Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - Aprendendo Inteligência

Nay 24/02/2018

Estudar (escrever) pouco, todo dia! Aula dada, aula estudada no dia!

Cristian 24/08/2017

Tem grandes méritos; é possível criticá-lo?
O livro tem seus méritos e importância, dado o problema educacional do país. O professor Pier foi claramente um importante educador com grande experiência e seu falecimento deixará uma lacuna enorme para o debate pedagógico entorno do ensino e da aprendizagem no país. O livro centra-se em orientar o aluno para ter uma atitude que aumente a eficiência de seu aprendizado, fornecendo conselhos, dicas e até alguns princípios que, se aplicados, tendem a dar grandes resultados. Várias afirmações do autor são respaldadas em sua grande experiência e alguns achados das ciências cognitivas.

Entre as orientações mais importantes estão aquelas que apontam para o modo como se deve estudar, quanto tempo de dedicação e a periodicidade/regularidade. Seu objetivo precípuo e amplo é tornar o aluno de ensino básico apto para estudar de uma maneira mais eficiente e autodidata (observa-se que muito aluno de graduação está em situação igual a do aluno do ciclo básico).

Deixando bem claro que reconheço o mérito e a importância do prof. Pier, não posso por isso avaliar de maneira passional e irrefletida. Como é ruim avaliar uma obra em que claramente você não é o publico alvo... Não consigo concordar com vários de seus posicionamentos, sejam eles por terem em um ou outro ponto um excessivo viés tecnofóbico (a despeito das afirmações neurocientíficas que não sustentam todo aquele furor do professor), seja por elementos oriundos de evidência anedótica ou fonte anacrônica em neurociências... Contudo creio que uma crítica a ele é mais nociva que o devido incentivo na leitura do livro (motivo pelo qual não detalho os pontos que critiquei a cima). Claramente o livro tem grandes méritos; é possível criticá-lo? Sim, mas talvez não devêssemos pela utilidade pública que cumpre.

Aliás, parece-me claro, se os estudantes adotassem minimamente o programa de estudos que ele propõe, então teríamos uma melhora significativa na educação geral. Logo, os pontos que tenho críticas são irrelevantes para alguém que se sente como quase todo estudante no Brasil: perdido, sentindo-se que estuda e não aprende e que ninguém lhe dá um norte de como melhorar suas capacidades cognitivas. Portanto, é um livro para quem não sabe por onde começar a estudar de maneira adequada - e nisso o livro te dá um norte muito claro (ainda que no futuro você possa ajustar esse norte - ainda assim não terá perdido seu tempo).

Pela sua pretensão e esforço, o livro é louvável, merecendo uma nota 5. Como não sou seu público alvo, acabei não encontrando o que procurava no livro, do que daria um nota 3. Na média, fica um 4.

DAN LIMA 21/03/2017

Um livro que aborda diversos assuntos sobre NEURO APRENDIZAGEM.
Abre a nossa mente e faz com que possamos enxergar o quanto estudamos
de maneira: errada, na vida escolar e na faculdade, e não fomos alertados. Porém,
ainda há tempo de reaprender a aprender. Só depende de nós.
Na minha ótica, um livro INDISPENSÁVEL para qualquer estudante que
esteja disposto a sair da caverna de Platão e alçar voos mais altos.
Não recomendo; SUPER recomendo, esta literatura. Lógico, escrito por um
Gênio. Esperar mais o quê? ;-)

Renann 04/02/2017

Ótimo
O livro possui uma linguagem bastante fluida, com nítidos exemplos acerca do que o autor pretende expor. Gostei muito das informações transmitadas pelo livro e pretendo por em prática muitas das recomendacoes feitas, assim como melhorar algumas atitudes minhas como estudante.
Leitura obrigatória.

Paulo.Christian 11/09/2016

Por que não li antes?
O livro sintetiza bem as graves falhas do sistema educacional brasileiro.
De forma didática, apresenta quando, quanto e como funciona o nosso cérebro através de estudos e artigos cientificamente comprovados, ensinando métodos e dicas eficazes no processo de aprendizado e criação da inteligência.
Apesar da sua linguagem quase infantil - tendo em vista que é um livro direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio - contendo imagens ilustrativas e palavras simples, é um livro recomendado a todo tipo de ESTUDANTE(risos).
O sentimento que fica é: Por que não li esse livro antes?

