Vinte poemas de amor e uma canção desesperada

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

Katia Rodrigues 05/10/2022

Posso escrever os versos mais tristes esta noite
"(...) é um livro doloroso e pastoril que contém minhas mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza envolvente do Sul de minha pátria. É um livro que amo porque, apesar de sua aguda melancolia, está presente nele o prazer de viver"

Ig: @ingrisias

RaulSalus 11/05/2024

O amor, a distância e o desespero!
Catarse romântica! Que livro sublime e potente. Neruda, habilidoso com as palavras, reflete em seus versos as nuances do amor, da distância e do desespero. O que é a vida senão uma junção disso tudo? É preciso ler e reler. Remoer com calma, com a alma e amar. Também, às vezes, é preciso distanciar e sentir desespero. Todavia, continuar a leitura ávida de nossos dias.

Ana 29/05/2020

Poemas sensíveis, emocionantes e reflexivos, leitura muito válida.

Davi Teixeira 09/02/2023

Muito amor e desespero
Uma coletânea de poemas de amor bem melancólicos, melosos e exagerados, do jeito que eu gosto. A canção é desesperada e linda.

Alana 01/01/2022

Não me adaptei as resenhas, mas nessa leitura eu preciso fazer alguns comentários.
Ouvi falar de Pablo Neruda há muuuitos anos atrás, eu era muito nova à época. Vi seu nome pela primeira vez na canção "Trocando em miúdos" de Chico Buarque (uma das minhas músicas favoritas até hoje), que fala de uma separação, onde uma das partes pede para que seja devolvido o Neruda que fora tomado e nunca foi lido, um absurdo diga-se de passagem hahaha.
À época, fui pesquisar quem era tal escritor, e descobri este Chileno ganhador do prêmio nobel de literatura.
A escrita profunda, dramática na medida certa me cativou, e agora, muitos anos depois de tê-lo descoberto, eu entendi o porquê de Chico querer tanto de volta seu Neruda.

"En ti los ríos cantan y mi alma en ellos huye como tú lo desees y hacia donde tú quieras." (p.32)

"Pero se van tiñendo com tu amor mis palabras. Todo lo ocupas tú, todo lo ocupas." (p.42)

Leiam Pablo Neruda!

Daiane499 09/06/2022

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Lindo!! Os poemas são maravilhosos e achei a leitura muito válida. Recomendo.

"com meu sangue, com minhas dores, eles foram criados por mim estas palavras!"

Cesar Garcia 01/03/2023

Lindas poesias
Neruda escreve poesia com o coração, com a alma, com a compreensão da natureza, fascinado com os mistérios do amor e descrevendo com maestria, mágica e fantasia.
Um autor para ler e reler e reler...

Vanessa 30/08/2009

Amor, todos os amores. Por Matilde, por seus amigos, pelo Chile e pela vida, assim, tão leve em cada verso. O desespero na canção? É de querer sempre cantá-la

Alberto 02/12/2022

Paixões adolescentes de Neruda
Logo na apresentação do livro, há uma boa explicação dos poemas dada por Neruda:

"é um livro doloroso e pastoril que contém minhas mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza envolvente do Sul de minha pátria. É um livro que amo porque, apesar de sua aguda melancolia, está presente nele, o prazer de viver. Ajudaram-me a escrevê-lo um rio e sua desembocadura: o rio Imperial. Vinte poemas de amor é o romance de Santiago, com suas ruas estudantis, a universidade e o cheiro de madressilva do amor compartilhado?.

Como o livro é bilíngue, é interessante comparar a tradução com a versão original. Mesmo não falando espanhol, não é difícil entender os poemas, que tratam justamente dos amores conquistados e os perdidos por Neruda em sua adolescência.

Suelen 16/03/2021

Perca de tempo
Eu peguei esse livro pra ler por uma indicação de uma YouTuber e me arrependi, poemas muito difíceis de entender e não fazia o menor sentido... ou eu sou burra ou a tradução está ruim

Mandy 04/10/2023

Primeira vez lendo a obra do Pablo Neruba, que delicadeza nas palavras, que delícia de livro, que deixo de versos. O poeta favorito da minha mãe, também se torneou o meu. ?

Juli.ana 07/03/2024

Romântico e triste
É um livro cheio de romance, amor e paixão. E perda e ausência...
"É a hora de partir. Oh abandonado"
É possível sentir as fortes emoções que inspiraram as suas palavras. Mas também é bem triste e não com aquela tristeza que transporta a gente pra fora do tempo e do espaço, não. É uma tristeza de morte e partida e de se amar sem cessar.

Alessandra.Araujo 02/05/2021

Aqui te amo
Vi muita gente comentando sobre como os poemas parecem iguais, como se o livro fosse um texto só. Isso foi o que me agradou no livro, ele é coeso. Na introdução já nos é dito que os poemas são sobre o amor em suas várias formas, achei interessante o jeito que Neruda o sentia. Os 3 últimos poemas são maravilhosos. É meu segundo livro de Neruda e esse foi uma leitura muito mais cativante.

arthur966 29/12/2021

de noite as grandes raízes
crescem de súbito da tua alma,
e ao exterior regressam as coisas em ti ocultas,
de modo que um povo pálido e azul
de ti recém-nascido se alimenta.

Milla Cinemaniac 03/04/2020

Poesias de amor
Eu particularmente não gosto da maioria das poesias, mas essas foram bem românticas e expressaram todo amor que se pretendia passar. Bem romântico e intenso!