Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

bia_vaz 10/05/2023

Alma, sangue e lágrimas.
Eis ai o meu livro favorito. Essa história tem alma, sangue, lagrimas, toda a essência cruel e monstruosa da humanidade. Consigo ainda ver os olhares pútridos pelo qual as personagens eram vitimas. Se é possível ter uma história mais barbara que toque o leitor da mesma forma que esse, eu desconheço. Leiam, façam este favor a vocês mesmos, e se apaixonem como eu me apaixonei.
Douglas P Da Silva 10/05/2023minha estante
Fato lindo demais ??

Jesi 10/03/2020

Os Miseráveis
Tem muitas passagens cansativas, mas é um livro muito bom, o final para mim foi muito triste.

Nati 17/02/2022

Difĩcil traduzir em uma resenha tão simples o quão grandiosa é a obra de Victor Hugo. Li em outras resenhas a emoção e a tristeza de outros leitores, mas a impressão que tive foi de um peso e angústia por tudo o que foi - e como foi - exposto.
Esse não é um romance comum com um casal que precisa transpor um ou outro obstáculo. É muito mais que isso. É um retrato de todas as penúrias, a pobreza, a criminalidade, os meninos abandonados, os esgotos, os salões, Waterloo. Nada escapa do olhar de Hugo. Muito diferente da França romântica, clichê, idealizada. É a realidade do flagelo do século XIX.
Agora um porém: Marius e Cosette ficam em segundo plano para mim. Há tantos personagens complexos, multifacetados, com dilemas e questões tão profundas que até ofuscam o romance dos dois, o que sinceramente, não achei ruim e nem me importei muito.
Existem alguns trechos áridos, como em qualquer romance longo. O ideal é ter uma boa tradução como notas e textos de apoio. Aparece uma infinidade de lugares, pessoas, situações e citações de outras livros dos mais diversos autores. Por mais trabalhoso que seja, são partes importantes que no decorrer da história vão fazer sentido e oferecem uma visão mais completa do livro.
É um livro para se ler sem pressa. Demore o tempo que for preciso, seja paciente. Realmente é longo, por vezes cansativo, mas todo o esforço valerá a pena.

Italo 01/09/2022

Monumental
Eu não vou me atrever a escrever uma resenha detalhada sobre esse livro, mas o que eu consigo dizer é: não tenham medo dele, sei que é longo, as vezes parece uma leitura difícil, muitos nomes em francês, mas no final vale a pena. É uma história grandiosa.
Elle 01/09/2022minha estante
Melhor leitura pra vida

Lari 03/09/2021

Incrível
Eu ainda não sei o que sentir depois dessa leitura, a história é incrível, a escrita é incrível e o final "acabou" comigo.

O melhor livro que já li, foram dois meses na companhia de personagens incríveis, esse livro é uma verdadeira obra de arte.

Amanda 25/03/2021

Entre Fantines, Cosettes, Jeans
É um livro adaptado, paradidático. Fiz a leitura com os meus alunos e foi possível fazer várias reflexões sobre as injustiças do mundo da época e que, infelizmente, permanecem hoje. É uma história que nos traz para a realidade e nos afasta um pouco das bolhas que vivemos. Um livro necessário para nos tornarmos mais humanos. A literatura mais uma vez cumprindo com o seu papel social. E me resta agora ler a versão original.
Rahrt 25/03/2021minha estante
Eu fiquei muito apaixonada por esse livro quando li.

Amanda 27/03/2021minha estante
Realmente, é muito bom.

Silvana 01/03/2020

Para quem ainda não sabe esse ano estou participando do IDY, um desafio literário bem bacana que resolvi participar para me incentivar a ler alguns livros que estão parados na minha estante. E justamente meu primeiro pensamento foi que se tivesse um clássico eu ia ler Os Miseráveis. Mas como ele tem 1512 páginas resolvi começar já em janeiro para dar conta de ler até em fevereiro, que é o mês onde o desafio é um livro clássico. Mas acabei me enrolando e ainda bem que existe feriado de carnaval hehe.

E antes de mais nada quero deixar registrado o meu arrependimento ao ter comprado essa edição específica do livro. Gente que sufoco para ler. Eu pesei o livro e ele pesa quase dois quilos e meio. Agora imaginem segurar esse peso durante uma hora de leitura. Achei a edição tão maravilhosa, porque ela é, que nem pensei na hora de ler. Acho que essa edição é mais para colecionador mesmo, porque para leitor tem que ser uma edição dividida. Se pensar que um livro tem em média 300 páginas, seriam cinco livros em um.

