Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

iara360 16/03/2024

"Eu era feliz.... e sabia"
Rita Lee Jones nossa Daisy Jones brasileira!!

Ler esse livro foi até um pouco engraçado, a vida da Rita foi tão louca que é muito difícil aceitar que não é um livro de ficção. Ela narra desde sua infância até sua vida de aposentada dos palcos sem nenhuma vergonha.

Achei engraçado também ela falar tantas vezes como nunca se achou artista de verdade, nunca gostou muito da própria voz, fala mal de vários álbuns que ela produziu, letrinhas "chinfins" que ela escreveu, que não tocava porr@ nenhuma e etc.. Não esperava tanta modéstia da mamãe ritinha.

Enfim, virei mais fã ainda depois de ler, principalmente pelo ativismo na causa animal ?, mas achei que faltou um pouco de fluidez nos fatos, não tem datas e ela vai e volta muitas vezes na própria história e o leitor fica sem referência do ano em que aquilo está se passando. Fora isso, sem defeitos!! 4,5/5

"Obrigada, São Francisco, pelo amor puro que recebi de todos os bichinhos que tive, tenho e ainda terei. E, em nome da justiça divina, peço- vos que mande um raio fulminante sobre as cabeças de quem os maltrata. Amém."

duda 16/03/2024

?sim, acho que fiz um monte de gente feliz?. ?
Foi incrível acompanhar a vida de Rita Lee: desde sua infância, passando pelo auge de sua carreira e chegando até sua aposentadoria dos palcos. Sua escrita é tão intimista e sincera que a sensação foi de estar conversando diretamente com ela.

Conhecer os personagens mais importantes de sua vida, as histórias e inspirações por trás de seus grandes sucessos, os altos e os baixos de sua carreira e de sua vida pessoal? tudo isso foi uma experiência sensacional. Acredito que só percebi o enorme impacto de Rita na música brasileira, junto com a enorme falta que ela faz no cenário musical, depois de ler esse livro.

Maravilhoso! Rita Lee, você foi gigante ?

Karliani.Godoi 16/03/2024

Que leitura....
Recomendo!!
Rita é simplesmente atemporal. Com maestria nos presenteou com esse livro, sem dúvidas foi um dos melhores que já li !

Maaria_ 15/03/2024

Bruxa e louca
Um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos decidiu nos presentear com sua autobiografia. Rita Lee, uma mulher autêntica, louca e brutal. Uma verdadeira bruxa, cheia de mistérios esclarecidos, EM ALGUNS MOMENTOS. Rita nos conta as histórias por trás de cada letra de suas músicas, seu lado mais romântico e o seu lado mais louco, suas drogas e seus amores.

Eu faria de tudo para ver a Rita nos palcos novamente. Desde criancinha escuto MPB na tv com meu pai, cresci escutando Elis, Rita, Djavan, Jorge Vercilo, entre outros? ler essa biografia me trouxe um misto de sentimentos bons.

Rita escreve de um jeito ácido e envolvente, li o livro em 2 dias, pois não desgrudava de suas palavras. Apesar de sua trajetória conturbada, aprecio seu talento em não ter desistido do mundo da música, mesmo quando seu emblema maior é ligar o 🤬 #$%!& . Te entendo Ritinha, quando se ama, até pra desistir é difícil.

