Luna Clara & Apolo Onze

Luna Clara & Apolo Onze Adriana Falcão

Resenhas - Luna Clara & Apolo Onze

Lorena 28/11/2017

E.N.C.A.N.T.A.D.O.E.N.C.A.N.T.A.D.A.
Encantado é o livro. Encantada estou eu.
Na vida do leitor existe todo tipo de livro. Que despertam toda uma variedade de sentimentos.
E dentre tantos livros há aqueles que são mágicos. Eles, normalmente, não se encontram facilmente. São raros e preciosos. Eles nos encontram, nos escolhem e nos conquistam. Nos convidam para uma viajem entre suas belas páginas, nos abraçam com suas palavras, seus personagens se tornam nossos amigos e heróis.
Quando encontramos tais tesouros só nos resta sermos gratos e guarda-los num cantinho especial pra sempre.
ObrigadaMinhaNossaSenhoradosLivrosMaisqueLegais por esse encanto de história feito livro feito amor...

Biblioteca Mágica 13/08/2017

Lindo
Li no ensino médio.
Eu era a Garota da Biblioteca.
Livro maravilhoso que conta a História de Luna Clara e Apolo Onze, e muitas aventuras.
Desejo compra-lo um dia.

Flaviana.Freitas 09/05/2017

Luna Clara e Apolo Onze
Começa que luna clara estava a espera quando de repente veio uma ventania muito forte que por onde passava derrubava chapéus. De repente começou a chover e ela viu uma sombra bem de longe e era e ela estranhou por que la no sul não chovia desde que luna clara nasceu.Pois la não chovia e nem tinha lagos,rios,ou poças.Pois la havia um sistema hidráulico para tomar banho ou para lavar louça, mais mesmo assim saia pouca água.
gostamos do livro por que achamos interessante ,pois lemos capa e contra capa e achamos muito bom .No livro fala também que toda vez que nascia um apolo e toda cidade comemorava o nascimento.

Samia 23/01/2017

Adoro este livro, mas preferiria que não houvesse tantas ilustrações. É bom quando o próprio leitor imagina um cenário.

Clara.Cardoso 03/08/2016

Luna clara e apolo onze
Eu achei que o autor teve uma escrita muito lenta em relação ao livro indo e voltando na história o que deixou a desejar, a história é muito complexa com muitas referências a outros livro.

Bia 01/06/2016

Resenha Resenhística!
Finalmente, me voltei contra essa ressaca “resenhística” (se assim posso dizer haha), e nada melhor do que fazer isso falando do livro mais importante na minha vida como leitora.

Luna Clara e Apolo Onze fez uma reviravolta em 2009, quando me tirou dos livros infantis e me ensinou que eu poderia ler um livro com mais de 50 páginas. Mas o mais incrível de tudo isso, é que naquela época, apesar de nova, fui fisgada pela prosa poética de Adriana falcão, e foi esta prosa que fez uma menina que (malemá) lia um livro com trinta páginas, se apaixonar por um com 327.

Sete anos depois, tive a oportunidade de reler esta obra que contribuiu muito para que eu encontrasse meu amor pela leitura e pude também perceber que todos os encontros e desencontros narrados na história, também representam minha jornada com esta obra de uma forma meio maluca.

O enredo se passa entre as cidades de Desatino do Sul e Desatino do norte, cidades estas, que estão separadas pelo Vale da Perdição, que por acaso (mas só por acaso mesmo) é no centro do MUNDO. E partindo dessa premissa, conhecemos os personagens mais enigmáticos e cativantes, Luna Clara e Apolo Onze (yeeeey), da forma mais poética que uma história poderia ser contada. E a partir destes dois personagens centrais, conhecemos figuras ainda mais impossíveis e criativas como, Aventura e Doravante, pais de Luna Clara que ao se apaixonarem no dia 23 de Janeiro, à meia-noite, bem em baixo da lua, se perdem devido a um infortúnio do destino, dando início assim as desventuras de Doravante em busca de sua amada Aventura. (tudo isso, só por acaso, é claro.) E neste ínterim, é que Luna Clara aguarda ansiosa, com seus olhos de vagalumes, na beira da estrada todos os dias e por anos, pela chegada de seu pai que continua procurando Aventura pelo mundo, sem nem saber da existência de sua filha. E parafraseando as próprias palavras de Adriana Falcão, Luna Clara vive seus dias com um pai contado em vez de tido.

Do outro lado da moeda, ou devo dizer ao sul de tudo isso, se encontra Apolo Onze, filho de Madrugada e Apolo Dez que esperaram tanto um garoto, que deram uma festa em seu nascimento que não tinha data para acabar (também depois de sete filhas, é de se festejar a vinda de um menino). Muito bem, pois o garoto só tinha um único desejo nessa vida, ele queria muito querer alguma coisa. E digamos a verdade, não tem nada mais instigante do que uma pessoa que só QUER QUERER algo nessa vida. Pois este é Apolo Onze.

Devo dizer que é impossível não se apaixonar pelos personagens e cenas, pela forma como a história é desenvolvida e narrada, principalmente se você é uma daquelas pessoas que adoram ler em voz alta de vez em quando, só pra colocar um pouquinho de você na história. Esta é uma história de encontros e desencontros, de tristezas e alegrias multiplicadas. Tudo isso numa mistura só, numa beleza que dança com a língua portuguesa e forma todas essas borboletas no nosso estomago. E tenho quase certeza que algumas já devem ter fugido do meu, porque de outra forma eu não estaria escrevendo tanto.

Então, mais que uma resenha, conto aqui o relato do início do meu amor por livros, letras e histórias impossíveis, mas que são reais dentro de nós. Minha intenção, não foi falar demais (odeio spoileeeers) mas sim, deixar todos vocês com curiosidade por histórias bagunçadas, aventureiras e perigosas; histórias que são meras coincidências (é claro ;)).

Grande beijo e espero que a próxima resenha (ou relato pessoal), saia antes de dois anos hahaha

LeiturasdaJu 09/05/2016

Revivi esse livro
Como não se apaixonar?

Se imagine perdido. Agora se imagine mais perdido ainda. Imagine que seus pensamentos estão fora de ordem, numa algazarra só. Triplique isso. Depois, invente um mapa do tesouro dentro da sua cabeça. Vá para frente, para trás, para um lado e depois para o outro, volte para frente e comece tudo novamente.
Assim é Luna Clara e Apolo onze.
Luna Clara espera a chuva em Desatino do Norte todo dia, mês e ano desde que se
lembra, porque segundo sua mãe, Aventura da Paixão, com a chuva chegava também seu pai Doravante (e seu cavalo Equinócio). Aventura da Paixão tem duas irmãs. Odisséia da Paixão e Divina Comédia da Paixão, nomes que foram dados por seu pai, Seu Erudito, que tinha mania de colocar nas filhas nome de livro. E assim é a vida de Luna Clara. Uma vida meio besta.
Apolo Onze tinha tudo que poderia querer em Desatino do Sul, inclusive uma festa de aniversário inteira só dele, todos os dias, que já durava por TREZE ANOS - e todo o vilarejo participava: de professores de geografia a farmacêuticos. Tinha também sete irmãs (coitado) e fascinação pela lua (além de um nome muito legal). Mas Apolo Onze não queria nada. Queria querer. Mas não conseguia. Uma vida que não deixava de ser besta.
Dadas as apresentações, nossa história começa quando a chuva chega em Desatino do Sul, acabando temporariamente com a festança. E com a chuva vem um homem que procura uma tal de Aventura. Apolo Onze, que tinha tudo mas não queria nada, de repente quis ir procurar a tal aventura com aquele desconhecido. E no meio de imprevistos, coincidências, chuva e má sorte a trama se desenrola perfeitamente. A edição não é a das melhores mas é bem ajeitadinha, as ilustrações são adoráveis e os mapas são melhores ainda.
É uma narrativa leve, rápida e muito bem escrita. Cada personagem é completamente cativante e você vai se apaixonar até pelos antagonistas, que por acaso são TOTALMENTE HILÁRIOS (especialmente um papagaio, muito bem apessoado, chamado Pilhério).
Com Luna Clara e Apolo Onze nós voltamos ao passado e aprendemos a nos apaixonar por ele. E apesar de ser um livro infantil (minha irmã pegou ele na biblioteca da escola dela) recomendo para todas as idades e já é um dos meus favoritos com certeza.

Olivia 28/11/2015

Coisa mais gostosa de ler !
Tem histórias q são bonitas, mas tem histórias q são gostosas de ler. Eta coisa gostosa de ler esse livro! Queria q a história não acabasse nunca.
Romance, com ar nordestino, com gosto de luar no sertão, com gosto de quero mais!
Ok, não falei nada sobre a história, nem vou falar, só dizer q é linda de morrer!

