Namoro Blindado

Renato Cardoso

Resenhas - Namoro Blindado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carla.Parreira 16/03/2024

Namoro blindado: O seu relacionamento à prova de coração partido (Renato Cardoso). Melhores trechos: "...Complexo de 'quem sou eu'. Esse complexo faz suas vítimas pensarem que não são importantes, capazes ou boas o suficiente comparadas às outras. Elas estão sempre duvidando de si mesmas e se perguntando: Quem sou eu para ela gostar de mim? Quem sou eu para pedir isso? Quem sou eu para dar a minha opinião? Quem sou eu para incomodar? Quem sou eu nesta sala no meio de tanta gente mais importante? Quem sou eu diante do meu passado que me condena? Quem sou eu para ele me atender? Quem sou eu para comprar isso? Quem sou eu para vestir aquela roupa? Quem sou eu para aprender essa profissão tão importante? Quem sou eu para ganhar um salário como o dela? Quem sou eu para falar algo interessante? Quem sou eu para ensinar alguém? Quem sou eu nesta empresa, se acabo de chegar? Quem sou eu, quem sou eu, quem sou eu? A resposta na mente é automática e invariável: 'Você não é nada. Você não é ninguém. Você não merece. Enxergue-se. É melhor ficar na sua'. O complexo do 'quem sou eu' prejudica extremamente a vida amorosa da pessoa... Toda vez que a voz do 'quem sou eu' me faz questionar meus méritos ou valor próprio, eu a respondo usando as palavras do próprio Deus a meu respeito, tais como: Pois Eu sou o Eterno, o seu Deus, seu Salvador. Dei como pagamento o Egito, a Etiópia e Seba a fim de que você fosse Meu. Para libertá-lo, entrego nações inteiras como o preço do resgate, pois para Mim você vale muito. Você é o povo que Eu amo, um povo que merece muita honra. Não tenha medo, pois Eu estou com você... Você precisa se blindar para que o seu valor não dependa da pessoa que está ou não ao seu lado; entender que seu valor não é determinado pelo seu passado, pelo lugar de onde você veio, pelo que você já fez ou não fez, pelo que tem ou não, ou por sua aparência. Seu valor está acima de tudo isso. Ele está no simples fato de você existir. Você existe, portanto, tem valor. Ele está na sua capacidade de pensar. Você pensa, portanto, pode determinar ser e fazer o que você quiser. E por isso, pode fazer tudo diferente a partir de hoje, se quiser — ou continuar sendo exatamente quem você já é. É você quem determina isso. O namorado a largou? Ele não era digno de você. Aquela mulher o rejeitou? Ela apenas abriu o caminho para alguém muito melhor entrar na sua vida. É assim que pensa uma pessoa que se valoriza... As cinco etapas da autovalorização: 1. Você entende que valor próprio é você quem determina. Isso tira das mãos dos outros o poder de determinar o seu valor e o coloca nas suas. 2. Você age esse poder e determina seu valor — portanto, sabe o valor que tem. 3. Quando você sabe seu valor, você acredita que pode contribuir com algo positivo para as pessoas e para o mundo ao seu redor. 4. Suas valiosas contribuições recebem apreciação e feedback positivo de cada vez mais pessoas. 5. Seu senso de valor próprio é reforçado e você conclui que está no caminho certo... Você não vai fazer nada de valor antes de saber qual o seu valor. Você não saberá seu valor se não o determinar. E nunca o determinará se não souber o que é valor... Pessoa certa é fantasia, porque se você tivesse o poder de desenhar o parceiro ideal para você, dentro de três ou seis meses com certeza iria enjoar dele. Iria achar defeitos no parceiro que você mesmo desenhou. Isso porque você é falho e também porque o ser humano muda com o tempo, a idade, as circunstâncias e as experiências que passa na vida. Ninguém é estático. Logo, não existe parceiro perfeito. O que existe são pessoas reais, que evolvem, com qualidades e defeitos aos quais você tem de aprender a se adaptar. E é isso que chamamos de pessoa 'adequada'. O melhor que podemos achar para um bom casamento é uma pessoa adequada e que nos ajude na longa caminhada da vida... Chega uma hora na relação que a beleza perde o seu apelo. O dinheiro tem valor limitado. A profissão da pessoa se torna apenas algo que ela faz. As viagens cansam, os passeios enjoam. O que fica realmente são aquelas coisas que nosso parceiro nos proporciona que precisamos e desfrutamos diariamente. Coisas como paz, atenção, compreensão, auxílio, amizade, apoio, respeito, alegria, cuidado e outras que nunca ficam velhas, saem de moda ou nos cansam. São estas qualidades que uma pessoa adequada proporcionará a você e que você também deve desenvolver para oferecer a ela. A pessoa adequada a você nunca, intencionalmente, o ferirá nem tentará mudá-lo em alguém que você não é. Portanto, esqueça a pessoa certa pois ela nunca existiu. Aprenda a ser e buscar a pessoa adequada... Um dos papéis principais do cônjuge em um casamento é auxiliar o parceiro, ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor, trazer para fora o que há de melhor nele. A esposa ajudará o marido a alcançar coisas que ele nunca sonhou ser capaz. O marido ajudará sua esposa a se desenvolver de modo que ela se sentirá como a flor mais linda que desabrochou no jardim. Infelizmente, muitos que se juntam por 'amor' não têm ajudado um ao outro, e pior: têm atrapalhado. Quando você se casa, o esperado é que você cresça, que melhore em todos os sentidos. Seu cônjuge tem de lhe fazer bem — e você a ele. Quando alguém entra no casamento pensando em se servir da outra pessoa, não em servi-la, logo vêm as cobranças. 