Niguite 15/03/2024

Viva a eterna Santa Rita de Sampa!
? A Rita foi uma das maiores cabeças e artistas que nasceram no Brasil!
? A forma que esta mulher conta a sua própria história é tão viciante!
? Foi uma verdadeira lutadora das bandeiras das quais ela levantava.
? ?Os Mutantes? NUNCA teriam sido o que foram sem a Rita Lee.
? Gostei de como a Rita em alguns momentos sabia que ela era fodona para ? #$%!& , e em outras ela ainda tinha uns momentos meio fãnzoca de alguns famosos. Mana você é a Rita Lee!!!
? Ela mandando a modelo tomar no cú kkkkkk.
? O Anjo da Guarda dessa mulher meio que teve ter sido eleito o melhor anjo da guarda que já existiu.
? Ela teve muitas recaídas e idas e vindas para reabilitações, mas nunca imaginaria que em uma delas ela montaria um esquema de fuga com os outros pacientes.
? Ela não ter tido a oportunidade de ter visto alguns dos seus parentes serem enterrados ou ter dado o beijo de tradição, me deixa muito triste por ela. Todo capítulo que ela citava a perca de um membro eu me colocava no lugar dela.
? Gostei de ter descoberto o significado da estrela de sete pontas, e também achei legal ela comentar de alguns sonhos.
? O Gui faz um trabalho sensacional aqui, quando ele a corrige ou exalta, você consegue perceber o carinho que ele tem por ela. Ele deve ter desmaiado quando ela escreve no final que o vê como um filho.
? Muito obrigado igreja católica por ter excomungado a Rita, pois sem isso nós nunca teríamos sido agraciados com "Santa Rita de Sampa".
? Rita foi pioneira em tantas coisas que chega a ser (pra mim) inadmissível alguém não ser fã
desta mulher.
? Ser Brasileiro e não conhecer pelo menos umas 10 músicas da Rita é quase impossivel, a mulher fez parte da trilha sonora do nosso
PAIS.
? João Gilberto, eu te agradeço muito por ter feito a Rita cantar Bossa Nova, de verdade, muito obrigado.
? Todas as partes que a Rita falava dos shows e coisas que ela fazia estando em efeitos de droga me deixavam meio desconfortável.
? As páginas finais são perfeitas, ter a oportunidade de ler a história desta mulher escrita por ela é uma coisa de louco, pois ela não passa a mão na cabeça dela e não nega quando é filha da p*ta ou quando foi injustiçada.
? Terminar este livro é como levantar do colo da Rita após horas recebendo um cafuné da lenda do Rock, as páginas finais são como um abraço demorado que você não quer que termine nunca, nunca, nunca e nunca.
? Rita Lee, você realmente fez muuuuitaaa gente feliz!
? Fazer uma resenha sobre a autobiografia de uma das minhas ídolas chega a ser difícil, não consigo colocar em palavras o que sinto quando estou lendo, escutando ou vendo coisas da Rita. Viva Rita Lee!

Agnes Louyse 14/03/2024

PERFEITO
Virei fã de carteirinha da Rita após esse livro e de como ele me tocou. Rita escreve de um jeito ácido, encantador e envolvente. Diversas vezes me encontrei navegando nas loucuras dela. E depois de ler, toda a trajetória e cada música dela ganham um novo significado e cores diferentes.

Yasmin811 14/03/2024

RITA DO CÉU
Que lindo, que incrível não sei explicar oque senti lendo só sei que me senti muito próxima de ti, senti como se estivéssemos conversando sobre a vida sobre histórias engraçadas e as nem tão engraçadas,senti sua dor e sua alegria em cada página normalmente odeio biografias mas a sua não podia deixar de ler e ainda bem que li. Ainda quero saber oque está riscado nas páginas perto do fim? e agora sim posso me sentir uma fã não só de seu trabalho mas da sua vida com tantos altos e baixos.

Flavia_Lo 14/03/2024

Não apenas memorável na história desse país, mas eternizada no meu coração.
A muito tempo eu vinha procurando a oportunidade perfeita para ler essa autobiografia, sempre fui apaixonada pela músicas de Ritinha, mas sempre que eu assistia alguma entrevista dela, eu pensava: ela deve ter muito mais o que falar, se ela é assim com câmeras ligadas, imagina só, como deve ser tomar um café com ela e conversar sobre a vida?

E foi exatamente essa sensação que tive, ela narra os acontecimentos de sua vida, desde a primeira infância, com muita naturalidade, com apelidos, sem ter medo do julgamento. Mesmo não se orgulhando de tudo o que fez, ela se orgulha por conseguir superar tudo, por ter conhecido pessoas incríveis, por conseguir viver da sua arte, por ter vivido um grande e único amor.

Esse livro conta com memórias cheia de personagens que conhecemos de longa data, grandes artistas viveram poucas e boas ao lado da nossa ruiva preferida, muitas desavenças também são citadas, mas sempre com muito humor.

Ela que se denominava compositora, porque segunda ela, não sabia cantar, não sabia tocar, não sabia porr@ nenhuma. Além de chamar a maior parte dos seus trabalhos de “bacaninha”.

Uma autobiografia com essa, tão sincera, escrita de um jeito tão “Rita Lee” de ser, faz com que o processo de vagar por essas páginas fosse como adentrar na mente e no coração, passando por todas as suas percepções e opiniões em relação aos acontecimentos de sua vida.

Repleto de muitas fotos do seu arquivo pessoal, muitas curiosidades sobre a sua vida, momentos memoráveis da sua vida descrito com detalhes, por exemplo, quando estava grávida e foi presa durante a ditadura militar, quando conseguiu trazer de forma clandestina um piano dos Estados Unidos, quando seu álbum foi super criticado no Brasil, mas enquanto isso, na Europa esse era o disco favorito do Príncipe Charles. A sua segunda vez em um palco, que o que surgiu não foi nervosismo, mas sua uma crise de apendicite. Fofo.

Enfim, imagino poucas pessoas tendo a coragem de falar tão abertamente sobre a sua história, se criticando quando necessário, porém sempre que podia gerava acolhimento. Suas letras tão caóticas, marcaram gerações, muito além de “porr@ louca”, ela compunha sobre sentimentos, sobre liberdade, sobre prazer (assunto muito tabu na época) e sobre tantas outras coisas que só você conseguia imaginar.

Eterna Rita, espero que você ainda consiga viver seu barato no pós-vida, você viver intensamente por aqui, mas chegou o momento de viver no seu próprio Harém. Tudo que você previu, se tornou realidade.

Te encontro nas páginas da sua segunda biografia. Beijos.

"A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz."

obs. Estou no aguardo que você vire nome de pracinha

obs2. Quando vai sair a versão proibidona na Bio? Sem aqueles trechos grifados de preto? Alô advogados da família, por favor, liberem, sou curiosa.
Fabio 15/03/2024minha estante
Que resenha, fantástica minha querida!
Parabéns por essa escrita cativante, Flavinha!!!????????????

Flavia_Lo 15/03/2024minha estante
Aí Fa, que leitura incrível, uma escrita tão cheia de personalidade, não tem como não ficar encantada ??

Júlia 14/03/2024

Primeira vez que leio um livro que amo, mas que foi difícil embalar na leitura.
Fui conseguir manter a constância já do meio para o final. Mas sensacional ???? Livro cheio de nuances com uma mulher extraordinária.

birdiepoe 13/03/2024

Cresci ouvindo Rita Lee, filha de uma mãe que só escutava música brasileira, apesar de não ser a maior fã da cantora. Eu já tinha pelo menos uma dúzia de músicas dela na minha playlist, mas meu interesse real por Ritinha surgiu após seu falecimento, desde então venho planejando essa leitura.
Nunca li uma biografia, foi meio difícil de me adaptar ao formato no começo, mas a história se manteve muito interessante a todo momento.
Rita Lee é e sempre será uma mulher inspiradora.

Felipe Augusto 12/03/2024

Uma trajetória conturbada e de sucesso da nossa Rainha do Rock Rita Lee, gostei bastante da história dela mas faltou só um pouco de fluidez nos fatos, é muito vai e volta e as vezes até confuso não tem datas e ficamos meio sem referencia. Mas com certeza é uma grande história tenho que dar um desconto pois ela quando escreveu já não estava com a memória muito boa.

BibiCourty 12/03/2024

Nunca pensei que uma autobiografia poderia ser uma leitura tão gostosa. Rita já mostrava poder com as letras em suas músicas, e com esse livro mostrou que realmente domina as palavras. Ela narra até mesmo seus tempos mais sombrios de forma leve, irônica e autocrítica. Senti um incômodo, entretanto, com a falta de datas para me orientar. Apesar disso, como essa é uma autobiografia de memórias, entendo também que a falta de linearidade em alguns momentos traduz exatamente como funciona a memória humana.

Sofi 12/03/2024

"Não era um exemplo, mas era gente boa"
Terminei a pouco, mas queria esquecer e começar tudo de novo. Rita viveu e isso fica claro em cada passagem, em prosa ou poesia, que lemos ao longo do livro. A rainha do rock sempre surpreende?

lo 12/03/2024

Essa autobiografia só fez aumentar a minha estima por essa grande lenda da música nacional. uma Artista (com A maiúsculo) como ela que se importa de fato com o seu trabalho artístico está fazendo muita falta no mainstream brasileiro

Claudia Heleno 11/03/2024

Rita Lee, Autobiografia
Ah que leitura maravilhosa, prazeroso, conforme Rita conta sua trajetória me vi recortando meu passado, vendo festivais, vendo-a deitada no sofá da Hebe, ah vendo o primeiro selinho na Hebe. Ah que biografia fantástica, foi fácil mergulhar no universo de Rita e se sentir parte de toda essa trajetória. Ela nos deixou um legado de música e uma biografia fantástica. Amei cada página.