Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Daniel Sampaio 26/08/2020

Fato ou ficção? Eis a questão.
A obra nos coloca no seguinte dilema...a missão descrita no livro ocorreu de fato ou foi uma obra fruto de muito estudo, pesquisa e meticulosidade do autor ? Fico com a segunda opção, pessoalmente, embora tenha desejado muito a primeira. Basicamente, trata-se de uma missão ao passado, ao ano 30 de nossa era, com o objetivo de monitorar e documentar os eventos pertinentes aos últimos dias de Jesus na Terra e os incríveis eventos perpetrados pelo Messias. A visão do autor tem um lado ufológico espiritualista acerca dos eventos associados a Jesus e não tão religiosa no sentido teológico cristão. Recomendo.

Fabio451 10/01/2022

Curioso e interessante
Em primeiro lugar, um feliz 2022 a todos. Nas últimas semanas de 2021 negligenciei o blog devido a outros projetos que estava desenvolvendo paralelamente, mas agora é o momento certo de retomar este espaço que me é tão querido. No mês de dezembro, ao invés de iniciar nova leitura, acabei me rendendo ao espírito de retrospectivas que sempre acontecem nessa época do ano e me voltei para releitura de livros queridos, dos quais nunca fiz uma resenha digna e que representassem de fato o tamanho do impacto que tiveram em minha vida. Ao longo do mês acabei relendo 4 dos meus livros favoritos e em outra postagem vou me arriscar a rascunhar algumas palavras acerca de cada um deles.

Mas neste texto de hoje eu quero falar é do primeiro livro que li neste ano de 2022. Aliás, reli, por se tratar também da releitura de uma obra que já havia conhecido há muitos anos, mas que devido ao impacto do tempo e principalmente de minha transformação enquanto pessoa nos últimos anos, achei válido revisitar e me propor a uma releitura das mesmas páginas que tiveram um sabor de novo encontro.

Refiro-me ao ilustre e polêmico livro ?Operação Cavalo de Tróia 1 ? Jerusalém?. Polêmico pois o próprio autor J.J. Benitez destaca suas agruras com diversas pessoas e principalmente com a Igreja Católica desde a publicação de sua obra. Como trata-se de um livro já antigo (foi lançado originalmente em 1984, e chegou ao Brasil em sua primeira versão em 1987), não vou me preocupar com eventuais spoilers ao longo dessa resenha. Até mesmo por tratar da história mais contata da humanidade, seria paradoxal se eu tivesse alguma preocupação em não entregar qual o final da história.

Mas, resumidamente para melhor situar o leitor, a obra trata dos relatos de um major da Força Aérea norte americana que esteve envolvido em um projeto ultrassecreto do órgão, que durante pesquisas científico-militares, encontra uma forma de viajar no tempo. E escolhem como objeto da primeira grande ?viagem? a Palestina do século I para observarem os dias dramáticos da Paixão e Morte de Jesus Cristo e sua ressurreição.  Não vou me deter a narrar os fatos do desenrolar da história, até mesmo porque todos já os conhecem amplamente, mas gostaria de ressaltar alguns pontos que achei interessante.

A parte inicial da obra, na qual o autor se coloca como personagem de sua própria história, descrevendo suas desventuras ao se encontrar com o Major e tudo o que precisou fazer para finalmente ter acesso ao diário do militar, descrevendo suas memórias do projeto. Ao se colocar dessa forma, o autor dá uma grande contribuição à credibilidade de sua história. Acredito que se tivesse somente apresentado a história do salto ao passado, sem este preâmbulo de como se apoderou da história que apresenta, todo o relato do major seria considerado amplamente inverossímil e perderia em muito o caráter de relato científico que o autor busca. Mas, ao construir a narrativa dessa forma, nos envolvemos com a história e sem que percebamos, a transição entre sua narrativa e os relatos do major se dá de forma sutil e continuamos a ?ouvir? a história com naturalidade e sem que se perceba, estamos aceitando o relato do major como uma verdade.

Entendo perfeitamente o cisma da Igreja Católica com a história ? há vários trechos nos quais são descritos como uma negação aos ensinamentos do dogma religioso e há principalmente, criticas contumazes a diversos aspectos da religião e da fé cristã, daí a polemica, mas em outros momentos há um relato emocionante dos ensinamentos de Jesus de Nazaré e uma alma disposta a refletir sobre a profundidade da mensagem do Mestre sem as amarras religiosas de qualquer igreja, são passagens de grande emoção e sensibilidade.

Como cresci em um meio católico fervoroso, em um primeiro momento o relato me causa estranheza e algum repúdio. Mas, ao avançar na história, ao me abrir um pouco mais para a reflexão de diversos trechos, percebo que há uma beleza e uma verdade nas palavras, especialmente nos trechos em que se propõe a falar que Deus é amor, e que praticamos a religiosidade a expressarmos o amor a todos.