'Você não faz isso para mim.' 'Você não se importa com o que eu quero, só com o que você quer.' 'Se você não me atende aqui dentro eu vou buscar lá fora.' 'Você não me ajuda.' Você isso, você aquilo. O foco está no receber, não no dar. Em ser servido ao invés de servir. Uma disputa de egoísmos. É claro que queremos receber também, não apenas dar. E à primeira vista, parece lógico que, para receber, precisamos pedir. Porém, na lógica do Autor do Amor, dar é pedir. Quando eu dou a alguém, aquela pessoa fica endividada comigo. Quanto mais eu dou, maior a dívida. E não há um ser humano que goste de ficar endividado — muito menos de ser cobrado. Portanto: O caminho para receber é dar e não cobrar. Dar, porque é nosso papel, nossa responsabilidade. Dar, porque cremos na lei do dar e receber. Dar, porque queremos ser úteis... Aqui vai um segredo: A mulher tem de estar sempre ligeiramente fora do alcance do homem, para que ele tenha de fazer um esforço para estar com ela. Ela não deve se entregar de todo, nem dar a ideia de que é toda dele e que ele está livre para olhar as outras mulheres porque ela estará sempre ali esperando por ele. A mulher que pratica esse segredo transpira autoconfiança — a qualidade mais sexy que ela pode ter... Homem e mulher precisam de autoconfiança, mas a mulher tem uma razão extra para investir nessa qualidade: o instinto masculino de caçador. Se a presa for fácil demais, ele perde o interesse. O homem pode ser atraído pela beleza do rosto, viajar nas curvas do corpo feminino, mas tudo isso perde logo o atrativo devido à familiaridade. Uma vez que tem acesso àquele corpo, não é mais novidade. Por isso, o que realmente mantém o relacionamento, independentemente da aparência física, é o quão interessante aquela mulher se mantém dentro da relação. É a qualidade que atrai, conquista e mantém o casal unido, apesar do tempo... A autoestima está relacionada ao que você sente sobre si mesmo e a autoconfiança está relacionada ao que você sabe sobre si mesmo. Não é porque me atrasei que agora vou pensar que sou preguiçosa. Mas é isso que a baixa autoestima faz. Ela determina quem você é, com base no que você sente... Apenas uma coisa pode fazer alguém olhar para você além de sua aparência ou deficiência física: a beleza da sua alma... Ninguém tem todas as qualidades da perfeição. Por isso, no que diz respeito a relacionamento, não importa quais suas desvantagens, você precisa aprender a torná-las em vantagens e compensá-las. Faça isso focando no que você tem e não fazendo grande caso do que não tem. Não seja preconceituoso contra si mesmo. Esqueça as deficiências que você não pode mudar... Os homens sempre vão reagir à maneira que as mulheres se comportam. Como em quase tudo na vida, o alvo é o equilíbrio. A mulher deve se valorizar a ponto de não ser fácil, mas ao mesmo tempo não se tornar inacessível... Há algumas características específicas que uma mulher deve procurar em um homem e que farão dele um bom marido: 1. Liderança: ele tem objetivos e por isso sabe para onde vai. Um rapaz que só pensa no aqui e agora e não tem planos sólidos para o futuro pode ser uma boa diversão por um fim de semana, mas será um fardo como marido. 2. Domínio próprio: se ele não tem controle sobre seu temperamento ou hábitos, como controlará situações externas como trabalho, relacionamento
e família? 3. Ser de palavra: homem que é homem não mente. Mulher tampouco, mas especialmente o homem, porque a mentira costuma ser usada por covardes, que temem a verdade. E você não quer um covarde ao seu lado, e sim um homem confiável. 4. Comportamento com as mulheres: ele gosta de flertar ou de ter a atenção delas? Ele trata as mulheres em sua vida com respeito — mãe, irmã, professora, colegas? 