O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Egídio Pizarro 26/04/2014

Achei impressionante como o Eça de Queirós estende uma história "simples" (uma traição) por tantas páginas e com tantas nuances. Muito bom.

casteloale 21/11/2023

Um romance trágico?
Luísa é casada com Jorge, ambos moram em uma casinha aconchegante em Lisboa, apesar a vizinhança fofoqueira. Luísa sente-se feliz em seu casamento, tem bons amigos e seu marido é atencioso e amoroso.

Porém, certa notícia parece abalar Luísa: seu Primo Basílio, com quem ela teve um breve mas ardente relacionamento durante seus dias de mocidade, estará de volta a Lisboa, após passar anos no Brasil.

E para piorar ainda mais a situação, Jorge terá que viajar para o interior de Portugal e deve se demorar bastante por lá, deixando assim Luísa sozinha.

Aproveitando-se da situação, Basílio passa a visitar a prima, com suas segundas intenções escondidas mas sempre dando um jeito de amolecer ainda mais o coração de Luísa pra que ele pudesse tê-la em seus braços.

Luísa, inocente e deixando-se levar pelas belas palavras de Basílio, acabou cedendo e entregando-se à ele. Porém, a vizinhança não deixa de notar as visitas constantes do primo à casa de Jorge e logo começam a espalhar fofocas sobre a índole de Luísa.

Como solução para esse problema, Basílio decide não mais visitar Luísa e ambos passam a se comunicar por cartas e a se encontrar em um quarto alugado por Basílio, que ele denominou de ?Paraíso?. O que Luísa não esperava era que Juliana, a sua empregada, rouba-se-lhe algumas das cartas que ela havia recebido de Basílio e que lhe exigisse uma grande quantia de dinheiro em troca destas, caso contrário, contaria tudo à Jorge quando ele retornasse.

Basílio por sua vez, quando vê toda a confusão em que Luísa está metida, arruma as malas e parte rumo à Paris, deixando Luísa sozinha e desolada.

Um livro maravilhoso que todo mundo deveria ler, adorei a leitura e, por incrível que pareça, apesar do português do século passado, não achei maçante ou tedioso. O livro é uma bela crítica à sociedade Lisboeta da época de Eça de Queiroz, que, como o próprio autor diz, é repleta de hipócritas.

maria1614 10/03/2023

Santa paciência
Não sei como vou conseguir fazer uma redação sobre essa joça sendo que nem entendi o livro, love u literatura brasileira????

Aghata.Siqueira 24/03/2020

A trama se inicia quando Jorge têm que fazer uma viagem até o Alentejo, nisso Luísa, entediada, fica em sua casa junto com suas duas criadas, Joana e Juliana. Depois da partida de Jorge, seu antigo amante e primo, Basílio, chega a Lisboa por conta do trabalho, mas oque era para ser apenas uma visita de família, se torna visitas com fins carnais.

A obra é boa, tirando alguns pontos que são fora do nosso tempo, é um bom livro, tudo oque uma história precisa: traição, roubo, segredos, morte.
Tive que ler por conta da escola, mas fico grata por ter lido, é um bom livro, claro que em diversos momentos que quis bater nos personagens (como diversos leitores) por serem burros ou por não verem oque aconteceria, mas em um total, a trama é boa, recomendo.

Rafael Nazar 28/11/2021

Excelente!
Superou muito minhas expectativas, não perde em nada para Madame Bovary. Excelente leitura!
Com relação ao autor, Eça de Queirós sabe descrever como ninguém os sentimentos humanos. É incrível como ele consegue fazer o leitor não só ter noção, mas sentir o que o personagem está sentindo. É um autor genial, verdadeiramente um mestre em usar as palavras.
Jaina 06/10/2022minha estante
Não li Madame Bovary, embora conheça a sinopse (quem não conhece?). Mas concordo com você: o Primo Basílio é realmente fantástico!

Evy 13/07/2010

Confesso minha dificuldade em ler autores muito descritivos!
E eu tentei. Tentei de verdade gostar deste livro, mas não deu. Eu até li outro do Eça de Queiroz, "A Relíquia", mas foi praticamente um parto. Lia duas páginas por dia e olhe lá. E só insisti até o final porque era literatura de vestibular. Não gosto do estilo do autor, apesar de saber que é um grande autor e que suas obras são clássicos da literatura. Infelizmente não dá para mim. Ainda não. Quem sabe no futuro eu tente mais uma vez e consiga! Nunca se sabe...
Pri 19/11/2010minha estante
Quando eu li, foi por leitura obrigatória tbm. Minha amiga falava que era maçante e eu achei a leitura fácil e gostosa. O problema era a edição. A minha era diferente da dela. Pena que agora eu não lembro qual era a que eu tinha na época, pq já faz muito muito tempo mesmo! rs.. Mas vale a pena procurar por outras edições mais atualizadas!
Fica aí a dica!

