A Rosa e a Adaga

A Rosa e a Adaga Renée Ahdieh

Resenhas - A Rosa e A Adaga

Raissa.Scarpa 29/04/2023

Morno
Depois da perfeição do primeiro livro, cometi o erro de vir esperando o mesmo deste. Eu gostei da leitura, mas esperava muito mais. O romance é ótimo, mas depois disso só ladeira abaixo. A autora se perdeu na hora de explicar as questões mágicas e criou personagens que pareciam importantes e depois parece que esqueceu deles, pois nem aparecem mais no livro, assim como não explorar mais a história do pai da Sherazade. Outra coisa que achei bem forçado e desnecessário foi a morte de certo personagem, que foi inútil para a história, só para chatear os leitores.
Enfim, o livro é fluido de ler, quando vê já está nas últimas páginas. Sherazade é o melhor de toda a história e amei acompanhar a sua jornada.

Analu. 24/04/2023

Gostei mas faltou :(
Expectativas nas alturas depois do fim do primeiro livro, achei que a autora ia desenvolver mais a parte de fantasia e até em certo ponto ela fez. Porém deixou muito mais pontas soltas do que no primeiro livro. O que me deu um pouco de raiva já que ela tinha a faca e o queijo na mão, tinha muito potencial mas ficou por isso mesmo sem desenvolvimento e jogado às pressas no final.

Enfim continuo cadelando horrores esse casal, Khalid e Sherazade absolutamente tudo pra mim. Comecei o livro só pelo reencontro mas ao contrário da maioria não achei chato nem parado, tava gostando do desenvolvimento deles e dos novos personagens muito gostoso de ler. O auge foi quando eles se encontraram e aí já se encaminhando pra quebra de maldição/guerra que pra mim foi aonde o livro se perdeu.

Achei cansativo e chato e esperava outras coisas com todo aquele treinamento no templo. Fora que a maldição foi facilmente quebrada, o ódio que todos sentiam pelo Khalid simplesmente esquecido no churrasco? Não entendi muito o desfecho das coisas. Novamente a autora deixou tudo bem superficialmente com mais pontas soltas e personagens que tinham tudo pra entregar não entregaram nada. Queria mais do casal, mais do Khalid e da própria Sherazade todos foram apagados no fim. Fiquei tipo é só isso? Acabou? Num geral eu gostei. Queria um final diferente mas gostei a história, escrita, ambientação e claro meu casal. Recomendo essa duologia pra quem gosta de fantasia não muito densa e rápida de ler, vale a pena??

Annalisa 28/03/2023

A Rosa e a Adaga

Boooom, a história é boa, tem uma acabativa e um ponto final. Porém, achei o primeiro livro com um desenrolar e desenvolvimento muito melhor que esse segundo. Fiquei com a impressão que a série poderia ser uma trilogia, esse segundo livro ficou com uma cara de apenas um preparação para o encerramento de um último livro, não me passou a confiança de ser o fechamento da história. As coisas vão acontecendo sem muito aprofundamento, sem muita explicação ou consideração com o leitor, eu adoraria me aprofundar um pouco mais em todos os acontecimentos e principalmente na cultura apresentada, é muita coisa que ficou não muito bem explicada.

A personalidade do Khalid fica completamente esquecida nesse livro, pouco se fala dele, e menos coisas ainda ele tem a dizer. O grande poder de Shazi em nada é explorado, algumas mortes desnecessárias, passagens apenas para contabilizar folha, o romance em si deixado de lado para a preparação de um guerra/batalha que se quer acontece. Tudo acaba tão simples e fácil, que pareceu aqueles livros de auto ajuda com lição de moral no fim: o crime não compensa, o bem sempre vence. Somos todos muito bonzinhos e inteligentes e vamos trabalhar juntos.

Os propósitos de Despina e Yasmine não são explicados, elas simplesmente resolvem trocar de lado, falar que odeiam o pai e armar toda uma história muito mal contada para vencer ele. Tariq ficou completamente perdido, ele já não tinha lá um propósito muito bom, e depois ainda das revelações feitas para ele, simplesmente ele aceitou e seguiu conforme o baile. O pai de Shazi é outro perdido, não sabe o que quer da vida, causou uma grande confusão no final do primeiro livro e ficou por isso mesmo. Não houve qualquer desenvolvimento digno em nenhum dos "vilões" da história, bem vazios de conteúdo mesmo.

Outro ponto que me decepcionou, foi a facilidade em resolver o problema da maldição de Khalid, caramba cara, se era tão fácil assim, por que ele não pensou nisso antes?

