Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Jayme 14/03/2013

É um livro que trata de vários temas referentes a questões morais. Trata também questões sentimentais e principalmente fala sobre as injustiças sociais.

Os Miseráveis tem altos e baixos, mas conta a história através de anos de personagens da França do século XIX. O livro gira em torno de Jean Valjean, um homem preso por 19 anos por roubar um pão para salvar a vida de seu sobrinho, que é colocado em liberdade condicional, mas continua sendo perseguido pelo Capitão Javert através dos anos e mostrando eventos como os motins de 1832 e se envolvendo com uma série de outros personagens ao longo desse período. Uma jornada de sofrimento, amor, idealismo e redenção.

Dei uma resumida no enredo, o que é quase um sacrilégio com a obra de Hugo, mas necessário.

Um dos livros mais densos que já tive a oportunidade de ler.
J@n 16/04/2013minha estante
Este livro é maravilhoso!

Arsenio Meira 24/01/2014minha estante
Eu fico com uma fissura pra reler... O problema é os que já estão na estante. Bom resumo, Jayme. É, sem dúvida, "Uma jornada de sofrimento, amor, idealismo e redenção.", como vc bem frisou.

Valéria Cristina 22/04/2020

Monumental
O que ler após Os Miseráveis? Difícil decidir. Esse monumento literário toca a alma. É livro para ser revisto de quando em quando. É romance, é histórico, é espiritual... É uma ode ao homem, à justiça, à alma e ao espírito. A humanidade deve reverências eternas ao autor.

Cristiane 17/06/2022

Os miseráveis
Através da história de Jean Valjean o leitor conhecerá a história dos pobres de Paris. Victor Hugo é um gênio.

Ana P. 28/07/2021

?Morrer não é nada; horrível é não viver?
Os Miseráveis te leva em uma grande jornada. É difícil, lenta, mas muito brilhante.

Victor Hugo aprecia todos os detalhes e consegue encaixar todos os acontecimentos em seus respectivos lugares. Ele te faz conhecer os personagens de uma forma tão profunda que a gente vive com todos eles ao decorrer das 1500 páginas.

Além disso, brinca com a gente. Joga um acontecimento interessante e pausa a história inserindo algum contexto, seja ele histórico ou não, podendo durar entre 5 e 40 páginas. Testa a paciência do leitor, mas deixa tudo muito mais real e intenso.

Isso que vou dizer não é balela, parece que o autor está sentado em uma cadeira na minha frente contando a história de Jean Valjean e de todos os outros miseráveis como se eu fosse um amigo próximo seu. Deixando bem claro, isso me encantou demais.

Não existem palavras para descrever o que foi tudo isso. Me surpreendi, me emocionei, me apeguei, chorei, gargalhei, enfim. Senti um misto de coisas que não cabe em uma resenha.

Mesmo que não exista apenas um personagem principal, no meu coração tem o mais especial de todos. Jean Valjean é simplesmente tudo, humano do começo ao fim.

Esse livro, afinal de contas, é tudo.
Helena 28/07/2021minha estante
Já viu o musical?? É incrível!!

Ana P. 28/07/2021minha estante
estava esperando terminar o livro, assistirei ainda essa semana!!!

Helena 28/07/2021minha estante
uhull, espero que gostee

Geraldo.Junior 15/03/2024minha estante
As resenhas que ando lendo para me encorajar a ler esse gigante são lindas, essa aqui em especial! Vai ser uma aventura, mal posso esperar para começar. ?

Raphaella.Saintclair 02/04/2021

Que livro emocionante e bonito
Eu gostei tanto da escrita do Victor Hugo ,é bonita e poética.
Eu Gostei muito dos Miseráveis,é um livro muito bonito,e tem um fundo histórico muito bem escrito,terminei o livro chorando,e fiquei um tempo pensando nele.

Mah Mac Dowell 18/12/2022

Finalmente resolvi enfrentar esse calhamação! Haha apesar do tamanho do livro, a leitura é bem fluida!

Achei interessante a narrativa ser feita em forma como se alguém estivesse contando a história, falando com o leitor e fazendo observações a todo momento.

Adorei que o livro fala bastante da história da França, de Luís XVII, da Revolução Francesa e Napoleão, por exemplo. Eu acho bem interessante.

Faz muito sentido o nome do livro porque ele fala da parte miserável da sociedade e conta histórias de personagens miseráveis mesmo, vivendo em situações extremas, cada um com suas dificuldades. O difícil é que apesar de a história se passar no início dos anos de 1800, o livro retrata situações não muito distantes da nossa sociedade atual.

Eu amei a relação de pai e filha construída ao longo do livro. É bem tocante e emocionante. E foi muito legal o livro todo gerar ao forno disso. Aliás, o livro todo é.

Eu gostei bastante dos personagens. Me apaguei muito a eles.

E eu amei o final. Foi bem emocionante.

Que clássico! Indico super que as pessoas tomem coragem e encarem esse super calhamaço porque vale muito a pena.

laris 30/05/2022

1.511 páginas e depois de passar cinco meses lendo esse livro segue o que tenho a dizer:
puts... complicado demais man ser pobre.

