O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Del 08/10/2023

Achei que ia demorar alguns meses pra terminar essa leitura devido a grande quantidade de páginas e por se tratar de um universo de fantasia tão peculiar. A leitura foi muito fluída, os personagens são cativantes e a escrita de Jordam é bastante agradável o que me fez devorar estas páginas com uma rapidez que eu não esperava. Um destaque especial para os meus personagens favoritos neste livro: o ogier Loial, Moiraine Sedai, Lan Mondragoran, Perrin Aybara e Egwenne al'Vere.

AlanaDeduck 05/10/2023

Superou expectativas
Confesso que a sinopse do livro não me atraiu, comecei a leitura devido algumas resenhas no Skoob. Realmente superou minhas expectativas, fazia um bom tempo que não lia uma fantasia. Achei original, um universo bem diferente, bem construído. A leitura deve ser feita com atenção, pois tem muitos detalhes. Mas não é uma descrição cansativa, poucas vezes são narrados detalhes desnecessários para a imaginação. É natural que o livro de apresentação de uma saga tenha muitas informações, afinal, é um mundo completamente novo sendo apresentado.
Existem personagens maravilhosos, personagens insuportáveis, amor, medo, luta e suspense. Darei continuidade à leitura, porque acredito que vale a pena. Recomendo a leitura se você tem tempo para dedicar a ela (ou uma memória melhor que a minha). Caso não possua (tempo ou memória) talvez deixe para um momento mais oportuno.

Detelvina 29/09/2023

Pela Luz, alguém me ajude!
Eu li esse livro na força do ódio. Não me entendam mal, o livro é bom, de verdade.
Mas é lento, entediante e lento. Mat e Egwane são os piores personagens, muito chatos, difíceis de aceitar e com certeza, os mais insuportáveis.
Não quero continuar a leitura, não pretendo terminar a saga.
Eu sei que é bom, que tem muitos fãs e com certeza melhora, mas a quantidade de enrolação e demora para que algo aconteça de verdade, é muito desanimador, mesmo que seja importante que conheçamos as jornadas de todos eles.
Talvez eu dê outra chance para a saga daqui alguns meses, com mais paciência e mais intervalo entre a minha ressaca literária e um livro tão grande e complexo.

Ginete Negro 2.0 21/09/2023

Caça ao Dragão Renascido
É uma muito boa porta de entrada para uma série que se sabe ser bem extensa (14 livros e uma prequela). O Dragão Renascido ainda bem relutante quanto ao seu papel. Meus personagens favoritos até aqui: Moiraine, Lan e Nynaeve.

Marcela 17/09/2023

A Roda Gira
Nossa! Como foi sofrida a leitura desse livro, misericórdia.
O livro é bom, é uma fantasia 150% clichê? É. Mas não deixa de ser uma boa fantasia, com criaturas novas, elementos interessantes, uma trama redonda e coesa que deixa muito espaço pra mais.
Mas assim, é um arroz com feijão de 800 páginas, o autor enrola em um nível magistral.
Eu cansei de contar quantas vezes os personagens se repetiam, frases, pensamentos, ações, tudo repetia com uma ou duas palavras diferentes.
O livro podia, fácil, mas assim, fácil, cortar umas boas 300 páginas, que ia ficar de um tamanho excelente.

Eu vou sim dar uma chance pra saga, porque não é possível que ela seja tão renomada por nada.

Recomendo apenas a pessoas com muita força de vontade e pouca bagagem fantástica, assim quem sabe, você possa ter alguma surpresa.
Detelvina 29/09/2023minha estante
Nossa siim! Essa leitura é maçante. O livro não é ruim, e eu acredito em construção de personalidade, na necessidade de uma jornada fantástica para autoconhecimento e capacitação dos personagens, mas nesse nível, cansa demais!
Além disso, e eu acredito que seja proposital, alguns personagens ali são muitos chatos, Como o Mat e a gana dele por achar um tesouro, a Egwene com a necessidade de uma aventura fantástica e a Nynaeve com o senso deturpado de proteção dela (e ela é a que eu menos desgosto dentre eles).
Muitos detalhes poderiam ser cortados facilmente, e não alterariam o enredo, nem o desenrolar da história.
Exemplo com spoiler: Todos os fazendeiros por quem o Mat e o Rand passam enquanto sozinhos desde ponte branca, não precisava de tantos detalhes, nomes, características e etc. Tirando a estalagem que pega fogo, a mulher que o Mat quase mata e o cara da última carroça, eles não mudam NADA, não acrescentam em em NADA, É só mais um monte de nomes pra decorar e torcer pra reaparecer em algum momento.

