Luna Clara & Apolo Onze

Luna Clara & Apolo Onze Adriana Falcão

Resenhas - Luna Clara & Apolo Onze

Tania Capel 02/10/2013

as delicadas metáforas de Adriana Falcão
Uma história de amor? Uma novela com seus encontros e desencontros? Uma comédia cheia de quiprocós?! Uma metáfora?... um super herói? um pássaro, um avião ou tudoissojuntoemisturado - e como diria Doravante?! O fato é: o livro é uma delícia!!!! com D maiúsculo! há tempos não me encanto tanto! Chega a ficar difícil de escrever sobre o livro...

Bem, vou contar minha experiência! Primeiro, adoro vermelho e roupas vermelhas e tudo mais... e quando o livro chegou em minhas mãos, na capa, uma menina de chapéu e vestido vermelho! Pronto, já me identifiquei com a heroína.... mas, o livro tem duas capas? e do outro lado um simpático garoto loiro de cabelos compridos... e vamos lá... conhecer essas duas figurinhas: Luna Clara - a menina de vestido vermelho que passa os dias sentada a beira da estrada esperando pelo pai que ela nunca conheceu e Apolo Onze, o menino que nunca sentiu vontade de nada! Abro a capa e na orelha do livro um comentário do Ziraldo: "queria eu ter escrito esse livro!" e uma recomendação: anote todos os nomes! como assim?!? E já começamos pelas cidades: Desatino do Norte e Desatino do Sul... a mãe de Luna Clara se chama Aventura e o pai Doravante.... xiii, parece complicado! mas não é.... é delicioso seguir a trama... tem hora que parece um nó que não há de desatar de tantos desencontros.... mas logo depois - como em toda boa novela - algo inesperado coloca todo mundo de volta no caminho certo, para logo depois outra complicação e enfim... a trama vai se construindo com frases belíssimas de encher a alma da gente de poesia...

"o que faz uma história de amor são justamente seus acasos, seus contratempos, soltos acontecimentos, suas esperanças, seus ventos, seu tempo" (p. 251)

"engraçado como cada pessoa tem um jeito de enganar a saudade..." (p. 191)

e a definição de solidão: "solidão é a ausência de pessoas desejadas"... não é perfeita?!

e por aí vai a narrativa de Adriana Falcão... cheia de metáforas!

Kysse 22/02/2013

Luna Clara e Apolo Onze
Uma história de romance um tanto quanto melosa, mas é bem legal para que gosta de infanto-juvenil, mais puxado pra infanto do que pra juvenil, com mulheres más, aventuras, festas, a é claro, muitas figuras...
mas depois de todas as aventuras, até que é divertido o final.
não dá pra dizer que é o meu livro preferido, mas é uma leitura gostosa para dar um tempo nas séries..

Yolanda 04/11/2012

Luna Clara e Apolo Onze
Adriana Falcão, como uma roteirista que se preze, escreveu Luna Clara e Apolo Onze como um roteiro. Não existe alguém falar que não entendeu um livro tão explicado, e bem dividido como esse.
Em 'Luna Clara & Apolo Onze' Adriana conta a história de uma menina que passou até então toda a sua vida (doze anos), indo todos os dias para a beira da estrada que dá entrada a sua cidade, à espera de seu pai, que ela nem se quer sabe como está nos dias atuais. E, seu pai não faz ideia que tem uma filha. O livro não é linear, e conta, ao mesmo tempo que Luna Clara está a espera de seu pai, como os seus pais se conheceram, e se apaixonaram repentinamente.
Enquanto é explicado como os seus pais se conheceram, é apresentado ao leitor, Apolo Onze, um menino de treze anos, que vive na festa de comemoração de seu nascimento, festa que dura todos os instantes de sua vida, e que todos os moradores de sua cidade frequentam, (ou quase todos). A cidade onde Apolo Onze vive é totalmente o oposto de onde Luna Clara nasceu, mas ambos estão a procura de algo... como todos vão atrás de seus desejos, Luna Clara vai atrás do seu pai, e Apolo Onze atrás do próprio desejo, da vontade, do sentimento de querer algo.
Entre encontros e desencontros, o livro 'explica' uma série de acontecimentos ou o fato de certas coisas não terem acontecido, imprevistos que nós vivenciamos no dia a dia. O livro é um grande jogo, que é comandado por velhinhas, aquelas que existem em todas as esquinas do nosso imenso mundo.
Dentre encontros e desencontros, o livro conta o lindo romance de Luna Clara e Apolo Onze.

Anna 17/09/2012

Surpresa
Esse é o tipo de livro que não é o que parece.
Eu tive que ler ele para a ficha de leitura do colégio e achei que seria um tédio, mas está bem longe disso.
Tem um inicio que eu achei meio estranho, mas depois que a pessoa pega o embalo...
O livro tem um ritmo empolgante, que te faz não querer largar o livro até acabar. Torce pelo encontro da Aventura e o Doravante, e sofre a cada desencontro. Sem falar que a quantidade de flashbacks que o livro tem era de se esperar que ficasse confuso, mas não, só ajudou a deixar o livro mais completo e divertido.
Eu gostei muito e o recomendo bastante!

su fern@ndes 24/02/2012

E num mundo tão feio...Luna Clara & Apolo Onze te fazem esquecer.

