Ninguém escreve ao coronel

Ninguém escreve ao coronel Gabriel García Márquez

Resenhas - Ninguém escreve ao Coronel

Joao 31/08/2022

Um copo de América Latina concentrada, por favor?
Um dos livros menos comentados do Gabo, talvez ofuscado pela genialidade das outras obras, mas que engana quem acha que por isso fica pra trás.

De forma brilhante, o livro mostra a realidade sul-americana. A esperança - mantida qualque que por milagre, o Estado distante (ou inexistente?), as dinâmicas familiares e suas dores - por vezes literais. E as injustiças, estas sempre pela desigualdade, essas principalmente.

É uma jornada angustiante, que em todas as relações apresentadas nos dão pano pra pensar, mesmo sendo uma história do século passado segue sendo muito atual.

É fácil ler essa obra e sentir um "hit too close to home" em algum momento. O brilhantismo de Gabo, não poderia ser diferente.

Flávia 23/08/2022

Um coronel resignado?
Um livro que te faz ter raiva do protagonista, não por ser uma pessoa ruim, mas resignada e até mesmo covarde? inesperado para um coronel?!
Mas é um conto interessante, com final curioso.

Thay 21/08/2022

Ninguém escreve ao coronel
Solitário de uma vida sofrida. Representa bem a vida na América latina em diversas regiões, demonstra uma cultura rica cheia de superstições numa sociedade complicada com promessas não cumpridas.

Vinder 30/07/2022

Pequena novela de García Márquez. Não chega a ser um ?cem anos de solidão?, nem ?amor nos tempos do cólera?, mas vale muito a pena.

LeandroCastro88 15/07/2022

Gabo Gabo Gabo... O maior e melhor. Tudo que li dele até hoje valeu cada página. Fico em paz pq ainda tenho muita coisa dele pra ler.

Ligia.Carvalho 29/06/2022

Acho que é difícil não gostar de algum livro do Gabo.
Leitura fácil e fluida, narra em poucas paginas a história de um coronel que apesar de ter servido a máquina pública, fica eternamente esperando a sua aposentadoria do governo.

Angustiante ver ele a solidão e a pobreza em que ele vai se afundando.

Bella 05/06/2022

Bom!
Resolvi ler pq nunca tinha lido nada do autor e me falava bem. Mas não faz o meu estilo mesmo. A escrita é boa e fluida, mas a história não me prendeu.

Yali 25/05/2022

América do Sul nua e crua.
Uma vida vivida com base em esperar, acreditar e sonhar. Acreditar em promessas vãs de políticos, esperar que elas se cumpram e sonhar com um pouco menos de miséria.
Um história simples, daquelas que todo mundo conhece uma parecida, com uma profunda crítica política e estrutural da Colômbia, mas por extensão de qualquer país sulamericano.
Gabriel Garcia Marquez é sempre o retrato da América do Sul pura e simples, como era, como é e como, provavelmente, sempre será.

Jef 03/05/2022

UMA HISTÓRIA PARA ADENTRAR NA FICÇÃO DE GABO
Texto curtinho e levinho de ler, mas que traz questionamentos pertinentes e atuais nas suas entrelinhas. Repletos de alegorias, trata sobre injustiça, impunidade, ditadura e esperança.

Maria Bárbara Menezes 20/04/2022

As crônicas de um galo
Não tem como reconhecer a escrita de Gabo, onde elementos da cultura colombiana regional são tão ricamente descritos e presentes. Neste conto, o escritor ganhador do prêmio Nobel, nos leva ao cotidiano nostálgico, estático e miserável do Coronel e sua esposa enferma a superar o luto da perda do único filho, vítima de um conflito com arma de fogo em uma rinha de galo. Animal este que o Coronel mantém como uma lembrança viva da época em que o filho vivia. Tudo isso com os conflitos políticos e o opressão do governo de plano de fundo. Muito bom! Recomendo!

Amanda.Farias 10/04/2022

Excelente.
O livro é excelente, a leitura é fácil. Mas sem o contexto histórico fica tudo muito mais pobre. Então, recomendo buscar as referências usadas ao longo da própria narrativa para assim ter uma compreensão completa.

Sarah 26/03/2022

Mas q porr
O final?? Que vai acontecer? 45 dias sem saber como comer são muitos dias, tudo pelo maldito galo meu Deus homem coronel reage.
Adorei o livro, fiquei extremamente triste por ver em alguns momentos meu avós, é doido a vida de não ter muito dinheiro, e é doido ver que também vivemos mto mais confortavelmente do que muita gente por aí, queria saber mais da história, se o galo perde ou ganha, se chega (já sei que nao) a aposentadoria

Karuê 19/03/2022

Meu primeiro livro do autor
Muito envolvente e extremamente fácil de ler, fico feliz de ter escolhido este para começar a ler Gabriel García Marquez. Livro curto e com uma história muito interessante. Outro dia melhorei a resenha, agora eu tenho sono.