Em geral, não é nada ruim, a história, premissa, cultura e construção são boas! Mas precisávamos de mais, de muito mais aprofundamento e desenvolvimento da história, das personagens, das suas personalidades, faltou um pouco de tempero e sabor nisso tudo.

Inae 20/03/2023

"A rosa e a adaga" ?
Fiquei bem ansiosa para começar esse livro por causa do final do livro anterior. A história ainda é muito boa mas faltou um pouco.

Fiquei metade só livro esperando pelo reencontro desses dois e quando aconteceu confesso que achei meio sem graça. Vários personagens me irritaram e eu achei o final corrido demais. Vários pontos ficaram em aberto.

Apesar de tudo isso eu gostei ver o fim da maldição e o fim do casal. Gostei de ver a Sherazade descobrindo do que era capaz, além de conhecer mais um outro lado do Khain. Chorei com a morte de um personagem que eu tinha me apegado e achado muito fofo. Foi uma leitura que valeu a pena.

Luanna Carvalho 18/03/2023

Perfeito. MUITO melhor que o primeiro, esse livro me deixou alegre, nervosa, ansiosa e triste, tudo ao mesmo tempo. o encerramento maravilhoso de uma duologia perfeita.

Marjorie.Baldovinotti 10/03/2023

Me decepcionei
Esperava mais desse livro. Achei o primeiro melhor.
A história permaneceu rasa e sem se aprofundar em nada.
Havia vários elementos que fariam o livro ser bem interessante, mas não foram desenvolvidos.
A personagem Sherazade não cresceu em nada. Se insinuou que ela tinha uma magia poderosa, mas não foi trabalhado isso na história. Ela não usou pra basicamente nada e sequer demonstrou uma magia poderosa. Fez apenas um truque de iniciante. Sobreviveu apenas pelo roteiro como dizem. Era narrada como a personagem mais forte que não se curvava a ninguém, que poderia fazer qualquer coisa, mas no fim não entregou nada. Um completo desperdício de tudo que foi insinuado a respeito dela durante a história. No fim é só uma personagem rasa, egoísta e com respostas mal-educadas e petulantes.
Esse livro foi uma completa decepção.
Final super corrido. Não explicou nada. Não aconteceu nada. Todos ps personagems fora os protagonistas ficaram com finais em aberto.
Me pareceu uma escrita preguiçosa e um desperdício de tantos elementos interessantes das mil e uma noite que poderiam ter enriquecido o livro.

Ana 23/02/2023

A Rosa e a Adaga é a continuação e desfecho da duologia A Fúria e a Aurora, que tem como protagonistas o califa de Khorasan, Khalid e sua esposa Sherazade. Para quem ainda não conhece a história e tem interesse nela, sugiro não ler a resenha porque ela terá vários spoilers do primeiro livro. O volume um terminou de forma a atiçar a curiosidade dos leitores e deixá-los mais que ansiosos pelo segundo — eu mesma faltei arrancar os cabelos! Para mim, A Rosa e a Adaga foi uma conclusão maravilhosa, mesmo com as várias raivas que passei.

Em A Fúria e a Aurora, descobrimos sobre a maldição que assola Khalid e que ela é a única responsável por tantas esposas mortas. Então, assim como Sherazade, é impossível não sentir compaixão pelo menino-rei. Já neste livro, o foco principal dos personagens está em quebrar a maldição lançada no califa, em meio ao caos deixado pelo ataque em Khorasan, que acabou separando os protagonistas. Eu me apeguei por essa história por vários motivos, mas um em especial é o papel que as mulheres exercem em um cenário que é naturalmente machista. Tanto Sherazade como outras personagens femininas têm papéis extremamente importantes na trama e eu amei isso com todas as minhas forças.

Vários dos personagens secundários se tornam extremamente importantes em A Rosa e a Adaga, como, por exemplo, a irmã mais nova da califa. Apesar de ter passado vários nervoso porque Irsa, além de ser muito ingênua, não conseguia guardar um segredo sequer, gostei muito desse destaque — principalmente porque surge um novo romance pra gente ficar torcendo horrores. Tem também Artan, um jovem muito arrogante e poderoso que acaba ajudando Shazi em sua difícil jornada. Não é difícil de imaginar que esse volume possui muito mais cenas de ação que o primeiro, que foi muito mais voltado para o romance entre Shazi e Khalid.

