O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Fred 07/03/2023

Um mundo espetacular
A sensação ao iniciar a saga da roda do tempo foi semelhante ao iniciar a série do senhor dos anéis, tive o mesmo sentimento apesar da ambientação ser totalmente diferente.
A saga se inicia numa vila de fazendeiros e trabalhadores agrícolas onde nada importante ou digno de fofoca acontece, os camponeses vivem suas vidas de forma monótona e simples. Os eventos que mudam a rotina da vila são geralmente festas e uma delas esta para se iniciar, durante este período chega ao local 2 pessoas estrangeiras e se hospedam na vila. Qual seria o motivo de duas pessoas de fora estarem na vila onde nada acontece, onde receber ?turistas? são raros?
Tudo muda então e acontece invasão de nestas/quimeras, fugas, mortes, perseguição e muita magia.

Um adendo sobre o prólogo, não se atenha a entendê-lo, ele foi feito apenas para ser confuso e talvez vc só entenda o que está ali após ler vários livros da série.

Protagonistas são bem diferentes, apesar do ambiente ser similar e todos estarem submetidos a mesma situação de vida. As mulheres têm papel de liderança sobre a sociedade, visão curiosa para uma série escrita na década de 90.

Mapas são simples, ambientação bem delimitada e de fácil compreensão.

Sistema de magia bem clichê mas sem ser chato baseado nos elementos

O livro não faz jus ao vilão, não tive a sensação de muito perigo ao ler, nem de urgência. Espero que seja melhor trabalhado nos demais livros, tive mais raiva ou medo dos filhos da luz por exemplo e de uma Aes Sedai.

Não ganhou 5 estrelas devido à presença de uma barriga existente, faltou um bom editor para cortar certas páginas pois algumas coisas se repetem na ideia e devido ao final meio xoxo.

Livro recomendado. Leiam!!!

Rubi 06/03/2023

Essa história é muito boa. Muitos detalhes e muitos acontecimentos. Adorei o fato de passar diferentes pontos de vista quando eles estavam separados. Mas fiquei triste pq não tinha um momento feliz durante o livro e confesso que não entendi muito bem o final kkkkk

Arthurcm 04/03/2023

Excelente narrativa, um pouco prolixo
Gostei bastante da história, lembra bastante a coleção de ?O senhor dos anéis? e ?As crônicas de gelo e fogo?. A narrativa do autor é excelente e as descrições bem detalhadas, os personagens são bem construídos e as ligações entre eles muito bem exploradas pelo autor.
A história em si prende não prende tanto a atenção e as vezes parece um pouco prolixa, até chegar ao ápice, quase no fim do livro, onde penso que o autor acelera demais o ritmo pro fechamento desta parte da história e do livro.
Considerando que este é só o primeiro de uma coleção, não vejo como uma coisa ruim, pois há espaço para muito mais desenvolvimento dos personagens e da história nos subsequentes, mas penso que a narrativa se torna um pouco diferente no fim com essa aceleração pra finalizar a história, o que difere do restante do livro, onde todas as ações são mais bem detalhadas e desenvolvidas.
No geral, achei um ótimo livro e já comecei a ler a sequência, para descobrir o desenrolar da história.

Lidia 01/03/2023minha estante
Amei a resenha!!! Amigo vc venceeeeu ?????

Oldcat 01/03/2023minha estante
Simmm Kra!! Que adaptação horrível.

Vinicius Fernandes 25/02/2023

A Roda do Tempo 1
O Olho do Mundo é o primeiro livro da saga A Roda do Tempo de Robert Jordan, uma fantasia épica que conta a história dos jovens do Campo de Emond. Rand, Mat e Perrin são os protagonistas da história, depois somos apresentados a Moraine, Lan e Thom. E por fim Egwene e Nynaeve se juntam a aventura fugindo do inimigo, o Tenebroso.

O grupo tem como destino a cidade de Tar Valon, a cidade das Aes Sedai, grupo exclusivamente de mulheres que tem controle sobre a magia do mundo. Moraine, que ajuda Rand em sua jornada, é uma Aes Sedai. Moraine desconfia que o tenebroso está atrás de Rand ou Mat ou Perrin, por um deles supostamente ser o dragão, o único homem capaz de canalizar a magia do mundo é derrotar o inimigo.