5. Segurança: você quer um porto seguro, não um pedaço de areia movediça. O homem seguro é autoconfiante, fiel, desembaraçado (ao invés de enrolado) e inteligente — não no sentido de diplomas, mas como alguém que é apto a resolver problemas, observar o mundo, aprender e melhorar sempre. Em suma, procure alguém que sabe o que quer, tem a determinação de crescer e acredita nas boas chances da vida. Fique longe de homens negativos ou derrotistas, imaturos, que falam muito, mas mostram pouco, que você terá de carregar nas costas sempre. Busque alguém que a desafie e inspire a ser melhor... Você pode encontrar todos os conselhos desta mãe sábia no livro de Provérbios capítulo 31, mas eu vou ressaltar aqui apenas cinco das principais qualidades que ela orientou o filho a procurar em sua futura esposa: 1. Hospitaleira: a comida, a roupa e 'o bom andamento da casa' são cuidados que ela se orgulha em ter. Sim, a mulher de Provérbios trabalhava fora, mas não abria mão desses cuidados de mãe com a família. Como sua pretendente vê esses cuidados? 2. Habilidosa: ela tecia, administrava empregadas, negociava, ganhava dinheiro, ajudava os necessitados. Era uma verdadeira auxiliadora para o seu marido. O Renato sempre investiu nos meus talentos. Hoje, ele tem uma mulher multi-habilidade ao seu lado. Note se a moça demonstra desenvoltura em suas tarefas e responsabilidades. 3. Trabalhadora: ela não era preguiçosa. Acordava cedo, dava conta de seus afazeres. Note: essa mulher seria rainha, mas nem por isso viveria de papo para o ar. Veja se sua futura esposa encara o trabalho com prazer e não com enfado. 4. Feminilidade: apesar de todo o seu sucesso, ela não fazia tudo aquilo para competir com o marido nem se tornar independente dele. O seu marido era estimado entre os homens mais importantes — e ela não se incomodava com isso, ao contrário, tinha orgulho dele. Procure uma mulher que se sinta segura em ser mulher, que não tenha vergonha nem sentimentos de inferioridade por isso. 5. Sabedoria: se a força do homem está nos músculos, a da mulher está na língua. Se não souber falar com sabedoria e delicadeza, poderá atear fogo na própria casa — o fogo da contenda, da raiva e da provocação. Perceba se as palavras de sua namorada o colocam para cima ou para baixo, incitam o melhor ou o pior em você. Não subestime esta qualidade. A pessoa com quem você vai se casar cumprirá um papel importante na formação de quem você se tornará mais tarde. O bom e o ruim dela se tornarão parte de você. Portanto, escolha bem. Não comece uma jornada com alguém que tem características que você despreza e não quer na sua vida... Um rapaz que se diz cristão, mas não vê a hora de tirar sua calcinha não se importa muito com a fé que diz ter. Como é o relacionamento daquela pessoa com Deus? Ela mostra Deus em suas atitudes? Como ela pratica a fé que diz ter? Como ela conheceu a Deus? Qual o seu testemunho de fé? Quão familiar ela é com a Palavra de Deus?... A pior coisa que você pode fazer ao tentar conquistar uma pessoa é fingir ser alguém que você não é. Quanto mais tentar impressionar, mais complicada será a primeira impressão que a pessoa terá de você. Surpreender é diferente de impressionar. Quando tenta impressionar, você passa uma imagem forçada de si mesmo. É falso. Mas quando surpreende, mostra que não tem medo de ser você. É verdadeiro... Padrões para as mulheres que querem iniciar e manter um namoro blindado: 1. Crer em sua beleza singular. 2. Fazer sua beleza brilhar como uma joia. 3. Deixar ele dar o primeiro passo. 4. Nunca ir até ele. 5. Nunca deixar o namoro se tornar sexual. 6. Não se fazer de namorada de plantão. 7. Não fazer dele um namorado de plantão. 8. Não iniciar troca de mensagens. 9. Encurtar os encontros e as conversas telefônicas. 10. Condicionar que ele fale com seus pais antes de iniciar o namoro. 11. Deixar que ele pague a conta nos primeiros encontros. 12. Não deixar que o namoro se estenda indefinidamente. 13. Não declarar seu amor por ele no jornal das oito. 14. Nunca ir 'morar junto'. 15. Ser firme com seus padrões, mas não ser chata. 16. Não correr atrás depois de qualquer briga. 17. Não ser a mulher 'útil'. 18. Ser apresentada para as pessoas importantes na vida dele. 19. Ter tolerância zero com mentirosos e outros cafajestes. 20. Não abrir mão dos Padrões... Padrões para os homens que querem iniciar e manter um namoro blindado: 1. Avaliar se ela tem potencial. 2. Descobrir se ela quer ser uma esposa. 3. Observar se ela sabe debater um assunto sem sucumbir às emoções. 4. Avaliar se ela se importa com você. 5. Certificar-se de que ela tenha conteúdo, não apenas embalagem. 6. Conhecer bem seus objetivos. 7. Fugir da interesseira. 8. Não perder tempo com a fácil. 9. Tomar a iniciativa. 10. Reservar o sexo para o momento certo. 11. Não continuar o namoro com uma ostra. 12. Observar o relacionamento dela com os pais. 13. Não aceitar mentiras no relacionamento. 14. Verificar se ela é preguiçosa. 15. Observar se ela tem problema com autoridade. 16. Não tolerar ciúme doentio. 17. Ser o iniciador. 18. Ser exclusivo dela. 19. Fazer tempo para o relacionamento. 20. Não abrir mão dos Padrões... A não ser que você se case com alguém que nasceu de uma árvore, a verdade é que todo mundo casa com a família do cônjuge, sim..."

