Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Comenta Livros 06/04/2020

Um terror maravilhoso
Um livro que adorei a leitura e toda a diagramação dele.

site: https://comentalivros.com/coracao-satanico-william-hjortsberg/#more-3803
JP 21/04/2020minha estante
Tbm achei maravilhoso. Sombrio, intrigante, com toques de horror... O plot twist é de matar, né?!

Comenta Livros 24/04/2020minha estante
Nossa nem me fale, que livro. Fiquei por dias lembrando dele.

Danielle 22/03/2020

Surpreendente
O livro me envolveu deste a primeira página, cheio de mistério e personagens diferentes e misteriosos.
Assassinatos sombrios e sangrentos acontecem ao longo da trama por onde o detetive particulat Harry Angel passa para descobrir onde está o famoso Jhonny Favorite para o seu misterioso cliente.
Cenas macabras irão chocar o leitor e até eu me dar conta do que estava acontecendo terminei o livro chocada com o plot twist.
Ao fracos de estomago não recomendo a leitura.

Ana Lu 14/02/2020

O livro é muito bem ambientando, em muitos momentos me senti em NY. Tem uma escrita que funcionou muito pra mim, fluiu bem rápido e eu gostei muito do plot twist porém senti falta de mais informações, o livro deveria ter enrolado menos no meio e acrescentado mais coisas ao final mas eu gostei bastante, é diferente do que eu costumo ler e foi uma ótima experiência. Agora quero ver o filme que dizem que é até melhor que o livro.

th4i.collins 04/02/2020

De suspense não é...
Bom, é uma leitura rápida e fluída.. gostei das descrições da NY de antigamente, do fio que ligava a história toda, segue um ritmo muito linear .. mas acho que pra bom entendedor a partir do meio da leitura já saca o que está rolando, não que isso tire a graça do livro, acho que você já ter uma idéia do que vai acontecer é um dos motivos pra continuar a ler e saber como a estória vai chegar naquele fim ..

Flávia HBS 30/11/2019

Macabro...
Não gosto do estilo mas tenho que reconhecer que a história é boa e muito bem escrito

Eduarda Petry @paginaoito 19/11/2019

Desenvolvimento interessante, mas com escolhas moralmente duvidosas que afetaram meu prazer na leitura
O livro conta a história de Harry Angel, um detetive particular que é contratado por um milionário excêntrico para encontrar o músico Johnny Favorite, que desapareceu depois de uma apresentação em um campo de batalha na Segunda Guerra Mundial. Nessa busca, Harry Angel irá se envolver com assassinatos, rituais satânicos e seguidores do vodu, e irá descobrir que o Diabo não perdoa dívidas.

Harry Angel é o clássico detetive decadente, ex-policial, com uma história pessoal destrutiva e uma moral questionável. No papel de narrador, faz uso de uma linguagem visual e descritiva, sendo essa última um dos fatores que torna a leitura um pouco enfadonha. Por outro lado, é instigante como o mistério se sustenta até a última página, especialmente por não sabermos se as forças que atuam na história são sobrenaturais ou humanas.

Pessoalmente, achei a história original e bem escrita, apesar de os acontecimentos demorarem a se desenvolver. Tive problemas com algumas escolhas do autor, como associar o vodu ao culto satânico; e com um acontecimento específico que eu classificaria como pedofilia e incesto. Até a década de 70, era muito comum livros policiais onde o detetive era um galanteador e as mulheres eram coadjuvantes que existiam somente para cair de amores pelo protagonista (nem precisa ir tão longe, vide Robert Langdon - Dan Brown). Ainda que seja necessário situar o livro em um contexto sócio-temporal, encontrar essas características acaba por afetar o meu prazer na leitura.
Alcione13 12/01/2020minha estante
Mesma sensação.

@aiinulindale 16/11/2019

Tá de parabéns
Me fez de boba do início ao fim.

Coisas de Mineira 09/11/2019

Coração Satânico, do original Falling Angel, foi lançado pelo autor William Hjortsberg em 1978. A história se passa em uma Nova Iorque no ano de 1959. Logo no início iremos nos deparar com Harry Angel, que é um detetive particular. Ele foi procurado por uma personalidade e seu novo serviço será encontrar Johnny Favorite – ou Jonathan Liebling. Johnny foi um músico (cantor) que se tornou famoso e bastante conhecido, porém meio que desapareceu após a Segunda Grande Guerra.