A aventura se desdobra em vários acontecimentos, em uma leitura muito bem fluída, uma construção de mundo e mitologia fascinante. Os inimigos e as criaturas são muito bons, as cidades que aparecem são muito bem desenvolvidas. A escrita de Robert Jordan nos faz sentir dentro do livro, sentimos as sensações de cada cena que o autor quer expor, com toda certeza uma das melhores fantasias que existe.

Dani Carrara 23/02/2023

"Mas a esperança é como um pedaço de corda quando você está se afogando: simplesmente não é o suficiente para tirar você da água sozinho".

Fernando 14/03/2023minha estante
Eu queria mesmo era dar uns pegas na Nynaeve.

Diego 14/02/2023

O Olho do Mundo
Simplesmente me prendeu do início ao fim, alguns pontos do livro me lembraram muito outras histórias fantásticas, mas o andar do livro vai dando a dimensão da história.
Ansioso para continuar a história e ver outras partes e personagens desse mundo fantástico.

Edvaldo Neto 05/02/2023

Uma jornada épica — O Olho do Mundo — Um livro que todo fã de Fantasia deve ler.
Fico feliz de ter tido a oportunidade de ler O Olho do Mundo, amei o livro, e espero dar continuidade a série — A Roda do Tempo, de Robert Jordan. É uma jornada épica repleta de ação, aventura e personagens bem desenvolvidos. O autor cria um mundo rico e detalhado, cheio de mitologia e histórias antigas.
O livro trata de questões relacionadas ao gênero de maneira impressionante, mostrando personagens fortes e complexas, tanto homens quanto mulheres, e explorando questões de igualdade e discriminação de uma forma sutil e efetiva. Um contraponto a nossa realidade. Além disso, a trama se desenvolve em um pano de fundo baseado em conflitos políticos e religiosos, o que a torna ainda mais interessante.
Embora seja uma obra de fantasia, este livro também tem relações com o nosso mundo real, especialmente em relação às questões sociais, culturais e políticas. O autor claramente foi inspirado por eventos históricos e culturais, dando à sua história uma profundidade e relevância adicionais.
Em resumo, O Olho do Mundo, é um livro incrivelmente bem escrito que é uma obrigação para qualquer fã de fantasia. É uma história épica que irá desafiar sua imaginação e mantê-lo envolvido até o fim. É, sem dúvida, um dos maiores clássicos da fantasia e merece um lugar na estante de todo amante do gênero.

Kezia 04/02/2023

É um livro excelente pra quem gosta de fantasia mas exige paciência pois em alguns momentos ele é lento. Eu gostei bastante do livro, resolvi ir lendo um pouco por dia e funcionou pra mim.

RAQUEL1445 31/01/2023

Amei tanto o livro quanto a série
O livro é tão bom quanto a série da amazon (boa adaptação). É um livro longo, mas bem imercivo, o autor descreve bem os lugares e personagens, sendo que todos esses são interessantes, e tem sua importancia na história. Uma jornada épica, quase tão boa quanto "O Senhor dos Aneis".

RobertoMCF 31/01/2023

Maravilhoso
Simplesmente uma obra maravilhosa! Rica e completamente envolvente.
Eu li após ter visto a série, mas a diferenças são tantas que nem senti como se conhecesse a história.

Dainara.Coelho 28/01/2023

Surpreendente
Depois de meses empacada, consegui desenvolver a leitura. No início a história é bem lenta e quase te faz desistir. Kkk Mas o que eu mais gosto é a maneira que o autor nos coloca dentro da história. É como se eu fizesse parte daquele grupo, muitas vezes ficava sem fôlego com o que estava sendo descrito. No fim, é uma leitura que vale a pena. Apesar de não sentir que ele te faça desesperadamente querer ler o próximo. Acredito que seja uma obra para ser lida de vagar, porque são muitas informações e é um novo mundo. E pros amantes desse tipo de leitura, ele é um prato cheio.

Do 28/01/2023

Uma delícia de história, todos os personagens tem personalidades e assumem o protagonismo de suas próprias histórias. A quantidade de páginas é merecido, cada lugar que eles passam nessa jornada ajuda a desenvolver a história e torna o mundo interessantíssimo