pela questão social e exclusão que eles sofrem da sociedade, esse livro causa um baque de emoções na gente, raiva, nojo, angustia. Achei que eu fosse sentir empatia pelos bandidos, mas na maior parte das vezes tive raiva mesmo, falam do crime com maior orgulho, uns marmanjos andando com meninas menores de idade, fazendo uma penca de filhos por aí, pra terem a mesma vida bosta que eles, fazendo tudo errado, é revoltante.
E daí a gente acha que eles tão ganhando fortunas de dinheiro, mas alguns mal tem uma casa pra morar, tão ali só pra ter um salário melhor que o minimo. Tem muitas coisas que nós não temos nem noção da realidade. Os moradores desses lugares acabam ficando do lado dos traficantes porque eles fazem muito mais por eles do que os governantes. E de quebra ainda contamos com uma policia corrupta e pronta pra exterminar qualquer um, o que deve causar ainda mais revolta em quem mora na favela e não tem nada a ver com o crime, enfim, são muitas informações para absorver durante a leitura. 7
É um livro forte, pesado, indigesto, que nos causa um misto de sensações, não é meu tipo de leitura habitual e acho que ainda vou levar alguns dias digerindo todas informações obtidas. Achei uma leitura bacana, que nos tira da nossa zona de conforto e mostra como, de fato, é a vida na favela.

Karina.Carvalho 01/06/2021

Excelente livro jornalístico, muito bem escrito, com vários relatos detalhados.
Meu primeiro livro jornalístico e gostei bastante.
Muito bom para conhecer um pouco sobre tráfico de drogas no RJ, vida na favela, abuso policial e a relação entre polícia e morro.

saahroque 13/12/2019

O choque de uma realidade logo ali
O livro Abusado: O Dono do Morro Dona Marta despertou esse sentimento de querer compartilhar a experiência da leitura. Em cada página, me senti dentro de outra realidade, que parece ficção, mas está bem aqui, ao nosso lado, na nossa cidade, no nosso país e me fez repensar em pré-conceitos que a sociedade esboça em relação às favelas, ao tráfico de drogas e à parte mais pobre da sociedade. Caco Barcellos foi espetacular em trazer a história de Juliano VP em uma cronologia baseada nas guerras do morro, com imparcialidade e apresentando um lado da história que foge da maioria da população - àquela que não vive na pele o mesmo que as pessoas da periferia. A história do chefe do tráfico se entrelaça com de outros moradores do morro e ilustra como jovens, a maioria crianças, entram para o mundo do tráfico e o quanto isso é importante para elas - dentro da sua realidade. Você sente a raiva, o descaso, a revolta e começa a se questionar sobre a importância dos direitos humanos, uma mudança muito mais ampla no sistema e as oportunidades que não são geradas àqueles que não estão "no asfalto". Um livro forte, que precisei de meses para ler, não pelo seu tamanho (557 páginas), mas pelos sentimentos que ele traz à tona e a carga que carrega da realidade que não é noticiada e, muitas vezes, maquiada para que não chame a atenção. Consideraria um livro obrigatório para todas as pessoas, por trazer história além do que é contada nos livros da escola e que é parte importante da nossa sociedade.