Luan ' 20/10/2011

;)
. . . Ele te faz imaginar em amor.
Usa metáforas muito bem construídas e transforma a vida em um jogo.
Aventura, amor, simplicidade e fantasia. É tudo muito misturado, e tudo muito bonito.

Sara 15/10/2011

Luna Clara e Apolo Onze foi o livro mais excepcional que li. O livro traz vários personagens muito além de interessantes; um senhor que guarda milhares de historias na cabeça, um papagaio cuja inteligencia não se pode estimar, um homem que carrega a chuva sobre a cabeça, dentre demais outros. Luna Clara e Apolo Onze não é uma historia de amor, são varias historias de amor. A narrativa inicia-se em uma sexta-feira do ventos onde logo adiante vem a ser o meio da historia, Adriana Falcão usou de grande leveza e criatividade pra dar vida aos personagens, onde suas historias giram entorno das outras. Eu recomendo que leiam esse livro e se apaixonaram assim como eu.

carol 12/07/2011

e uma história super legal,divertida e tem como tema principal paciência,esperança e amor a vida!

@bruno_zeiro 28/06/2011

Dou de presente, pago o frete e o que for, só tira isso da minha frente
Simplesmente ridículo, cansativo, sem uma história envolvente.
Admito que li até o final, mas sempre na esperança de que a história em algum momento começasse a fazer algum sentido.
Fico imaginando se algum pai obriga o filho a ler um livro desses na infância, não me assustaria a criança nunca mais pegar em um livro.
Personagens irritantes, enredo devagar, sem um suspense em seu climax, não indico nem a meu pior inimigo!
lua 09/06/2014minha estante
você é ridículo,n sabe o que é um verdadeiro livro para fazer um comentário desse para um livro tão bom,esse espaço é para deixar resenhas, um resumo do livro e não sua opinião,sé você quer um livro de baxaria va ler outra coisa !!!!!!

@Renanlandim22 27/06/2011

Luna Clara e Apolo 11

Tentei ler. Eu juro. Mas nao aguentei. MUITO CHATO. Historia irritante, sem graça, tenta ser moralista e por frases de efeito mas nem isso consegue. Cheguei nem na pagina 100 e preferi perder os pontos no trabalho da escola. So te aconselho a ler esse livro se estiver pensando em suicideo. E tambem aconselho se voce eh pai e quer colocar castigo no seu filho. Coloque-o pra ler esse livro.

PESSIMO DE VERDADE.

Luana 20/04/2011

Saudoso mundo de Luna Clara e Apolo Onze
Abrir o livro Luna Clara e Apolo Onze é como se deparar com uma caixinha de surpresas, em que se puxa um brinde, depois outro, mais outro, e mais outro; e vai se alargando um sorriso no rosto do leitor a cada palavra lida, a cada página virada.

Causa uma boa aflição se envolver na narrativa fragmentada e sem dimensão de Adriana Falcão . Luna Clara e Apolo Onze é um livro de gênero infantil, infanto-juvenil e quando se menos espera, é a mãe, o pai, a tia, a avó, a família toda querendo passear pela escrita da autora.

Desatino do Norte é onde mora Luna Clara, menina de 13 anos que não conhece seu pai, Doravante, que se perdeu da sua mãe, Aventura, bem no “Meio do Mundo”, lugar que fica entre Desatino do Norte e Desatino do Sul, onde mora Apolo Onze.

O dia em que Doravante e Aventura se conheceram foi o dia do nascimento de Apolo Onze, isso há quase 14 anos, e sua casa vive em festa desde então. É em torno desses personagens e de outros com nomes improváveis e diferentes - como: Equinócio, Leuconíquio, Pilherio - que Adriana Falcão desenvolve uma história cativante, de amor, paciência, comédia, aventura, sorte e mais um amontoado de sentimentos e euforia boa que a autora nos presenteia; um vaivém de sensações.

Livro que reinventa a linguagem e faz bulir a imaginação do leitor, numa narrativa simples e cheia de sutilezas; a autora tem um jeito lindo e ímpar de pensar e escrever as coisas, as pessoas, o “entorno”; como no convite da festa de nascimento de Apolo Onze:

“Convocação Geral”
Madrugada e Apolo Onze Dez convidam para a festa do nascimento de Apolo Onze.
Data: No dia que ele nascer.
Hora: Depende da hora.
Local: Desatino do Sul.
Traje: Bonito.
Obs: Como a festa não tem data para acabar é bom trazer escova de dentes”.

O livro oferece para o leitor o que chamarei aqui de “dança”, como se fosse um salão cheio de palavras que por ora toca samba, depois bolero, depois rock, valsa... Onde o leitor dança no ritmo da narrativa, em passos descompassados ou não, deixando-se levar por essa “festa”, por esse “rebuliço bom” que Adriana Falcão propõe.

Uma leitura instigante, que faz você fechar o livro já com uma enorme saudade de todos os personagens e daquele lugar dividido pelo “Meio do Mundo”. E, por fim, perguntando-se: “pingo tem coletivo?”.
Cris 06/10/2011minha estante
Li umas 10 vezes. E a cada vez me encanto de novo e de novo e de novo. É um daqueles livros que escondem segredos, e quanto mais cê lê, mais descobre coisas novas.
Ameeei. Li e recomendo. ?

Julyana. 27/02/2011

O encontro de uma espera com uma vontade de querer...