O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Heidi Gisele Borges 04/04/2021

O conto "O homem bicentenário" é maravilhoso! Mostra o robô Andrew lutando pelo direito de se tornar mais humano.

Muitas vezes mais do que os próprios humanos. Andrew vive por anos e anos até conseguir seu intento, que é mais profundo do que apenas ser igual às pessoas.

A parte em que o robô é hostilizado por dois homens que desejam fazer uma maldade tão grande é bastante forte e mostra um lado ruim que os robôs entendem.

"Andrew, cada dia que passa você fica mais humano", diz Paul quando o robô pede para que ele minta, já que Andrew não pode fazê-lo-lo.

É muito bom mesmo. Precisei de um tempo para continuar o livro.

Depois vem o conto "Círculo vicioso", sobre a luta pela sobrevivência em Mercúrio. Dois homens tentam resgatar um robô e, ao mesmo tempo, tentam escapar do perigoso calor do planeta.

Laísa 23/04/2024

O livro é uma novela bem curta do autor, e se encontra dentro do universo da Série Robôs. A história é bem leve e tem um ritmo bem constante. De maneira geral é divertido e interessante, mas sinceramente é o livro mais fraco do Asimov. As reflexões sobre liberdade e humanidade, fazendo analogias a escravidão, ainda que sejam de boa intenção, são superficiais e um tanto quanto bobas.

Augusto Bogo 26/01/2021

Um clássico da ficção científica que deve ser lido por todos os amantes desse gênero.
Leitura fácil e que nos trás inúmeras reflexões sobre o que nos torna humanos.

Domenica Mendes 26/12/2020

Um conto muito surpreendente criado por Asimov. Um conto que nos faz refletir sobre escravidão, individualidade, respeito ao outro, liberdade e relações. Quando comecei a ler não esperava gostar tanto, confesso, principalmente porque eu trazia uma bagagem já pronta do filme.
Aí que veio minha surpresa: apesar de ser uma história muito curta, é uma história maravilhosa e extremamente rica. Vale muito a pena ser lido.

Túlio 17/09/2020

Alguns contos maravilhosos outros que não deveriam estar ali. O método de escrita do Asimov com essa grande linha temporal e seus contos passando em diversos pontos dessa linha torna até o mais simples conto dele relevante. Te da a sensação de estar lendo capítulos de uma grande história.

lay 14/08/2020

Grande leitura
Para quem ia com a expectativa de o livro ser semelhante ao filme, de mesmo título, tive uma feliz surpresa em me deparar com contos, novelas e poemas escritos por Isaac Asimov entre os anos de 1974 e 75.

O livro é composto por 12 contos diferentes que mesmo que possam fluir de maneira independente, se conectam de certa maneira.

Foi o meu primeiro contato com uma obra de Asimov e nunca estive tão empolada em conhecer outros de sua centena de histórias publicadas.

Victor Daniel 26/05/2020

Genialmente criativo
Uma coleção de contos que vão além da robótica e mostra como Asimov foi inventivo em suas criações

David 19/02/2020

Para quem assistiu ao filme, há diferenças e vale a leitura. Ao que entendo de sci-fi, reflexões interessantes e descrições que muitas vezes beiram profecias fazem desse nicho de maneira muito interessante. Neste livro não é diferente, em meio a robôs, humanos sendo humanos e bem retratados em suas diversas facetas.

Kallyssa 29/08/2016

super recomendo!
muito bom mesmo!

Rounin 08/03/2016

Uma história bem contada
Asimov escreveu este livro para comemorar o bicentenário da independência dos Estados Unidos. Só que muito diferente de uma apologia patriótica, ele criou um bom romance de ficção científica em que um robô é adotado por uma família e fica com ela por gerações. O robô Andrew passa por um processo de humanização, apoiado pelo chefe da família, e ganha seu próprio dinheiro, além de liberdade, direitos civis e, por fim, órgãos artificiais até um ponto em que fica impossível dizer se ele é humano ou máquina. Uma história envolvente e com um romance muito bem criado.

