Sorrisos Quebrados

Sorrisos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Sorrisos Quebrados

Lana 22/04/2020

Muito lindo
Alguns seres humanos são piores que o próprio capeta.
Mas esse livro nos mostra que mesmo depois de tudo ainda podemos confiar e ter esperança na humanidade!
Livro lindo, tema forte.
Recomendo a leitura < 3
Carolaine.Oliveira 17/10/2020minha estante
Como faz pra ler ele?

beatriz.marina. 17/11/2020minha estante
Tem no kindle unlimited

Bia 31/12/2021minha estante
Esse livro é simples perfeito cara, não tem jeito

Nilcelena.Afonso 19/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito ?,com um final de deixar o coração quentinho ?

Jennifer288 31/07/2023minha estante
Livro simplesmente perfeito?

Waleria.Aparecida 23/02/2024minha estante
Como faço p ler o segundo ???

Juh Saint 27/02/2021

Caramba que coisa linda
Sofia Silva você é um monstro da escrita bicha linda
Deixei de lado e de lado, adiei a leitura por mais tempo e quase esqueci dessa leitura de Sorrisos Quebrados que sorte que alguém aqui em casa tirou pra ler, me deixou na expectativa, esperei terminar e peguei pra ler. Mesmo em tempos difíceis pra ler algo leve e revelador, acho que vale a pena igual, pode ser até que te reforçe nas coisas ruins que acontecem atualmente, ano pós-2021 e ainda sem vacina. Recomendo pessoalmente a leitura dele. Rolou receio de desgosta e isso não deu por bem. Nunca ouvi falar da Sofia, sei que ela não é iniciante mas grande coisa, eu havia comprado o livro igual por me chamar atenção e tapei os ouvidos sobre opiniões externas, tirei minhas próprias baguios desse livro, algo que eu também recomendo fazer. Leia sem saber spoiler, sem saber da trama, de trechos. As primeiras partes que o livro carrega são sobrecarregadas de tensão, o livro todo poderia se extender nisso e acabou indo para outro lado, o psicológico em trabalho de restauração, teraupêutico de cada uma das peças fundamentais de Sorrisos Quebrados. Paola e André precisam superar várias coisas, o livro poderia ser feito de forma a gerar mais gatilhos, o que acontece é contrário. Sensibilidade pela forma que Sofia abordou o que poderia ser feito errado por outro autor, por isso as 5 estrelas e o meus favoritismo é fundamental para este!!!!!!!!
Falando em favoritinha, Sol minha favorita do livro todo e não confio em quem não gosta dela olha só. Parabéns de verdade pra Sofia que fez um livro sobre superação, gostoso de ler, colorido pela sua narrativa e pelos sentimentos dos personagens principais.
LuaTeresa 27/02/2021minha estante
Pode me dizer quais gatilhos tem? E se tem alguma cena+18? Não gosto de hot

Juh Saint 10/03/2021minha estante
relacionamento abusivo miga, no inicio é bem pesado mas depois fica leve
não sei se recomendo se vc é sensível com qualquer coisa +18, mas eu sou de menor e li skpapskoaskoskopkopsakop

Gabriela 05/12/2016

"SÓ MAIS UMA NOITE"
Arrebatador. Emocionante. Maravilhoso. Artistico. Colorido.
Uau, sim, UAU.
Que história! Que casal! Nunca li nada igual.
Um dos livros da minha vida, sem dúvida. Saltando para o top de leituras 2016.
Estrelas, tudo que vejo depois desta leitura são estrelas!

“— Mas eu não quero tocar nas nuvens com você.
— Então o que quer?
(…)
— As estrelas. Cada uma delas. Todos os dias.”

Posso garantir que sempre que olhar para as estrelas, para o céu, e até para o teto do meu quarto, esse casal vai aparecer nos meus pensamentos.