“É um livro único. Nunca tinha lido algo remotamente semelhante, e suspeito que jamais encontrarei algo parecido novamente. (…) Vou ficar de olho em Johnny Favorite — e, com um temor maior, em Louis Cyphre — por um bom tempo.” ~ Stephen King

Hjortsberg ‘percebeu’ que esse final da década de 70 era uma época para a ascensão de romances de terror. Stephen King, um grande fã desta obra posteriormente, era a prova viva de que escrever horror era lucrativo e que com um pouco de sorte, se poderia viver fazendo tão somente isso como meio de vida. Além de King, outros autores que foram conquistando espaço nesses anos foram Peter Straub e Dean Koontz, por exemplo.

O mais interessante é que Coração Satânico construiu uma boa base de fãs para o autor. Fãs esses que ficaram à espera de um novo romance de terror tão macabro e envolvente quanto… Romance esse que jamais nasceu. Ele nunca escreveu nada tão espetacular. Ele teve chances com outras histórias, mas que nunca chegaram aos pés de Coração Satânico.

“Normal? Palavra abominável, normal. Não tem o menor significado.”

São 41 anos desde o lançamento desta obra, e só agora resolvi encarar Harry Angel, Louis Cyphre e Epiphany. E a leitura foi tão intensa, e tão rápida, que me vi obrigada a procurar o filme em seguida. Uma vergonha pessoal! Ainda não tinha lido esse livro e nem visto a adaptação. Uma adaptação digna, bastante explicativa e que conta com astros de Hollywood como Mickey Rourke e Robert De Niro.

Tá certo que era um Rourke que ainda não tinha se tornado um John Gray (Nove e Meia Semanas de Amor), mas já com todo um charme explícito. De Niro também não deixou a desejar. Ele já tinha estrelado como o jovem Vito Corleone em O Poderoso Chefão II, e conta com uma caracterização muito satisfatória em Coração Satânico. Está no auge de seu encanto! Os dois atores foram exatos para viver Angel e Cyphre, respectivamente.

Preciso ressaltar que assistir Coração Satânico me mostrou um viés de Rourke que eu não conhecia. Ele fez sucesso em uma época onde eu não tenho muitas recordações. Com isso, tenho conhecimento de sua atuação já mais maduro. Ele demonstrou com perfeição os desesperos e agonias de Harry Angel em uma busca macabra. De Niro, brilhante como sempre, interpreta seu papel tão misterioso quanto era preciso. Suas aparições no filme são ínfimas perto do que temos no livro. Mas, seu olhar enigmático e suas frases bem colocadas fizeram sua passagem muito marcante – e admirável!

“Era sexta-feira 13, e a tempestade de neve de ontem permanecia nas ruas como um resto de maldição.”

5 FILMES E SÉRIES QUE INSPIRAM FANTASIAS DE HALLOWEN
Então, retomando nossa história, Angel foi contratado por Cyphre para encontrar um Johnny Favorite que foi convocado para a Guerra, se machucou gravemente por lá e retornou em estado vegetativo. O motivo é que Cyphre e Favorite tinham um contrato entre si. O elegante senhor Cyphre só quer saber se o contrato está sendo honrado, uma vez que não se sabe por onde Favorite anda. E é aí que as coisas começam a desandar na vida de Angel.

Por onde o detetive passa, ficam rastros de sangue e corpos – geralmente assassinados com requintes de crueldade ou que aludam rituais satânicos. Essa busca de Angel a antigos amigos e contatos de Favorite não é tão bem retratada no filme, quanto o é no livro. Acredito que devemos atribuir essas diferenças à licença poética em tipos de mídias diferentes. Mas, mesmo os caminhos não sendo os mesmos traçados durante a romaria de Angel no livro, somos submetidos aos crimes de forma bastante bruta. Nada deixou a desejar, muito pelo contrário, até aterroriza olhar muito fixamente para aquelas imagens destroçadas.