Dani 23/07/2015

Luna Clara & Apolo Onze. Muito bom, tipo, demais. Pode ser exagero, mas foi um dos melhores livros que já li. Super divertido, a leitura é rápida, e... Divertida.
Luna Clara é filha de Doravante e Aventura. Só que Luna não conhece o pai, e fica todos os dias a beira de uma estrada esperando que ele apareça, até que um dia ela decidir ir procurá-lo. Ai fica uma pergunta do tipo: Mas como essa menina vai achar esse homem se ela nunca viu ele na vida?? Bom... Além da mãe dela ter falado dele, e dito as características de Doravante. Ela sabe que a chuva literalmente o acompanha , ou seja, onde tiver uma nuvem negra e chuva pode ter certeza que Doravante esta ali.
Apolo Onze nasceu em Desatino do Sul, ele é de uma linhagem de Apolos, e como já é dito no nome, ele é o décimo primeiro Apolo da família (quanto Apolo num parágrafo só). Sempre que um Apolo nasce tem uma festa pra comemorar achegada da criança. Só que com ele foi diferente. Lógico, ele teve a festa e tudo, mas daí em diante a festa não parou mais. Todos os dias, e todos os períodos tinham festa, é gente alegre e animada pra todo lado. Apolo Onze era uma criança desapegada, nunca queria ou desejava nada. E apesar de seu nome ser do deus do Sol, ele preferia a lua, amava ficar sozinho olhando pra ela.
Queria continuar, só que eu ia acabar dando Spoiler, e isso não é legal.

Mas gente, que livro lindo, tanto na escrita como nas ilustrações. O livro é cheio de desenhinhos, super fofos. A única coisa em que me arrependo, foi de não ter começado o livro tão entusiasmada . Confesso que achei que seria meio chato e tava com preguiça. Eu estava meio que com ressaca literária depois de ter lido Belo desastre. Fora isso, acho... acho não, tenho certeza, que poderia ler mais umas 100 vezes que eu não enjoaria. Pois além da história, tem os personagens, que tem nomes super engraçadas, por exemplo: as 7 irmãs de Apolo tem o nome das sete maravilhas. Mais uma vez, muito bom, amei.

Isa 14/07/2015

Uma breve impressão
Adriana Falcão, autora de A Máquina, é a mesma que escreve Luna Clara e Apolo Onze. Daí, quem já leu, pode tirar uma noção do que se encontrar nesse livro de história, à princípio infantil, mas que qualquer adulto que se atreva a ler irá encontrar semelhanças com a vida, com o que dizem ser real. Pois sim, essa história cheia de trocadilhos inteligentes, personagens divertidos com nomes divertidos, se passa basicamente em dois lugares: Desatino do Sul e Desatino do Norte.
Que lugares são esses?
Apenas uns dos lugares que Adriana irá nos encaminhar até onde nossa imaginação nos levar.

Quando li eu devia ter entre 10 e 12 anos, emprestado, e me encantei e identifiquei de um jeito que quando eu vi esse livro na prateleira uns 9 ou 7 anos depois, ainda me parecia inédito.

A leitura é extremamente leve, pode-se dizer “macia”, cheia de metáforas o que faz que crianças possam acompanhar e se aproximar do enredo inteiramente poético e bem elaborado e, que trás palavras novas fazendo com que as crianças pensem enquanto lêem, pois não é uma leitura simples.
Luna Clara não conheceu seu pai, antes de seu nascimento um desencontro fez com que seu pai e sua mãe se perdessem, e Luna ainda espera por sua chegada. Apolo Onze é o filho de Apolo Dez, e tudo que ele quer é achar o que querer. Resumidamente, é uma Aventura cheia de Imprevistos e Poracasos, que fala de encontros e desencontros, que nos fará, assim que acaba o livro, pensar e repensar sobre escolhas, destino, sorte e coincidências, agora e Doravante. Caso não entenda o motivo das palavras em itálico, pergunte a Seu Erudito, ela vai lhe explicar as coisas...

site: http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2012/11/dica-de-leitura-isadora-salviano.html

marilu 25/02/2015

Li Luna Clara & Apolo Onze de uma vez, em quatro horas.
Já havia folheado o livro alguns anos antes antes e, confesso, tinha lido a última página (de onde diabos tirei que fazer isso com livros era uma boa ideia?) Enfim.
O ocorrido não atrapalhou a leitura. Há tempos um romance longo não me prendia assim, praticamente me obrigando a continuar lendo.
Impressiona-me muito a capacidade da Adriana Falcão de inventar uma bagunça tão bem organizada. A leitura é tão leve, levando em conta os inúmeros desencontros e digressões que a história tem . As pequenas metáforas e referências fazem um trabalho tão bom ilustrando a história que, muitas vezes, flagrei-me sorrindo para o livro.
Se existe uma palavra capaz de descrever a história de Luna Clara & Apolo Onze, ela é, com certeza, adorável. A brincadeira que se faz com os nomes dos personagens me cativou profundamente. É um livro para se reler...

Maah 22/11/2014

Maah
Diversão, romance, aventuras, encontros, pressacomaspalavras, e muito mais! Um livro para sonhadores

Ana 22/07/2014

Apaixonante!
Poesia, trava-línguas, aventura, romance, comédia, é incrível!
Adriana Falcão criou uma estória maravilhosa e gostosa de ser lida.
Em minha opinião, simplesmente brilhante. Uma das melhores obras literárias brasileiras que já li.