bruninha 13/12/2017

Resenha crítica: Abusado O Dono do Morro Dona Marta
Obra
O livro reportagem Abusado de Caco Barcellos, Editora Record publicado em 2003. É uma verdadeira história sobre as grandes corrupções criminosas que comandam o trafico de drogas e outras atividades criminosas no Estado do Rio de Janeiro.
O principal personagem é o Juliano VP (codinome Marcelinho VP), um traficante da favela Santa Marta em Botafogo bairro de Classe Média do Rio com um bom gosto literário e preocupado com o destino da comunidade favelada.
Juliano e sua família sai do nordeste terra natal de todos eles para o Sudeste, a procura de uma vida melhor. Seu pai constrói uma birosca no morro Santa Marta onde ele passa a ajuda ló ainda criança quando voltava da escola. Cansado de ser agredido fisicamente e verbalmente pelo próprio pai, um homem bruto e machista, ele para de trabalhar no comercio da família e passa a carregar as compras dos moradores até a suas casas no alto do morro, durante esses pequenos serviços Juliano ficava observando o movimento de toda à comunidade e principalmente os dos traficantes. Ate que um de seus colegas já envolvido no trafico começou a lhe pedir favores em troca de pagamentos. Aos 16 anos, Juliano foi preso pela primeira vez e foi onde sua mãe tomou conhecimento do qual destino seu filho tinha seguido.
O autor descreve também a vida dos moradores da favela, como as péssimas condições de higiene, a pobreza e o medo da violência do trafico e da brutalidade da policia.
O livro é dividido em três partes: tempo de viver, onde Juliano é dono do morro e vive intensamente esse momento. Tempo de morrer, seus amigos estão morrendo devido às guerras, pois seus inimigos querem o tirar do comando do morro. E Por ultimo, Adeus às armas, ele tem toda convicção de não ser mais traficante e têm vários apoios de pessoas que querem ver sua mudança de vida más o próprio muda de ideia e volta pro morro. Essas partes estão contidas em 535 paginas.
O autor também fala a respeito da forma romantizada que tratam os intitulados "dono" do morro, pois na verdade são gangues que causam grandes transtornos a comunidade, isso acontece porque são pessoas excluídas da sociedade e vivem privada de umas série de coisas, o que aparentemente é a principal causa para entrar na criminalidade, mesmo não sendo uma justificativa plausível. Já que na verdade só gera desgraças ainda maiores nas favelas.
Para conseguir narrar com detalhes essa história verídica que acontece com frequência nos morros, o repórter acompanha a rotina na favela e percebe de perto o desfecho de tudo. Assim analisa o modo como todos estão organizados naquele ambiente, as desordens e as leis criadas apenas para aquele ambiente. Isso permite uma aproximação do escritor com a vivência daquelas pessoas e como é a infraestrutura.
Crítica
No começo achei a linguagem um pouco difícil, pois o autor usou a linguagem do morro com muitas gírias, palavrões e palavras escritas de forma errada. Achei uma ótima ideia, pois fez com que eu me sentisse que estava realmente dentro de uma favela.
Com o decorrer da leitura fui me acostumando com a linguagem e ficando cada vez mais impactada com o conteúdo. Nunca tinha lido um livro reportagem antes e esse foi à porta de entrada para que eu continue lendo mais livros reportagens, percebi que o autor não defendia ninguém para ele todos eram bandidos e tinha uma historia pra contar.
É uma ótima leitura para quem quer ser jornalista investigativo, tendo certo cuidado, pois traz temas como, tráficos de drogas, corrupção, guerra, racismo, todos os tipos de violência desde a verbal á fisicamente, roubas, mortes e tiroteios. Acho que sua faixa etária é a partir dos 20 anos.
Biografia
Nascido em Porto Alegre na data de cinco de março do ano de 1950, Cláudio Barcelos de Barcelos é jornalista, repórter e escritor com especialidade em jornalismo investigativo e documentário.
Como jornalista iniciou seus trabalhos como repórter no Jornal Folha da Manhã e atualmente trabalha na Rede Globo no programa Profissão repórter.
Seu primeiro livro reportagem foi o Rota 66, Caco investigou durante cinco anos a esquadrão da morte que age na cidade de São Paulo. Ele mostra como o sistema de extermínio e seus métodos de atuação e como o sistema incentiva esse tipo de ação.

Dani.Valentim 26/03/2021

Abusado e os dias atuais
A obra ?Abusado? é uma eterna reflexão da atualidade. Ninguém sabe o que acontece até viver na pele e, muitos nunca entenderão, pois nunca precisarão viver na pele.

