Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

helena 09/04/2022

morrer não é nada; horrível é não viver
parece que eu vivi mil vidas lendo esse livro (e eu falo isso da melhor forma possível)

eu entendo que calhamaços dão muito medo de ler, mas é só lendo eles que você tem essa experiência. é absurdo, você se sente lá, em paris do século 19, com toda aquela revolta, com todas as opiniões diferentes. é surreal, eu não consigo nem explicar direito o que foi esse livro

masss, só uma observação, foi muito inevitável acabar comparando ele com o conde de monte cristo (meu livro favorito da vida), e apesar da escrita deles serem muito diferentes (o victor hugo é bem mais poético do que o dumas, confesso), os miseráveis não conseguiu roubar o lugar do conde rs. eu ainda amei muito ler ele, mas ler o conde de monte cristo do jeito e na época que eu li foi uma coisa que acho que nunca vai acontecer de novo.

eu também acho que os personagens dos miseráveis são muito mais difíceis de se conectar, obviamente eu amo o jean valjean, e eu os personagens secundários (éponine, gavroche, mabeuf, gillenormand) são TUDO pra mim, mas no final do livro eu já tava querendo esganar o marius e a cosette. e, por mais que eu ame a escrita do victor hugo (o livro tá todo marcado), tiveram várias partes de descrição que poderiam ter sido facilmente editadas, não só a famosa descrição do esgoto, mas também quando ele passa mais de 50 páginas descrevendo aquele convento

apesar dessas coisinhas que me incomodaram, é inegável que esse livro é simplesmente icônico, e que ele me marcou muito. eu tava morrendo toda vez que a gente via as partes da revolução, dos estudantes falando aqueles monólogos de páginas e páginas, da real confusão que foi paris nesse período, com certeza essas foram as minhas partes favoritas do livro. e o drama, obvio

eu sei que assusta e que ler um livro com mais de 1500 páginas e que não é exatamente o que a maioria das pessoas imaginam como uma leitura boa, mas de verdade, esse livro é surreal e, se você gosta dos temas abordados, da pra ler tranquilamente. é só ler um pouquinho de cada vez, sem pressa, realmente entender o que ele quer passar, juro que vale cada segundo lendo ele. acho que tô com um buraco na minha alma agora que acabei (tomara que a ressaca não venha rs)

AÍ QUE LIVRO BOM

Reginaldo Pereira 20/02/2023

Simples, delicado, verdadeiro, grandioso e inesquecível.
A leitura desta grande obra (literalmente) acabou acontecendo antes do programado, porém, ao terminá-la, me questiono sobre o motivo de eu tê-la adiado tanto!

Victor Hugo constrói em ?Os Miseráveis? tudo aquilo que constitui a vida, nos seus dois lados possíveis: o bem e o mal. Entretanto, mais do que isso, entrelaça essas duas forças, as ?confunde?, e com isso faz brotar em nós, leitores, os mais profundos sentimentos.

Como não admirar Jean Valjean? Como não torcer por ele? Se indignar por ele? Se revoltar com ele? Como não sofrer ao seu lado? chorar por ele?

Hugo me apresentou a um dos personagens mais completos que já conheci através das páginas, tanto que após mais de 2.000 delas, ainda não acredito que não estarei mais ao seu lado? Além disso, também nos deixou Thénardier, um dos únicos personagens pelo qual senti verdadeiro ódio?

Estes dois, e tantos outros são os miseráveis desta obra inesquecível! Miseráveis do dia-a-dia, com histórias, sofrimentos comuns a tantos homens e mulheres de 2 séculos atrás, do século atual e de muito, muito tempo daqui pra frente. Afinal, é justamente isso que torna esta obra um clássico!
Ana Franco 20/02/2023minha estante
Nossa, que resenha incrível!! ??????

Mariana688 20/02/2023minha estante
Incrível!!!

aartemesalva-nat 21/02/2023minha estante
Parabéns pela resenha! Essa obra é inesquecível, de fato!

