Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Pri Garcia 03/06/2021

Isso não é um livro. É um documento histórico sobre a França e uma obra de arte.
Chorei como criança e no último monólogo meus ombros balançavam de tanto chorar.
Obrigada Jean Valjean, Javert, Fantine, Cossete, Marius, Gravoche, Bispo e tantos outros ??
Jacy 07/06/2021minha estante
Eu chorei taaaaanto também! Meu livro pra vida!!!????????

Andressa.Mikaely 16/06/2021minha estante
Eu indo pra quarta parte. Estou em -surto-

Jkive 16/10/2023

São miseráveis mesmo
Jean Valjean só se lasca, faz realmente jus ao título. Mas a criticada é do caramba e merece cinco estrelas.

Tandara 20/03/2021

A melhor obra literária que já li até hoje!
É incrível como Victor Hugo consegue nos fazer sentir diversos sentimentos na leitura dessas páginas. O desenvolvimento da história e dos personagens é simplismente magnífico!
Ler essas mais de 1500 páginas é uma aventura cheia de altos e baixos, acompanhar a história de Jean Valjean é uma lição de vida! Que ser humano iluminado, um homem digno e correto que por um erro do passado passa por tantas dificuldades e que encontra no amor a sua redenção.
Os Miseráveis é um livro maravilhoso com personagens bem construídos e cativantes e com uma escrita encantadora.

Que livro! Com certeza irei revisitar essa obra ao longo da vida, pois é de uma grandeza impossível de ser absorvida com a primeira leitura.
É, sem dúvida, um clássico que merece ser lido e apreciado.
Já estou com saudades e querendo ler tudo que este homem escreveu...
iarakessia 20/03/2021minha estante
fico bem temerosa quando vejo a grossura do livro, mas um dia vou ler

flaviathaiss 14/09/2023

Que livro lindo
Falar de Os Miseráveis é uma coisa bem difícil, mas vou tentar pegar os pontos que achei mais importantes.
O livro é divido em histórias de determinada pessoa, que depois irão se conectar de alguma maneira.
Primeiro começa com a história de Fantine, que vive a paixão sem preucupações na sua juventude, mas que em certo momento tudo vira de cabeça para baixo. Foi a história que acredito eu mas me abalou, não tem como dizer muito sobre ela sem spoilers. Mas é uma história que cada vez vai se tornando mais triste, por tudo que abriu mão, pela situações que viveu, e pela separação de seu grande amor, sua filha.
Depois, dando seguimento a história de Fantine, conhecemos a história de Cosette, sua filha, que também teve uma infância muito sofrida, e ao contrário de sua mãe, sua vida tem um golpe de "sorte", e vai se tornando cada vez melhor.
Em seguida conhecemos a história de Marius que será um mediador importante entre os personaaens.
Após Marius, temos os desdobramentos que ocorrem na rua Plumet e Saint-Daime, parte em que ocorre os encontros dos personagens e o seu desenrolar.
Por último, o foco se vira a Jean Valjean, que como sempre, terá seus conflitos internos e a luta contra a indecisão do que é certo ou errado, bom ou ruim para agir.
Os pontos negativos como já havia falado em um registro do histórico de leitura, é a extensão desnecessária de certos assuntos abordados no livro, como a batalha de Waterloo, que apesar de ser um item para ambiência da história, se prolongou demais sem razão, tomando tempo e foco da leitura. O autor também tem muitos devaneios, que não levam a lugar algum, além de também fazer várias citações afim de fazer alusões, que a gente acaba se perdendo no sentido que aquilo possui.
Em questão social, considero um livro extremamente relevante, pois aborda vários pontos, questionando e explicando, por assim dizer, os pés que andam a sociedade. As leis divinas e a lei dos homens. Sobre apesar das aflições e sofrimentos, o homem ter conseguido alcançar alguns progressos. A divisão desigual das riquezas, e a prevalência da fome e do crime. A sobrevivência na miséria. O sistema prisional e seus resultados de correção ou na realidade a piora do ser. As guerras feitas pela humanidade, contra a humanidade, e contra a vontade da humanidade, e o resultado trágico que trazem. De onde vem as necessidades do ser a cometer um crime, construídos pela sociedade. As peças que a vida nos prega, com suas contradições e encontros.
Debates internos também são feitos. Como os perigos encontrados mais em nós mesmos do que no mundo. O governo da mente do homem, sua consciência, A maldade gratuita. O ser miserável. A presença da inveja, desdém, intrínsecos no ser humano. As lutas da vida, contra a desgraça, isolamento, abandono, pobreza, os heróis encontrados em meio tudo isso. As formas de amor mais puros. As abdicações que a vida nos exige.
Gavroche, não tenho nem como explicar sua pessoa pura e grande, com uma vida tão difícil, mas que não se deixava abalar e lutar pelo que acreditava, tendo um fim arrasador. Uma pequena grande alma que alçou voo.
Jean Valjean, pra mim foi a maior representação de redenção e amor incondicional.
O final é extremamente lindo e emocionante, de te fazer chorar, na verdade vários pontos do livro causam isso. Mas tudo na história se encaixou perfeitamente, uma ligação a outra, e o fim que se resolve na missão de cada um.
Esse livro entrou para os meus favoritos, acho uma leitura essencial a todo ser humano. é incrível.