A única coisa que me incomodou um pouquinho foi o início arrastado. Até a página 100 mais ou menos, não acontecia muita coisa importante, mas isso é comum em continuações. Outra coisa que me incomodou foi Tariq, mas só porque ele fazia burrada atrás de burrada — coisa que não tem nada a ver com o decorrer do livro em si. Pra falar a verdade, morri de raiva dele o livro inteirinho, com exceção do final. Ai, além de raiva, fiquei muito triste em vários momentos e em um em especial cheguei a derramar umas lagriminhas, até agora não superei o acontecimento. Também passei boa parte da leitura angustiada para saber se iam conseguir ou não quebrar a maldição. Esses livros que trazem diversos tipos de sentimentos acabam sendo os melhores sempre.

Renée Ahdieh conseguiu manter a qualidade da sua escrita em A Rosa e a Adaga, com cenas muito bem construídas e diálogos de derreter o coração. A autora conseguiu surpreender a cada capítulo, com reviravoltas de deixar qualquer leitor de queixo caído. A Fúria e a Aurora ainda está em primeiro lugar no meu coração, mas o desfecho não deixou de ser maravilhoso. Com toda certeza irei sentir falta dessa atmosfera, mas o final foi tão fechadinho e tão lindo que não precisa de mais. Obviamente foi uma das leituras mais empolgantes do ano até agora.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Aline Melo 28/01/2023

Série maravilhosa
Amei demais, os dois livros. Série muito envolvente, o final foi bom demais, do jeito que eu esperava!

Isa ð 27/01/2023

10/10
Eu esperava um clichê com o mesmo final : todo mundo fica bem e feliz, sem mortes e um final óbvio. Mas o livro entrega muito mais, óbvio que o romance da certo no final mas tem contratempos, e esses são realmente bons. Eu gostei demais do livro, me fez chorar e ficar feliz com os personagens. O epílogo foi muito fofo também, foi bem legal ver a vida deles depois de uns 7/8 anos da guerra. O final foi bem explicado e teve redenção pra alguns personagens sem que fosse de forma forçada. O desenvolvimento do romcance também é muito bom, é dos personagens também. Tem vários plot twists pra quem gosta. Enfim, recomendando demais pra quem quiser um romance levinho mas.com um enredo bom e trabalhado

Clara 13/01/2023

uma finalização q deu certo
Adorei! a história fechou como deveria fechar, não deixou brechas, teve desenvolvimento de personagens, demonstrações heróicas de amor, é tudo que se espera no livro final de uma duologia???

Bea 30/12/2022

Basicamente VIVI esse livro, desde o primeiro contato com ?a fúria e a aurora? no começo do ano eu me apaixonei pela história, pela escrita, por todo esse mundo que foi criado, me envolvi tanto que cheguei a chorar ? coisa que não fazia a muito tempo com os livros ? cheguei também a SONHAR com essa dulogia.
Foi divertido, apaixonante, dilacerante e sempre vai ter um espaço no meu coração, me deixou uma marca e já deixa uma saudade enorme.

Karina 19/12/2022

Como superar o insuperável?
Depois de como terminou o primeiro livro eu fiquei muito ansiosa para ler esse aqui, e confesso que pela forma que acabou fiquei com medo da autora tacar um triângulo amoroso horroroso, mas graças a Deus não teve (amém)

O tanto que esse livro me fez surtar não tá escrito, era grito a cada fim de capítulo. Reviravoltas, traições, a guerra iminente, a quebra de maldição que dava tudo errado, o romance, mortes... Meu Deus misericordioso não tive um minuto de paz e amei exatamente por isso.

Eu amei a duologia e leria bem mais do universo se a autora continuasse, principalmente por Jalal e Despina. Não queria ter terminado de ler agora me sinto vazia e triste.

Ana 12/12/2022

Talvez tenha deixado algumas coisas a desejar, mas ainda sim é tão bom quanto o primeiro.
Gostaria que tivesse sido mais explorado a magia, e eu senti que o final foi muito abrupto, poderia desenvolver esse final meio feliz melhor hahaha. Gostaria de ver como ficou Tariq, Irsa e como ficou a relação do Khalid com o Jalal, era uma relação tão legal no primeiro livro, gostaria de ver como se desenvolveu depois do fim da guerra. O plot twist da Despina me pegou legal, eu não esperava.
Gostei muito da duologia, é realmente uma boa história e eu com certeza leria muito mais sobre o universo. Principalmente em uma maior abordagem da mitologia, porque Artan tem todo o meu coração.

Helly 10/12/2022

Desfecho que fez jus a uma história épica de amor...
Demorou um pouco para eu conseguir engatar na leitura. Aqui, senti que extrapolou um pouco o nível de fantasia que eu gosto. Achei que faltou explicações sobre muitas coisas. Mas não deixou de ser um excelente último livro pra finalizar essa duologia. Gostei da continuação, me surpreendeu em várias coisas. Não foi previsível, um ponto que achei muito bom.