Ademais, existem fatores externos e pessoais meus que interferem na minha leitura. Eu me forcei a sair de uma ressaca literária com um livro beirando 800 páginas, cometi o erro de assistir alguns episódios da série antes de ler e de quebra me obriguei a ler um autor que é comparado a outro que eu odeio, Tolkien.
Vi muitas resenhas comparado a escrita dos dois, e aí entendi o porque o livro foi tão maçante para mim. Desde criança tento regularmente ler Tolkien, mas é um autor muito cansativo pra mim, que não me agrada e as pessoas insistem que eu deveria dar uma chance.
Ainda assim, talvez eu dê uma chance para o resto da saga, mas daqui a muito tempo, depois de digerir esse livro e me acostumar com a ideia de ler mais não sei quantas páginas de enrolação.

IvanP 15/09/2023

Dei uma chance e acabei me afeiçoando.
Confesso que dei uma chance depois que assisti a primeira temporada da serie no prime video, e achei o livro superior(como sempre), adorei de cara, apesar de cansar as vezes da perspectivas do Rand mas os outros pov compensam, e apesar disto, Rand, Nynaevae e Perrin foram meus personagens preferidos deste vol. Darei continuidade a saga! Que Luz me proteja.

dreamfool 10/09/2023

Roda do Tempo
Realmente uma história que não esperava muito coisa mas me entregou muito. Um livro que já no início me prendeu pela sua trama e instigou ainda mais curiosidade com o que aconteceria a seguir. Vejo o primeiro livro como algo pra lançar as bases, nos fazer compreender melhor aquele mundo ao qual estamos sendo inseridos, mas mesmo assim não lhe faltam momentos emocionantes, lutas boas e crescimento de personagem, que sem dúvida me impressionou. Com certeza me arrependo um pouco por ter me enrolado para começar a ler. e super recomendaria para fãs de fantasia

Kairo. 06/09/2023

Te entendo Egwene
Apaixonado no universo que Robert criou. A Roda do tempo é um tesão de fantasia. Estou completamente entretido e entregue.
Falando do livro o Olho do Mundo confesso que em certos momentos fiquei entediado. Alguns personagens são bem chatinhos mas cheguei a conclusão que é fruto do momento. Durante a leitura pude notar que a evolução dos personagens são bem sutis, começamos com quatro crianças e uma tiazona( Estou falando de você Ninaeve) e terminamos o livro com alguns adolescentes e a tiazona chata ( Continuo falando de você Ninaeve).

No mais, uma bela apresentação de mundo e bons ganchos pro futuro.