Dábyne 14/08/2020

Adaptação
Este livro trata-se de uma adaptação de os miseráveis. A escrita é flúida e os fatos desenrolados. Com certeza irei ler o original. É uma história tocante, atual e muito necessária. Amei.

Thamy.Dany 11/10/2022

Os Miseraveis de Victor Hugo
Os miseraveis é uma leitura clássica, mas surpreendente emocionante!!!!
O início me prendeu completamente no protagonista Jean Valjean!!
Eu achei muito injusto o fato dele ter sido preso por roubar um pão! UM PÃO!!!
Mesmo assim, é uma história que fixa a gente, além de ser super criativa!
Jean sofreu muito, foi quase impossível não chorar durante a leitura, principalmente com o final que ele teve.
Enfim uma leitura de Milhões!!!?
Gabi 11/10/2022minha estante
Parabéns guerreira

Thamy.Dany 12/10/2022minha estante
@Gabi
Muito obrigada ?

Matheus938 23/06/2021

Necessário, mas...
Terminei a leitura de Os Miseráveis sem saber quantas estrelas dava. Por um lado Victor Hugo escreve muito bem - isso é inegável -, por outro, ele prolixa assuntos demais. Enquanto conta a história de personagens incríveis, como Jean Valjean, Cossette, Marius, Éponine, ele divaga sobre ruas de Paris e (ele me perdeu um pouco nessa parte) sobre os esgotos. E não são curtos comentários, mas digressões longas. Tirei uma estrela por causa disso, mas é pessoal. Ainda assim é um livro importante e há um motivo para ser considerado um clássico.

Ludmila 16/07/2021

Um livro excelente, de leitura fácil e bastante emocionante. Se não fossem as constantes divagações do autor no meio da história (que acontecem a todo momento e, na minha opinião, quebram o ritmo da leitura) teria sido 5 estrelas.

Gleice Kelly 10/04/2022

Emocionante
Foram praticamente 2 anos lendo Os Miseráveis, entre idas e vindas, chegar ao final dele, só me deixou com a sensação de querer voltar a lê-lo.
Este livro nos provoca, machuca, surpreende e inspira. Ele nos faz ver a real face do ser humano em sua pior/ melhor versão. Como a abnegação de um homem pode mudar tudo ao seu redor?
E a consciência, o ponto alto do livro para mim, a consciência do ser, é algo tão impactante e determina sua jornada, seu futuro.
Personagens complexos, mas que te fazem olhar para o todo, para a sociedade e a falta de coisas básicas, essenciais para uma vida digna, e a que ponto a falta de tais coisas, levam à ações de decadência e miséria do ser humano.
A escrita de Victor Hugo é linda, filosófica, poética, tocante, é emocionante!
Eu fiquei maravilhada de como ele expressou de forma tão sublime e profunda, uma passagem em que ele fala que o crime não compensa ( página 963 - edição Martin Claret).
Não tenha medo de começar esse calhamaço ( que não é grande só no tamanho, mas também no valor e conhecimento que você vai adquirir), Os Miseráveis é um livro para a vida, uma relíquia, um tesouro que sempre deve ser revisitado e explorado.
Nessas mais de 1.500 páginas, você vai encontrar um mix de sentimentos e ações, de injustiças, degradação e miséria, até amor fraternal, bondade, fé e creio que? paz de espírito.
Para mim, Os Miseráveis se resume a uma história emocionante, intensa e viva, pois mesmo chegando ao final, ela ainda ecoa dentro de nossos corações.
Apenas se permita ler e se emocionar/revoltar.

Sandra.Pogalski 09/11/2022

Como viver após Os Miseráveis?
Por miséria e necessidade JJ rouba um pão, é preso por isso, sua pena se alonga por suas tentativas de fuga, tornou-se uma pessoa repleta de ódio por tudo e todos, assim liberto conhece o bispo de Digne que ?salvou? sua alma. Desde então Jean Valjean vira um camaleão em outras vidas e nomes e assim entra na vida de Fantine, Cosette, Javert (seu algoz) e Marius entre outros. Falar sobre a miséria física já é dolorido mas a miséria de alma? Os conflitos da consciência? Você não sairá o mesmo deste livro.