As palavras somem-se na tentativa de explicar o efeito desta leitura na minha vida literária. Terminei Sorrisos Quebrados e, assim como a Paola, estou a tentar encontrar no céu alguma ajuda. Neste caso, para escrever uma resenha que represente a importância desta leitura e o quanto eu adorei ler.
Sorrisos Quebrados é mais do que um livro, é uma bela história de amor: amor entre dois adultos, amor de pai e amor entre pessoas que carregam consigo dores e traumas.
Com um prólogo de nos fazer parar de respirar, a história começa com o sofrimento de alguém que casou com um monstro, e , meu deus, a autora narra com uma escrita sublime a tragédia. Teve momentos na descrição que eu era a Paola. Era eu que estava no sofrimento dela e na perda da esperança. Sem dúvida um dos prólogos mais fortes que li e dos melhores.
Apenas nessa curta leitura eu já sabia que Sorrisos Quebrados não seria mais um livro, mas O LIVRO: aquele que sendo leitora vou guardar eternamente na minha memória.
Finalizado o prólogo, parei e respirei, sabendo que mais emoções viriam, sem supor que seriam tantas ao longo da história.
Paola é das personagens mais lindas que li. A sua construção está detalhada e vemos nela um pouco de nós: sonhadora, romântica, frágil, forte, doce, guerreira. Uma lutadora como todas nós devemos ser.

"Eu acredito que sou um quadro abandonado por alguém que nunca desejou ser pintor. Alguém me pegou quando era uma tela branca e em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me rasgou com o lado pontiagudo. Perfurou vezes sem conta até eu ter um buraco grande onde deveria estar uma pintura."

Aí a história começa e aparece o André (pausa prolongada para eu suspirar porque estou apaixonada. Que homem é este?)

“Olhando para mim está uma mulher com a sua beleza destruida, reluzindo no escuro e eu não me assusto mais.
As minhas mãos fazem carinho no que alguém quebrou, e digo o que ela precisa
ouvir:
— Paola, o lado feio não existe em você. Não mais para mim.”

Se alguém estiver ouvindo: Quero um André na minha vida, por favor!
O encontro deles, assim como o começo da história, está rodeado por diversas emoções e os leitores percebem que eles terão um futuro apaixonante pela frente, mas, e para minha surpresa, ao contrário de muitos livros com istalove (amor rápido), entre ele isso não acontece.
Devido ao seu passado traumático, a Paola tem medo do André e ele, com seus próprios demónios, também não pensa em relacionamento.
Mais uma vez, fiquei presa na construção da ligação deles, feita através de uma menina linda e peculiar. A autora mostra um leque de personagens muito bem criado onde não existe cliché do principe que salva a princesa, do homem sarado mandão, do homem que conquista só com um olhar. Não. Em Sorrisos Quebrados todas as personagens são reais e o relacionamento deles é muito bem construido.
Não vou narrar o que acontece, porque odeio resumos dos livros, mas vou falar o que me prendeu e o que, para mim, torna Sorrisos Quebrados uma das leitura obrigatórias não só para quem ama romance, mas para todas as mulheres e homens.
Sorrisos Quebrados apresenta ao leitor os efeitos negativos dos relacionamentos poluídos pelo ódio e desrespeito, e as marcas que deixaram tanto na Paola, fisicamente ela sofreu muito, e no André, um homem de alma quebrada.
É a história de duas pessoas que pouco a pouco vão ajudando um ao outro a curar, sem perceberem que estão apaixonados um pelo outro e que são o casal perfeito.
E aqui preciso referir as cenas íntimas entre os dois. MEU DEUS! Os dois estão muito marcados pelos passados horríveis, mas quando estão juntos é fantástico. As cenas são descritas de uma maneira que as torna mais do que cenas íntimas, mas conexão de duas almas.
Eu nem consigo escolher qual gostei mais, mas, e mais uma vez, a primeira vez deles vai para o top das melhores cenas de amor que li. Diferente de tudo, o André e a Paola entregam-se um ao outro com muita cor à mistura.
E não posso esquecer a frase mais marcante: “Só mais uma noite”.
Sempre que estavam juntos era sempre só mais uma noite em que os dois se curavam e amavam.

Mas o que distingue SQ de todos os livros lançados é a originalidade dos detalhes e da arte e cor que o livro respira. Nunca li algo em que a cor fosse tão importante e a autora surpreendeu com o que encontramos nas páginas: COR. Sim, muita cor. Não vou explicar. Leiam para entender pois não vos quero roubar a possibilidade de descobrirem o mundo colorido da Paola e o escuro do André.