Ana Vello Pires 04/04/2020

O melhor dos melhores
Acabo de terminar essa obra-prima e nem ao menos sei expressar o quanto esse livro é magnífico.
Os Miseráveis não é apenas uma história, é um estudo da sociedade, é um devocional, é o retrato da vida de um homem e que vida sofrida!
Depois de tantos ensinamentos, tantas provações, alegrias e infelicidades, a história de Jean Valjean se completa e tudo é acertado.
Não reconheço pontas soltas e posso dizer que esse é o melhor livro que já li em toda a minha vida e que ele mudou completamente minha visão de mundo.
Esse livro é meu tesouro e meu amor, tenho carinho por praticamente todos os personagens e já sinto saudades de todos eles.
Rafael.Augusto 04/04/2020minha estante
Sinto exatamente a mesma coisa a respeito desse livro.

Carla 26/03/2021

Que livro incrível. Cada uma das nuances que ele apresentam tocam a gente de uma forma tão profunda que nem sei explicar. Os personagens são todos tão bens construídos, até mesmo aqueles que nem têm grande protagonismo. É uma leitura pesada mas extremamente gostosa.

Pedro 22/02/2023minha estante
Parabéns pela resenha ???????

Luã 02/05/2021

Melhor livro que já li na vida!
Eu poderia fazer um texto imenso tratando das diversas nuances que o livro aborda, mas a grandeza dessa obra não pode ser mensurada em palavras, pois Victor Hugo vai ao fundo da experiência humana e além.

clayy 09/01/2022

considerações
QUE LIVRO BOM! Li ele para a escola, mas já quero comprar o original. Meu Deus que admiração pela obra os miseráveis!

MARYNHA 13/08/2023

OS MISERÁVEIS
Hoje é comemorado dia dos pais ( 13 DE AGOSTO DE 2023 segundo domingo agosto, data movel ) e pensei na literatura, poucos livros temos onde haja um pai que se destaque não é ? Ou será que eu não tenho lido os livros certos ? rsrs. Mesmo os livros escritos por grandes escritores homens não temos um pai herói, será ? Há claro a figura do homem em todos mas falo a figura do PAI, O SUPRIDOR DA FAMILIA, O PROTETOR , o que dá a própria vida se possível for.
Então li recentemente um livro em Leitura Coletiva com as amigas @livroscit e @taisa e eis ali, ali mesmo, neste livro extraordinário, que todo leitor, que se considere leitor, deve ler, sim, é um dever e se for com prazer melhor ainda! OS MISERÁVEIS, com O EXTRAORDINÁRIO JEAN VALJEAN.
Eis aqui um pai na figura do protagonista JEAN VALJEAN, um pai que nunca teve esposa ou mesmo uma namorada, um jovem que foi preso por, no desespero da fome, não dele, mas dos sobrinhos, roubou um pão. Pão rima com prisão, com degradação, com aniquilação. Por um pão roubado em um inverno que não havia trabalho ele foi preso por 20 anos de sua vida. Saiu vivo, um homem já maduro, mas sem absolutamente nada de Esperança, nada de nada. Jean Valjean não era nada, não tinha nada, apenas sua vida. O que ele não sabia era que a Providência só precisava disso dele, a vida e a coragem, e isso ele tinha de sobra.
Ele pagou a pena ? sim, mas para a sociedade não. Era e sempre seria um ladrão. E numa recaída de erro ele encontrou alguém que comprou a alma dele com o perdão e o amor ágape. Comprou para ele mudar de vida, e ele CREU e mudou, fez o bem, prosperou, ajudou centenas de pessoas, transformou a sociedade !! Mas havia uma sombra o tempo inteiro atrás dele e quando ele pensou que tinha se redimido de tudo na vida e pago a promessa que fizera pelo perdão, aparece algo maior que ele, O AMOR DE PAI. E em mais um ato de coragem, justiça, misericórdia, ele adotou uma criança que lhe deu o sentido da vida novamente. Era COSSET, uma criança órfã muito sofrida, cuja mãe deu a vida por ela, e a Providência providenciou um pai, não de sangue, mas de afeto, de proteção, de cuidado, amparo, zelo, e um amor tão grande que, se não tinha um porque JEAN VALJEAN continuar a viver, uma mão Poderosa lhe deu um POR QUEM viver. Pela sua filha adotiva Cosset
E o homem que nunca soubera o que era carinho, abraço, gratidão, amor, se viu sendo amado e amando uma filha adotiva por quem ele faria tudo, absolutamente tudo para ela ser Feliz.
Aqui está um PAI, JEAN VALJEAN. Digno de aplausos e honra, um homem( que sem dinheiro) não tinha valor algum para a sociedade mas com todo valor para quem realmente importava: Deus e Cosset.