Dem 02/06/2021

Bom livro.
A história é boa mas, tem muita enrolação! Em todo momento a sequência da história é interrompida pra falar de algo que não havia necessidade de falar. Por isso que o livro é grande! Gostei mais do final do que do restante do livro. Vale a pena ler se você quiser enfrentar todas essas pausas na história, e tiver tempo sobrando!
O livro é longo e tem milhões de partes chatas. Por isso queria terminar logo! Não li com tanto prazer que nem os outros livros, foi uma leitura daquelas: "já que comprei, tenho que ler!". A todo momento pensava em desistir do livro. Não achei aquilo tudo que falaram em vídeos, textos pela internet, que o livro era perfeito, melhor livro do mundo e tal...
É um livro bom e ponto final. (Minha opinião).
Su 17/06/2021minha estante
Ainda bem que não passei por essa experiência não tão agradável sozinha. Obrigada por me acompanhar e carregar comigo o fardo que foi essa leitura. ????

Rinaldo 30/08/2021

Os Miseráveis de Victor Hugo.
Uma história única...Jean Valjean, o herói não reconhecido, O Miserável que busca a redenção se esta é possível...luta, fuga, redenção...tudo isso define Os Miseráveis.

Day! 26/03/2021

Sem palavras
Eu juro, que pensei em dar 4 estrelas nesse livro, só pq tem algumas partes chatas e arrastadas, mas qndo o livro acaba e vc vê que tudo precisava ser como foi, todas as partes chatas precisavam existir ... Não tem como não dar 5 estrelas.

Larissa 11/07/2020

Uma incrível jornada
Me parece que esse é sentimento mais forte que tenho em relação a esse livro: de que acabei de passar por uma longa jornada. É essencialmente isso que esse livro é, acompanhamos a incrível jornada pela qual passa Jean Valjean, e como tudo se desenrola na vida dele, e não pude sentir menos que contentamento e admiração ao finalizar essa leitura.
Quando comecei confesso que não esperava algo assim, na verdade não sei bem o que esperava, mas certamente, Victor Hugo conseguiu me surpreender de todas as formas, mesmo quando eu achava que estava prevendo os acontecimentos, era apenas ele me entregando de bandeja, e devo dizer, intencionalmente, o que estava prestes a acontecer.
Acredito que só tenha uma queixa, que a principio me deixava inquieta, mas a partir do momento que eu entendi o que ele estava fazendo, consegui superar melhor essas partes. Quando ele dispensa paginas e paginas para acontecimentos ou descrições que aparentemente, nada tinham a ver com a historia, minha mente imediatamente pensava "Que desnecessário!", mas logo em seguida eu compreendia os motivos que ele teve, e conseguia assimilar melhor, isso se estende por todo o livro, mas ele certamente nos dá tempo para nos acostumarmos.
Alem disso, devo dizer que foi um especial desafio pra mim, uma vez que não sou uma pessoa que se da bem com muitas e longas descrições, e nossa ele faz muito isso, mas o respeito muito, pois o trabalho de ambientação, tanto em Paris, como em qualquer outra cidade é esplendido, ele o faz muito bem, e mostra todo o seu terno amor em relação a essa cidade.
Ainda acredito ser necessário comentar a forma que ele trás um olhar para as questões politicas da França naquele período, é claro que um conhecimento prévio sobre a historia Francesa é de grande valia, mas acredito que ele faz um ótimo trabalho em informar mesmo os desavisados. (Embora, devo dizer, me parece que ele tem como publico alvo as pessoas daquela época e não está tão interessado em explicar as situações para quem está de fora, de modo que as vezes pode parecer um pouco confuso). O olhar mais pessoal e mais detalhado que ele lança sobre algumas questões históricas é de grande valia e muito interessante.
No mais acredito que o enredo é incrível, os personagens são muito bem apresentados, desenvolvidos, e finalizados. A história se conecta de forma tão natural, acontecimentos ligados a outros que nem imaginamos, e eu acho isso muito bom! Achei o livro esplendido e recomendo à todos, basta criar coragem e encarar as 1500 paginas, mas asseguro, é uma experiencia extremamente recompensadora!

Vanessa 10/10/2021

A primeira vez que li esse livro foi no ensino médio, como leitura obrigatória, porém, a história me envolveu de uma forma tão intensa que até hoje considero um das minhas leituras favoritas de literatura.

Victor Hugo descreve com profunda sensibilidade a realidade dos parisienses do século XIX, que tiveram que enfrentar imenso horror devido às guerras. Seja a fome, doença, pobreza extrema ou até a morte.

O romance nos faz refletir sobre o bem o mal, a diferença avassaladora que divide a aristocracia e a classe baixa, a vida miserável que leva uma pessoa a se humilhar para conseguir o alimento do dia.

Todos os personagens possuem histórias comoventes que me tiraram da minha zona de conforto e que, por mais que seja segunda vez que leio, mexeram muito com a minha percepção da realidade.

Considero uma leitura obrigatória para a vida, seja a versão original ou a integral, de qualquer pessoa.

CPF1964 23/06/2021minha estante
Melhor livro que já li até hoje.

Gabriel.Gaspar 27/05/2021

Era pra eu ter finalizado semana passada, mas acabei ficando gripado, então fiquei sem ânimo pra ler. Mas enfim, que livro maravilhoso!! Sendo bem sincero, achei ele muito pequeno, pela história que é. E sobre o final, emocionante é apelido.