O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Yuka 21/05/2023

Não vou negar que é interessante e uma jornada cheia de intrigas, perigos e aventuras. Mas... é tão longa que as vezes fica um pouco cansativo.
De todos os personagens meus preferidos são Lan e Perrin. Lan porque é um Guardião, inteligente, guerreiro e pelo que vi da série, achei o ator maravilhoso para interpretar esse distinto guerreiro. Perrin porque ele passou um tempo com os lobos e acabou que virando um irmão deles, pois pode sentir seus pensamentos além de ter seus olhos mudados para a cor dos olhos deles. Fora que ele ficou perdido com Egwene, quando o grupo se separou, só pelo fato de ter suportado essa chatinha, ele tem todo meu amor hahaha
Mat por um tempo considerei que fosse trair Rand, mas ele estava esquisito por conta de algo que pegou e que Moiraine havia dito que era perigoso ter em mãos. Então ainda é perdoável. Mas Egwene é insuportável de chata. Faz pouco caso de Rand e quando ficou perdida com Perrin, encontraram um povo onde ela ficou de gracinha com um jovem chamado Aram e depois se fez de enciumada quando soube de Elayne hahaha
Nynaeve não quis salvar Tam porque achava que ele não tinha mais salvação e fica se gabando o tempo todo para Moiraine que suas ervas são necessárias mas quando Rand precisou, quem salvou seu pai foi Moiraine. Só senti compaixão de Nynaeve porque a tonta se apaixonou pelo Lan...
A narrativa em si é muito boa, envolvente e te faz sentir como os personagens, só é longa demais... demorei duas semanas para ler 800 páginas... não que seja cansativo de ruim... não tiraria nenhuma palavra da história, mas demora muito para tudo acontecer... porque como eles dizem:  " Há de ser o que a Roda tecer "
Egwene quando descobriu que Rand era o Dragão renascido, por um segundo se afastou dele quando este preocupado com ela, tentou se aproximar. Eu já não a suportava e depois disso, a odiei ainda mais. E não é spoiler dizer que seria o Rand pois desde o início já dava para saber, pois a história começa com ele e Tam, então é inevitável saber que ele seria o protagonista. Seria interessante se no fim não fosse ele...
Claro que minhas teorias não vão valer de nada para os próximos livros, mas eu acharia interessante se Mat se tornasse um Amigo das trevas ficando ao lado do Tenebroso, já que ele demonstrou ser mais ganancioso que os outros, pois ele foi o único que quis entrar na sala do tesouro e pegou a adaga amaldiçoada.
Egwene poderia morrer durante seu treinamento para ser Aes Sedai, pelo menos não distrairia Rand de seu caminho e Perrin viveria com os lobos. Nynaeve não merece ficar com Lan, porque de sabedoria ela não tem nada hahaha
Mas enfim, o caminho ainda é longo para chegar a metade dessa jornada, imagina o que ainda poderá acontecer até o final... especulações nesse caso não funcionam, pois acredito que de todos esses personagens que apareceram e ajudaram o grupo de alguma forma, ainda vão ter papel importante na vida deles.
O lado bom é a escrita ser imersiva, se pegar firme, a leitura flui de um jeito que se perde a noção do tempo. Eu só demorei porque tinha outras coisas para fazer também.
A única coisa que não gostei muito, foi da personalidade da Egwene. Esse tipo de personagem não é das minhas preferidas. E no fim não deu para saber se Moiraine sabia o tempo todo que Rand era o Renascido e o que ele pretendia fazer no final. Porque eu achava que ela queria encontrá-lo para impedir que ele fosse para o caminho do mal. Mas ela o deixou livre para decidir sozinho o que fazer daqui para frente...
Mas eu só vou saber mesmo daqui um tempo, eu dificilmente leio a sequência em seguida, porque mesmo que seja bom, eu me canso dos personagens com facilidade. Ainda mais quando tem um que não suporto hahaha espero que nos próximos Egwene mude um pouco... ou morra hahaha
Apesar de ser um mundo fantasioso, a linguagem não é complicada ou cansativa, como os nomes de cidades ou pessoas. Apesar que no início eu achei um pouco confuso a história da roda do tempo.

Leonardo649 07/05/2023

Confesso que achei a narrativa um pouco arrastada e tive que me esforçar muito para continuar lendo esse livro até mais ou menos a página 350, que foi quando o autor começou pegar ritmo. Gosto de detalhes mais que exagera ou pouco em alguns momento hehe. Pretendo continuar com lendo a saga.

Duda 24/04/2023

Tudo é parte do padrão
Um livro fantástico e um mundo bem diferente doq já li, mesmo ja tendo visto a série, ler esse livro foi uma experiência única e n atrapalhou em nd minha experiência, eu só sabia de uns fatos a mais.

Aqui temos 4 jovens q vão sair de seu vilarejo para salvar quem eles amam e para a aventura de suas vidas. No começo o livro é meio confuso mas rapidamente vc se acostuma com a escrita do Robert e esse mundo mágico q é feito de eras, no final tem um glossário q tbm serve para tirar algumas dúvidas, msm com isso teve algumas ocasiões q fiquei um pouco perdida na história, eu achava q tava acontecendo algo e quando fui ver era outra coisa. Robert é extremamente detalhista, e acho isso algo bom, afinal vc fica ainda mais imerso no livro.

Algo q n curti muito foi o final, achei muito rápido e fácil, simples até. O livro todo nos levou para aqle momento, o olho do mundo, a batalha com o tenebroso e aí o Rand acaba com ele de uma forma tão simples, óbvio q ele perdeu essa batalha e n a guerra, mas quando acabou eu fiquei com a reação de "foi só isso?" E então ele simplesmente vai embora. Nd impactante para um final de livro, oq fez eu adiar um pouco a leitura do segundo.

Descobrimos q tudo é parte do padrão, e realmente Rand tem MUITA sorte ou azar, depende, Mat e Perrin tbm, mas n tanta igual Rand, afinal ele é o dragão. Rand é um jovem teimoso (igual todos os outros) q é apaixonado na Egwine, assim, torço para q Mim esteja certa e eles n fiquem juntos, n shippei esse casal e até fantasiei ele com a filha herdeira da rainha. O ciúmes q eles tem um do outro é bem juvenil. Ele n é um personagem tão fácil, mas dá pra relevar suas atitudes e pensamentos afinal sua vida mudou de cabeça pra baixo e ele tá cercado de coisas de histórias q ele escutava, e mexer com o poder unico msm q pouco esta tendo efeitos nele, tava tendo alguns comportamentos doidinhos, dava pra saber direitinho quando isso acontecia. O Mat eu gostei dele desde o início, ele é brincalhão e fala pelos cotovelos, porém n deu para ver muito dele depois q pegou a adaga, vamos ver como será no próximo livro.

Já Perrin eu adorei a conexão q ele tem com os lobos, eu adorava ler sobre eles e tbm do Elyas, estou ansiosa para ele explorar esse poder. Porém toda a desconfiança e ingratidão com os lobos me dava nos nervos, essa negação dele só por ter medo. E assim são com todos, eles morrem de medo de qualquer coisa, doq podem fazer, de onde estão se metendo e da Moraine sendo q ela só ajudou eles, ela é uma santa por ter tanta paciência, deve ser parte do treinamento de ser uma Aes sedai. Eu adorei a Moraine e quero ver ainda mais dela, acho q vai ter povs dela, afinal o último foi dela.

Uma coisa q n entendi foi de onde surgiu o romance de Lan com a Nynaeve, do nd no final eles estavam fazendo juras de amor e falando em casamento, fiquei igual o Rand, sem entender bulhufas. Isso foi muito mal explicado e planejado. Falando nela, eu n gostei dela, é muito chata e só sabe falar mal da Moraine, fica fazendo 1001 planos de acabar com ela e proteger os amigos, totalmente doida. E por último Egwine, outra chata, como disse n quero ela com o Rand mas acho q seria legal ela com o Perrin, n tenho dúvidas de q irá se tornar uma Aes sedai.

Estou curiosa pra ver onde tudo vai da, afinal são 14 livros. Ah, tenho q fazer uma menção honrosa ao Tom, grande menestral, espero realmente q ele esteja bem, Moraine disse q ele tá vivo, eu gostei dele e fiquei triste quando pensei q tinha morrido, foi um grande amigo e mentor para os meninos. Cd personagem importa, seja para algo grande ou pequeno e a roda se molda conforme a vida dos 3 jovens. Vamos ver para onde vai nos levar agr.

Homero 22/04/2023

Há de ser o que a roda tecer.
O Olho do Mundo é o primeiro de 14 livros da série A Roda do Tempo.

Essa afirmação significa mais coisas fique parece, e se for parar para pensar é um grande Spoiler desse universo. Digo, uma coisa é você ler esse livro o considerando o 1/3 e outra é 1/14.

Robert Jordan deixa claro que ele está apenas pincelando os conceitos, nomes que aparecem e são deixados de lado e que com certeza terão um significado grandioso mais afrente.

É incrível a construção desse mundo, feita com tanto cuidado para não te deixar doido com tanta coisa, é tudo posto com leveza e de forma eu diria que "Amigável"

Os personagens são incríveis, me importo com todos eles e reconheço suas vozes com a leitura de seus ditos.

Um Grande livro.
Math 25/04/2023minha estante
Robert Jordan é um gênio quando se fala em criação de mundo e personagens!! Amo a Roda do Tempo por isso

Math 25/04/2023minha estante
Infelizmente a série de TV não foi uma boa adaptação, mas mudando de assunto, o Rand é meu favorito, mas isso só aconteceu no 4° livro hahaha, tem MUITA coisa para acontecer ainda hahahaha vai na fé, q a cada livro fica cada vez mais grandioso e empolgante

M. Lima 27/04/2023minha estante
Obrigado amigo. Estou devorando o segundo volume. Até o momento Rand é bem "sem sal" ao meu ver. Me apeguei bastante ao Perrin. Creio que os demais personagens serão bem desenvolvidos.

Math 28/04/2023minha estante
O Perrin é um ótimo amigo!!!
A Verin, oq dizer dessa mulher q está semmpree com seu bloquinho de anotações. Amo ela

M. Lima 28/04/2023minha estante
Sim, a Verin é incrível haha não sei o que ocorrerá dela em frente, mas até o momento, ela já chegou com tudo pra mim.

Raphael Santos 13/04/2023

Um já foi, faltam 13...
Estive para começar a ler esta saga por diversas vezes e tenho pena de só ter começado agora! Mas não tento por serem gigantes 14 livros e nem metade publicado! É incrível o mundo criado por Robert Jordan, com um enredo e personagens interessantíssimas! A quem estiver à procura de uma nova leitura, recomendo este primeiro livro da série ?A Roda do Tempo?, pois não se irá se arrepender.
Duda 20/04/2023minha estante
Já tem 8 livros publicados

mayagraciele 12/04/2023

A Surpresa do Ano!!!
A surpresa do ano veio aí. Até um pouco antes da metade do livro, eu ainda tinha minhas dúvidas se iria gostar da história ou não, mas conforme a leitura avançava eu ficando cada vez mais presa nesse universo criado pelo Robert Jordan.
O que me fascinou é que não é um livro cheio de ação, que grande parte do tempo estamos em uma jornada um tanto quanto mundana com os personagens, onde na maior parte do tempo não há muito acontecendo, mas ao mesmo tempo eu me via presa na narrativa querendo saber o que ia acontecer.
Estou ansiosa para continuar a série.

Luan.Barbosa 10/04/2023

A primeira impressão é a que fica e que baita impressão!
"O olho do mundo" tem a árdua tarefa de ser um chamariz e tentar despertar no leitor curiosidade suficiente para que este encare uma série fantástica com 14 livros e posso dizer com tranquilidade que o fez com tranquilidade.

A história se apresenta (ao menos por enquanto) como aquela típica fantasia de Bem contra o Mal, mas apesar disso, o autor consegue nos apresentar os elementos que compõem este mundo de modo orgânico e instigando curiosidade no leitor que se sente ávido a descobrir estes mistérios junto com os personagens que inicialmente são quase tão ignorantes quanto nós.

Ainda não sei se vou encarar a série boa, mas que foi uma ótima primeira impressão, com certeza foi.

Emanuel 07/04/2023

Sem inspiração
Esse livro é como se você fosse fazer um bolo de chocolate, mas alguém trocou o nome de todos os ingredientes e no fim você acabou com um delicioso pudim de carvão.

Ni 22/03/2023

A Roda e o Fio
Uma das coisas que eu mais gostei no livro foram as conveniências. O que geralmente é um ponto negativo em qualquer outro livro de fantasia, nesse foi o ponto chave, porque conversa muito com a narrativa e a proposta do livro, ou seja, existem conveniências, mas elas são justificadas. Um artifício brilhante e safado.
Math 25/04/2023minha estante
Queria eu ser um Ta'veren hahahah

Guilherme.Franca 19/03/2023

Cansativo no começo, porém, muito divertido e boa do meio pro fim... gostei bastante, bora pro próximo livro.