Bru_af 27/04/2013minha estante
Lyani, já li esse livro a algum tempo mas continuo me encantando com ele até hoje! Sempre há o momento certo, a maturação necessária pra ele ser surpreendente, admito que pra mim foi na segunda tentativa! Mas acho que deve dar uma chance, o início é mais denso mas quando se envolve o enamorar-se acontece facilmente!
Arnaldo Antunes recitou um pedacinho dele em Amor I love you vou deixar o trechinho que na voz dele fica tudo de bom:
"Tina suspirado,
Tinha beijado o papel devotadamente
Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades
E seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saia delas,
Como um corpo ressequido que se estira num banho lépido
Sentia um acréscimo de estima por si mesma
E parecia-lhe que entrava enfim uma existência superiormente interessante
Onde cada hora tinha um intuito diferente
Cada passo conduzia a um êxtase
E a alma se cobria de um luxo radioso de sensações".
Boa leitura!

Peter.Molina 14/02/2023

Uma traição
Essa história já tinha uma atração sobre mim desde a época da famosa minissérie de TV baseada no livro. A narrativa é muito boa e te prende. A criada amargurada é muito bem retratada, com certo exagero, mas em alguns momentos a gente chega a ter dó do que ela passa. O Basílio é um arrogante e manipulador, nada diferente do que vemos hoje nos golpes do amor. A Luísa se vê arrebatada e perde a cabeça muito fácil. O final achei que foi um pouco exagerado mas valeu a pena. Atenção para a linguagem com termos portugueses que podem causar uma certa dificuldade e com a opinião sobre a escravidão ainda bastante presente naquele tempo.

Ramon98 14/05/2023

Eça de Queiroz disseca a infidelidade ao mostrar que todo o prazer que sustenta a traição é o fruto proibido da novidade e as condições do mistério que o "paraíso" proporciona.
Atual e perspicaz, é impossível não reconhecer a genialidade literária de Eça de Queiroz. Sua habilidade em desnudar as hipocrisias e revelar as verdadeiras facetas de uma sociedade que insiste em se mostrar sob falsas bases é testemunho de sua maestria como escritor. Cada obra de Eça de Queiroz é uma imersão profunda em um mundo de personagens complexos e tramas intricadas, despertando reflexões sobre as nuances da vida em sociedade. Como leitor e fã das crônicas de Nelson Rodrigues, não poderia deixar de me afeiçoar a essa escrita.

sabren 05/04/2023

Clássico! eu amei! me senti lendo uma grande fofoca do século XIX. as cenas do texto de eça conseguem passar para o leitor exatamente o que as personagens estão sentindo, desde o tédio, tristeza e a empolgação. também é interessante o quanto o clima (sol, chuva, ensolarado, muito calor), e uns detalhes mínimos que um leitor desatento vai deixar passar ou não vai dar tanta importância, fazem parte da história e até explicam muita coisa. uma ótima leitura.

Betânia 01/11/2021

O primo Basílio
Rico em detalhes, o romance desperta curiosidade no leitor em querer saber o desenrolar dessa triste história de adultério escrita por Eça de Queirós. Pra quem gosta de clássicos, é sem dúvida um livro a ser apreciado.

Lary 16/03/2023

Um final surpreendente...
Um livro repleto de detalhes, que faz com que sua imaginação vá longe. É uma obra que faz crítica e sarcástica dos costumes da pequena burguesia. O narrador aparece como um observador imparcial, que vê os acontecimentos com neutralidade e que domina todas as informações. Uma leitura que no começo te deixa intrigado mas ao longo da história vai te surpreendendo!

Bella292 31/03/2023

Podia ser escrito em 2023 e ainda ser preciso
O retrato da sociedade Lisboeta feito por Eça de Queirós poderia ser da sociedade brasileira atual. E de muitas sociedades mundo afora.

Em alguns momentos, bem pontuais, a leitura fica um pouco maçante, com descrições detalhadas de ambientes em meio a partes em que a estória não se move muito. Provavelmente algo típico da época. Mas, quando a estória vai para a frente é uma leitura muito, muito interessante. Não há heróis, há somente pessoas com suas virtudes e suas falhas de caráter. E é isso que tornou o livro interessante para mim, todas as personagens são humanos.

O português europeu do século 19 foi um pequeno obstáculo no início, mas eu me acostumei sem dificuldades.
Ju Ragni 31/03/2023minha estante
Que crônica de costumes excelente, não é? O autor relata a vida daquelas pessoas, o dia-a-dia, de uma forma tão precisa que parece que a gente está compartilhando aquilo. E a como era dura a vida dos empregados, me lembro daquela cena em que a Juliana tinha de carregar água em baldes, subindo e descendo escadas, para encher a banheira para o casal tomar banho todos os dias, dá pra imaginar uma coisa dessas? E a Joana, a cozinheira, sempre de plantão para atender aos patrões, e o lugar onde elas dormiam, enquanto os baús do Jorge ficavam em um quarto muito melhor que o delas... Livro excelente, um clássico.

Lud 14/11/2021

Depois de ler e gostar muito de "O crime do padre Amaro", me interessei por ler outros livros do autor. Infelizmente, a expectativa estava alta e me incomodei com alguns desfechos parecidos, sempre a mulher sendo mais punida por cometer os mesmos erros que alguns homens. Entendo que seja um pouco da mentalidade da época, e há efetivamente uma crítica a família tradicional lisboeta, mas não me agradou. E boa parte da narrativa foi bem cansativa pra mim.

Emanuela Bucci 06/12/2021

Novelão
Este livro daria um ótimo roteiro para uma novela das nove, tem traição, tem fofoca, tem gente se metendo na vida alheia, tem chantagem, tem morte, tem gente filha da put*, excelente livro!

OBS.: Luísa não merecia o final que teve