Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Chiara.Geia 26/10/2022

Caco ídolo demais
Leitura MUITO boa. O Caco escreve bem demais e fez uma pesquisa jornalísta enorme. Já tinha lido Rota 66 e fiquei chocada com todas as operações e crimes cometidos pela Rota de São Paulo. Abusado foi tão chocante quanto ao mostrar toda a vida do crime na favela de maior população, na época, do Rio de Janeiro.

Por último, para repetir, Caco é muito ídolo e inspiração.

claudioschamis 11/02/2009

A historia do "dono" do morro Dona Marta. Uma narrativa nem um pouco cansativa que nos mostra um pouco da realidade do submundo do crime. Não deixa de ser uma grande reportagem em forma de romance.

Juliana Canoura 12/07/2009

Fantástico
A julgar pela capa se espera a história de um traficante frio e violento, e não poderia ser maior a surpresa, ao se deparar com o ser humano por trás do marginal, procurado pela polícia.

Abusado, conta a vida de Marcinho VP,Juliano, como é chamado no livro, E mostra além da sua triste trajetória, como era a vida dos outros moradores da favela Dona Marta, a escolha entre a vida sofrida de miséria, e trabalho no asfalto, como eles denominavam a cidade, ou a vida curta, com algum conforto que o dinheiro do tráfico e o crime proporcionavam.

A história de Juliano emociona, revolta, envolve todo tipo de leitor, seja esse o gênero literário preferido ou não.

O livro surpreende do começo ao fim, pela narrativa cativante, e pela compaixão e compreensão que é despertada de repente, por Juliano, não justificando sua vida no tráfico e suas escolhas desacertadas, mas entendendo o ser humano, que dizia estar no lado certo da vida errada, que lutava pela comunidade, mesmo que às vezes usasse as armas erradas.

Uma leitura obrigatória, para conhecer o outro lado da vida, do morro, da sociedade, e do traficante que morreu,tentando falar mais alto do que os tiros do seu próprio fuzil.

Jana 20/11/2009minha estante
Juliana, seu comentário foi decisivo para que eu continue lendo Abusado.

Estava um pouco desanimada com a leitura (iniciei faz pouco tempo), com receio de que fosse algo como o filme "Tropa de Elite", mas depois do seu comentário, resolvi apostar novamente na continuidade desta leitura.

Obrigada!

Franciele Müller 11/06/2017

Palmas ao escritor
Caco Barcellos conseguiu passar a história sem romantizar o tráfico e também sem criminalizar. Adorei a escrita dele que nos carrega para dentro da história, sem criminalizar e nem santificar nenhum dos personagens.

eliazevedo 24/05/2022

A vida e as histórias na favela do Morro Santa Marta, no Rio, contada através da trajetória de Juliano VP, pseudônimo para um famoso traficante de drogas das décadas de 80/90. Seu início na vida do crime, sua ascenção como o "dono do morro", os amigos de vida, os parceiros no crime, os inimigos, as vitórias e derrotas, o declínio do seu "reinado"...
A narrativa de Caco Barcelos nos permite visualizar as histórias de vários personagens e da rotina da favela.

Pefico 10/01/2011

Abusado mesmo
Abusado é a biografia romantizada de Marcinho VP, um dos traficantes cariocas mais famosos das últimas décadas. Dizendo assim, Marcinho VP, é muito provável que você não se lembre de quem estou falando, então precisamos nos situar melhor. Lembra quando, em 1996, o Michael Jackson foi gravar um clip numa favela do Rio e precisou de autorização do tráfico pra poder gravar? A favela era a Santa Marta e a autorização veio de Marcinho VP.

Para ler Abusado, você precisa de paciência e tempo. A primeira parte sequer fala de Marcinho, começa láááá atrás, explicando a passagem de poder do tráfico (que tomou grande parte do livro...). As quinhentas-e-lá-vai-cacetada páginas estão repletas de diálogos chatos que, na minha opinião, poderiam ter sido omitidos. Agora, se você desconsiderar isso, Abusado dá uma impressionante visão do mundo do crime/tráfico carioca, pelo menos os relacionados com a Dona Marta, na década de 90. Além disso, nos mostra o perfil psicológico desse traficante/filósofo que indignou a polícia e a comunidade com o episódio Michael Jackson e muitas outras aventuras. Caco Barcellos tem que ser ovacionado pela sua ousadia, coragem e competência.

A coisa que mais me chamou atenção, como sempre chama tudo que leio sobre tráfico, é que os traficantes sabem que vivem uma vida “errada”. E que se “pudessem” viveriam outra vida, uma normal, de trabalhador honesto. Porém, ao contrário da mixaria do salário mínimo, o tráfico paga bem e permite que milhares de adolescentes tenham um dinheiro que um emprego honesto não pagaria. Mas apesar da recompensa financeira, a aposentadoria é geralmente no enterro. Eles sabem de tudo isso e ainda assim escolhem a vida errada, enquanto seus filhos vêem o exemplo dos pais e mães e invariavelmente o seguem. Há como quebrar esse ciclo?