Lanny 18/03/2023

Mitologia difícil
Eu fico, honestamente, embasbacada de como uma pessoa é capaz de criar algo assim como o mundo da Roda do Tempo.

A história que tem aqui é quase a mesma da história da humanidade. Coisa de 3 mil anos atrás ainda influenciando coisas do presente e do futuro.

O único problema que eu acho é a grande quantidade de personagens que a gente se perde e o fato da história ser baseada em religiões asiáticas que (pelo menos eu) temos pouco conhecimento.

Alguns fatos considerados históricos no livro, são ditos como se fossem de conhecimento comum. Não sei se esses fatos são de conhecimento comum pra quem tem conhecimento das religiões asiáticas ou se é feito de forma intencional pelo autor pra dar essa impressão. Mas pra mim, isso torna a história de difícil compreensão.

Achei que o final foi muito bom pra ser verdade. Não deve ser fácil desse jeito que as coisas se resolvem ou a série não teria 14 livros.

Agora é fazer algumas anotações, reassistir a série e próximo ano ler o livro 2.

Fred 07/03/2023

Um mundo espetacular
A sensação ao iniciar a saga da roda do tempo foi semelhante ao iniciar a série do senhor dos anéis, tive o mesmo sentimento apesar da ambientação ser totalmente diferente.
A saga se inicia numa vila de fazendeiros e trabalhadores agrícolas onde nada importante ou digno de fofoca acontece, os camponeses vivem suas vidas de forma monótona e simples. Os eventos que mudam a rotina da vila são geralmente festas e uma delas esta para se iniciar, durante este período chega ao local 2 pessoas estrangeiras e se hospedam na vila. Qual seria o motivo de duas pessoas de fora estarem na vila onde nada acontece, onde receber ?turistas? são raros?
Tudo muda então e acontece invasão de nestas/quimeras, fugas, mortes, perseguição e muita magia.

Um adendo sobre o prólogo, não se atenha a entendê-lo, ele foi feito apenas para ser confuso e talvez vc só entenda o que está ali após ler vários livros da série.

Protagonistas são bem diferentes, apesar do ambiente ser similar e todos estarem submetidos a mesma situação de vida. As mulheres têm papel de liderança sobre a sociedade, visão curiosa para uma série escrita na década de 90.

Mapas são simples, ambientação bem delimitada e de fácil compreensão.

Sistema de magia bem clichê mas sem ser chato baseado nos elementos

O livro não faz jus ao vilão, não tive a sensação de muito perigo ao ler, nem de urgência. Espero que seja melhor trabalhado nos demais livros, tive mais raiva ou medo dos filhos da luz por exemplo e de uma Aes Sedai.

Não ganhou 5 estrelas devido à presença de uma barriga existente, faltou um bom editor para cortar certas páginas pois algumas coisas se repetem na ideia e devido ao final meio xoxo.

Livro recomendado. Leiam!!!

Rubi 06/03/2023

Essa história é muito boa. Muitos detalhes e muitos acontecimentos. Adorei o fato de passar diferentes pontos de vista quando eles estavam separados. Mas fiquei triste pq não tinha um momento feliz durante o livro e confesso que não entendi muito bem o final kkkkk

Arthurcm 04/03/2023

Excelente narrativa, um pouco prolixo
Gostei bastante da história, lembra bastante a coleção de ?O senhor dos anéis? e ?As crônicas de gelo e fogo?. A narrativa do autor é excelente e as descrições bem detalhadas, os personagens são bem construídos e as ligações entre eles muito bem exploradas pelo autor.
A história em si prende não prende tanto a atenção e as vezes parece um pouco prolixa, até chegar ao ápice, quase no fim do livro, onde penso que o autor acelera demais o ritmo pro fechamento desta parte da história e do livro.
Considerando que este é só o primeiro de uma coleção, não vejo como uma coisa ruim, pois há espaço para muito mais desenvolvimento dos personagens e da história nos subsequentes, mas penso que a narrativa se torna um pouco diferente no fim com essa aceleração pra finalizar a história, o que difere do restante do livro, onde todas as ações são mais bem detalhadas e desenvolvidas.
No geral, achei um ótimo livro e já comecei a ler a sequência, para descobrir o desenrolar da história.