A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Mandark 21/02/2024

Forte...
Reler esse livro foi surpreendente. Descobri que guardava memórias superficiais do enredo e, acima de tudo, a minha imaturidade na época da primeira leitura não me ofereceu uma experiência realmente completa de tudo que esse livro tem a oferecer. Seus questionamentos e seus encaminhamentos inesperados nos faz refletir sobre a vida, nossa espiritualidade e a forma como encaramos o mundo. Um livro pra aquecer o coração e trazer esperança, mesmo que em meio à completa escuridão.

Aline221 20/02/2024

Que livro lindo, triste mas com uma história incrível. Muito gostoso de ler, mesmo que pesado em alguns momentos. Vale muito a pena, o final preencheu meu coração ??

Daisy 20/02/2024

Feminino pulsante
Um livro corajoso escrito por uma mulher negra com temas como violência doméstica, sororidade, lesbianismo, racismo e liberdade feminina não tem como não impressionar. Uma leitura feminista importante!

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Gomor 20/02/2024

A história de Miss Celie narrada por ela mesma. Ela vive uma vida triste, abusada pelo pai, vendida para um homem que a maltrata e obrigada a criar os filhos dele, distanciada da irmã e de seus filhos. Desconhece o que é amor próprio. Mas a chegada de Shug muda muita coisa na vida de Celie. Amei o filme, amei o livro!

Clara Xavier @araclana 19/02/2024

A cor púrpura
"A Cor Púrpura" é um romance escrito por Alice Walker, publicado em 1982. A história se desenrola nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX e narra a vida de Celie, uma mulher afro-americana que enfrenta uma série de adversidades, incluindo abuso e discriminação racial. O livro aborda temas poderosos, como a luta pela autoafirmação, a importância da amizade e a busca pela identidade em meio à opressão. A narrativa é contada principalmente através de cartas escritas por Celie, proporcionando uma perspectiva única e íntima sobre sua jornada de autodescoberta e resistência. "A Cor Púrpura" recebeu grande reconhecimento por sua abordagem sensível e impactante sobre questões sociais e humanas.

Edoaruda 19/02/2024

Chorei, chorei, chorei e no final fiquei feliz
Que história arrebatadora!

Escrita de forma simples, você segura na mão da ingênua protagonista Célie e ela te leva para uma história triste, cruel, mas que você não consegue largar.

Leia com um copinho de água ao lado pra não desidratar.

Luana 17/02/2024

Eu amei a obra, as diferenças da escrita das irmãs, as percepções e evolução das personagens.
A história é pesada, triste, mas importante.

Manuh 17/02/2024

Um clássico!
?Eu acho que Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara.?

Leitura difícil, precisei dar várias pausas para aguentar chegar ao final? mas mensagem é maravilhosa!

AnaD.Brito 17/02/2024

O livro não poderia ter outro nome ?
Uma leitura incrível e absurdamente linda!
Emocionante do começo ao fim, trazendo temas tão urgentes e necessários. Adorei, em especial, os debates filosóficos, sociais e religiosos entre a Celie e a Shug, que amor e que relação incrível que as duas construíram. ??

Lorena 17/02/2024

Vibrante
História muito fluida mas densa. Fala de racismo, da complexidade dos processos de construção de relacionamentos femininos, do filtro religioso como componente da estrutura social.

Mas, para quem procura uma perspectiva de leitura mais leve, é possível só acompanhar a troca de cartas entre as irmãs e torcer por elas!

BeatrizLeone 16/02/2024

Virou um dos favoritos da vida
?Eu mesmo acho que a gente tá aqui pra se admirar. Pra admirar. Pra perguntar. E admirando as grandes coisa e perguntando sobre as grandes coisa é que a gente vai aprendendo as coisa pequena, quase que por acaso. Mas a gente nunca sabe mais sobre as grandes coisa do que sabia quando começou. Quanto mais eu admiro as coisa, ele falou, mais eu amo.?

Carla1468 16/02/2024

A Cor Púrpura
No início do século XX,em meio ao Sul dos Estados Unidos, temos Celie, jovem,pobre,negra e com uma vida de violências e traumas... Em meio a essa realidade Celie escreve cartas a Deus, desabafando ao final de cada dia e com a esperança de dias melhores no futuro, e também a sua irmã,separada na adolescência.

Um livro com diversos temas corriqueiros da época e que infelizmente ainda estão presentes em nossa realidade social,como: estupro, evasão escolar,analfabetismo, violência doméstica, violência psicológica e emocional,lutas por gênero,etnia e classe social.

Um enredo com momentos tristes e cruéis mas que levantam temas importantes para serem debatidos e muito reflexivos.

Um clássico da literatura norte-americana para uma boa leitura ?

JoAo366 16/02/2024

Uma história surreal!
Esse, com toda certeza do mundo, é um dos melhores livros que já li.
A narrativa é fluida, dramática, envolvente, triste em muitos momentos, engraçada em alguns e extremamente intensa.
É um livro que deveria ser leitura obrigatória, uma vez que aborda tantos temas importantes.
Eu amei amar a Celie, Sofia, Nettie e viver outros sentimentos com personagens tão ricos e fortes.

TainA.Baracho 16/02/2024

Faz semanas que terminei esse livro mas esqueci de deixar uma resenha. É uma história forte e muito marcante. Chorei igual uma coitada. E quando terminou finalmente eu pude respirar

brennobarreto 16/02/2024

Emocionante
A história é contada por cartas e isso já encana. Celie é uma personagem muito real e carismática. Além dela, as mulheres negras da trama são muito complexas.
É um livro maravilhoso!