Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - Aprendendo Inteligência

Ricardo Silas 15/12/2014

"Pena que não li antes!" versus "Por que não escrevi antes?"
Tomei conhecimento desse livro e não reservei esforços para comprá-lo, pondo-o à frente de minha lista de aquisição que só cresce a cada dia. Devo dizer, tendo a vista o meu reconhecimento de que o alcance específico do livro contempla as crianças e jovens, que o Professor Pier, com grande desembaraço, tornou toda essa lúdica leitura extremamente receptiva aos adultos.

Aprendendo Inteligência divide-se em duas partes: a primeira conduz o leitor a decifrar algumas características simples (não simplórias) e corretivas, pois logo é presumido que há um público alvo seguindo regras equivocadas de estudo. Portante, elencam-se os seguintes tópicos: "por que estudar? ; quando estudar?; quanto estudar?; como estudar?". Em seguida, já no segundo setor do livro, explica-se alguns fatores fisiológicos do nosso desenvolvimento neural, e da maneira pela qual os estímulos eletroquímicos cerebral favorecem a apreensão de informações permanentes. Também nos é ensinado a evitar que informações relevantes sejam apagadas de nossa memória de curto e longo prazo.

Por essa e inúmeras outras razões, pude me inserir na categoria de "estudantes" que não almejam a obtenção robotizada de um diploma ou a aprovação de um concurso como objetivo último da vida acadêmica. Em verdade, antes mesmo de ter esse livro em mãos, eu já abastecia minha inteligência ao modo sugerido pelo autor, o que me possibilitou apenas algumas barreiras e teimosias antigas, refinando minha metodologia de estudo.

Do início ao fim o professor Pier lança ataques dirigidos ao sistema de ensino brasileiro atual, com muita clareza e sarcasmo. Gostei disso, pois, mesmo eu, um "jovem-adulto" que encontrou o prazer na leitura há poucos anos, fui vítima desses embustes "pedagógicos" deficientes e negativamente eficazes. Por vários anos senti no meu próprio esqueleto o desestímulo de frequentar salas de aula em escolas públicas privadas. No entanto, minha vida acadêmica tem seguido um rumo positivamente distinto do meu passado improdutivo. A mudança de hábito é elementar.

O leitor encontrará um livro altamente didático, engraçado, guarnecido de dicas e sugestões muito úteis e necessárias. Mas, reafirmo, a mudança de hábito deve ser impostergável. Sigam as orientações do professor Pier, busquem novas informações, ponderem os efeitos. Sobretudo, amem a inteligência, a imaginação e o conhecimento. Sejam livres e ensinem os outros a darem os mesmos passos.

Delmo 23/12/2013

Aprendedo inteligência. É realmente um manual de sobrevivencia (e não para por ai)!
Ao logo de nossa vida estudamos para passar e não para aprender! E percebemos isso através de nossa dificuldade. Os passos:

1- Por que estudar;

2- Quando estudar;

3- Quanto estudar

4- Como estudar

Servem como roteiro para um excelente aproveitamento do nosso tempo (pois é péssimo estudar e reestudar o mesmo assunto várias e várias vezes). São conquistas diárias que fazem a diferença! Acredito que somos eternos estudantes... Pois sempre há coisas para descobrir com outros olhos. Muito bom!

André Goeldner 12/12/2013

"Pena que eu não li antes".

gui.tecnologia 04/10/2013

Datas de Leitura
24/09/2013 - Inicio
26/09/2013 - Fim

Adorei ler este livro como um bom começo neste mundo de leitura foi muito bom

Calebe 23/09/2013

Livro: "Aprendendo Inteligência de Pierluigi Piazzi (prof. Pier).
Aprendendo Inteligência – Pierluigi Piazzi (prof. Pier)
Um ótimo livro para ler! Ele me deu várias dicas de como desenvolver meu cérebro, como estudar e como administrar meu tempo para estudar. Vale a pena ler! Um Manual de instruções de cérebro para alunos em geral. Penso que há poucos exemplares deste livre, consegui por intermédio da minha irmã, pois ela trabalha na área da educação, então se você é um conhecido meu e quer emprestado, só pedir! Disponibilizo, é bom distribuir o conhecimento! ;) Ahh esse livro é o volume 1, aguardo ansioso pelos seguintes volumes!
Assuntos que ele aborda em seu livro:
- A programação do seu cérebro
- Porque estudar?
-As distrações
-O velho ditado chinês
-A autodidata
-Acelerando os neurônios
-Como se tornar mais inteligente?
-Inteligências múltiplas
-Os cinco passos
-Um pouco de cibernética
Gostei muito das últimas frases do livro, tanto que vou compartilhar com vocês:

“O principal efeito vai ser ter uma vida mais interessante, mais rica, mais intensa. Se você seguir os conselhos contidos nesse livro não vai precisar assistir novelas para viver a vida dos outros só porque a sua própria á cinzenta e medíocre. Vai, isso sim, transformar a sua vida em uma novela fantástica cujo roteiro você mesmo vai escrever. Insisto: você vai escrevê-lo. Pare de esperar que as coisas venham de sua família e de sua escola. Seja o autor do roteiro de sua própria vida, sem medo de ser chamado de “nerd” ou estranho. Num mundo tão cheio de pessoas medíocres, ser estranho não é um defeito: é uma grande virtude. Seja estranho, talvez assim você possa acabar ajudando um monte de pessoas “normais”.”.