A cada linha deste livro, o leitor sente o cheiro do esgoto a céu aberto que corre na favela. No entanto, ao mesmo tempo, consegue palpitar o peito de alegria a cada detalhe relatado da cidade maravilhosa.

O sonho e o caos a cada página.

Luan Miguel 20/02/2023

Um herói público ilegítimo.
Caco Barcellos elucida através de uma linguagem de fácil acesso, sem enfeites linguísticos que por vezes acabam afastando o leitor da própria leitura. Um livro espetacular.
No livro, antes tudo, não há uma romantização da figura bandida de Juliano VP (Marcinho VP), mas um dos pontos centrais do livro é mostrar o cotidiano e os bastidores do crime, sua relação com o Estado e as forças de segurança, seu envolvimento direto com a população das favelas cariocas, as mudanças urbanas que potencializaram o crescimento da facção Comando Vermelho, as contradições sociais que arrancam as humanidades que existem nesses corpos abandonados pelo Estado nos morros carioca, por vez, e é aqui, que não se pode cobrar virtudes, pois não há mais humanidade nessas pessoas, a violência estatal contaminou-as com ódio.
O livro conta, não só a história de Juliano VP, mas também inúmeras histórias passadas e paralelas que irão compondo a estrutura do livro e concomitantemente a biografia de Juliano VP, isso vai facilitando o entendimento, desde a formação do Comando Vermelho, em fins dos anos 1970 até a estruturação do mesmo nos comandos dos morros carioca na década de 1980, especialmente o Morro do Dona Marta, espaço onde é desenvolvido a história do livro.
Durante o desenrolar da história, é perceptível ver a transformação do personagem Juliano VP diante das circunstância em que ele era imposto, um traficante que tinha uma visão mais humanista, pensando também na comunidade e não apenas na profissionalização de sua turma, ao passo que usava da violência para impor sua autoridade e angariar respeito entre a população do Morro Santa Marta. Viveu amores, sonhos, tragédias e etc, como todo personagem de um filme hollywoodiano passa, porém, o personagem é da vida real, e na vida real, os anti-heróis, geralmente são ilegítimos, especialmente a opinião pública e as forças de segurança, Juliano VP encarna todos esses aspectos, principalmente quando ele torna-se, com ajuda indireta dos setores midiáticos, uma traficante pop-star, lembrando por fazer a segurança de Michael jackson no morro, enfurecendo as forças de segurança do Rio de Janeiro.
O livro é excelente do começo ao fim, uma resenha simples aqui seria muito rasa, necessitaria uma espaço enorme, já que existe a guerra entre Zaca e Cabeludo, corrupção da polícia, desenvolvimento do crime amparado pelo forte poder bélico, traições e outras inúmeras situações citadas no livro, mas o livro tenta e consegue, de forma clara, mostrar a relação crime e estado, segregação social e preconceito, politicas de estado remediadora e não afirmativa, leva em consideração também, o aspecto humano dos personagens, mostrando o cotidiano da vida do crime longe do que é retratado nos holofotes.

ana 01/02/2018

Abusado - como o próprio título informa - narra a história do dono do morro da Dona Marta. Juliano VP, pseudônimo de Marcinho VP, foi um traficante “pop”, suas ações, falas e principalmente seu nome estavam muito presentes na mídia, situação esta que o colocou diversas vezes na mira policial. A narrativa de Caco Barcelos nos faz ver não apenas um traficante comum/estereotipado, mas sim um homem como todos os outros, com seus problemas, seus medos, ideais, suas lutas e suas glórias.

