Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Vic 15/03/2022

Uma experiência de leitura irrevogavelmente necessária
"Os Miseráveis" é um romance de Victor Hugo. Publicado em 1862. É um calhamaço de 1511 páginas, um dos mais temidos gigantes entre os clássicos da literatura francesa e mundial. Não é apenas uma leitura, é uma experiência profunda, repleta de aprendizados, mas nunca vagos e meramente moralizantes. Aqui nós temos um retrato social cirúrgico, que desnuda a realidade de se viver em sociedade, as desigualdades e seus cruéis percursos nas almas humanas. Mesmo ambientada e escrita em um contexto histórico e espacial tão diverso, a obra de Victor Hugo se mantém extremamente atual e necessária, independente de onde estejamos.
É mais uma obra para ser lida e relida a vida inteira, pois ela sempre terá mais a nos dizer, pois, para finalizar com a máxima dessa obra e nas palavras do próprio autor que constam na contra-capa: "Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis."

Elaine | Livroglota 28/03/2023

Que obra!!
Que obra meus amigos! Que obra!
Cada vez que termino de ler um clássico, em deslumbramento penso que esses escritores não eram desse mundo. Por isso, eles são meus preferidos.
Eu esperava muito de Os Miseráveis, mas ele foi além.
Como um ativista pelos direitos humanos franceses, Vítor Hugo expõe as misérias e injustiças sociais descritas com riqueza de detalhes de uma testemunha ocular, a vida dura e as consequências da desigualdade. Me cativou, observar como cada personagem reage à realidade que os cerca, ora contornando às injustiças, ora sucumbindo à elas; vai construindo o caráter e os valores de cada um sempre fazendo um relato preciso da história das condições sub humanas que muitos eram expostos.
Jean Valjean é um forçado condenado, que poderia ser um personagem de Desventuras em série, que evolui a medida que alguém - Monsenhor Bienvenu, um de meus persongens favoritos - acredita nele. A partir daí sua vida toma um rumo diferente. Os personagens trazem profunda reflexão, todos eles. O desfecho comovente me fez pensar que nem sempre um final feliz é como esperamos, e faz desse, mais um clássico de respeito.
Vítor Hugo foi um gênio e esse leitura enriqueceu minha alma ao mesmo tempo que percebo o quanto ela pode ser atual.

? É realmente necessário que a sociedade olhe para essas coisas, já que é ela que as produz.?
- Vítor Hugo

Obrigada @martinclatet por essa obra.

U.F. 24601 15/12/2010

Não roube um pão!
Este livro, ou melhor, está obra de arte, pois é a palavra que melhor se aproxima do sentido, do peso, do glamour destas letras, destas palavras, destas frases, destes parágrafos, destes ensinamentos (nada novo atualmente), mas abre nossos olhos; Um livro triste, lúgubre, mas o que é pior, tudo que está aqui, há anos, acontece hoje, e acontecerá amanhã, ou seja, é uma história que você conhece, mas com outros nomes os personagens, mas na vida real, o que nos deixa mais entristecidos.

Raskolnikov em “Crime e Castigo” foi perseguido pela policia, sondado, pesquisado, enfim escrutado; todavia a perseguição que Jean Valjean sofreu nas mãos do incansável Javert, é inverossímil, também no livro é citado o famigerado Pierre François Lacenaire, que foi a inspiração para Crime e Castigo

Outra personagem marcante é Cosette, como sofria essa pobre garota, e quantas hoje, quantas meninas, quantas crianças sofrem nas mãos dos pais, nas mãos de estranhos. Quando isso vai acabar? Como diz o Prefácio: “(...) enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis”

[Resenha somente levando em conta o volume I]
Manini 19/06/2012minha estante
Ei vi em uma livraria uma nova edição a com 1280 páginas, dizem que a linguagem é mais facil, perderia por ler uma obra sim ou necessáriamente tenho que ler as edições mais antigas?

U.F. 24601 29/12/2010

Jean Valjean é o Chuck Norris da literatura *
Neste volume se desenvolve o romance - e que romance! - muito lindo, muito singelo, bem a moda antiga; Marius e Cosette.

Victor Hugo não esquece nenhum pormenor, uma vez falado da miséria da criança do jovem e do adulto, chega agora a falar do sofrimento dos idosos, com os personagens: Senhor Gillenormand, e Senhor Mabeuf.

Além da linda história, entrelaça entre essas linhas filosóficos pensamentos, onde critica o convento, fala-se sobre a gíria, a origem, o que ela representa, vale dizer que o principal não passa desapercebido, argumenta sobre os miseráveis, sobre os entes que vivem na ignorância, nas trevas, sem a luz, ou seja, sem o estudo, o conhecimento, na última, ou melhor, debaixo da última camada social.

*(sobre o titulo da resenha: Jean depois de passar tudo o que passou, além de ter o apelido de guindaste, devido sua força, colocar uma barra de aço quente no bravo e ver derreter sua pele sem fazer nenhuma expressão de dor, não há duvida que é um homem além de virtuoso, muito destemido)
Gláucia 14/01/2011minha estante
Ótima comparação, hein? Chuck Norris, é isso aí. Me fez rir, a despeito de tanta tristeza.

Gabs 15/12/2020

Gente, que livro!! Um dos maiores e mais importantes livros que já li na vida. A história é incrível, um pouco puxado pra ler por conta de ser bastante descritivo, mas com toda certeza é maravilhoso!
isisfy 15/12/2020minha estante
Com certeza um dos melhores livros. A escrita de VH é maravilhosa!

Gabs 16/12/2020minha estante
Sim ?? amei demais

Matheus656 18/08/2021minha estante
Show
Quero ler mas ainda tenho um receio

Tauane 15/06/2020

Incrível
Um livro muito difícil de ler não pela sua quantidades de páginas ou escrita, mas por seu retrato da miséria humana. A história mostra como um ato de bondade pode mudar um ser, mostra como as leis humanas nem sempre são justas, de como não pensamos 2 vezes para julgar e de como no mal pode nascer o bem.
Enquanto eu estava lendo eu sentia como se o Victor Hugo estive na minha frente, me contando essa história.
Ps
Jean Valjean: pra sempre na meu coração

Isabele.Souza 08/05/2021

O melhor da minha vida
Esse livro foi literalmente o mais incrível que já li! Uma história tocante, contada de maneira tão fluida que você devora as 1500 páginas em poucos dias. Nesse livro acompanhamos a história de Jean Valjean, um homem que ficou preso por 19 anos e nos é contado o desenrolar de sua vida, os altos e baixos. Uma leitura essencial a qualquer um. É impossível não se apaixonar e sofrer com a história do nosso prisioneiro 24601.

Hugo 02/12/2020

É mais um bom livro do Victor Hugo, mostra a miséria de personagens conuns.

Milenaaaaa 24/11/2020

Maravilhoso!!
Os miseráveis é uma das minhas histórias favoritas, já li várias vezes e nunca enjoei de ler ele!!!!

Paula 29/11/2020

Não queria que acabasse
Posso dizer que passei o mês de novembro um pouco na França, lendo aos pouquinhos, pois o tempo para ler é bem reduzido, mas enfim, cheguei ao final desse clássico incrível. Que sensação estranha, pois não queria que acabasse. Não tem como não se emocionar com as histórias de Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius, bispo Monsenhor Bienvenu, Gavroche (meu preferido), Eponine, Pai Mabeuf, Enjolras e outros tantos que fazem parte dessa história do século XIX na França, mas que não está tão longe da nossa realidade atual. Aprendi um pouco mais sobre a história da França, mas sobretudo é um livro que aborda o amor generoso, aquele que transforma as pessoas. Um gesto bom pode mudar uma vida ou mais vidas.
O livro é incrível, muito melhor que qualquer série da Netflix, vale a pena "ganhar" 30 minutos do seu dia com essa leitura.

Cleane 17/06/2020

Não sei como dar nota para um livro que amei com todo o meu coração as três primeiras partes e odiei as duas últimas.

Foi como ler dois livros diferentes:

O primeiro tão interessante, cheio de histórias marcantes e personagens admiráveis. Como não se apaixonar pelo Bispo Myriel e seus ensinamentos? Ou como não visualizar a Batalha de Waterloo diante dos seus olhos de tão bem descrita?

Já o segundo com muitos detalhes de episódios sem grande importância, como páginas e páginas sobre o esgoto de Paris, e personagens chaaaaatos de revirar os olhos. Sofri pra conseguir terminar esse livro, Cosette e Marius me irritavam demais!!