Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - Aprendendo Inteligência

Marley dos Santos 30/05/2020

Ou você toma vergonha ou continua burro!
Não é a primeira vez que leio este livro. Mas a versão que li era mais atual e continha algumas assuntos mais contemporâneos e uns adendos. Esta presente edição, apesar de falar sobre redes sociais obsoletas, ainda sim serve de profecia para falar sobre as redes atuais.
Não é fácil ouvir que sou burro, doente mental. Mas nos termos apresentados é difícil achar alguém que não é (kk). E apesar de chegar a conclusão que preciso estudar mais gramática e matemática, o autor me leva além disso. Me leva a querer ser cada vez mais inteligente.
Está resenha aqui é só sobre mais um doente mental que leu um livro que o obriga sair da inércia (sair da caverna) e evoluir como pessoa, como espécie.
Espero que as pessoas não quedem chateadas com o Professor por conta dos termos fortes e críticos. Apesar de cutucar a ferida ele dá o remédio.
De fato, eu preciso estudar mais e todos nós precisamos ser mais inteligentes e isso só depende de cada um.

Ci 16/05/2020

Livro fantástico!
Essa leitura me surpreendeu muito, é positivamente! Não esperava quando comecei a ler, mas tudo o que está ali foi muito bem colocado no papel, numa linguagem bem direta e simples, fácil de interpretar.
Livro voltado para estudantes, já estou ansiosa pela leitura do livro 02.

Anderson668 29/03/2020

Crítico, mas precisa de embasamento
Uma sociedade que não é educada para leitura, estudos e crítica. O livro aborda algumas questões pertinentes em relação a educação brasileira, instigando o leitor a pensar como a população vê e compreende a educação.
Será que a tecnologia está ajudando a desenvolver o senso crítico, de pesquisa, escrita e interpretação de texto? Será que essa sociedade contemporânea está ficando mais burra que as anteriores!? O hábito de leitura está sendo deixado para trás? Será que os jovens estão se drogando ao invés de fazer terapia?

Essas críticas levantadas pelo autor realmente são pertinentes, entretanto não precisamos ser apocalípticos, como alguns autores da escola de Frankfurt foram. É preciso tirar as coisas boas, aproveitando-as e, retirando as perspectivas negativas. A tecnologia chegou para ajudar, as ferramentas de pesquisa são inúmeras, contudo, ao invés de quantidade é preciso qualidade. Está é uma coisa que o autor reforça a todo momento. O aluno precisa estudar com qualidade e não com quantidade. De nada adianta 3 horas de estudos de o mesmo não teve qualidade. Por isso ao longo do livro ele vai dando dicas de como estabelecer uma rotina de estudos, avaliando onde e quando errou, e quais as maneiras para reestabelecer os estudos com Qualidade.

Percebi que neste momento em que ele fala sobre as formas de estudo, aborda o método pomodoro e, ao final, fala que não podemos utilizar aparelhos eletroeletrônicos, mas não disse o motivo.
Ainda falando sobre eletrônicos, o autor fala da TV de maneira totalmente negativa e pejorativa, como se não houvessem fatores positivas no conteúdo televisivo. Mas sua crítica sobre a TV como fomentadora da má educação das pessoas é algo genial.

No terceiro momento ele oferece conselhos sobre os esfudos. Estudar não é somente ouvir o professor; não é somente ler um livro por ler, a leitura deve trazer prazer. Isso foi a coisa mais importante que o autor fomentou ao longo do livro.

É um livro pequeno, não tira nenhum pedaço fazer a leitura. Rápida. Apesar de não concordar com algumas exposições, o livro serve para construção do senso crítico, um norte para avaliar como o sistema educacional brasileiro leva em consideração seu corpo discente e docente.

Tiago Bessa 15/02/2020

Minha Experiência
Livro muito bom para quem precisa de um caminho para começar a estudar de maneira eficiente, algumas partes do livro podem ser desconsideradas, mas em geral é um ótimo livro. Conseguiu me lembrar de um professor do Ensino Médio e sua didática.

CassianoCS 17/12/2019

Promete apresentar técnicas para aprimorar a inteligência mas passa a maior parte contando as memórias do autor. O título do livro até deveria ser "Autobiografia de Pier: como eu desenvolvi a minha inteligência". Apesar de alguns trechos interessantes, é preciso ler muitas recordações tediosas para encontrar alguma pérola e mesmo assim será coisa óbvia do tipo "para ser inteligente deve-se ler muito" (Nossa! Fiquei impressionado com esta conclusão! Nem se eu ficasse a minha vida inteira mergulhado em questões filosóficas teria descoberto isto!), ou "deve-se evitar redes sociais ser quiser estudar" (Mais uma conclusão que eu quase cair para trás!). O autor também se mostra incoerente em algumas coisas, como numa hora desmotivar a leitura dos livros clássicos e depois quando recorda um livro que adorou este livro é um clássico. E além disso, para um sujeito que passa a maior parte do livro como um pavão querendo se exibir como é inteligente acima do normal, ele diz muitos absurdos, coisas que já foram desacreditadas pela Ciência, típico de quem não conhece um assunto.

tdethalyta 12/04/2021minha estante
Poderia por favor citar quais foram as coisas que ele citou que foram desacreditadas pela ciência?