Eduardo Spohr 09/01/2016

Conto fantástico
"O Homem Bicentenário" é sem dúvida um dos contos (ou seria uma noveleta?) mais emocionantes de Asimov. Nota 4 porque o LIVRO inclui outros contos (são 12 no total, sendo "O Homem" apenas um deles) e nem todos são absolutamente incríveis.

SG1 07/07/2014

Livro de contos e outros trabalhos de Isaac Asimov
As três leis da robótica:
1. Um robô não deve fazer mal a um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra qualquer mal;
2. Um robô deve obedecer a qualquer ordem dada por um ser humano, desde que essa ordem não interfira com a execução da Primeira Lei;
3. Um robô deve proteger a sua existência, desde que esta proteção não interfira com a Primeira e Segunda Leis.

Surpreendi-me ao iniciar a leitura do livro "O homem bicentenário", edição de 1974, pois percebi que se tratava, na verdade, de um livro que continha várias histórias de Issac Asimov (12, para ser mais exata), e não somente aquela dita no título.

Não sei porque, mas nesta edição (não sei como foi feita as outras) não foi especificado o título como "O homem bicentenário e outras histórias", como foi feito no título original (The bicentennial man and other stories).

O primeiro trabalho do autor neste livro foi um poema bem curto. Tal falava sobre o próprio Issac Asimov, o qual contou a história do surgimento do poema apresentado.

O segundo trabalho, trata-se de um conto, intitulado "Intuição Feminina". Fantástico, principalmente com relação ao final. Isaac fala que tal história surgiu por causa da sugestão de uma grande amiga sua, para qual, inclusive, foi dedicado o livro.

Neste conto eu amei a personagem Susan Calvin, que, no início da história foi descrita como insuportável, porém no fim dela, o leitor percebe que ela é insuportável aos homens, pois é feminista. O jeito como se vinga dos cientistas que criaram uma robô mulher e chamaram sua inteligência de "intuição feminina" foi a mais magnífica vingança da qual já ouvi falar.

O terceiro conto, intitulado "O estrondo da água", conta a história de um cara chamado "Stephen Demerest", que mora na Lua (em Luna City), porém, como é engenheiro de segurança, viaja até a unidade da "Profundeza do Oceano" (que realmente fica na profundeza do oceano) para entender melhor como funcionam os sistemas de segurança super eficazes que existem por lá. Bom, pelo menos é essa a desculpa que Demerest utiliza para poder adentar no sistema deles, com segundas intenções, claro.

Na quarta história, sob título "Para que vos ocupeis dele", narra o dilema de Keith Harriman, diretor de pesquisas da United States Robots and Machanical Men Inc., que pretende aumentar o número de robôs na terra. Para isso, Harriman necessitava criar um modo para fazer com que esses robôs soubessem como lidar com os prováveis conflitos existentes na prática das três leis da robótica. Para isso, ele decide implantar o discernimento aos robôs, sem saber ao certo, contudo, o que poderia fazer para que isso acontecesse.

[...] [...] [...]

Bom, por enquanto ainda estou lendo, mas conforme vou devorando o livro eu atualizo esta resenha! ^^

dudu28 10/09/2012

uma grande historia escrita por um grande mestre.

Sybylla 08/08/2012

Leitura obrigatória
Uma pena que o filme ganhou um romance entre o robô e a humana, pois no livro ele conta sua jornada solitária para ser reconhecido como um ser humano após sucessivas trocas de peças por tecnologia de bioengenharia. Os humanos abusam da proteção das três leis ao fazê-lo passar por humilhações constantes que são bem descritas por Asimov. Um bom livro para mostrar os resultados do preconceito e por ser pequeno pode ser usado em sala de aula para diversas abordagens.

Rod 18/09/2010

Um livro bom para quem gosta de Ficção Cientifica envolvendo robôs. Ao contrario do titulo, o livro apresenta varias estórias curtas e não apenas "O homem bicentenário". Recomendo ler que gosta do gênero.