O Banquete do Cordeiro

O Banquete do Cordeiro Scott Hahn

Resenhas - O Banquete do Cordeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cristiane 06/05/2024

Um ex-protestante calvinista explica a Santa Missa à luz da revelação de São João.

Participar da Missa é vivenciad o céu.

Laura3437 28/04/2024

Relendo
Estou relendo essa obra de arte do ex pastor Scott Hahn. Comprei ele no ano passado quando eu tomei a decisão de voltar para a Santa Igreja Católica. Agora, quase um ano depois, depois te der participado de várias Missas, estou relendo ele aos poucos e absorvendo mais profundamente melhor o conteúdo.

Quando eu terminar eu volto aqui e escrevo uma resenha interessante sobre esse livro, se Deus quiser.

Carlinha 28/03/2024

O Céu na Terra
?O Banquete do Cordeiro: a missa segundo um convertido? tem como título original ?The Lamb?s Supper ? The Mass as Heaven on Earth?. Na minha opinião, o subtítulo original representa a obra muito melhor que a adaptação para o português. Em tradução livre, seria ?A Missa como Paraíso na Terra?, o que é amplamente abordado por Scott Hahn ao longo do livro.

O autor é conhecido pelo seu testemunho, sendo um ex-pastor protestante que se converteu ao catolicismo (história contada em ?Todos os Caminhos levam à Roma?). Em ?O Banquete do Cordeiro?, o foco de Hahn não é narrar a sua conversão, apesar de ter mencionado esse fato em alguns momentos; mas relacionar a Missa e toda sua simbologia com o livro do Apocalipse.

A obra inicia com uma interessante retomada sobre a figura do Cordeiro e do sacrifício no Apocalipse e, também, historicamente na religião judaica. Além disso, o autor cita e traz trechos de documentos como a Didaqué (manual litúrgico mais antigo), as Cartas de Santo Inácio de Antioquia (107 d. C) e a descrição da missa por Justino em 155 d. C. Interessante notar a preocupação da Igreja em preservar as doutrinas Eucarísticas e a verdade sobre a presença real de Cristo desde seus primórdios.

O autor também menciona o diálogo entre as duas partes da missa (Liturgia da Palavra e Eucarística) com a Todah do antigo Israel, em que se observa a adoração pela Palavra e pela Refeição. Trazendo diversas fontes, Hahn mostra que a missa não é uma criação aleatória, mas uma celebração bem fundamentada e praticada pelos cristãos ?primitivos? (como se observa na semelhança extraordinária com a descrição de Justino sobre a celebração ainda no primeiro século da Igreja).

Ainda sobre a liturgia, o autor comenta brevemente cada parte da missa afirma que o papel do cristão não é passivo, mas de participação, dizendo que ?Os católicos não apenas ouvem o Evangelho. Na liturgia, nos os ouvimos, vemos, cheiramos e saboreamos.?. Nesse ponto, um dos comentários que mais me chamou a atenção foi a reflexão sobre a fala do padre na celebração, quando diz ?Corações ao alto!?, e a assembleia responde ?O nosso coração está em Deus?, o que afirma o caráter participativo do cristão na missa.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que Scott Hahn se preocupou em relacionar falas e momentos da missa com passagens bíblicas, mostrando como a liturgia católica é bíblica. Assim, foram citadas passagens como ?Eis o Cordeiro de Deus?? (Jo 1, 36), ?Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada?? (Mt 8, 8), a oferta de Abel (Gn 4, 3-4), o sacrifício de Abraão (Gn 22) e de Melquisedec (Gn 14, 18-20 e Hb 7, 1-7); além das várias simbologias presentes do livro do Apocalipse (Glória, Santo, altar, sinal da cruz, candelabros etc) que também se encontram na missa.

Além disso, ao enfatizar a centralidade e importância da Eucaristia ? o Corpo de Cristo ? Hahn traz à reflexão que, mesmo que a homilia não seja boa, mesmo que tenham crianças chorando, que pessoas cantem desafinado, nada disso pode tirar o valor ou estragar a Santa Missa. Afinal, o que há de mais importante que o próprio Senhor que se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade?

Recomendo a leitura para os católicos e recém convertidos que desejam começar a ter uma reflexão mais profunda sobre a missa. Também recomendo a pessoas que desejam começar a ter contato com a fé católica. Uma dica é, na medida em que for lendo o livro, busque na Bíblia as passagens citadas e faça relações.