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/09/livro-aprendendo-inteligencia-de.html

Wesley 21/09/2013

Muito bom!
Merece ser lido e compartilhado com seus conhecidos!
O autor tem um escrita simples, seu texto se torna engraçado em diversas situações em que se refere aos jovens, traz um conhecimento sobre nosso cérebro que se colocarmos em prática podemos notar que isso somente nos ajuda!

osantana 26/01/2013

Perfeito e obrigatório
Todos os professores, diretores de escola, educadores, pais deveriam ler os 3 livros dessa série para tentarmos salvar a inteligência das crianças desse país.

Esse 1º volume é mais indicado para alunos.

Luis Mauro 25/12/2012

Autor
Ganhei este livro diretamente do Autor enquanto ele palestrava em Guaratinguetá - SP. Um livro no mínimo curioso, há certas verdades sobre as teorias ali explicitas, porém em algumas partes eu li com um certo tom de ironia.
Bom livro, leitura rápida e algumas partes curiosas e divertidas.

Mitsiotis 17/11/2012

Estudando com eficiência!
Todos nós, seres humanos, temos um supercomputador em nossa cabeça. Mais conhecido como cérebro. Mas muitas vezes não sabemos como usa-lo corretamente.
Nessa obra pude aprender como usar esse cérebro para aprender a ter inteligência.
Nesse, pude aprender o por quê de estudar, quando e quanto estudar, e, o mais importante, como estudar.
Recheado de testes mentais e provérbios chineses, o autor explica passo a passo os métodos ineficazes que a maioria costuma cometer, para assim, poder orientá-los para a maneira correta e eficaz do estudo.
Ele ensina o método de estudar para aprender e ofusca totalmente o método estudar para prova.
Com certeza, um manual de instruções para a vida de qualquer indivíduo.
Cassie Marques 02/06/2015minha estante
Provérbios chineses?
Pra quem estuda Mandarim há dois anos e que, por um ano e meio teve a matéria "Estudos Proverbiais da Cultura Chinesa" na faculdade, chama a atenção o fato de ocidentais considerarem de uma forma significativa os também chamados "ditos populares chineses".
Muito há pra se aprender com a filosofia de vida desses orientais.

Mitsiotis 12/06/2015minha estante
Basicamente explica e ensina-se como sair do ser ALUNO e transformar-se em um verdadeiro ESTUDANTE.

Luan Poppe 15/10/2012

Livro incrível
Como disse no titulo, acabei de ler um livro incrivel. Realmente, muito bom livro, com certeza deveria ser um daqueles livros que todos, não só estudantes, deveriam ler. O autor consegue dar inúmeros argumentos e dados que demonstram como nossa educação do Brasil realmente está horrível, e que parte da causa disso vem dos próprios alunos, que não sabem estudar, apenas procuram tirar notas altas pra passar de ano, sem perceber o quanto isso é ruim não só pra ele, mas para toda a sociedade. O livro realmente abriu minha mente para muitas coisas, e como disse antes, recomendo muito mesmo, para todos, sem exceções

Giuliano 08/01/2012

aprendendo inteligência
Ótima leitura para quem vai prestar uma prova ou quer se sair melhor nos estudos, indispensável para quem tem filhos pequenos e quer saber como desenvolver o melhor de suas mentes.

Amanda Carneiro 11/12/2011

www.primeiro-livro.com
“Antes de mais nada, é importante fazer uma distinção: assistir à aula é uma coisa, estudar é outra.”

O livro é um auto ajuda. Mesmo que este tipo de leitura não é tão lido e por muitas vezes, criticado, este é um dos melhores livros que li até hoje. Indicado, principalmente (mas não somente), para jovens do Ensino Médio, aprendemos quando, quanto e como estudar. Com uma leitura que flui rapidamente e uma linguagem facílima é uma ótima pedida para um final de semana.

Como é um livro de auto ajuda, não tenho muita coisa a dizer, senão a resenha seria completa de spoilers. Então está “resenha” está mais para um comentário. Esse, super positivo por sinal.
Ao final encontram-se alguns problemas encontrados em testes de inteligência. Você tem de resolvê-los em menos de 10 minutos.
Bom, eu o recomendo muito!
Pare de ser apenas aluno, torne-se, também, estudante!
Wells.Jesus 25/07/2020minha estante
Não achei ele um livro de auto ajudar não, até o próprio autor deixar claro isso.
E você ver que o livro não tem aquelas frases de motivação barata.

Kevellyn.Azevedo 02/05/2022minha estante
Como ler isso ?

wandola 12/08/2011

Excelente.
Excelente livro, o Professor Pier nos mostra como educar o nosso cérebro e desenvolver a nossa inteligência. Recomendo.