“Sombras se deslocavam de forma grotesca sob a luz incerta das velas. A batida demoníaca dos tambores dominou os dançarinos com seu feitiço vibrante. Seus olhos rolaram para dentro das pálpebras; suas bocas espumavam enquanto eles cantavam.”

O que podemos entender com certeza é a ligação de Favorite com a Magia Negra e o Vodu. E assim podemos ir construindo alguns caminhos mentais sobre os verdadeiros interesses da busca de Cyphre por Johnny. A curiosidade latente para mim durante a leitura foi entender o pacto firmado entre Favorite e Cyphre, e o motivo da figura icônica se preocupar com as condições de vida de Favorite. A adaptação não nos deixa agoniados por muito tempo, uma vez que o papel de Cyphre não é tão confuso, e sua caracterização é bastante, como posso dizer, declarada.

Mas, o motivo do título Coração Satânico a gente só tem certeza quando fecha o livro após ler a última página. Ou, no caso daqueles que não leram a obra, quando assistem aquela cena muito bem orquestrada de certa pessoa descendo diretamente para as camadas mais profundas e quentes que já ouvimos falar – e de elevador!

Bom, se Harry Angel descobre o paradeiro de Johnny Favorite, se o encontra com vida, se ele entrega Johnny aos cuidados de Cyprhe, ou se todo mundo morre no meio dessa bagunça, recheada de muito sangue, corpos dilacerados, corações pulsantes, orgias em meio a Cultos de Magia Negra… Você não vai descobrir por mim. Leia o livro, assista o filme. E tenha sua própria experiência com Coração Satânico. Você não acha que estamos em uma ótima época para você se dar essa oportunidade?

“A verdade senhor Angel é uma presa que pode facilmente nos iludir.”

Para não deixar passar batido, relembro-vos que a adaptação suprime muita coisa do livro, e altera outros lugares ou acontecimentos. Não maculou a história, nem a modificou drasticamente. E mesmo que o filme tenha sido para mim uma luz esclarecedora em alguns pontos que o livro me deixou em dúvida, aqui ainda reina aquela máxima: o livro é melhor!

Eu avaliei essa leitura com 4,5 estrelas no Skoob, e tanto a leitura, quanto o tempo gasto vendo o filme, rendeu um momento maravilhoso de debate em grupo com algumas amigas literárias. A gente conseguiu abstrair bem mais da obra depois de cada uma expor o que sentiu e entendeu com a leitura do livro e posteriormente assistindo ao longa. O que mais gostei em Coração Satânico, além do plot fantástico das últimas páginas, foi o clima noir reinante. Eu amo esse tipo de literatura policial.

“O túmulo jaz ao final de toda trilha. Apenas a alma é imortal. Guardem este tesouro com carinho. Seu invólucro decadente é apenas um barco temporário numa viagem sem fim.”

CURIOSIDADES (que podem ou não conter spoiler sobre livro e/ou filme):

No filme, conforme se dá o momento que os créditos de Coração Satânico aparecem, você poderá perceber uma cena que mostra determinado personagem indo até o inferno de elevador;

Esse filme é considerado um “neo-noir”, que é o termo utilizado quando os longas possuem elementos dos thrillers dos anos 30 e 40, mas são produzidos posteriormente aos anos 70;

O título do livro no original é Falling Angel, que pode ser tanto uma referência a Lúcifer, o anjo caído, ou mesmo referência ao personagem vivido por Rourke, o detetive Angel;

O título do filme no original é Angel Heart, que ao meu ver, se nos atentarmos a esse fato desde o início, inesperadamente sacaríamos bem mais cedo o plot twist do livro! Contudo, eu achei uma ótima sacada;

A pronúncia do nome do empregador de Harry Angel, Louis Cyphre, dito rapidamente, é a grande chave para a solução do mistério que envolve todo o interesse do mesmo no paradeiro de Johnny Favorite.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/coracao-satanico/

Victor.Carvalho 01/11/2019

Este livro de 1978 que mescla o suspense policial e o sobrenatural é muito bom, pois o autor sabe dosar muito bem cada um.
A historia se passa em Nova York de 1959 quando um detetive particular recebe a missão de procurar um antigo musico de jazz que está desaparecido. É apartir dai que os leitores percebem que a algo de estranho. A medida que a leitura flui o sobrenatural vai ficando mais intenso.
Esta obra tem um ritimo muito bom, não é lenta demais e nem rápida demais, é na medida certa. Além, da história intrigante outro ponto forte é a ambientação que faz com nos sentimos que estamos em Nova York.
Livro que recomendo a todos os fans de suspense e terror.