A história flui muito bem e isso é outro ponto a favor. A autora não prolonga e não aborrece com descrições desnecessárias ou momentos criados para ocupar páginas. Tudo que é escrito e fundamental. Com uma escrita encantadora, poética e de alto conhecimento, Sofia Silva conta com perícia de quem ama escrever, o que é superação.

Por fim, Sorrisos Quebrados, escrito pela autora portuguesa Sofia Silva, é a prova que quando um autor quer, ele escreve histórias diferentes e que cativam o leitor de uma forma intensa e inexplicável.
Uma leitura que indico 1000 vezes e mais 1000. Todas as pessoas precisam ler!
TOP! Fantástico!
André e Paola para sempre.

“Às vezes, precisamos entrar em caixas pretas para perceber que nunca paramos de brilhar, mas a nossa cor só é vista por quem foi pintado pelas mesmas tintas e pincéis.”

Favorito da vida.

(Gabriela)
Luma 06/12/2016minha estante
Que resenha maravilhosa, com ela você conseguiu passar todo o leque de emoções que você vivenciou com o livro! Adicionado na minha lista, com toda certeza.

Sharon Grazy 08/12/2016minha estante
Apaixonada por sua resenha, já quero muito colocar esse livro no ropo da minha TBR de dezembro!!!

Di 08/12/2016minha estante
Perfeita. Também gostei muito!

Di 08/12/2016minha estante
Até deu vontade pra ler novamente.

Manuela 13/12/2016minha estante
Resenha muito boa.

Tita 13/12/2016minha estante
Amei sua resenha.

Joana.Leitora 16/12/2016minha estante
Resenha maravilhosa.

Jane.Hale 28/12/2016minha estante
Resenha perfeita. Descreveu tudo que senti lendo SQ.

paula 04/01/2017minha estante
Sua resenha está muito boa!

Luma, eu amei.
Mexeu muito com as emoções e porque gosto de drama sem ser clichê.
Boa leitura.

Luma, eu amei.
Mexeu muito com as emoções e porque gosto de drama sem ser clichê.
Boa leitura.

Sharon, boa leitura!

Gabriela 04/01/2017minha estante
Obrigada pra quem comentou!

Paulinha 06/01/2017minha estante
Finalizei a leitura e senti tudo isso que você escreveu.

Paulinha 06/01/2017minha estante

Mandinha.Silva 16/07/2017minha estante
Bela resenha

Bia 30/03/2021

Resenha Sorrisos Quebrados
?Juntos descobrimos que os sorrisos mais lindos estão escondidos nos rostos mais tristes.?

Paola e Andre, pessoas marcadas por traumas e com cicatrizes tão profundas que por um período acham que nunca serão capazes de supera-las. Apesar de todo passado, encontram um caminho um para o outro e assim se curam juntos.
O livro abordada temas muito importantes sendo um deles o relacionamento abusivo, o prólogo realmente foi uma cena angustiante de se ler.
Eu amei esse livro! Amei a Paola, André e PRINCIPALMENTE a Sol. Achei a escrita da autora linda e amei como ela aborda certos temas. LEIAM!
Thais.S 30/03/2021minha estante
Nossa a sua postagem me fez lembrar que o quarto livro da serie ainda não saiu ?... nem sei se vai......

Thais.S 30/03/2021minha estante
Essa série é muito boa mesmo.... o livro q mais gostei foi o 3... é lindo demais.. chorei horrores.. mas vale a pena!!!!

Bia 31/03/2021minha estante
caraca achei q os outros não eram tao legais assim, ja quero

Iasmin 15/11/2022

não vou mentir, é um livro muito difícil de ler pra quem tem ansiedade, principalmente as primeiras páginas. ele tem muitos gatilhos, sofri bastante mas não me arrependo nem um pouco. tanto o tema quanto os personagens foram muito bem desenvolvidos. a história te prende do início ao fim e o final me deixou sem palavras. se tornou um dos meus livros favoritos e fico muito triste que ele não tenha o reconhecimento que merece.

kellembooks 31/08/2022

Todo mundo precisa ler esse livro
Paola sofreu violência doméstica, para mim foi uma das piores violência até agora que li um livro. Depois de 2 anos ela se tratado e com rosto totalmente desfigurado ela conhece a pequena Sol que passou por trauma e não consegue se aproximar das pessoas, só seu pai e avós. Com isso André vem no meio, pessoa que quebrou o André e fez o pior quebrou sua filha.
Paola e André são almas quebradas. Paola quer ser feliz e recomeçar. André tem medo e disseque jamais vai amar alguém de novo.