E ele é até divido em cinco partes mesmo. Não sei sobre as outras edições, mas eu acabei comprando uma que pode ter feito com que eu não apreciasse a história como deveria. Antes de começar a história em si temos um apanhado sobre o autor e eu que ainda não conhecia nada sobre ele, mesmo já tendo lido O corcunda de Notre-Dame, fiquei surpresa em saber que ele contagiou grandes nomes da literatura nacional como José de Alencar, Castro Alves e Machado de Assis.

E além do peso do livro outra coisa que me incomodou bastante foi a linguagem. Eu vi algumas pessoas que já leram outras versões da história dizendo que nessa edição a linguagem está bem mais fácil. Se essa é a mais fácil fiquei pensando como seria a dificil então. E outra coisa que quase me fez desistir da leitura foram os "detalhes". O autor tem as mesmas características do Stephen King, um autor que eu nunca gostei de ler por causa do tanto que ele enrola para chegar ao ponto.

As primeiras cem paginas do livro são bem maçantes. Tem um capitulo inteiro onde ele descreve a casa de um dos personagens, o bispo de Digne. Outra hora descreve o funcionamento dos esgotos na cidade (18 páginas). E assim segue o livro todo. Detalhes e mais detalhes de coisas irrelevantes para a história. O próprio autor diz isso em algumas passagens. Depois de ficar um monte de páginas falando sobre um assunto, ele encerra dizendo que aquilo não é relevante para a história. Porque escreveu então?

A história em si mesmo, fica até em segundo plano para o tanto de coisas que o autor aborda no livro. Inclusive para os amantes de História temos uma descrição detalhada da Batalha de Waterloo. O que não é o meu caso. E até as criticas sociais e politicas eu achei entediante pelo tanto de páginas e mais páginas descrevendo coisas que não tinham nenhuma relevância. Acredito que ele quis usar de uma história de ficção para fazer suas criticas, mas o excesso de descrição acabou tornando o livro chato e monótono.

Quando o autor focava na história o livro me prendia, eu lia páginas e páginas sem nem perceber. Mas quando eu pensava que a coisa ia engrenar lá ia ele de novo divagar por outros assuntos. E minha mente também ia, mas para qualquer coisa que não fosse o que eu estava lendo. É uma pena porque a história é fascinante, principalmente os personagens, mas com todos esses "detalhes" ela se torna chata. Mas acho que isso se deve a minha escolha de edição, porque vi algumas com 250 páginas que provavelmente tem só o essencial.

E para tirar essa má impressão que o livro deixou resolvi assistir o filme e assisti a versão que tem na Netflix. E foi outra dificuldade porque o filme é um musical, o que eu não gosto. Mas no filme temos só a história em si, o que deveria ter acontecido no livro e acabei gostando mais do filme do que do livro. E sem falar nos atores que estão maravilhosos. Quanto ao machismo presente nas palavras do autor eu vou até relevar porque esse tipo de coisa era "normal" na época em que o livro foi escrito.

Emfim, é um livro que apesar de não ter gostado tanto assim eu recomendo, porque afinal é um clássico que apesar da época em que foi escrito poderia ser uma história atual, porque a miséria é a mesma, se não pior. E temos nele uma história maravilhosa que seria um livro perfeito se não fossem as divagações do autor e o excesso de descrição em quase todas as cenas.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/02/resenha-os-miseraveis-victor-hugo.html

Ale Lima 24/01/2022

Ressurreição
Não me recordo de terminar um livro com o coração partido por esperar um final ainda mais feliz. Minhas impressões sobre esse clássico são as seguintes: choro, indignação, angústia, esperança e amor verdadeiro foram meus companheiros nessa longa jornada. Sim, a meu ver o autor abusou nos detalhes, tornando cansativa a leitura em muitos momentos. Contudo, nada disso é capaz de tirar o brilhantismo das diversas facetas da miséria.

Fabi 21/06/2022

Beira a perfeição
Uma história que foi escrita no passado, mas continua com lições atuais... Muitas vezes fiquei me perguntando o que Victor Hugo diria do mundo no século XXI... Provavelmente que enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis. ;)

Não tenham preguiça de ler Os Miseráveis como eu tive por muito tempo. Queria eu ter conhecido antes essa história absurda de incrível, com personagens inesquecíveis (seja pelo tempo que passamos com eles - eu demorei 3 meses para terminar a leitura - seja pela sua personalidade e evolução).