Leia e esteja em suspense página a página com JEAN VALJEAN e sua batalha para viver em uma sociedade com muitas semelhanças com hoje. Os que tem tudo pensam que nunca morrem e muitos que não tem nada também tem inveja dos que tem. Onde a justiça não tem SEMPRE sinônimo de CERTO. Aqui Victor Hugo te leva ao contexto do PÓS REVOLUÇÃO FRANCESA, com a volta da monarquia parlamentarista porém cujo povo nunca era todo olhado.

OS MISERÁVEIS é uma obra que gera TCCs nas Universidades, discussões filosoficas, sociais e morais. O DIREITO é exaltado nesta obra singular. A FÉ mostrada em sua exagerada forma mas também na sua forma como deveria ser, ás vezes por meio de uma só pessoa.

Temos romance também. Porque o AMOR ainda é o MOVEDOR do mundo.

Acompanhem posts nos igs abaixo

site: @livroscit @miniarte21
Bianca 13/08/2023minha estante
Bela resenha parabéns ??????

Yury.Costa 09/09/2021

O Clássico dos Clássicos
Eu não vou dizer que li os miseráveis, mas que o venci.
É até difícil tentar resenhar uma obra dessas, robusta de páginas, parágrafos ideias e personagens. Mas, irei tentar de forma simples e rápida.
Eu recomendo esse livro? Sim, sem sombra de dúvidas. É um livro para todas as pessoas? Não, nem um pouco.
Você precisa ser uma pessoa extremamente paciente, principalmente caso queira ler todo o livro, sem pular parte alguma. Caso não tenha essa paciência, recomendo que procure a versão apenas focada na história principal dos personagens e não nas digressões do autor.
E o que são essas digressões? Basicamente partes da trama em que o autor divaga sobre temas diversos como a batalha de Waterloo ou sobre como funciona o sistema de esgoto de Paris. Isso tem haver com a história? Sim. Mas, poderia não existir ou então existir de forma resumida? Sim!
Eu sofria com essas partes longe do foco principal e inclusive foram por conta delas que eu li esse livro em parcimônia, abandonando ele por semanas, para então voltar a história. Porém, cabe dizer que por mais que eu não goste dessas partes, não são completamente jogadas no texto. Como eu disse, tem ligação com a trama principal e o autor tinha total ciência do que estava escrevendo. Em várias partes da história ele mesmo comenta que está divagando do foco, porém que seria importante para se entender o panorama geral.
Eu discordo um pouco, porque era frustrante quando eu queria saber o que estava acontecendo com os personagens e então era levado para saber sobre como o esgoto de Paris funcionava. *rindo de nervoso*
A parte das digressões, vamos aos personagens.
Cada um deles é único e é incrível como o autor consegue dar a cada um deles uma ligação, tanto narrativa quanto emocional que em vários pontos da trama se interligam. Em especial o personagem Jean Valjean, um dos personagens mais interessantes que já li e que mais me inspirou na vida.
No fim, é uma obra gigantesca, mas que vale muito a pena.
Não a considero perfeita, mas um verdadeiro clássico mesmo nos pontos em que não me agradaram.