Patrick.Borges 03/09/2023

Uma alta fantasia épica
Para quem gosta de alta fantasia clássica, a saga da Roda do Tempo é uma ótima escolha. Estava um pouco receoso devido ao tamanho da saga, mas agora só penso em ler o próximo volume. Nela acompanhamos Rand al'Thor e seus amigos em uma aventura, sob a ameaça do retorno do Tenebroso, que pretende trazer a Sombra para o mundo. Aqui temos todos os estereótipos de uma fantasia clássica, como uma ameaça sombria e uma profecia sobre um herói que salvará o mundo.
Uma coisa que eu adoro em livros de fantasia é lê-los junto com o mapa, marcando onde cada personagem está, o que cada região tem de particularidade, como estão divididas as forças políticas e religiosas, e o mundo da Roda do Tempo está recheado disso. É um mundo com uma lore bem interessante, estou bem curioso para ver os personagens explorarem as demais localidades nos próximos volumes. Falando em personagens, tenho emoções conflitantes em relação a eles. No início não senti muita profundidade com os protagonistas, mas com o desenvolvimento da trama eles ganharam algumas camadas, e depois da metade do livro, não conseguia parar de pensar neles.
Nynaeve, por exemplo, é tão irritante no início e metade do livro, mas no final não conseguia não me importar com ela. Entre os favoritos, posso destacar Moiraine, que é um personagem incrível e poderoso. Apesar de ela ajudar os heróis em toda a aventura, fiquei com um pé atrás em relação aos seus objetivos. O Guardião Lan também me chamou muito a atenção, me passou a vibe de um samurai, e no final a revelação sobre a origem dele me surpreendeu. E por fim, eu adorei Loial, que é um personagem fascinante, trazendo uma visão de mundo única e aprofundando muito sobre a história do mundo.
Apesar de ser uma fantasia muito boa, "O Olho do Mundo" não é um livro perfeito. O ritmo dele me incomodou um pouco, principalmente na metade dele, onde parecia que a história não avançava, e alguns eventos ficavam se repetindo. Nas cenas de ação, as que mais marcaram foram a de Shadar Logoth e na reta final do livro, apesar desta última ser bem corrida. As demais não tiveram um impacto muito grande. O livro tem um ritmo de perseguição, onde as forças malignas sempre estão atrás dos heróis, e isso meio que me cansou, não aguentava mais ler sobre Rand e Mat chegando em uma nova vila e indo até a estalagem para buscar ajuda. Meus momentos favoritos eram quando a perseguição parava, e os personagens aproveitavam para descobrir mais sobre o mundo. Enfim, "O Olho do Mundo" é uma excelente fantasia, estou bem ansioso para ler os próximos 13 volumes.
Gabi 04/09/2023minha estante
Esse livro é o que a série da Amazon é baseado?

Patrick.Borges 04/09/2023minha estante
Simm é isso, mas não assisti ela ainda. Você chegou a ver?

Gabi 05/09/2023minha estante
Vi a primeira temporada, mas achei bem confuso. Mas gostei, quero ver a segunda

Patrick.Borges 05/09/2023minha estante
Ahh sim entendi, acho que não tem esse problema no livro. Também quero assistir, mas vou ler o segundo livro antes hehe

Wercton 02/12/2023minha estante
Essa saga é uma das minhas grandes metas literárias, só tá faltando coragem mesmo pra encarar tanto livrão haha

Patrick.Borges 03/12/2023minha estante
Eu também estava assim, com medo de encarar os 14 livros, mas até agora está muito bom kkkkkk

Hugo. 20/08/2023

A culpa foi da série.
Comecei a ler o livro por causa da série, entendendo que o primeiro livro de uma grande fantasia sempre é introdutório demais, então por causa disso a leitura foi meio massante e chata porque meio que sabia de algumas coisas. O final do livro não me deu vontade de continuar, uma amiga disse que melhora muito onde começa de fato a fantasia. Indico demais não ver a série se quer ler o livro.

Lua 19/08/2023

Somos apresentados a um.mundo cheio de intrigas, o de a luta da Luz com as Sombras é o ponto focal, com um enredo envolvente e dinâmica narrativa, nos sentimos parte integrante desse mundo. Um excelente início de saga.

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Eu lembro que estava lá pelo capítulo onze quando um pensamento ficou claro em minha mente ' Isso aqui é melhor que GOT' e olha que amo As crônicas de gelo e fogo e acreditava fielmente que nunca encontraria nada do gênero que fosse melhor e esse livro me mostrou o quão tola e errada eu estava. Para uma abertura de série em um universo ainda não conhecido, esse livro foi muito acertivo.

Giovanna 17/08/2023

"Lide com a vida conforme ela vier. Fuja quando precisar, lute quando for necessário, descanse quando puder." Elyas

Senna Glasc 10/08/2023

Fantástico
A história é simplesmente fantástica, o mundo é bem escrito com diversos detalhes e culturas únicas, destaco aqui a cultura dos latoeiros e Ogier, além é claro das Aes Sedai. Um livro de fantasia épica ótimo para passar seu tempo, o único problema é que por abordar muitos detalhes e uma quantidade grande de páginas a leitura acaba sendo demorada.