O livro não se propôs a encerrar o assunto ou fazer uma análise definitiva nesses termos, portanto também não acho que a crítica ao livro deva se basear nessa questão. Ao meu ver, ?O Banquete do Cordeiro? expôs o que se propunha ao nos fazer enxergar o que já está posto pela Igreja: a excelência e a grande importância da missa e da Eucaristia para o católico. De fato, a conclusão que se tem ao ler o livro e viver a missa é que, sim, a missa é como um Paraíso na Terra.

Liliane 26/03/2024

Mais que o testemunho de um protestante convertido ao catolicismo. Este livro é uma verdadeira aula sobre todo o sentido da Missa, pautado no estudo bíblico, especialmente embasado no livro de Apocalipse.
Simplesmente magnífico!
Para ser lido e relido sempre.

Júlia Montibeller 25/03/2024

Viva a Sagrada Eucaristia!
Terminado! Achei o livro sensacional. Nunca li o Apocalipse, mas confesso que depois dessa leitura, compreendendo o seu real significado, fiquei com vontade de lê-lo.
A cada leitura sobre a fé católica eu amo mais a Igreja e a Jesus. Que graça incrível é conhecer a Verdade!
O céu está ao nosso alcance, tão perto quanto a missa mais próxima.
As núpcias do Cordeiro se consumam na Sagrada Comunhão, que é a parusia- a presença- de Cristo, Nosso Senhor e Deus.
Viva Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia!

Papadelo 12/03/2024

Introdução ao fim
Esse livro serve como uma introdução bacana ao livro de Apocalipse e aos significados da Santa Missa e da Eucaristia. Mas é apenas isso, uma introdução

Laura3437 28/02/2024

É lindo redescobrir minha fé!
Esse livro tem conhecimentos essenciais que todo católico deveria descobrir sobre o Apocalipse e a Santa Missa. Mas na minha opinião, a forma que essas informações foram organizadas, de certa forma, desmotivam a leitura.

Lavinia 21/02/2024

Perfeito!!!
Esse livro é maravilhoso e tem muitas mensagens incríveis. Agora que é tempo de quaresma, é essencial ler ele!! Eu amei demais. Scott Hahn é muito sábio e estudado ?

Milena M. 19/02/2024

Scott Hahn apresenta uma visão totalmente nova da missa, traçando uma relação entre a celebração da Eucaristia e o fim do mundo.

O livro revela aos cristãos a chave para entender os mistérios da missa numa aproximação a Eucaristia.
Foi escrito por um protestante calvinista convertido ao catolicismo quando se pôs a estudar a vida dos primeiros cristãos.

"Por mais limitado que seja o discernimento espiritual dos participantes, quando estamos na missa, Cristo está ali, e naquele momento, participamos misteriosamente do eterno banquete do Cordeiro."

Arthur 19/01/2024

Para quem busca entender o Santíssimo sacrifício do altar à luz das revelações do Apocalipse e do Antigo Testamento. Atenção: não leiam-no com sono ou desconcentrados, pois diminui muito o entendimento, que é tão necessário aqui.

Barbara.Tomaz 18/01/2024

Podia ser melhor.
Confesso que fiquei na dúvida de quantas estrelas dar para esse livro, então, se você gosta (ou gostou) ou se estiver lendo ou até querendo ler, não me leve a mal. Sempre é dificil resenhar ou opiniar sobre um livro popular.

Pois bem, Scott Hahn se dedica a relacionar o livro inteiro de Apocalipse com a celebração da santa missa, a idéia em si é até interessante e permite que o fiel católico vá para a igreja sabendo um pouco mais a respeito de sua fé cristã, dos dogmas da igreja e da Bíblia. Contudo, embora a ideia do autor seja até boa, não são poucas as vezes em que o texto ou as explicações ficaram óbvias ou superficiais demais. E, infelizmente, em alguns momentos, a interpretação ficou bem forçada.

O próprio autor, num dado momento, confessa que seu livro não é um estudo bíblico de Apocalipse. Logo, o livro se trata de algumas associações e reflexões breves que Scott faz com passagens do livro de Apocalipse. Não espere profundidade ou argumentos mais elaborados, e até completos.

Por vezes, para justificar alguns argumentos, Hahn usa citações do catecismo da igreja católica romana, didaqué, uma ou outra citação de algum pai da igreja, versículos bíblicos isolados etc. Todavia nem todas as vezes as referências bíblicas citadas foram bem aplicadas aos argumentos que ele tentou dar. Por isso, podia ter sido melhor.

Um exemplo disso foi quando ele explicou que Apocalipse 2 e 3, a expressão "ao anjo de..." se refere realmente a anjos, o que geralmente as igrejas atribuem essas expressões (por assim dizer), a líderes humanos que são responsáveis pelas igrejas citadas. Ora, se fomos ao texto iremos ver que a idéia de Scott é incompatível com a passagem bíblica pois não foram seres celestias que estavam correndo risco de sofrerem em prisões por causa da fé em Cristo (Ap 2.10), muito menos que eram tolerantes a doutrina de Balaão (Ap 2.13-14), que ainda podiam se arrepender de seus pecados (Ap 2.5), que resistiam a falsos apóstolos (Ap 2.1-3) etc. Resumindo: Hahn subtraia o contexto e resignificava conforme aquilo que ele queria afirmar ou tentar explicar. (Isso é perigoso de se fazer! Cuidado com as resignificações!).

Outras vezes, o autor apela para o lado emocional, compartilhado seu testemunho de mudança de credo/confissão de fé para justificar ou passar maior credibilidade sobre algum ponto. Você, como leitor, acaba conhecendo um pouco mais da história pessoal do autor (o que é legal), mas nem sempre bom para o momento de explicações etc.

Isso faz com que praticamente o livro começa mesmo na metade do livro, mais ou menos, na segunda parte. Antes disso, há uma pequena enrolação e justificação do porquê ele gosta do livro de Apocalipse (dura umas 30 páginas nisso). Tipo, ele por vezes escreve a mesma coisa só que com palavras diferentes ou vai para outro assunto e depois volta, tipo, começa falando de A, vai para B e C, e volta para concluir A. A impressão que me deu foi que ele quis comentar sobre vários assuntos num livro só ou, pelo menos, de uma vez só.

Scott pode ser bem culto e uma referência (não tão atual) de protestante que virou católico, mas isso não significa que ele seja isento de erros intepretativos, assim, se você estiver lendo ou quiser ler, leia com a Bíblia aberta e leia todo contexto do capítulo bíblico, se possível até, leia antes o livro de Apocalipse todo para entender melhor o contexto e saber quando Scott manipula o texto para enfatizar sua opinião.

?Claro, nem tudo achei ruim. Gostei do nome do livro (pois é rsrs) e de algumas frases como:

" O pecado surge de nossa recusa a manter a aliança, nossa recusa a amar a Deus tanto quanto ele nos ama." - pág 100

" A paternidade de Deus não diminui a severidade de sua ira nem rebaixa o padrão de sua justiça." - pág 100

"Se fracassamos e pecamos, temos a obrigação de nos arrepender imediatamente. Se não nos arrependemos, então Deus nos deixa conseguir o que queremos: permite que experimentemos as consequências naturais de nossos pecados, os prazeres ilicitos." - pág 103

"Os católicos que participam todos os dias da missa, ouvem, ao longo de três anos, a leitura de quase toda a Bíblia (...)" - pág 54

Para leitores de Scott, que esse livro seja apenas o começo, como uma porta de entrada, para se interessarem a estudar as escrituras e pesquisar sobre o cristianismo. Leia sempre com a Bíblia aberta, comparando, e fazendo anotações pessoais.
Pr. Gabriel Costa 19/01/2024minha estante
?????

marrszs 14/01/2024

Leiam!
Excelente! A missa é o Céu na terra, sem dúvidas! Todos que querem entendê-la melhor deveriam ler. Scott Hahn é realmente muito bom!

Dani.Andresen 13/01/2024

Esclarecedor
É tão emocionante participar do Sacramento da Comunhão e estudar ainda mais profundamente sobre os símbolos e os significados que compõe o rito da Santa Missa.

Viva a Igreja Católica Apostólica Romana!
Viva Nosso Senhor!
Viva a Santíssima Virgem Maria!

Monique 09/01/2024

O Banquete do Cordeiro
Eu fiquei encantada com cada página deste livro, recomendo para católicos ou qualquer pessoa que queira conhecer um pouco melhor sobre os significados das visões de João no livro do Apocalipse, sobre os ritos da Santa Missa e como ambos estão belíssimamente ligados...

Rafa 03/01/2024

Melhor do mês
Este livro é simplesmente insuperável. Diversas citações, explicações e uma incrível é inebriante narração.

Simplesmente demais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6