Maura Regina 27/07/2022

Leitura necessária
Não posso dizer que Os Miseráveis é atemporal pois existem várias passagens problemáticas. Principalmente, quando falamos da posição da mulher na sociedade. Porém, considerando a época em que essa obra prima foi escrita não podemos ser tão exigentes quanto a esse ponto. Acredito que VH, se estivesse vivo hoje, como bom progressista, teria pontos de vista bem diferentes quanto às mulheres.
Os Miseráveis nos mostra, de forma visceral, como a sociedade pode ser cruel, julgadora e opressora. Pessoas de "bem" se colocando num pedestal, se achando melhores que tudo e todos. Podemos dizer sim que muita coisa do social progrediu desde lá. Porém, de vez em quando aparece uns defensores dos bons costumes e acabamos por regredir.
Os Miseráveis é leitura necessária para aqueles que acreditam que basta a meritocracia para conseguirmos "vencer". é leitura necessária para todos!!!

Mateus 22/04/2020

"Morrer não é nada; horrível é não viver".

Livro maravilhoso, em alguns momentos o autor entra em uns devaneios, mas a história compensa esse pequeno detalhe.
kathrein.oliveira 22/04/2020minha estante
Quero muuuito animar a voltar para leitura, mas confesso que o tamanho do livro desanima um pouc o

Eumária 23/04/2020minha estante
Livro completo, adorei ter lido??

Hadassa 31/07/2023

*Jojo Toddynho olhando no espelho e falando: "guerreira"*
A história tocou no meu coração de uma "maneira superficial", pois eu não sei e nem entendi nem a metade dos conflitos daquela época e o que os revolucionários almejavam. Muitas vezes não entendi o Marius (99% das vezes) e se um dia eu entender como que começou a barricada ficarei contente.
O termo está entre aspas pois por mais que o escritor forçou absurdamente os revolucionários e encheu páginas, páginas e mais páginas disso, os protagonistas principais ainda são homens e mulheres miseráveis! E aqui, a palavra miséria possui todos os seus plurais significados: fome, desesperança, abandono, o coração humano (podre) que ganha a vida enganando ou perseguindo o próximo, entre muitos outros. Essa miséria é retratada de diversas formas, com recomeços, regressões, confrontos, injustiças, segundas, terceiras, infinitas chances, amor, acolhimento.
É uma bela história, cheia, cheia, cheia e cheia de altos e baixos. Por isso, por mais "superficial" que possa ser nossa compreensão, nosso aprendizado ainda não pode ser considerado raso.

Em minha humilde opinião, ele encheu muita linguiça e me deixou com um ranço enorme! Tive que pular várias partes porque não estava aguentando mais, não precisava nunca ter tudo isso de páginas, ouso dizer que pelo menos uns 30% são coisas desnecessárias. Com essas informações, recomendo aos que ainda não leram, leiam!!! Mas leiam a versão resumida!!!! e estudem um pouco a história da França na época das revoluções, acho que isso pode ajudar! E é claro: não leia com espectativas tão altas, para você não se frustrar e ter que fazer uma resenha repleta de reclamações, como eu :)

Gabi 21/05/2020

Li esse livro a muito tempo, quando li, foi pra escola. Lembro de ter pensado que ia ser um saco ler um livro sendo obrigada a isso, e não podia estar mais enganada. Me tocou muito e me emocionou demais, até hoje tenho um carinho enorme por um livro que me fez pensar que eu precisava ler mais, levou uns anos até eu finalmente adquirir hábito de leitura, mas se fiz, tudo começou lá atrás com esse livro.
Isabel 21/05/2020minha estante
é um livro enorme pra começar como iniciante, mas deve ter sido maravilhoso mesmo, Os Miseráveis está em uma das minhas próximas leituras, espero conseguir finalizar esse ano.

Gabi 21/05/2020minha estante
Enorme mesmo viu haha (a professora não pediu a versão completa, foi uma resumida, mas advinha? Eu quis mais haha, espero que consiga mesmo ler esse ano. Eu ainda quero reler um dia pra relembrar os detalhes.