Um livro muito bom, faz você refletir, que beleza não é tudo. Que até mulher mais bonita vai ser quebrar. E o príncipe encantado vira vilão
Talita707 31/08/2022minha estante
Esse livro tem todo meu coração ? Meu preferido da vida..uma história de superação linda.

Bia 21/08/2020

Encantador
Simplesmente lindo . Amei a Paola e o André e a Sol, lembro que eu devorei em dois dias de tanto que amei essa história. O melhor da trilogia .

Lembro do Prólogo até hoje foi impactante.

Jenifer Tertuliano 06/05/2021

Eu só consigo sentir
As vezes acontece de eu terminar um livro e ser incapaz de escrever sobre ele ou falar sobre a leitura para outras pessoas. Eu só consigo sentir.
Sentir o quanto esse livro me tocou, me emocionou, me transformou.
O quanto não sou mais a mesma, mudou a forma do meu olhar para as outras pessoas, mas principalmente, mudou a forma como eu olho para o que tenho, quem sou e quem me rodeia.
É uma leitura incrível, e apesar de bem dolorida eu recomendo a todos.
Obrigada Sofia, por tamanha transformação em 230 páginas.

Maria 30/05/2020

muito bom!
que livro! que história!
uma escrita acessível, um história pesada, mas que nos faz refletir.
fiz marcações de muitas frases, já que o livro me proporcionou esse sentimento de avaliação e pensamento.
a história em si contém muitos gatilhos, e se você leu, tenho certeza que o prólogo também te marcou. se RELACIONAMENTO ABUSIVO, AGRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA, ABANDONO MATERNAL e outros, forem um GATILHO pra você, não recomendo!!! isso pode ser muito ruim ora você.
por fim, é uma história boa, final bom, te dá curiosidade pra saber mais sobre os "mistérios" que tem. e claro, me apaixonei pela Sol.
novo favorito!
Leitura e . 30/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Taisa 08/12/2016

Eu juro que eu tentei. Por vezes quase abandonei mas queria entender o fascínio das pessoas por esse livro, por essa série em geral. Eu li Corações Quebrados, achei legal mas nada que eu conseguisse justificar as opiniões tão taxativamente calorosas e apaixonadas. Talvez ele não seja para mim, ou eu não seja para ele.

Durante a narrativa não conseguia me conectar com os personagens, são muitas frases de efeito, todos os diálogos extremamente profundos, há muita penúria, tudo muito desventurado, tudo muito certo, muito perfeito. Ninguém tem defeitos aqui, os personagens vão se dividir entre quem é bom e quem é mau. Não há nuances na personalidade deles, essa falta de imperfeições, de facetas neles dificultaram no processo de transformá-los em reais.

O André que é um perfeito cavalheiro fez algumas coisas que eu fiquei tipo 😱, e parece que ninguém percebeu o quanto aquilo foi insensível, não fez o menor sentido para mim. Durante a relação deles eu queria respirar um pouco, faltou momentos de descontração, não me sentia motivada em continuar.

Quando eu vou analisar um livro eu não penso tanto se EU TAISA gosto daquilo/daquele tema mas sim na proposta do autor. As vezes achamos tal personagem mimadinho, egoísta e não gostamos dele, mas por outro lado vai que era isso que o autor queria que você sentisse? Ele queria que você não gostasse dele, então deu certo, ele conseguiu atingir o objetivo proposto, independente de você ter gostado ou não.

E basicamente esse foi o motivo de não ter gostado, não consegui ficar sensível à intenção da autora. Como citei acima o português dela é maravilhoso, abusa de forma quase poética a estrutura das palavras dando um ritmo muito especifico à cena, há umas ilustrações lindíssimas que complementam a história sem falar da capa que é um espetáculo à parte.

Tem livro que não é para nós, mas esse sem dúvida é para muita gente, acompanho o reboliço que ele causa no coração das pessoas e lamento não fazer parte desse grupo mas provavelmente se você gosta de uma romance açucarado e dramático irá adorar. Sempre é bom ler e tirar suas próprias conclusões.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
joana 08/12/2016minha estante
Como falei, tenho opinião diferente sobre este livro. Pra mim é dos melhores do ano. E soube agora mesmo no whatsapp que Sofia Silva conseguiu atingir primeiro lugar e nunca um autor português indie conseguiu. Como leitora fico feliz porque imagino como deve ser difícil para autores portugueses bombarem e a gente precisa valorizar quem tem sucesso sem panelinhas. Ela só teve leitores. Falando da resenha, esta foi a resenha com 2 estrelas que não foi negativa sobre o livro, mas o que transmitiu pra você. Quem ler a resenha vai pensar: Mas ela avaliou com duas estrelas e tem muitos elogios. Porque conseguiu focar no que a autora tem de melhor e isso poucas pessoas que resenham conseguem. Parabéns, Taisa. Pra mim foi oposto. Senti medo da Paola e frieza do André. Senti as dúvidas dos dois e isso foi muito conflitante pra mim. Achei que foi essa a idéia da autora. Algo que a gente concorda, e Taisa, queria muito que muitos autores nacionais lessem esta obra para saberem escrever. Que escrita rica e bem elaborada. É fascinante porque a autora pelo que sei é jovem, mas domina com tudo. Sabe usar todos truques linguisticos e ilusões de palavras. Leio muito nacional e poucos conseguem isso e os que conseguem têm editoras grandes trabalhando muito nas revisões. Carina Riss pelo que sei tem equipe de 10! Lendo a resenha senti que vc queria ter gostado porque a autora é muito boa, mas não deu. Acontece. Outro ponto que a gente concorda é a capa, diagramação, tradução e revisão. Mais um motivo pra autores nacionais lerem e aprenderem que quem lê muito gosta de ler sabendo que além de bom escritor é bom profissional. Enfim, não deu pra vc, está tendo sucesso estrondoso e fico muito feliz pela autora. Tem autores que todo mundo ama e eu também não entendo. Por isso amo ler, todos somos diferentes. Mais uma vez, parabéns por em resenha de 2 estrelas conseguir mostrar que há mais pontos positivos. Vou escrever a minha.

Taisa 08/12/2016minha estante
Joana obrigada pelas palavras. Apesar de não conseguir ter a mesma experiencia que você (na verdade a mesma experiencia que a maioria) eu respeito muito o trabalho da Sofia também, concordo que o que ela alcançou sem dúvida se deve ao mérito dela. Ela é merecedora do sucesso que tem.

Também respeito muito sua opinião, como te falei antes sempre fico atenta nas suas atualizações por aqui, leu livros pra caramba e temos vários que amamos em comum, infelizmente esse não foi caso, mas acontece.... um mesmo livro se torna diferente par cada leitor.

Bjus. =**

joana 08/12/2016minha estante
Também respeito e hoje com essa resenha vc ganhou pontinhos porque é muito fácil criticar, esquecendo tudo de bom. Bjus e boa leitura!

Aninha 08/12/2016minha estante
Nossa, agora deu vontade de querer ler esse livro! Por curiosidade.

Heloisa 08/12/2016minha estante
Tai, vc não é a unica com esse sentimentos. Eu não li Sorrisos Quebrados mas senti o mesmo quando li Corações Quebrados, não funcionou pra mim, tecnicamente perfeito, mas emocionalmente não me alcançou, o que de forma nenhuma é demérito da autora e sim meu e do meu emocional esquisito. Apesar de todo rebuliço eu preferi não ler, como li algumas resenhas vi que não era meu tipo de livro. Apesar de tudo vou ficar de olho nos próximos livros e se a sinopse me interessar não tenho problema em mudar de opinião, pois como você queria muito ter amado. Quem sabe na próxima!! Beijo

Taisa 08/12/2016minha estante
Aninha sim leia, mesmo indiretamente ajudei a causa....hehehhehehehe

Aninha 08/12/2016minha estante
Foi mesmo kkkkkk

Taisa 08/12/2016minha estante
Helo vc resumiu a minha resenha em uma frase" tecnicamente perfeito, mas emocionalmente não me alcançou"..... Foi exatamente isso!
Sim tenho a mesma ideia que vc, tb estou aberta a mudanças....kkkkkkkkk

Tícia 08/12/2016minha estante
Taisa, menina... sabe pq não li nada dessa autora até hoje?
Pq tenho a impressão - pelo que vejo dos comentários e etc - que comigo não vai rolar.

Não sou chegada nesse tipo de linguagem meio poética ou com frases de efeito em um romance pq prefiro leveza e objetividade na linguagem. E esse negócio de diálogos profundos cheios de metáforas - em uma história de amor, que fique claro - não dá certo comigo.
Mas isso não tira o mérito da autora pq pelos trechos que vi soltos por aí, ela realmente escreve muito bem.

E pode até ser que eu leia, goste e quebre a cara, óbvio. Mas do jeito que eu me conheço, vai dar ruim.

Maaaas, isso não quer dizer que não vou ler. Vou deixar passar esse furor, essa coisaiada toda em cima desse livro pra ver qual é.
Vai que eu me surpreendo?

Taisa 08/12/2016minha estante
Sim Ticia exatamente, acho que você pegou a ideia do livro muito bem.,
Tem coisa que não rola mesmo com a gente, mas as vezes também tem livros que tem tudo que você não gosta e de alguma forma inexplicável funciona, então não adianta....temos que experimentar....kkkkkkkk
Começa, veja como é, vai que você s surpreenda? Se não, venha e vamos desabafar juntas! hehehehe

Janaina 09/12/2016minha estante
Faço parte do grupo das que adoram a escrita da autora, mas é isso: Para uns tem livro que não dá. No meu grupo de leitura fizemos leitura de The Law of Moses e The Song Of david da autora Amy Harmon. Eu amei, mas teve quem falasse que não conseguiu ler tudo.
O que todas concordam é que independente se gostaram ou não do livro, ele está muito bem escrito e a autora tem talento. Este post é aquele que quem olhar pensa que vai ler critica, mas não. É bom ver que mesmo vc não tendo amado o livro valoriza o talento da autora que está vendendo muito. Faltam resenhas e opiniões assim. Tenho lido resenhas com criticas e nunca li uma em que existe tanto elogio como aqui. Parabéns!

Danielle Endebo 10/12/2016minha estante
Taisa, eu fui cheia de expectativas e pensei ser esse fato eu não ter amado. Mas lendo sua resenha acho que foi bem isso. Os temas , tanto da Paola, quanto da sol, foram situações que curti ler no sentido de ser diferente dos rotineiros dramas. Mas no meio eu já queria acabar e isso para mim é um sinal de tédio. Achei super arrastado, e amei a sol. Mas para mim ela tbm não tem 4 anos. Acho que faltou mais a relação dela com o mundo e não somente uma narração dos medos dela. Dei 3 1/2 pq amei os desenhos.

Taisa 10/12/2016minha estante
Janaina obrigada!
Sim a Amy Harmon sempre dá esse tipo de discussão, há pessoas que não se sensibilizam muito com ela, eu gosto muito! Aqui não consegui sentir o que era devido, mas enfim.....acontece :/
Bjus.

Taisa 10/12/2016minha estante
Danielle sim, quase abandonei mas era uma questão de honra sabe? Parecia um ciclo que eu já sabia como ia acabar mas não acabava nunca.
Também senti falta de informações sobre a Paola, da onde ela vem? O que ela fazia antes? Na vdd foram vários fatores que foram me afastando do livro.
Os desenhos realmente foram bem legais.
;)

S. T. 11/04/2017minha estante
"Outra coisa que me incomodou foi a Sol. A criança é uma fofinha, gracinha mesmo mas nunca na minha cabeça que aquela menina tem 4 anos. A Sofia tem um português impecável, por vezes nos deparamos com livros nacionais que parecem não haver a menor revisão, nesse quesito ela é perfeita. Mas essa perfeição atrapalhou na hora em que a menina dizia uma frase, era requintada demais para uma criança e para mim já não surtia o efeito desejado.

