O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov




Resenhas - O Homem Bicentenário


124 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Rachel 15/07/2020

Liberdade, conservadorismo, hostilidade, luta, sacrifício.. Mais um Asimov para a lista, recomendo!
comentários(0)comente



Joao.Marcelo 21/07/2020

Trata-se na realidade de um excelente conto!
"A influência que você exerceu na história dos robôs", prosseguiu Paul, "é espantosa, Andrew. Foi o teu talento artístico que encorajou a U.S. Robots a fabricar autômatos mais exatos e especializados; foi a tua liberdade que provocou a determinação do princípio dos direitos robóticos; foi a tua insistência em ter um corpo androide que levou a U.S. Robots a optar pela separação entre o cérebro e o corpo."
CONTINUA
comentários(0)comente



Jonathas dos Santos Benvindo 02/02/2022

Versão antiga mas mais em conta que encontrei para ler esse clássico de Assimov após ter me apaixonado pelo filme. Leitura tranquila para uma manhã amena, e para variar o assunto das leituras um pouco.
comentários(0)comente



Túlio 17/09/2020

Alguns contos maravilhosos outros que não deveriam estar ali. O método de escrita do Asimov com essa grande linha temporal e seus contos passando em diversos pontos dessa linha torna até o mais simples conto dele relevante. Te da a sensação de estar lendo capítulos de uma grande história.
comentários(0)comente



Domenica Mendes 26/12/2020

Um conto muito surpreendente criado por Asimov. Um conto que nos faz refletir sobre escravidão, individualidade, respeito ao outro, liberdade e relações. Quando comecei a ler não esperava gostar tanto, confesso, principalmente porque eu trazia uma bagagem já pronta do filme.
Aí que veio minha surpresa: apesar de ser uma história muito curta, é uma história maravilhosa e extremamente rica. Vale muito a pena ser lido.
comentários(0)comente



Augusto Bogo 26/01/2021

Um clássico da ficção científica que deve ser lido por todos os amantes desse gênero.
Leitura fácil e que nos trás inúmeras reflexões sobre o que nos torna humanos.
comentários(0)comente



Anderson.Rios 29/01/2021

Em busca das peças para ser humano
Nessa obra temos 12 contos reunidos do autor, e o famoso conto o Homem Bicentenario que inspirou o filme com Robbie Willians, conto que traz algumas diferenças do filme. Um robô que possui as características humanas, como criatividade e sensibilidade, o que o leva a busca por se tornar humano, perpassando por gerações e evoluções na área da robótica. Os contos são incríveis, antes da cada um temos as palavras do autor sobre as Inspirações e o processo de criação. As reflexões e visões distopicas são extremamente marcantes e "possíveis", além dos paradigmas humanos e o dom narrativo do autor, que faz todos seus escritos serem bons.
comentários(0)comente



Heidi Gisele Borges 04/04/2021

O conto "O homem bicentenário" é maravilhoso! Mostra o robô Andrew lutando pelo direito de se tornar mais humano.

Muitas vezes mais do que os próprios humanos. Andrew vive por anos e anos até conseguir seu intento, que é mais profundo do que apenas ser igual às pessoas.

A parte em que o robô é hostilizado por dois homens que desejam fazer uma maldade tão grande é bastante forte e mostra um lado ruim que os robôs entendem.

"Andrew, cada dia que passa você fica mais humano", diz Paul quando o robô pede para que ele minta, já que Andrew não pode fazê-lo-lo.

É muito bom mesmo. Precisei de um tempo para continuar o livro.

Depois vem o conto "Círculo vicioso", sobre a luta pela sobrevivência em Mercúrio. Dois homens tentam resgatar um robô e, ao mesmo tempo, tentam escapar do perigoso calor do planeta.
comentários(0)comente



Tama 14/05/2021

É um livro de contos
Pelo título, achei que era uma obra só. Ainda mais depois de assistir ao filme, tão rico em narrativa.
Foi uma surpresa descobrir que é uma coletânea de contos, dos quais um deles lhe empresta o título.
Mas o importante é que ninguém escreve sobre robótica como Asimov.
comentários(0)comente



Fernanda1156 27/07/2021

Pode um robô ser um homem?
Como uma boa aquariana sou muito ligada em tecnologia e adoro ler a respeito, já tinha visto o filme e com certeza já tinha me emocionado muito com a história e já tem um tempo que o livro estava na minha lista de leitura. Resolvi ler e não me arrependi é uma leitura fluida, gostosa, rápida, por mais que fala sobre robótica, arte, biologia, psicologia dentre outros assuntos bem específicos isso em momento algum atrapalha a leitura e sua suavidade. A história central é a respeito de um robô que busca, independente de qualquer coisa, se tornar humano. Ela tem que lutar contra tudo e contra todos porque:

"A humanidade pode tolerar um robô imortal, porque pouco importa quanto tempo a máquina dure, mas não pode tolerar um homem imortal, uma vez que a própria mortalidade só é sustentável na medida em que for geral."