Aline Palmeira 22/07/2019

Simples
Ok, é um livro simples e prático. Acaba ensinando pontos práticos de como estudar melhor e o autor não se limita a ensinar dicas, ele visa uma mudança de mentalidade, mesmo sem se dar o trabalho de aprofundar muito esse ponto. Minha única objeção são os comentários ácidos direcionados à pessoas ou pensamentos que são feitos, ao meu ver, de forma deselegante. No mais, o livro é bom.

Felipe 15/05/2019

"O sistema educacional brasileiro faz descer a escada. Qualquer Pedagogia baseada em Vygotsky, Piaget e Paulo Freire é uma desgraça." PIAZZI, Pierluigi

lavi 04/04/2019

é um livro muito bom que traz informações que por mais óbvias que elas sejam, precisam ser ditas e relembradas. só não dei cinco estrelhinhas porque não concordo com alguns detalhes kjkk

thabs 06/03/2019

Incrível
Descobri o livro ocasionalmente e quando li havia acabado de estar recém formada pela faculdade. Mesmo sendo um livro de direcionamento a mais para quem está na escola foi interessantíssimo ler! Até porque nunca devemos parar de estudar, não é mesmo? E consequentemente me fez lembrar de vários erros que cometi enquanto estava na escola e pude entender o quanto o sistema educacional do nosso país ainda é falho. Por isso, se você tem interesse em aprimorar os seus estudos eu super indico essa leitura! Ela vai te orientar a aperfeiçoar o seu cérebro! Simplesmente adorei.

Daniel.Boso 16/09/2018

Incrível
Livro EXTREMAMENTE recomendado, não só para estudantes mas também para qualquer pessoa. Conta basicamente como o cérebro funciona e também os processos a serem seguidos para gravar as informacoes mais facilmente. É um ótimo guia para aprender a estudar com qualidade. O professor Pier reforça que não é necessário estudar muito, mas é preciso estudar com qualidade e todo dia.

Elias.Gomes 14/09/2018

Para quem gosta de pensar.
Um livro excelente. Além de ter um tom provocativo, ensina a como estudar de forma eficiente. O único problema que eu vi no livro foi passar a falsa ideia de que pessoas que jogam vão fazer na vida real as mesmas coisas que fazem no jogo. Apesar de o livro conter diversas referências de artigos, sobre esse tema específico, não tinha nenhuma.

Vinicius Borges Martins 04/08/2018

A vingança dos nerds
Que livro provocativo do Professor Pier! No início, ele explica de forma muito interessante a neurociência do processo do aprendizado fazendo uma analogia fantástica com o sistema de memória RAM e o HD de um computador - respectivamente o sistema límbico e córtex de nosso cérebro. Ele ensina o que precisamos fazer para reter melhor informações, qual exercício diário que devemos praticar para sermos mais inteligentes.

A vingança dos nerds. No livro ele retrata que as pessoas que estudam e se esforçam para serem inteligentes são a segunda classe que mais sofre preconceitos, ou bullying, perdendo apenas para os negros (fico feliz por não ser uma classe vitimista). Ele chacoteia a grande maioria dos alunos desinteressados, eu me indentifiquei com os ?idiotas? citados por ele, e fiquei feliz porque isso (foi apenas na época da escola e há alguns anos consegui virar o jogo e não fiquei mais burro como a tendência da maioria) - o Prof. Pier montou um gráfico exemplificando como os inteligentes ficam mais inteligentes conforme o tempo e os burros ficam mais burros...

Recomendo muito a leitura independente da idade, esse deveria ser um livro apresentado a todo aluno. Gostaria eu de ter tido as referências contidas neste livro quando ainda estava na escola.

Misael Neves 26/06/2018

Volte Professor Pier
Num mundo repleto de pessoas medíocres, ser estranho não é um defeito: é uma grande virtude. Seja estranho, pois talvez assim você possa ajudar um monte de pessoas ?normais?. Prof? Pier.
Quando conheci este carismático professor via YouTube no início deste ano, mal sabia que o mesmo havia falecido dois anos antes. Mesmo não podendo conhece-lo pessoalmente, fui grandemente enriquecido através de seus vídeo-palestras, e ainda mais agora com a finalização da leitura desta obra que indico a todos os meus amigos. Vale a pena o investimento. O estudo correto influencia muito mais em nosso aprendizado do que pensamos.
Só me culpo por uma única coisa: pelo desmantelo de não ter conhecido o Prof? ainda em vida. Pois assim poderia ter me programado pelo menos para um abraço.