anolivr 15/01/2024

Namoro blindado
Nunca pensei q iria favoritar um livro de alto ajuda.
Esse livro fala sobre os passos do antes, durante e depois pra se ter um namoro blindado, noivado blindado para chegar ao casamento blindado e usando de embasamento a Bíblia!
Gostei muitíssimos pq pude tirar muitos proveitos e ensinamentos desse livro, muitas partes me identifiquei e em outras me espantei de como não enxerguei tal situação. Provável que eu leia algumas partes dele novamente pq é um ?manual? digamos assim!
Recomendo muito.

Eloiza1989 22/12/2023

Um livro pra quem segue os valores cristãos
Namoro blindado é um livro bastante interessante pra quem quer saber mais sobre o que fazer antes, durante e depois de um namoro, mas como eu disse no título da resenha ele segue os valores cristãos (então já da pra imaginar o tipo de padrão que eles ensinam), eu particularmente concordei com algumas coisas mas achei o livro arrastado (repetem muito a mesma coisa, isso é bom pra fixar mas deixa cansativo) e do mesmo jeito que concordei com algumas coisas discordei de outras (achei umas coisas meio machistas). Não achei um livro ruim mas tem seu público específico, mas pra quem não é desse público é legal pra poder conhecer uma visão diferente.

jvaillanttt 05/12/2023

Incrível!
Este livro é perfeito àqueles que querem arranjar um parceiro e que possuem a meta "namoro para casar". É um livro cheio de dicas ótimas e conselhos sábios dos autores. Pode-se encontrar muitas coisas que façam o leitor pensar: "nossa, isso aconteceu comigo!" e te faz refletir sobre muitos assuntos quando se trata de relacionamentos.

Vitoria 28/11/2023

Um namoro a prova de bala
?Namoro Blindado? é um livro que promete ajudar solteiros, pessoas com desejo de namorar e namorados a não errar na hora de escolher um parceiro e desenvolver uma relação em todos os aspectos: emocionais, mentais e espirituais, com o objetivo de diminuir a taxa de erros que podemos cometer nessa época. É um livro muito bom, com uma linguagem bem acessível e jovem(até com piadas, para espanto de alguns). No estilo de um manual de regras, os autores resumem atitudes que devemos buscar adotar e ações que devemos abortar baseados nas experiências próprias ou de outros casais.
Em geral, gostei bastante, confesso que não dava nada para o livro mas me surpreendeu de uma forma muito positiva, apesar de serem regras soam mais como conselhos e não fica chato, além da clara preocupação dos autores em cativar os jovens mas nada forçado. Enfim, é uma leitura essencial para os recém-namorados e para aqueles que querem embarcar na jornada do namoro.
Recomendo!!