“Abusado: O Dono do Morro da Dona Marta” é um livro que vem sendo usado em faculdades por todo Brasil pra ajudar antropólogos, sociólogos e outros “ólogos” a refletir a causa da violência. E quem sabe ajudar a saber como remediá-la. Recomendado pra aqueles com interesse no tema da violência e nas favelas.

Dani.Valentim 26/03/2021

Abusado e os dias atuais
A obra ?Abusado? é uma eterna reflexão da atualidade. Ninguém sabe o que acontece até viver na pele e, muitos nunca entenderão, pois nunca precisarão viver na pele.

A cada linha deste livro, o leitor sente o cheiro do esgoto a céu aberto que corre na favela. No entanto, ao mesmo tempo, consegue palpitar o peito de alegria a cada detalhe relatado da cidade maravilhosa.

O sonho e o caos a cada página.

Juliana Molina 12/05/2009

Ótimo!
Caco Barcelos além de um ótimo jornalista é um excelente escritor! Seus livros retraram fatos reais de uma maneira fácil de ler!

Monalisa.Costa 04/03/2021

Um personagem intrigante!
A obra trata da história de Marcinho VP, traficante de drogas do Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. Conta-se como ele se transformou no homem que acabou morto pelos parceiros de crime.

Duas coisas são bem interessantes na narrativa. Mais uma vez, a desgraça da corrupção policial e o mal enorme que isso acarreta.

Em segundo lugar, a ideia de o personagem principal tratar crime em geral, e mais especificamente o tráfico de drogas, como um instrumento de combate à segregação social. É quase como se conferisse uma função social ao crime.

Marcinho VP é uma pessoa intrigante. Ao mesmo tempo em que parece ter motivação social pra defender a sua comunidade, utiliza esses argumentos, a meu ver, em muitos momentos, como demagogia, como justificativa de sua manutenção na vida do crime.

Um homem inteligente, apesar da pouca instrução, que nunca quis abandonar o poder que o tráfico lhe proporcionou, não obstante falar o contrário em momentos de dificuldade.

O livro é interessante e de leitura fácil. Vale a pena ler pra se conhecer a realidade das guerras civis em que estamos envolvidos, mesmo que muitas vezes sem saber!

Addilað» 15/03/2022

Triste realidade??
Não é um livro fácil de ler, não digo nisso pela forma de escrever, que foi muito bem feita do jornalista Caco Barcelos, mas pelo teor da história; brutal, revela descaso das autoridades com as pessoas, a corrupção de policiais, a justiça com as próprias mãos usada pelos traficantes...
O livro desperta vários sentimentos como tristeza, revolta, raiva, piedade...e ao mesmo tempo faz perder a fé na humanidade, na "justiça", nas leis dos homens e nas autoridades...
Não recomendo a leitura deste às pessoas sensíveis!!!

Flavia 18/12/2010

Já faz algum tempo que li este livro, mas como faz parte dos meus favoritos resolvi compartilhar com vocês a resenha dele. Para quem se interessa por histórias com o narcotráfico no Rio de Janeiro e a vida nos morros cariocas, este é um prato cheio!

Em “O Abusado”, Caco Barcellos conta a história do traficante Marcinho VP (no livro chamado de Juliano), integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O cenário é o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Este é um livro-reportagem que, além da experiência de convivência em meio aos traficantes, Caco demorou 5 anos para compilação de fatos e pesquisas.

É possível ler a história e fazer uma análise do narcotráfico e da violência instalada nas ruas da cidade maravilhosa. O traficante protagonista da história, ao contrário do que imaginamos, possui muita racionalidade e interesse por literatura e engajamento social. Ele inclusive ganhou destaque na mídia quando permitiu que Michael Jackson gravasse um clipe no morro. Essa é uma das muitas histórias encontradas no livro.

A informação a seguir não é um spoiler, ok?! É uma curiosidade!

Esclarecimento IMPORTANTE:

O Marcinho VP do livro “O Abusado” refere-se ao: Márcio Amaro de Oliveira. Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP foi assassinado no presídio Bangu III. Dizem que o motivo da morte foram suas revelações sobre atuação do tráfico em Copacabana.

Atualmente temos acompanhado nos noticiários outro Marcinho VP, o Marcio dos Santos Nepomuceno, que inclusive está preso. Este é traficante atuante no Complexo do Alemão e recentemente foi transferido para penitenciária de Porto Velho em Rondônia por ser considerado um dos bandidos mais perigosos do país, junto com Elias Maluco.

Karina.Carvalho 01/06/2021

Excelente livro jornalístico, muito bem escrito, com vários relatos detalhados.
Meu primeiro livro jornalístico e gostei bastante.
Muito bom para conhecer um pouco sobre tráfico de drogas no RJ, vida na favela, abuso policial e a relação entre polícia e morro.

Moniq. 25/01/2009

"O Abusado" é um daqueles livros que todo mundo devia ler, pra aprender sobre respeito.

Antonio Maluco 29/06/2022

Estilo de vida
O livro conta histórias de vários personagens do Morro de Dona Marta e seus acontecimentos poderia ser transformado em filme ou seriado

Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras: