O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Lucas1894 14/04/2024

Simples,porém, não simplório.
Nesta história, acompanhamos o robô Andrew e suas descobertas do mundo através da família com a qual ele foi crescido, uma sociedade na qual robôs são basicamente escravos dos seres humanos.
Nesse conto, Asimov cria esse personagem como o sendo aquele que seria diferente de todos os outros e não dar uma explicação exata do por que disso(achei uma boa decisão, pois o foco da história é justamente o quanto robô Andrew vai vivendo e vivendo e vendo todos aqueles que já criou algum afeto morrerem, ele vai pegando coisas boas de cada um e adquirindo para si.
De uma forma um tanto quanto inusitada, aos poucos Andrew vai sendo instigado sobre liberdade, vida, morte, isso acaba fazendo a humanidade questionar a capacidade dos robôs como um todo(visto que Andrew não é só mais um que aceita as ordens e).
Interessante as temáticas que asimov trata nesta história, mesmo que de forma superficial, sempre deixa o leitor pensativo.

Uma das leituras mais dinâmicas do autor sem dúvidas. Asimov não decepciona!

Hannah 16/04/2024

O que torna um robô, um robô?
Andrew é um robô que serve a família Martin durante gerações. Ao contrário dos seus iguais, ele questiona seus objetivos e aspirações.
Até porque, o que faz dele menos humano: A liberdade? A aparência? A obediência às 3 leis dos robôs? A imortalidade? Ou a humanidade?

?? Um dos contos mais famosos da metasserie dos Robôs, vencedor do prêmio Hugo. Interessante que neste conto, ele não trata a relação dos humanos com os robôs, e sim a relação de um robô consigo mesmo e enxergando seu papel no mundo e na vida.

Laísa 23/04/2024

O livro é uma novela bem curta do autor, e se encontra dentro do universo da Série Robôs. A história é bem leve e tem um ritmo bem constante. De maneira geral é divertido e interessante, mas sinceramente é o livro mais fraco do Asimov. As reflexões sobre liberdade e humanidade, fazendo analogias a escravidão, ainda que sejam de boa intenção, são superficiais e um tanto quanto bobas.

Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.

gfb_04 03/05/2024

A leitura flui maravilhosamente. Curto e direto, mostrando que é sim possivel contruir uma historia completa com poucas páginas.

Marcela262 05/05/2024

Pensa num livro facil, leve e gostoso de ler? É esse que história linda, relexiva e fluida. Amei a experiência.

João Lucas 06/05/2024

Maravilhoso
Livro fácil e rápido para ler. Narrativa cativante e rápida.
Devorei o livro em uma tarde. Linda história e interessante
???