Michel Pinto Costa 22/10/2019

5 Estrelas
É um livro sensacional!
O escritor coloca iscas para o leitor seguir, solta pistas e descobrimos juntos de Harry Angel os desdobramentos da história.
Sinistro, emocionante e surpreendente!

Wania Cris 17/10/2019

Assombroso!
Nunca considerei a leitura dessa obra, nunca me apeteceu a ponto de constar na lista de um dia quem sabe, até que o título foi sorteado para a leitura conjunta do mês, uma bela sacudida na minha zona de conforto que resolvi encarar com absolutamente nada de expectativa. Abri o arquivo digital só para deixá-lo acessível no leitor e, quando dei por mim, já estava no capítulo 8 e tive que me obrigar a parar senão teria varado a noite lendo. A leitura é envolvente, te aprisiona nas páginas, a narrativa, apesar de ser bastante descritiva, evolui num crescente de fatos e circunstâncias que prendem a atenção e te instigam a continuar a corrida insana de Harry Angel. cada capítulo guarda um acontecimento importante que te direciona a fatos que, apesar de não serem imprevisíveis conseguem ser surpreendentes. Não é um livro pra se adivinhar quem é o culpado do que, tudo isso é entregue ao longo do livro, mas, a forma como se chega a tudo isso é realmente um espetáculo!!! Só não ganha 5 estrelas pela narratividade absurda, mas, chega muito perto disso.
Victor Maisano 22/10/2019minha estante
Fiquei empolgado com a sua resenha. Acho que será meu próximo livro.

Wania Cris 22/10/2019minha estante
Eu li com a expectativa muito baixa, acho que isso ajudo. A escrita é ótima, a narrativa é tensa, a descrição da cidade é magistral, você se sente um legítimo novaiorquino!

Wardson 14/10/2019

Thriller de terror. Ambientado em uma Orleans com vudu e sacrifício. Leitura leve e gostosa. Mas não se engane, é uma história macabra, com reviravoltas e cenários que provocam repulsa. Um final surpreendente e impassível aos personagens e leitores.

Rose 22/09/2019

Sombrio
É de explodir a mente é o que tenho a dizer. Uma mistério bem construído o autor estudou todos os aspectos da trama bem como ambientação e história. Tenho que acrescentar que algumas descrições me deixaram aflita, portanto este livro não é para os fracos. A investigação do detetive te prende e ficamos ávidos pela próxima descoberta. Devo acrescentar a leitura foi ótima a história me prendeu do início ao fim e o final, foi de explodir a mente. Eu devo dizer que é uma boa história de detetive daquelas de deixar a gente se boca aberta. Parabéns ao autor.

Fernando 31/07/2019

Nojento, chocante e Genial!
O livro remete ao estilo noir e pega desde a primeira página com uma história envolvente, misteriosa e assombrosa que nos chama para acompanhar o detetive particular Harry Angel em busca do ex astro pop Jhonny Favorite que sumiu misteriosamente em um caso encharcado de mentiras e desvios. O contratante dos serviços de Angel é um ser que exala mistério chamado Louis Cypher, sim, você provavelmente já entendeu o jogo de palavras. Este livro conta com a cena mais grotesca e revoltante e macabra e chocante que eu já li em qualquer livro de terror mas não se engane, essa história é um grande suspense com certa pitada de sobrenatural misturados de forma graciosa como o próprio rei Stephen King diz em uma carta no fim da edição bárbara da Darkside Books.
A história e seus plot twists que hoje pode soar batida e clichê precisa ser contextualizada no ano de 1978, do qual foi lançado o livro e assim nos faz entender que esta não é só mais uma história de detetive como todas as outras mas sim a história que ajudou a moldar todo o subgênero e deve ser celebrada como tal.