Além disso, o texto é inteiramente construído como um relato amplamente científico ? com o providencial acréscimo de diversas notas de rodapé e referências a diversos pontos do texto, quase como um artigo científico submetido ao escrutínio de uma banca avaliadora. Esta construção textual, ainda que um tanto maçante e cansativa em diversos pontos ? especialmente para quem não tem tanto apreço por descrições técnicos e cientificas ? tem um efeito impressionante de causar uma sensação de credibilidade e verdade ao relato. Por diversos momentos durante a leitura, você se esquece de que se trata de uma obra de ficção científica e passa a aceitar verdadeiramente que o Major esteve na Jerusalém do ano 30 do século I e foi testemunha ocular dos dramáticos eventos acontecidos durante a festa da Páscoa.

Ao menos para mim, um seguidor da doutrina cristã, mas que possui um profundo respeito e confiança no método científico e na construção do conhecimento, o livro foi profundamente enriquecedor. Além de propor reflexões que me permitiram aprofundar nas questões da fé, na virtude e na mensagem de Jesus Cristo, sacia a minha curiosidade científica com tantas referências técnicas, quase que me fazendo acreditar que é possível realizar a viagem proposta na obra.

O livro é extenso, são quase 600 páginas, mas que saboreei rapidamente ao longo dos primeiros 10 dias desse ano. Não avalio ainda mais positivamente pois há momentos em que o excesso de informações técnicas acaba por atravancar um pouco o avanço da história, mas no geral é uma obra brilhante e que recomendo a leitura a todos, desde o cético ateu que não tem fé ao cristão mais fervoroso. Ainda que não promova reflexões mais profundas, pelo menos permanece como uma grande peça de literatura. Nota 4/5.

Arilson 24/03/2009

Ótimo livro!
É ficção, mas é tão bom que a gente chega até acreditar que é uma história real.

Dudu 06/09/2021

Bom mas cansativo.
O livro é bom, a história é bem interessante, bem contada, bem realista. Mas como é um livro muito detalhado

leonardo 06/01/2009

Começa científico e termina religioso.

mfru 25/11/2009

Que livro chato. Detestei.

Marcio 11/01/2013

Pior Livro Já Feito
Muito chato, são páginas e páginas onde o autor não fala nada! Chegou ao cúmulo de descrever uma cadeira em 5 folhas frente e verso. MUITO CHATO!
Ophirus 01/08/2013minha estante
Sua resenha me fez chorar de tão perfeita...

Joao.Lucio 07/01/2022

Ficção sociológica
O argumento é tão bem construído que me flagrei crendo várias vezes. O viajante ao passado respeita a lógica social hebraica da época do Cristo sem abrir mão da própria e ao se apaixonar pela personagem do passado dá ao livro um leve e agradável toque de romance.

Jumpin J. Flash 25/08/2009

Recomendável
De toda a série Operação Cavalo de Tróia, li apenas este livro (dizem que é a única que vale a pena), e o achei muito bom. Destaco o mistério inicial que protege o relato do Major, a ficção científica de boa qualidade que fala da manipulação de swivels (o que permite a volta no tempo) e a impressionante reconstituição histórica da antiga Jerusalém, com as tradições, práticas e costumes judaicos e romanos. O escritor menciona dezenas de fontes históricas fidedignas, inclusive escritos rabínicos, o que empresta ao livro um adequado arcabouço real, onde costumam vicejar as boas ficções. Vale a pena, de verdade!

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,o segundo volume deixa a desejar

Pim 11/04/2009

Perturbador
Quando iniciei minha leitura de operação cavalo de Tróia, digo o primeiro volume, demorava pra dormir pensando nas revelações do livro, ponderando sobre a veracidade ou não dos fatos narrados...e cada vez que o fazia mais me perturbava...e quanto mais eu lia, mais envolvida ficava. O livro é cheio de detalhes, confirmações e deixa o leitor se perguntando...e se fosse verdade?

MÁRSON ALQUATI 17/02/2009

EXCELENTE!
Um dos melhores livros que eu já li. A história da Paixão de Cristo, contada de maneira realista e apaixonante.

Eline 19/01/2021

Muito lento, cheio de detalhes técnicos, ainda estou tentando entender. Comprei os nove livros e não sei se vou gostar.
Rick 12/06/2021minha estante
Há tempos tento reunir os 9, como você conseguiu?

Eline 22/06/2021minha estante
Não foi fácil, procurei em várias páginas e por conta da minha procura, meu filho terminou abrindo um sebo, quais faltam pra você?

Rick 15/08/2021minha estante
Na verdade todos rsrs. Eu li os 3 primeiros emprestados, mas com ctz é uma série que gostaria de ter na estante pra poder ler a vontade e apreciar depois rsrs.

Eline 15/08/2021minha estante
Procure o Sebo Martino no Shopee, é do meu filho, ele tem uma parte da coleção, conversa com ele

Duda 17/07/2021

O livro traz uma história alternativa da morte e ressurreição de Jesus. Apesar de fictícia, os acontecimentos nos fazem pensar na real possibilidade de terem acontecido e nos faz refletir sobre toda a Paixão de Cristo, sua vida e nossa fé, que só aumenta.
O livro é grande, denso e difícil de ler. Mas a sensação de gratidão ao finalizar compensa.