Pode um robô ser um homem? É dessa premissa que Asimov parte ao contar a saga de Andrew Martin, mais um entre milhões de robôs fabricados pela U.S. Robots. Ele pertencia à família dos Martin e era muito bem tratado por todos. Um dia, ao tentar agradar Mandy, a caçula da família, ele produz uma obra de arte sem imitar nada que ele havia visto antes. O pai de Mandy pensa: pode um robô ter inspiração, criatividade? Ao consultar os técnicos da U.S. Robots, ele descobre que Andrew veio com um defeito de fábrica ao procurar simular o comportamento do homem. A partir dessa descoberta, o que veremos será a saga de um robô tentando provar que ele pode ser um homem.

No decorrer da história ele estuda muito, principalmente a condição humana e aprende a lidar com os humanos para que sua condição de robô não seja perceptível e para que sua luta para ser reconhecido como homem possa ser atendida e Andrew Martin faz isso tudo sem ferir as 3 leis da robótica.

"A palavra 'liberdade' perde todo sentido quando aplicada a um autômato. Só os seres humanos podem ser livres."

"ninguém tem o direito de recusar liberdade a qualquer criatura de inteligência suficientemente desenvolvida a ponto de compreender o conceito e desejar essa condição".

Instagram: @viajeira.literaria
comentários(0)comente



DessaJ.C. 13/08/2021

Gostei
Ficção cientifica não é la muito minha praia mas devo dizer que, mesmo lendo por conta do filme (que acho lindo), não achei que fosse gostar tanto do livro mas me surpreendi e acabei gostando ainda mais!
comentários(0)comente



Marcelo 12/09/2021

O livro é obrigatório para todo amante de ficção científica - e para todo bom nerd. Se trata de uma coleção de ótimos contos de sci-fi, em sua maioria, envolvendo robôs. Um dos contos dá nome ao livro e inspirou o, também ótimo, filme O Homem Bicentenário. São ótimas histórias e vale cada minuto.
comentários(0)comente



Rodrigo Digão 18/09/2021

Uma surpresa gostosa, não sabia, me joguei no livro em busca da História que leva o título do mesmo, quando me deparei com 12 contos/novelas, um seleção escolhida pelo próprio autor.

Dentre as 12, temos algumas ótimas e outras nem tanto, porém a cereja do bolo, com certeza é a do Homem Bicentenário, muito mais profunda do q o filme, lhe faz pensar, refletir.

Estou muito feliz que calhou de minha quinquagésima leitura do ano ser a do mestre Isaac.

Só me despertou ainda mais a vontade de explorar mais obras desse grande autor.

Vale muitoooo a leitura.
comentários(0)comente



Thiago Ribeiro 19/12/2021

Favorito
Reler depois de tanto tempo me fez perceber por que comecei a gostar de ficção científica...

A narrativa da jornada de Andrew é tão bem escrita e humanizada que não tem como não pararmos para pensar...

Isaac Asimov sabe por esse tom humano na tecnologia como ninguém, um dos meus contos favoritos e se você assistiu apenas o filme... Você está perdendo uma estória muito mais profunda e poética sobre o significado da vida e do auto aperfeiçoamento.
comentários(0)comente



Bruno Alves 24/11/2009

Estruturando o caráter
Um filme que considerei ótimo só poderia ter sido baseado em um grande livro, apesar de a historia do livro Ser bem melhor e bem mais complexa do que a abordada no filme (que na verdade se apega a apenas alguns capítulos do livro) o livro se torna um pouco cansativo e repetitivo ao passar de alguns capítulos, apesar disso foi um livro que marcou minha vida por ter uma abordagem clara, objetiva e dinâmica que faz com que não tenhamos vontade de abandonar a leitura e que repensemos o nosso modo de ver o próximo.
comentários(0)comente



124 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR