Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Brnoliver 11/07/2021

Os contos extraordinários de Poe
Quem já procurou livros com coletâneas do Edgar Allan Poe, já deve ter se deparado com os entitulado "Contos extraordinários", acredito que esse primeiro volume do box criado pela Darkside seja mais próximo destas coletâneas que as outras editoras vendem. Aqui encontramos os contos mais famosos do autor, dO corvo a trilogia Dupin, do 'Poço e o Pêndulo' a Berenice e Eleonora.

A escolhas das obras para compôr este volume pode ter tirando um pouco do brilho do segundo volume, mas ambos não deixam de ser geniais. Esse primeiro volume traz não apenas as contos e poemas extraordinários que eu achei geniais, mas támbem me surpreendeu por revelarem que Poe não é autor de um único estilo. Apesar de eu já ter lido a trilogia Dupin, eu acreditava que Poe não havia se dedicado a outros estilos além do terror e atmosferas claustrofóbicas, mas depois de O Escaravelho de Ouro e outros contos do Volume 2, percebi que Poe é incrível mesmo em aventura ou comédia. Quanto ao terror, sem dúvida é um autor que sabe mexer com nossos sentimentos, nos deixando aflitos, ansiosos e desesperados junto com os personagens, como eu fiquei em O Poço e Pêndulo e em O Coração Delator. Mesmo em contos onde o personagem e narrador são mais distantes, não deixamos de entraremos na história e parecer que estamos vivenciando os detalhes da cena, como nO Barril de Amontillado e no capítulo "Mulheres Etéreas".

Não posso dizer, porém, que me tornei fã de Poe depois de ler os livros, ainda sinto que o autor é como uma banda que gosto, mas não curto todas as músicas. Alguns contos não empolgam e não fazem meu estilo, algumas vezes parecem até mesmo sem um objetivo definido, depois de ler algumas cartas do autor no segundo volume, até passei a suspeitar que fossem criações puramente comerciais que até tem seus fãs, mas no geral. Isso, claro, não tira todos os méritos do autor, afinal é uma coletânea de contos e se pensamos na obra como um todo temos um ótimo livro.

Citação: "Àqueles que sonham de dia, é dado a conhecer muito do que escapa aos que sonham apenas a noite"

Luiz Amaro 09/02/2020

AINDA NÃO EXISTIU UM AUTOR COMO EDGAR ALLAN POE
Primeiramente calma. Este livro tem por de trás uma expectativa muito alta pela edição estupenda da editora Darkside Books, o que corroborou bastante para esse hype absurdo.

Porém, não devemos esquecer que este livro se trata de um clássico! São obras escritas há quase duzentos anos. Edgar Allan Poe e seus contos serviram de inspiração, por exemplo, a Stephen King e Agatha Christie. Ou seja, essa obra é um patrimônio cultural e exige todo nosso respeito.

São contos para serem lidos com calma, sem pressa, para serem degustados com moderação, não adianta correr ou forçar a leitura. Existem alguns contos que trazem uma narrativa arrastada, que demanda muita atenção do leitor. Do contrário, é bem provável que certos contos fiquem confusos e não te cative.

Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Vitor_book 02/02/2023

O mestre do terror
Uma coletânea de cotos de Edgar Allan Poe, além do seu poema "O corvo" com 2 diferentes traduções + "Filosofia da Composição" ensaio escrito pelo Poe sobre a produção de seu maior poema. Uma edição incrível vinda da Darkside que não deixa a desejar nesse primeiro volume, trazendo seus principais contos como: "Gato Preto, Poço e o pêndulo, coração delator, barril de Amontillado etc. "
Sobre os contos, Poe se tornou um dos mestres do terror/horror não atoa, seus contos com uma profunda realidade psicológica são capazes muito mais do que nos assustar, mas perturbar verdadeiramente. Uma edição que vale pela sua qualidade e um autor que dispensa comentários!
Nina 02/02/2023minha estante
acho essa edição lindíssima, qual conto dele foi seu favorito? O meu é coração delator

Vitor_book 03/02/2023minha estante
Concordo plenamente! Essa edição tem uma qualidade única digna da Darkside. Essa pergunta é dificil kkk mas o poço e o pêndulo, gato preto, barril de amontillado são alguns dos meus favoritos.

Rhe 22/11/2020

Satisfatório
Gostei apenas de alguns contos, que são
?O poço e o pêndulo (O que mais me deixou desconfortável)
?O gato preto (me surpreendeu de mais)
?Os assassinatos na rua morgue (Achei o final inesperado)
?O escaravelho de ouro ( Com uma mistura de gêneros, de longe o que mais gostei)
?O corvo ( achei diferente)
Os outros não são te todo ruim, mas deixou a desejar.
Destaque para
? O mistério de Marie Rogêt ( Eu odiei )
Por ser um autor antigo, a escrita não é das mais fluidas.
Tuts 21/01/2021minha estante
Esse de marie roger eh terrivel,bleh

Rhe 23/01/2021minha estante
Cara, eu comecei ele mó empolgado por ser um conto baseado em fatos reais, mas foi um balde de água fria kkkkk

Frank 16/08/2020

E a darkside faz TUDO
Meu Deus esse livro é LINDO DEMAIS, os grafismos, as ilustrações, a diagramação, a tradução. Toda a parte técnica do livro é IMPECÁVEL DEMAIS, eu fiquei apaixonado. E, tirando a parte técnica que foi o que mais me encantou: não gostei de quase nenhum conto. Sei lá, acho que não é pra mim. Eu tô acostumado com um outro tipo de horror e o estilo do Poe não me agradou. Fico triste inclusive pois sei que é um clássico e gostaria de poder apreciar mais. Mas com certeza é um livro que eu vou guardar na minha estante (e reler daqui a uns 10 anos, espero)
Isabella.Clouddie 16/08/2020minha estante
Os gosto dos contos do Poe do livro Histórias Extraordinárias! Os contos que se passam no mar, por exemplo, eu odeio, e ele fez bastante kk depois ta uma olhada pra ver se os contos do seu livro e do Historias Extraordinárias batem!

Deco 13/11/2021

De terror, não vi nada
Este foi meu primeiro contato com uma coletanea de Edgar Allan Poe. Infelismente não consegui me encantar pelo livro. As descrições analiticas, principalmente nos contos de Dupin são longas e enfadonhas, com um tom rebuscado típico da época que foi escrito.

Os melhores contos foram: o poço e o pêndulo, o baile da morte vermelha, e o gato preto.

E por ultimo, cabe ressaltar que não vi terror em nenhum dos contos.

Alessandro 21/11/2020

Um livro cansativo de ler
Um livro com escrita muito complexa e difícil de ler com frases grandes deixando a leitura cansativa. Infelizmente não gostei do livro!

Caiu da estante 31/12/2021

E tem ainda o que falar
Meu pai amado, já falaram tudo sobre os contos de Edgar Alan Poe, então só vou jogar mais confete nele. O cara sabe escrever,cabe te prender na história ou te por pra correr bonito. Fechar o ano com essa leitura foi d+ valeu. Vou deixar aqui que este ano fiz leituras muito boas e está está entre elas.

mauricio.sperb 05/09/2021

Acredito não ter o direito e muito menos o conhecimento necessário para dizer que a escrita de um autor tão renomado é ruim, então vou apenas dizer que: Edgar Allan Poe "não é para mim".

Ela 26/03/2021

Nunca tive muito contato com histórias/contos de terror, e começar esse gênero com o mestre do terror foi incrível. A maioria dos contos me prendeu muito, e ele é MUITO bom com finais, sempre surpreendem. AAA RECOMENDO MUITOOO

Dani Favalli 04/04/2021

"Não acredite em nada do que ouve...
e só acredite em metade do que vê" - Poe.

Li essa edição no Kindle, o que tornou a leitura mais fluida. Com uma escrita rebuscada precisei recorrer ao dicionário diversas vezes.
Tive contato com o Poe e seu estilo literário quando tinha uns 14 anos e gostei muito, mas não li muito do autor.
Fico feliz em constatar que gosto bastante da escrita e desse estilo do Romantismo.
De longe meus contos preferidos foram: O Baile da Morte Vermelha, O Gato Preto, Eleonora, O escaravelho de Ouro e Nunca Aposte a Cabeça

bruna3810 14/03/2024

Simplesmente genial
Se edgar allan poe invadisse minha casa e me desse um chute na cara eu pediria desculpa e beijaria os pés dele
Sua amiga 14/03/2024minha estante
Gada d+ até me identifiquei?

Yara Benevides 08/04/2020

Nunca mais houve um autor como Poe
Impactada com a genialidade e a inteligência de Edgar Allan Poe. Fiquei sem palavras para o conto O Mistério de Marie Rogêt e a surpresa que ele traz no final. Muito maior do qualquer plot twist poderia oferecer. Amei os contos, com exceção de um ou dois. Os melhores para mim foram: O Mistério de Marie Rogêt, O Escaravelho de Ouro, A Carta Roubada, Berenice e Assassinatos na Rua Morgue.