O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

L D 27/01/2023

O autor favorito do meu autor favorito... sem spoilers
Comecei a ler The Wheel of Time por causa do Brandon Sanderson que é meu autor favorito e que tem como uma das influências o Robert Jordan, tanto é que finalizou a saga depois que ele morreu.

Posso dizer que eu pulei numa piscina funda e no escuro, não sabia nada sobre o estilo de escrita do autor mas decidi arriscar mesmo assim. A escrita é envolvente, no começo parece que nada acontece porém quando o primeiro mistério aparece você não consegue mais parar até descobrir oque é.
Muitas coisas mesmo lembram a Sociedade do Anel(só vi os filmes), uma história que é contada através da viagem dos personagens do ponto A até o B e não através de drama ou descrições generalistas. Tudo oque você lê é a visão daquele personagem sobre o mundo e sobre a experiência dele mesmo. Até quando os personagens ficam cansados de fugir ou correr você se sente cansado também pois a escrita trás uma noção de espaço e tempo muito competente.

Por ser descritivo demais tirei uma estrela(eu tenho aphantasia e acho isso bem incômodo), a parte boa é que consegui pular essas partes chatinhas com uma passada de olho apenas e não perdi nada do importante.

Nenhum personagem é chaveiro ou pano de fundo só pra encher linguiça, coisa que eu também aprecio no universo do Brandon. O sistema mágico é bem interessante e sólido, coisa que esse livro pareceu apenas pincelar mas prometeu desenvolver nos próximos com aquele final.

Quem gostou de LOR com certeza vai gostar de The Wheel of Time também. Já estou adquirindo o segundo livro!

carol 24/01/2023

me viciei
o livro começa meio mal escrito, com partes bem infantis e clichês em relação a implicância entre Egwene e Rand.. mas quando vi já tava devorando o livro ansiosa pra saber o que ia acontecer.. ele dá uma melhorada de 0 a 100 e te prende sem perceber.. espero que os outros continuem no mesmo ritmo e é bem diferente da série, principalmente o final
obs. poucos personagens são tão insuportáveis quanto a Sabedoria e o Mat.. que ódio

Dree 17/01/2023

Como fã de fantasia não podia deixar de ler A Roda do Tempo. Para os fãs de Tolkien esse livro tem vários elementos de O Hobbit. Tem aquela dinâmica dos personagens irem de um lugar a outro, sempre encontrando desafios e perigos pelo caminho.

Em A Roda do Tempo acompanhamos Rand al'Thor e seus amigos de Campo de Emond, que são de repente jogados em um mundo onde existem monstros, criaturas das sombras, além das temidas Aes Sedai, as mulheres que podem controlar o Poder Único.

Dentre os personagens os que mais gostei nesse primeiro livro foram o Lan, o guardião da Aes Sedai Moraine, que não fala muito, mas mesmo assim te cativa com sua personalidade. E Perrin Aybara, que também é bastante calado, mas começa a ter um desenvolvimento mais profundo.

Fiquei surpresa com a representação feminina muito forte nesse livro, pois ele foi escrito na década de 90. Sempre nos é apresentado mulheres fortes, como as Aes Sedai, que praticamente ditam várias decisões de governantes e Reis. Além das personagens Nynaeve e Egwene que desde o primeior momento sabem seus objetivos e não medem esforços para alcançá-los.

Para quem é fã de fantasia esse livro é um prato cheio. Recomendo dar uma chance e não se desmotivar pelas 800 páginas.

Me perdoem se a resenha não ficou muito boa, é a primeira que faço :)
Fernando 14/03/2023minha estante
Ficou boa sim sua resenha.

Laura 11/01/2023

Esse livro é bem introdutório e sinto que os próximos livros vão expandir o universo de uma forma mais dinâmica. Constantemente enquanto lia eu me lembrava de A Sociedade do Anel, pois é evidente a influência do Tolkien no trabalho do Robert Jordan. Até mesmo nas descrições o autor não economiza, o que às vezes pode deixar a leitura um pouco arrastada visto que esse livro tem quase 800 páginas — motivo pelo qual tirei 1 estrela.
Mas estou intrigada pelo desenrolar da história, considerando que são 14 LIVROS muito água vai rolar ainda debaixo dessa ponte.

Vinniciu 10/01/2023

A série me trouxe até aqui e continuou sendo uma boa viagem.
O livro tem um início bem LOTR, a vila pacata, o conjunto de amigos viajantes, um grande mal personificado, as qualidades únicas de cada um, meio que uma espécie de time de Raid. As partes de viagem são bem longas, há um determinado momento no meio do livro que fica bem lento, mas alguns momentos são bem empolgantes, e no último quarto do livro a história vai de zero a cem em segundos. O saldo é muito positivo e fica muita curiosidade e vontade de ler para o próximo. Os personagens são bem apresentados, o universo é bem descrito, fica uma leitura bem fácil de imaginar. Apesar de haver um mistério principal a ser resolvido em que eu já sabia a solução pela série, a resolução e os caminhos do livro são bem diferentes e não deixam nada a desejar.

Lis 10/01/2023

Gostei muito da leitura e já estou muito empolgada para ler o segundo livro da saga. Me lembrou muito "O senhor dos anéis", uma leitura um pouco mais lenta por conta de muitos detalhes descritos, no início um pouco entediante, mas assim que vc se familiariza com os personagens passa ser muito agradável e envolvendo. Super recomendo.

Yngrid 01/01/2023

Fantasia de qualidade
Pra quem quer uma fantasia com um mundo fictício bem construído, recomendo a Roda do tempo, o autor usa muito bem a jornada do herói em sua história. Para um 1° livro de uma série ele ótimo, cumpre muito bem o seu papel de introduzir aos leitores sobre esse mundo.

Bruno 31/12/2022

Demorei mas terminei
O maior livro que eu já li, no início pensei "não vai ter história para 800 páginas" mas teve. Eu gostei batente dos personagens e do enredo da historia. Para o ano que vem quero ler o próximo da série!

Wesley Santos 30/12/2022

Uma fantasia muito bem construída
O universo apresentado me cativou logo no início, a ambientação não poupou detalhes sobre como as coisas funcionam em cada cidade ou vila.
A descrição dos diferentes povos e seus costumes e lendas foram um dos pontos que eu mais gostei.
O núcleo dos personagens principais é interessante sempre nos apresentado novos acontecimentos sem deixar ninguém largado durante a história.
Pode se tornar uma leitura pesada por ser um livro de introdução do universo mas ainda sim pretendo continuar a saga.

tiorobin.silva 25/12/2022

Segunda leitura
Li a primeira vez a edição em inglês, ainda era bem jovem. Resolvi uma segunda da leitura, agora na edição traduzida. O livro é muito bom. Não vi a série, mas espero que seja tão boa.

Akiharo 22/12/2022

MUITO BOM!
Um livro extremamente imersivo, faz eu me apaixonar ainda mais pelo mundo que me conquistou ao ver a série. Uma história bem cativante, recheada de detalhes, o que pode ser um ponto maçante para pessoas que gostam de uma leitura mais dinâmica, mas que eu não senti incomodar no ritmo ser mais uma ferramenta que faz você se sentir dentro do ambiente do livro. Adorei o desenvolvimento de cada personagem, eles são muito complexos e cada um tem capacidade de ser o protagonista, apesar da história sempre acabar focando mais no Rand, e tudo bem também porque acho que isso torna a leitura mais coesa de certa forma. Super recomendo!

Zé Roberto 19/12/2022

Difícil descrever a sensação depois de um livro desses. Não foi um favorito, mas está longe de ser ruim. Toda a história é muito bem construída, deixa várias aberturas para os outros livros da série fecharem. São 800 páginas que te contam muita coisa, que de início você não entende, e aos poucos o autor vai fechando aquele ponto na sua cabeça (e abrindo outros é claro kkkk). É um grande prólogo, acredito, pra uma série de 14 volumes. Além disso, Gostei da forma com que os personagens foram desenvolvidos. Cada um teve/tem seu lugar na história e sua importância ressaltada. Por mais que o livro em alguns momentos deixe claro que o principal é aquela pessoa, o foco não vai como um todo para ela. É dividido, e isso torna o olho do mundo uma grande história. Várias foram as referências a Tolkien, mas não de uma forma plagiadora, e sim, como base de inspiração. Como ponto negativo, na minha visão, é o fluxo da história. Ao mesmo tempo que acontece muita coisa, em vários outros momentos não acontece nada e isso prejudica a experiência de leitura. Porém, acredito que seja o começo de grandes coisas, o que foi apresentado nesse livro. No geral, uma experiência mais que positiva.

Caique 17/12/2022

OLHO DO MUNDO
É um livro muito grandioso, que ja de cara te apresenta um mundo que advém de uma guerra (ruptura). No decorrer a gente vai começando a entender como é a politica daquele mundo durante toda a viagem que os principais separados fazem. Robert nesse livro busca ao maximo explorar o mundo nesse livro, o que multas vezes faz com que fique uma leitura muito cansativa, devido a tantos detalhes e descrições, intercalando durante os capitulos os 3 diferentes grupos (RAND, MAT e TOM MERILIN), (EGWENE, PERRI), (NYNAEVE, LAN E MOIRAINE).