Jean Valjean é o personagem perfeito, pois é humano, falho mas com o coração gigante e se torna o ser mais admirável que conheci no mundo da literatura. Bem, na verdade... Ele disputa o primeiro lugar desse pódio com Bienvenu, o Bispo de Digne... Que homem!

Em suas tantas páginas, encontrei momentos de tirar o fôlego, ficar tensa, entediada e especialmente emocionada! Tudo aqui vale a pena e garantiu o haul das releituras futuras.
Reginaldo Pereira 21/06/2022minha estante
Fabi, sua resenha me empolgou! Estou lendo Victor Hugo pela primeira vez (O Homem que Ri) e passei justamente pelas fases que você mencionou: da emoção ao tédio!! O início da obra eram ?4 estrelas?, em algum momento ficou ali entre 3 e 3,5, mas do meio pra frente já está em 4,5 podendo chegar a 5!!!!
O que me incomodou em alguns momentos foi a forma mais direta da escrita. Frases curtas. Frases de efeito. E parece que não flui? Mas tem seu encanto!!!
Eu gosto muito de Dickens e Tolstói, e justamente por serem escritores que constroem as frases, elas fluem melhor no desenrolar da obra.
E justamente por isso, olho Os Miseráveis com certa dúvida! O tamanho não me assusta em nada, mas tenho receio desta escrita acabar enfadonha.
Como você leu Dickens, o que me diz?!?! kkkk
Mas em resumo, de novo: sua resenha me motivou!!!!!

Fabi 24/06/2022minha estante
Que bom ler seu comentário, Reginaldo! :D

Bom, vamos lá... Para eu conseguir dar minha opinião sobre Dickens x Hugo, eu preferiria ter lido mais livros de ambos... Como isso já é um objetivo meu, talvez a Fabi do futuro possa te responder kkkkkkkk quero tentar ler ainda esse ano David Copperfield e Notre Dame :)
Depois de lê-los talvez eu me sinta um pouco mais apta para começar a responder sua "provocação" hahaha :)

Porém, falando só pelo texto dos Miseráveis: eu achei tão lindo que não percebi um entruncamento por conta da escrita... Mas talvez pela temática (digressões, digressões e mais digressões kkk) e a dificuldade que tive de me conectar com alguns personagens. Mas mesmo as "frases de efeito" eu achei muito bem colocadas! Eu não comentei na minha resenha, mas... Inclusive um dos pontos altos dos Miseráveis é justamente seu narrador! :D

Enfim, espero que eu tenha respondido o suficiente kkkk e que você não desista e leia Os Miseráveis quando puder, é uma belezura! :)

Reginaldo Pereira 24/06/2022minha estante
Obrigado pela resposta, Fabi!!!! Só reforçou meu interesse nessa obra!!!

agasbriela 22/05/2021

Um clássico!
Não há palavras para descrever, não tem uma forma de eu resumir tudo o que eu senti lendo esse livro, foi um misto de amor, raiva, tristeza, dor, pena, ódio, mais tristeza e assim vai. É emocionante e simplesmente um dos melhores livros que eu já li na minha vida, apenas LEIAM!
Vai ser difícil outro livro me impactar tanto depois desse.

wmoreira 21/02/2023

Levaria para uma ilha deserta
Todo mundo que gosta de ler, e os que não gostam também, já ouviu a pergunta: "Se vc pudesse escolher apenas um livro para levar a uma ilha deserta, qual vc levaria?" Minha resposta é pronta: "Os miseráveis", de Victor Hugo. Sou fascinado por esse romance! Li, reli, assisti ao filme (três versões) pelo menos umas cinco vezes e tive a graça de assistir ao musical no Queen's, em Londres. Tenho até camiseta com estampa do livro, rs! Pronto! Qualquer outra coisa que eu disser depois disso em favor do livro ficará absolutamente suspeita. Não sei lidar com essa obra de modo objetivo. É só paixão mesmo!
Thay262 25/02/2023minha estante
Melhor livro da vida ??????
"Sim" ou "Com certeza"????

Helo 22/05/2021

Um clássico muito bom
É aquela velha história de eu achar que não iria gostar, mas no final gosta. Surpreendeu muito pensei que por ter sido a escola que mandou ler e por ser um clássico(não sou tão fã de clássicos) que iria ser ruim. Dava vontade de ler cada vez mais, pois os personagens não têm um minuto de sossego.

Kalinka 07/03/2020

E lá se foi o primeiro volume...
Seguimos!