Mah 21/11/2023

Um excelente guia para saber se está preparado para um relacionamento e se sim, como conduzi-lo com sucesso.
Excelente leitura!

Kellysotn 02/09/2023

Ufa! Terminei.
Eu ganhei esse livro eu era bem novinha, provavelmente tinha uns 13/14 anos. Tentei ler e simplesmente não conseguia, eu ainda tinha a mentalidade que livros de "auto ajuda" são chatos. Desistir da leitura! Eu realmente não conseguia terminar, mas agora eu vejo que não era o livro, era a minha mentalidade que estava errada, minha idade não estava compatível com o livro no momento, tendo em vista que eu tenho 21 agora, quando eu tinha 13/14, eu ainda brincava de areia.

Mas agora com 21 eu dei mais uma chance ao namoro blindado, e mais uma chance a mim mesmo, de aprender mais. E sinceramente? Foi uma das melhores coisas que eu fiz!

Eu recomendo namoro blindado não somente para pessoas que são evangélicas e querem aprender mais sobre namoro, mas para todas as pessoas seja evangélica ou não, esse livro é pra todos.

Conseguir identificar coisas que eu não fazia ideia, e aprender sobre outras.

Eles tem uma forma de escrita que é fácil de compreender, e divertida de ler, não é algo monótono, mas você interage com a leitura, e isso é muito bom, principalmente para quem não é acostumado a ler livro desse gênero.

Então queridos, se você tava em dúvida se leria ou não? Leia! Vale MUITO a pena.

Sarah Sales 12/07/2023

Ótimos conselhos
Comecei a ler meio que obrigada, mas me surpreendi e aprendi bastante coisas com a leitura e acabei me divertindo muito com alguns comentários também, super indico.

Rafaela.Silva 03/07/2023

Simplesmente perfeito
Esse livro trás várias dicas de como ajudar você em um relacionamento com uma pessoa como também um relacionamento com Deus. Através dele aprendi várias coisas que não vou esquecer e principalmente um amadurecimento físico e espiritual.

Lohanna.Vitor 22/06/2023

Dizem que os sábios aprendem com os erros dos outros, então para quem não teve um relacionamento ainda este livro é uma ótima leitura. E para quem está divorciado, viúvo ou não deu certo na vida amorosa, também tem várias dicas!! Mas vá com a mente bem aberta porque os escritores tem bastante experiência para compartilhar com os leitores. Já se prefere ficar sozinha(o)? Também leia, te garanto que não será o mesmo.

Realidade0 26/05/2023

Um livro que mudou tudo
Apesar do livro ter o ponto de vista bíblico sobre o namoro e o casamento, ele traz dados científicos para explicar seus posicionamentos, ele ensina muito bem o que deve fazer para que se tenha um relacionamento bom e saudável.
Eu acredito que ele não deve ser seguido muito a risca, afinal cada relacionamento é muito específico, mas acredito que este livro contém instruções e orientações de fato boas sobre o namoro, que deveriam ser levadas em consideração.
Eu dou cinco estrelas por tudo que aprendi e sobre como ele abriu meus olhos. Ele falava até sobre caráter e personalidades. É de fato uma obra completa.

Celina 10/05/2023

Vamos falar sobre relacionamento?
É, nessa resenha eu não vou ter muito o que falar pois se falar demais vou acabar contando é tudo, risos.

Mas, o livro tem conselhos excelentes sobre relacionamentos e diversas situações dentro de um, ajuda muito (principalmente pra quem é cristão e procura um namoro santo) eu recomendo muito.

vics. 20/03/2023

"o coração é só mais um órgão, mandamos nos sentimentos."
Muito legal, muito bom pra me lembrar de certas coisas e me guiar. depois vou voltar alguns capítulos pra tirar dúvidas, é realmente um guia.

Rael Alves 19/03/2023

Autor: Renato e Cristiane Cardoso
Livro número: 13??
Início: 31/01
Término: 19/03
N° páginas: 320
Um livro incrível com conselhos valiosíssimos, não somente para quem está namorando ou casado, mas para quem realmente quer viver um relacionamento duradouro e embaixo da proteção e da presença de Deus, para nunca mais ter seu coração partido.
Quando comecei essa leitura estava destruído emocionalmente e graças a Deus tive minhas feridas emocionais cuidadas e estou bem melhor e descansando no Senhor.
Recomendo de mais a leitura desse incrível livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6