O livro é envolvente, nos faz ingressar no morro, nos faz ver uma realidade que é tão distante e ao mesmo tempo tão próxima da sociedade “normal”, a favela parece algo à parte, algo de outro mundo, mas não, ela está presente, ela faz parte da nossa história nacional e determina a vida de milhões de pessoas. E o autor conseguiu trazer isso com maestria, mostrando o cotidiano e a vida das pessoas do morro, mostrando de uma forma clara que a realidade retratada no livro é algo comum para eles, a violência é rotineira e está impregnada na comunidade. Isso é explícito quando Barcellos apresenta o encanto que Juliano VP transpassa às pessoas, e ao mesmo tempo o terror que ele causa.

A narrativa não esconde as barbáries realizadas pelo tráfico, mostra de uma forma meio nebulosa o interior do Comando Vermelho, visto que Juliano VP era um membro fiel do grupo criminoso. Há ações horrendas, cruéis que mostram o que acontece com quem desobedece ou trai o dono do morro ou o CV. O livro envolve tanto, que parece que estamos vivendo a cena, Caco Barcellos não se limita ao narrar as guerras, as punições, a vida cotidiana.

Mas o que mais me chamou a atenção durante a leitura foi a preocupação social que Juliano tinha com a comunidade. Sempre que podia, ele afirmava o lema inicial do Comando Vermelho: paz, justiça e liberdade. Ele pregava isso, de uma forma meio torta, meio errada, mas ele tentava, ele realmente acreditava que através do tráfico ele conseguiria mudar a vida da comunidade onde nasceu. Juliano VP, não era um traficante comum, ele gostava de ler, lia sociologia, filosofia, direito, gostava de falar sobre. Através de suas cartas endereçadas aos chefões do CV, é mostrado que ele estava insatisfeito com o “andar da carruagem” que sua organização estava tomando, prevalecendo o dinheiro sobre a irmandade.

O livro é incrível, a leitura é envolvente e rápida. Eu super indico pra quem quer conhecer essa realidade, e pra quem se interessa por esse tema. O livro traz desde violência policial até o companheirismo e lealdade “criminosa”. Poderia ser um estudo antropológico, sociológico enfim, vale muito a leitura!

Simona0 27/12/2022

Fantástico
Uma leitura muito facil, conta toda a história de como é a vida na favela, como as crianças acabam entrando no mundo do crime, os desafios de quem mora nos morros.
Um ponto de vista pessoal de Caco Barcellos é uma pesquisa incrível demais, completa, um livro jornalístico dos mais completos que já li.

Flavia 18/12/2010

Já faz algum tempo que li este livro, mas como faz parte dos meus favoritos resolvi compartilhar com vocês a resenha dele. Para quem se interessa por histórias com o narcotráfico no Rio de Janeiro e a vida nos morros cariocas, este é um prato cheio!

Em “O Abusado”, Caco Barcellos conta a história do traficante Marcinho VP (no livro chamado de Juliano), integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O cenário é o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Este é um livro-reportagem que, além da experiência de convivência em meio aos traficantes, Caco demorou 5 anos para compilação de fatos e pesquisas.

É possível ler a história e fazer uma análise do narcotráfico e da violência instalada nas ruas da cidade maravilhosa. O traficante protagonista da história, ao contrário do que imaginamos, possui muita racionalidade e interesse por literatura e engajamento social. Ele inclusive ganhou destaque na mídia quando permitiu que Michael Jackson gravasse um clipe no morro. Essa é uma das muitas histórias encontradas no livro.

A informação a seguir não é um spoiler, ok?! É uma curiosidade!

Esclarecimento IMPORTANTE:

O Marcinho VP do livro “O Abusado” refere-se ao: Márcio Amaro de Oliveira. Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP foi assassinado no presídio Bangu III. Dizem que o motivo da morte foram suas revelações sobre atuação do tráfico em Copacabana.

Atualmente temos acompanhado nos noticiários outro Marcinho VP, o Marcio dos Santos Nepomuceno, que inclusive está preso. Este é traficante atuante no Complexo do Alemão e recentemente foi transferido para penitenciária de Porto Velho em Rondônia por ser considerado um dos bandidos mais perigosos do país, junto com Elias Maluco.