O André que é um perfeito cavalheiro fez algumas coisas que eu fiquei tipo ?, e parece que ninguém percebeu o quanto aquilo foi insensível, não fez o menor sentido para mim. Durante a relação deles eu queria respirar um pouco, faltou momentos de descontração, não me sentia motivada em continuar."

Me identifiquei muito com esses trechos, e foram alguns elementos que não me fizeram gostar muito do livro também.

Caro 09/12/2016

não é resenha!
Pela segunda vez me apaixono por essa história.
Pela segunda vez me encanto mais um pouco pela escrita da Sofia.
Termino, novamente, com o coração leve e pleno!
Amores assim são para a vida toda!

Primeira leitura: 12/08/2016
Segunda leitura: 09/12/2016
Rebeca 09/12/2016minha estante
Opa, me interessei, já até adicionei aqui na lista...

Marcia277 09/12/2016minha estante
Esse livro é lindo

Caro 09/12/2016minha estante
Rebeca, vai fundo! É lindo!

Joana.Leitora 16/12/2016minha estante
Também amei.

Jane.Hale 28/12/2016minha estante
Adoro demais.

Julyana 29/12/2016minha estante
adorei a não resenha

Gabriela 04/01/2017minha estante
A terceira leitura vai ser quando sair físico rsrs

Lua 24/04/2024

Recomeço
Esse é um livro de recomeços. O primeiro capítulo é pesado, tem gatilhos, mas após esse primeiro capítulo, as coisas ficam leves

Livro de superação, romance, tem Hot, a história é escrita bem, e tem fácil entendimento

Os capítulos são curtos e você consegue ler bem rapidinho, porque o livro é curto também

Tem mais 2 livros, que contam a história de outras pessoas que apareceram nesse primeiro livro, e parece ser tão fluido quanto ( eles não são livros de continuação, só desenvolvem outros personagens )

Livro pra sofrer, refletir na maldade humana, e saber que no final, as coisas acabam bem ( mesmo que sejam extremamente difícil e traumático )

Tenho esse livro em epub e pdf, se quiser é só mandar mensagem ??

