Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

amanda 12/07/2021

Os miseráveis
assim, não foi o melhor livro que eu já li pra escola, mas tbm não foi o pior, no geral a história é boa, bem desenvolvida e muito detalhada, mas acho q pelo fato de eu ter sido obrigada a ler a leitura não foi tão prazerosa

Sa | @umadose.de.literatura 01/12/2021

Publicado em 1862 e continua extremamente necessário...
É estranho pensar que um livro publicado em 1862 aimfa traz críticas e reflexões tão atuais, às vezes a fé na evolução da humanidade fraqueja, parece que não evoluímos... Os Miseráveis dá tantos choques de realidade juntamente com uma história escrita de maneira impecável que é difícil não dá 5 estrelas para essa obra.
O Victor Hugo dá umas viajadas de fato, mas até nessas brisas ele nos agracia com pensamentos incríveis de se lee.
Achei incrível como Paris foi incluída como personagem (e principal, diga-se de passagem), e como as histórias se entrelaçam.
Antes da história mudar a localização para uma rua, um convento, uma vila, ou acrescentar personagens, gírias, obras, antes é contada a história de cada uma delas, pode parecer enfadonho, mas isso faz com que tenhamos uma afinidade com o que foi apresentado após conhecer mais profundamente.
Chorei, sorri, me indignei, chorei mais um pouco, fiquei deslumbrada, com raiva, apreensiva, triste, alegre, vivi e senti de tudo imersa nessa história.
Todos (as) , sem exceção, deveriam ler essa obra!
Akilla 01/12/2021minha estante
Que d+!parece ser muito bom!

Sa | @umadose.de.literatura 02/12/2021minha estante
É incrível!

Rebeca257 27/12/2021

Obra prima
Foram quase 3 meses de leitura mas com certeza valeram a pena. A história é realmente muito extensa e pesada, a escrita é muito descritiva o que cansa bastante a leitura, admito que pulei algumas linhas de descrição pq simplesmente não aguentava mais porém a mensagem que o livro passa é muito importante e atual, chorei em diversos momentos por que, devido ao enorme desenvolvimento, você acaba se envolvendo muito com os personagens. Uma história linda que deveria ser lido por todos pelo menos uma vez na vida

Vanessa.Vtknas 16/08/2020

Sublime
Um livro sobre a vida, sobre o ser humano, sobre o amor e a dor. Encantador, Victor Hugo da um banho de conhecimento sobre a França em seus primeiros anos pós Revolução e quando nos leva hipnotizados por uma linda história.

drummondianos 14/08/2020

o melhor livro que já li na vida
diferentemente da maioria dos clássicos políticos da literatura mundial, ?os miseráveis? foge de uma análise simplista ou óbvia e mostra, nos detalhes, as diferentes formas de miséria humana.

o personagem principal, jean valjean, tem um destino um tanto quanto sofrido após ser condenado por roubar pão. muitas coisas ocorrem em sua vida após isso, e todas elas são cercadas pelo ?fantasma? de seu passado. victor hugo questiona a nossa ideia sobre moral, nossos preconceitos e, também, nossa visão sobre os acontecimentos da vida a partir desse personagem. apesar de sua vida sofrida, valjean sempre tenta ser um bom homem e fazer o bem às pessoas.

mesmo com todo sofrimento que permeia a vida de todos os personagens, nós vemos romances, relações paternas, empatia e outros sentimentos belos. e, também, mesmo com tudo isso, a religiosidade, ou melhor, a espiritualidade fica presente e regenera personagens que estavam nas trevas. a política também se apresenta como importante fator que muda o rumo das pessoas que compõem a trama, e o narrador apresenta importantes reflexões sobre esse assunto, nos contextualizando sobre a história da França.

nesse belíssimo e enorme romance, victor hugo apresenta-nos as dores da sociedade não só de sua época, mas de praticamente todas. emocionante é a palavra que o descreve. um livro que não passará despercebido na vida de ninguém. personagens como fantine, jean valjean, gavroche, marius, eponine e enjolras são marcantes e certamente tocam o coração de todos os leitores.
Giovanna1599 14/08/2020minha estante
depois dessa resenha até deu vontade de ler

Myy 10/04/2021

Um livro extremamente viciante!
Aborda temas bem complexos como fome, abandono de incapaz, exploração de crianças, injustiça, preconceito e etc. As histórias do bispo de Digne e do Mario são sem dúvida as que eu mais me apaguei e me envolvi. Uma leitura que todo mundo deveria fazer! Madelaine, madelaine...

Maria16212 13/07/2021

Muito bom, mas...
Li a versão resumida de Walcyr Carrasco da obra, e confesso que me supreendi, já a que a história não era nada do que eu esperava, mas algo muito melhor. A trama é muito envolvente e cativante.
Acredito que o que me incomodou na verdade foi mais a adaptação do que a história. Apesar de saber que é um resumo, todo o tempo eu senti que a narrativa estava muito corrida, e que faltava um pedaço da trama para eu entendê-la completamente.
Pretendo um dia reler a versão completa, para aproveitar melhor a história!
Super recomendo! ????

Angelohfonseca 20/07/2021

Vai deixar saudade
Foram alguns meses de leitura, mas, finalmente concluí. Um livro que vai deixar saudade e, seguramente, um dos melhores que já li até hoje!

Wania Cris 30/08/2020

Nunca ninguém escreveu tão bem sobre sentimento como Victor Hugo
“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo (acertou, miserável!!)

Terminei essa obra de arte escrita não faz dez minutos. Estou completamente devastada.São 1512 páginas de tão excelente qualidade que me sinto indigna de ter lido.

Uma jornada épica às profundezas dos sentimentos humanos, pelo que há de melhor e de muito pior no homem e na sociedade. Personagens tão íntegros de um lado, outros tão desprezíveis do outro lado. E o leitor ali mergulhando em tudo aquilo...

Falam-se muito sobre as divagações de Victor Hugo durante algumas passagens do livro, mas ali não tem nada "passando". Exaustivo, sim, sobrando, não. Tudo foi desenvolvido para tornar única a ambientação da estória, a construção dos personagens, a consolidação da obra. Cada divisão do livro o valida ainda mais a ser a epopeia que atravessa os tempos como uma das melhores obras literárias de todos os tempos.

Todas as partes do livros nos trazem personagens grandiosos, como o Bispo Bievenu cuja presença repercute em todo o livro. O pequeno Gavroche, a alegria em meio à miséria como um brado de resistência àqueles que querem vencê-lo. O sorumbático Javert, tão refém de seus princípios. O grandioso Jean Valjean a quem palavras jamais alcançaram a sublimidade de sua construção.

Os Miseráveis entra para o rol de melhores livros da minha vida e, dificilmente, será superado por qualquer outro. Que livro, gente! Que livro!!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Não se pode viver sem ler esse livro. Bela resenha!?

Vivi 05/09/2020minha estante
Disse tudo o que eu queria!!!

Jeferson103 12/09/2020

Para ler e reler
É uma obra fantástica. Mas a leitura deve ser degustada e atencionasa, sem pressa para acabar.
Observe, aprenda e reflita sobre cada ponto tratado, pois, pode ter certeza, iluminará sua mente.

Com certeza pretendo ler este livro outras vezes, um dos meus favoritos.

Roberta Araújo 11/09/2020

É impossível não se emocionar com toda a trajetória de Jean Valjean, tudo que ele sofre, tudo que ele suporta e ainda assim, tudo o que faz é espalhar amor e compaixão. Personagem favorito da vida.
Única coisa que não gostei no enredo foram as várias digressões. Acredito que era possível fazer algo maravilhoso mesmo sem tantas voltas.

Lara.LAv 25/02/2023

Perfeito e olha que eu li a versão pra colégio público
Emocionante, e tão real que chega a doer. Foi uma leitura que me tocou muito, e olha que eu li uma versão bem resumida. Com certeza pretendo ler uma versão maior. Bem maior.

Paloma 16/11/2021minha estante
Parabéns pela resenha e pela leitura alcançada ???

Gabs. A 22/11/2021

Meu dogue, minha dague e minha digue.
Os miseraveis.

O mais puro ouro.

Uma história épica, sensível e que joga luz sobre nossas falhas como sociedade.

Personagens inesquecíveis, entram com louvor para eternidade.

Começa um pouco lento, mas o senhor Victor Hugo entrega tudo!

Cada capítulo é apenas uma pecinha para o conjunto monumental que é essa obra prima.

Digo que é um livro de almas, sobre Paris e também sobre todos nós, como humanidade.

Maravilhoso e triunfal, leitura obrigatória para qualquer ser vivente desse mundo de Deus.

Tanta dor e sofrimentos, fazem contrabalanço a tanta firmeza de caráter, bondade e abnegação humana.

Majestoso demais, as palavras quase não coseguem descrever a riqueza que é esse livro.

Com lágrimas nos olhos e profundamente tocada em meu coração, me despeço dessa Obra perfeita.

Geovanni 24/07/2020

Se não "O" melhor, um dos melhores livros que já li..
Dá um leve receio quando vemos 1500 páginas, mas dá muito mais satisfação por ter lido cada uma dessa história incrível.

Um romance muito bonito, emocionante, com muita história, sociologia e psicologia por trás, com um final que faz jus a todo o resto.

Acho que o melhor é não falar tanto sobre essa obra prima de Victor Hugo, apenas recomendar muito e deixar que mais pessoas se envolvam com Monsenhor Bienvenu, Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius e outros miseráveis..