Foi minha maior surpresa e orgulho deste ano. Eu tinha pretensão de ler? Não. Mas fui com tudo e fui sugada pelo livro, foram três meses incríveis e profundos tentando absorver todos os aspectos de uma história sofrida, reflexiva e linda. Como superar a alma de Jean Valjean? O melhor personagem já escrito na minha opinião! Esse conflito de miséria existencial e palpável, o viver com o nada, a injustiça? e o lado espiritual do Bispo, não sei resenhar esse livro. As partes históricas muito bem descritivas arrastam um pouco a leitura em certas partes, mas tudo é feito para embasar o próximo capítulo.

?Morrer não é nada, horrível é não viver!? ? Jean Valjean

Favoritei!
brunaponce 09/11/2022minha estante
A única forma de continuar vivendo após Os Miseráveis, é lendo mais VH ???

Sandra.Pogalski 10/11/2022minha estante
Já add vários na minha lista ?

Mariana.Jacobsen 09/01/2022

Os Miseráveis
esse livro que me fez refletir muito sobre a necessidade da generosidade e empatia em nossas vidas. Jean Valjean tinha tudo para ser um homem completamente amargurado e rancoroso, mas mesmo assim movia o mundo para ajudar àqueles que ,muitas vezes, mal conhecia. um clássico literária que me orgulho muito em dizer que já li; a história me comoveu demais. gostei muito do quanto a leitura não é arrastada e sim, completamente fluida e cativante (oque estranhei para um livro antigo?). recomendo para todos mesmo.

Elaine | Livroglota 28/03/2023

Que obra!!
Que obra meus amigos! Que obra!
Cada vez que termino de ler um clássico, em deslumbramento penso que esses escritores não eram desse mundo. Por isso, eles são meus preferidos.
Eu esperava muito de Os Miseráveis, mas ele foi além.
Como um ativista pelos direitos humanos franceses, Vítor Hugo expõe as misérias e injustiças sociais descritas com riqueza de detalhes de uma testemunha ocular, a vida dura e as consequências da desigualdade. Me cativou, observar como cada personagem reage à realidade que os cerca, ora contornando às injustiças, ora sucumbindo à elas; vai construindo o caráter e os valores de cada um sempre fazendo um relato preciso da história das condições sub humanas que muitos eram expostos.
Jean Valjean é um forçado condenado, que poderia ser um personagem de Desventuras em série, que evolui a medida que alguém - Monsenhor Bienvenu, um de meus persongens favoritos - acredita nele. A partir daí sua vida toma um rumo diferente. Os personagens trazem profunda reflexão, todos eles. O desfecho comovente me fez pensar que nem sempre um final feliz é como esperamos, e faz desse, mais um clássico de respeito.
Vítor Hugo foi um gênio e esse leitura enriqueceu minha alma ao mesmo tempo que percebo o quanto ela pode ser atual.

? É realmente necessário que a sociedade olhe para essas coisas, já que é ela que as produz.?
- Vítor Hugo

Obrigada @martinclatet por essa obra.

Maria Fernanda 13/03/2021

O melhor livro da minha vida.
ok, eu terminei e estou em prantos, mas vamos lá
os miseráveis se tornou o livro da minha vida. foi de longe o melhor livro que já li, e foi a melhor aventura no mundo literário que já vivenciei.
ele nos mostra o quão cruel é o mundo, e nos abre os olhos pra coisas diversas coisas.
quanta injustiça, quanta miséria, quanta crueldade e quanta tristeza habitam aqui, e muitas vezes não percebemos...
uma coisa que achei massa, foi o fato do Victor Hugo nos mostrar que podemos ser pessoas melhores, se decidirmos, verdadeiramente, mudar. ele mostra também, que em meio ao caos o amor pode vencer.
não vou negar que tive um pouco de medo de ler esse livro, principalmente por ser tão grande, mas a leitura é muito fluída e a diagramação é ótima.
tiveram algumas partes - como a batalha de Waterloo - que foram um pouco cansativas, mas fora isso, o livro é incrível, rico e - infelizmente - muito atual.
querido Victor Hugo, muito obrigada por ter deixado entre nós essa obra prima.

Mateus Matos 21/05/2020

Melhor livro que já li
Esse livro merece ser lido. É maravilhoso, comovente, bem escrito e com personagens sensacionais. Não sei o que dizer sobre essa obra de arte... Obrigado Victor Hugo!

Obs: Gavroche, melhor personagem!

Hugo 02/12/2020

É mais um bom livro do Victor Hugo, mostra a miséria de personagens conuns.