Luciano Otaciano 25/03/2021

Livro excelente!
Paola é uma mulher admirável. Ela começa o primeiro capítulo narrando o dia em que tudo mudou: quando a violência cometida pelo marido chegou a níveis absurdos e quase tirou sua vida – por um momento, Paola acredita que morreu e que a dor chegou ao fim. Entretanto, ao final desse capítulo mergulhamos no presente, momento em que a jovem está em uma clínica de recuperação em São Paulo, tentando dia após dia superar os anos de trauma, espancamento e abuso. Graças ao tratamento médico, Paola encontrou diversas maneiras de esquecer o que o marido fez com ela, mas ainda existem bloqueios dolorosos que a mantêm presa a ele: a imagem que vê no espelho e cada cicatriz que marca e deforma seu rosto; a lembrança dos tapas, chutes e socos; a insegurança de sair da clínica e enxergar nos olhos dos outros sua feiura e imperfeição; e, principalmente, o medo de confiar e amar – ainda mais quando o assunto são homens. O fato é que o tempo de tratamento curou muita coisa do coração dessa mulher, mas existem feridas que precisam ser enfrentadas, e isso só acontece quando André e Sol aparecem em sua vida. Pela primeira vez em anos Paola vai colocar a segurança de outra pessoa em prioridade e, ao se entregar em nome da felicidade de uma garotinha, vai descobrir como quebrar as amarras que a prendem na escuridão do passado.
Partindo dessa premissa Sofia cria uma obra envolvente e bastante dinâmica. André é o segundo narrador dessa história (que é contada em primeira pessoa de forma intercalada entre mocinho e mocinha). Ele visita a clínica por conta de sua pequena filha, a Sol, e em uma dessas expedições tem o caminho cruzado com o de Paola. Entre eles vai existir desconfiança, medo – porque um relacionamento, mesmo que seja uma amizade, pode ser motivo de dor para ambos – e, perigosamente, um desejo físico incontrolável. Unidos pela força desse sentimento, Paola e André encontrarão um no outro o que mais precisam. E isso significa que a autora trabalha com algo que é apreciável: o poder de cura que só o amor tem. Mas o mais maravilhoso é que entre o casal não existe um amor idealizado que apaga tudo, mas sim um sentimento que dá a eles força suficiente para lutar, mesmo quando a dor é insuportável. Através desses dois percebemos que a fé no amor, mesmo quando não apaga o passado, é capaz de superar barreiras e construir caminhos para um futuro feliz e duradouro. O livro me prendeu do começo ao fim. Comecei a lê-lo com baixas expectativas, e para mim foi uma grata surpresa, pois aqui temos uma história envolvente e verossimilhante que prende o leitor facilmente. A história traz uma mensagem belíssima sobre amor próprio e perdão. E reflete uma realidade dura e real, como a das milhares de mulheres presas em um casamento de fachada, cheio de dominação e agressão. Paola é extremamente palpável, e acho que isso que torna sua história tão cativante e emocionante. O leitor Sofre muito com suas inseguranças e emoções. Assim como vibra com cada uma de suas vitórias e conquistas. Aqui nossa protagonista foi abusada de tantas formas, aprendeu com seu marido que era tão inadequada e feia, que precisou de muita ajuda para olhar no espelho e enxergar um corpo natural, real e que lhe pertencia. Autora soube explorar muito bem sua protagonista. Senti que esse toque trouxe algo muito importante para o livro e que vejo a necessidade de frisar: não importa o que o mundo diga – marido, colegas, amigos, familiares e até mesmo revistas de moda – é como você se enxerga que define o que é ser bonita ou não.
Outras coisas bonitas do livro: o toque artístico (Paola pinta, então a trama tem um teor de cores, telas e tintas que dão um toque agradável ao enredo); a história que André tem para contar (que também aborda outros temas tabus e dolorosos); as cenas sensuais (que refletem amor, libertação e desejo – e tudo de uma maneira suave e nada apelativa). Outro fator positivo é que Sofia tem uma escrita direta e muito bem trabalhada, o que torna narrativa emocionante e agradável. Por isso o livro é tão impactante e rápido de ser lido, são capítulos certeiros e sem muito vai e vem. E eu me agrado disso, ainda mais neste gênero literário, gostei da narrativa ser mais fluida e rápida e, principalmente, dessa característica não diminuir a força da mensagem por trás da história. Se recomendo o livro? Claro que sim! Leiam e se emocionem para valer . Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Bruna - @leitoresnalua 27/12/2021

Que livro meus amigos, que livro. Nunca li um livro no qual a protagonista tenha sofrido tanto, quase abandonei a leitura, mas lembro que conversei com alguns amigos bookstans e mudei de ideia. Não me arrependo da escolha, pois me encantei pela história de superação dos três personagens.

Neste livro vamos conhecer a história de Paola, André e Sol, sua filha.

Paola tinha as maiores marcas do passado, exteriormente e interiormente falando, ela sofreu nas mãos de seu ex marido, que a deixou com marcas físicas. Já André sofreu por sua filha, a ex se drogava, nesse período Sol sofreu bastante e mesmo sendo um bebê, cresceu com problemas sociais... no entanto, tudo melhora quando a menina conhece Paola e nela encontra uma amiga.

Vocês já devem imaginar o drama do livro... então devo avisar que não é uma leitura fácil, pois contém inúmeros gatilhos, como violência doméstica juntamente com cenas super descritivas. Me resultou super difícil digerir tudo, ainda mais sendo apresentadas logo no princípio e esse foi exatamente o motivo pelo qual, quase abandonei a leitura.

“É na escuridão que brilha o amor verdadeiro.”

Embora seja um grande peso, o livro é cheio de quotes incríveis e muita superação. Essa história nos faz lembrar que somos mais que aparência física e que a verdadeira essência de uma pessoa se encontra dentro dela mesma.

site: https://www.instagram.com/p/CSctlIgr8vw/