O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Stella144 29/01/2024

29.01.2024
O filme se assemelha muito ao livro, e não há como não amar os dois.
É muito instigante acompanhar todo o processo do Andrew até o momento em que ele, de fato, se torna o Homem Bicentenário.

Foi uma leitura super rápida e muito prazerosa.

Recomendo muitíssimo ??

Maria 30/01/2024

Pode um robô ser um homem?
Asimov acertou muito escrevendo sobre o andrew, ele lutou tanto pela própria liberdade que ao fim do livro eu nem conseguia enxergar mais ele como um robô.

certos momentos de interações do andrew com a família martin me fizeram pensar: "o que nos torna humanos? o que é liberdade para nós?"

leiam essa obra prima!

nat 30/01/2024

?apenas aquele que deseja a liberdade pode ser livre?
Meu primeiro contato com Isaac Asimov e, como uma grande amante de ficção científica, eu sabia que esse autor seria perfeito para uma boa leitura. Andrew me faz questionar e refletir sobre o que nos torna humanos e o que seria necessário para declarássemos outra criatura como humana. Aparência? Inteligência? Criatividade? Órgãos funcionais? Mortalidade? Enfim, as reflexões foram muitas, e eu amei conhecer Andrew e os outros personagens do livro. Simplesmente fenomenal. Leitura curta, fluida e com linguagem simples. É, inclusive, uma ótima leitura para quem está iniciando no mundo da ficção científica!

rPalmaa 02/02/2024

O Homem Bicentenário, Isaac Asimov
A minha primeira leitura de 2024 foi uma das obras mais famosas de ficção científica na história da humanidade, O Homem Bicentenário de Isaac Asimov.

A forma com que Asimov escreve é extremamente fluida e por conta disso (e também por conta do tamanho do livro) O Homem Bicentenário é uma leitura rápida.
Apesar de ser um livro que me entreteve eu não diria que é um dos melhores livros que já li.

A história é boa sim mas não algo que impressiona, muito provavelmente por estarmos vivendo na contemporaniedade, época na qual a ficção científica é muito comum, mas na época em que o livro foi escrito imagino que foi extremamente revolucionário.
Apesar de tudo, o escritor faz os leitores refletirem em uma pergunta que, apesar de parecer ter uma resposta óbvia, não tem. "O que é ser um humano?".

Ligiamx 03/02/2024

Para ser reconhecido por quem e pelo que eu sou!
Eu já era fã do Isaac Asimov desde criança sem nem saber, um dos meus filmes favoritos com certeza é o homem bicentenário de 1999 com Robin Williams. Na época nem fazia ideia de que o filme era baseado no livro de mesmo nome de um dos maiores autores de ficção científica. Já adulta fui saber disso. Tinha que ler esse livro. A leitura é bem rápida já que tem um pouco mais de 100 páginas.
A história é um pouco diferente do filme também, ainda que os principais temas abordados estejam lá, como: a jornada do robô Andrew em se tornar ser humano, o relacionamento dele com a família Martin, e os questionamentos sobre o que é ser realmente um ser humano. O ser humano, mais do que composição orgânica, também são pensamentos e sentimentos. Tanto a história do livro e do filme são emocionantes. Recomendo os dois.

"Eu prefiro morrer como homem do que a viver a eternidade como uma máquina" - Andrew Martin.

Tayanne0 04/02/2024

Amei a escrita e a proposta do livro, me apaguei tanto pelo personagem que chorei no final, é um livro rápido de ler e consegui li em dois dias.. recomendo.

yasmine 04/02/2024

Primeiro contato com o autor e posso dizer que já me fisgou. Que história comovente e forte. Em poucas páginas desenvolveu um personagem incrível. Com certeza lerei mais livros desse autor.

Ramixin 05/02/2024

O homem bissex? centenário
O livro é definitivamente um livro sabe tipo não sei o que falar, é bom bem triste mas só isso mesmo

Claudia.Michelin 06/02/2024

Asimov
O homem bicentenário é um conto maravilhoso! Muitos pontos de reflexão que proporciona uma boa discussão em grupo e uma discussão com nós mesmos. Recomendo muito a leitura.

Thiago662 10/02/2024

O robô que queria se tornar humano! Uma das estórias mais bonitas que já li. Impossível não se lembrar do filme e da atuação de Robin Williams, como Andrew Martin, embora a novela seja ainda melhor. Lindo o amor, respeito e ajuda da família Martin em relação a Andrew, por gerações! Foi a parte que mais gostei!

Sheila 12/02/2024

Maravilhoso
"Homem! Ele era um homem! Ele queria que esse fosse o seu último pensamento. Queria desvanecer? morrer? com isso."

Ficção científica com questões filosóficas que fazem o leitor refletir. O que é ser humano?

Weslley 12/02/2024

A busca pela "humanidade"
Uma leitura bem rápida e bem legal. Vemos a busca de um robô, primeiro, pela sua liberdade e depois para se tornar um homem.

É bem interessante a forma como Asimov escreve nesse livro, como trata as emoções e constrói um novo "ser humano".

Há também o preconceito, como os humanos lidam, ou melhor, não lidam com isso. E os sacrifícios que um imortal faz para simplesmente ser reconhecido como um de "nós".

Jessgasp 13/02/2024

O que é humanidade?
Essa novela do Isaac Asimov trás muitos em questionamentos sobre o que realmente nos torna humanos. Andrew, o protagonista da história, nos comove com sua busca por humanidade e igualdade. O livro levanta muitas questões filosóficas. Amei a leitura!

Alesaldvr 17/02/2024

O homem bicentenário...
Um robô, chamado Andrew, é adquirido por uma família, mas ele parece ser diferente dos robôs comuns, pois tem criatividade, tem iniciativa e deseja melhorar a si próprio e ser reconhecido como um ser humano. Tudo que Andrew sempre desejou foi se tornar humano, e isso não foi possível por mais que ele tenha mudado todo a sua estrutura, células e até mesmo o cérebro. Andrew, o protagonista de ?O Homem Bicentenário?, é um robô que busca incessantemente a humanidade. Na minha percepção, essa busca reflete a necessidade humana de buscar significado e propósito na vida.