Luís Eduardo 20/07/2016

Livro com conceitos básicos excelentes, porém pouco implementados atualmente
O livro é de facil compreensão, o que torna acessível a qualquer tipo de leitor. O ponto ruim que observei no livro é que muito dos estudos não possuem uma base pedagógica ou mesmo científica para reforçar o conteúdo apresentado. Isso pode ser devido ao fato de possuir uma linguagem mais acessível a crianças e jovens e o autor optou por não reforçar os métodos pelos quais chegou as conclusões apresentadas.

Nathaly Rodrigues 05/04/2016

Incrível!
As pessoas podem ser inteligentes, basta construir o hábito de estudar um pouco todos os dias e se livrar das distrações. O livro é leve, envolvente. Não é auto-ajuda! O professor Pier nos leva a refletir os motivos que levam os alunos de hoje a serem tão medíocres. Eles não estudam para aprender, eles estudam pra passar em alguma prova ou seja o conhecimento adquirido está condicionado, terminou a prova o conhecimento foi embora. Enfim, vale a pena a leitura para todos que desejam desenvolver o seu intelecto e aprender a estudar de forma produtiva!
Fabrício 24/09/2017minha estante
Estou lendo o livro, realmente é isso mesmo o que você disse Nathaly.

Renata Molina 15/08/2015

Por que não li antes?
Muito bom. Se você quer ser inteligente, esse é o livro. Eu deveria ter lido antes, mas como nunca é tarde, valeu a pena, vou tentar colocar em prática as dicas e deixar de ser preguiçosa (confesso que o sou). Só não concordei com a parte da superpopulação, mas esse assunto são outros 500 que não vou ficar discutindo aqui e que não invalida o rico conteúdo do livro.

Rafael 18/07/2015

Como utilizar melhor o cérebro para os estudos.
No livro o professor Pier ensina-nos como melhorar nos estudos. Com isso, ele parte de como funciona o cérebro. Depois, ele expõe alguns hábitos para os estudantes pôr em prática – tendo em vista – um maior aproveitamento de nossa inteligência.

Muitas escolas (a maioria) não ensinam aos alunos “como estudar” - premissa básica para um bom rendimento escolar. Os professores, portanto, passam o conteúdo, e o aluno, estuda de qualquer maneira a disciplina. Assim, sem planejamento, os resultados são desastrosos como ocorre no Brasil.

Professor Pier faz o aposto de nossas “instituições educacionais”. Ele, realmente, quer que o aluno aprenda. Ele começa com o entendimento do nosso cérebro, e dá dicas preciosas:

Escrever para aprender;
Estudar todo dia, pouco;
Depois das aulas, fazer revisão para maior fixação, mas nunca deixar para o próximo dia;
Na sala de aula, entender o conteúdo. Sozinho aprender o conteúdo (fixação);
Procurar o desafio nos estudos;
O mais importante é o tempo que se estuda sozinho;
Aula dada, aula estudada. Hoje!

Enfim, são metodologias, costumes básicos que faz render os estudos. Todavia não é esse modelo que se encontra em sala de aula. É preciso, portanto, buscar o conhecimento de forma autodidata. Mas ainda existem professores de verdade como o Pier, que nos auxiliam nesse caminho.

Marcelo.Vieira 18/05/2015

Falta autodidatismo.
Segundo o nosso amigo Prof. Pier, existe um grande abismo entre os significados de aluno e estudante. Diferença tal que você precisa saber o quanto antes. Além disso, quer saber por que nossa educação é umas das piores do mundo? Por fim, quer aprender inteligência? Leia esse livroo!

Andressa 24/04/2015

Aprendendo Inteligência
Este livro tem a função de criar novos habitos para que possamos pensar e produzir melhor com nosso cerebro. É um passo a passo que demonstra:

Porque estudar?
Demonstra o porque devemos estudar, onde em um mundo cada vez mais tecnologico, as maquinas vem tomando espaço de trabalhores qualificados, onde a sobrevivência depende exclusivamente da inteligencia.
Que ao se esforçar nos estudos a consequencia será um bom emprego com um bom status.
Revela que as empresas hoje querem profissionais autodidatas e por isso só sobrevive a esta concorrência aqueles que sabe estudar, logo são inteligentes.

Quando estudar?
Explica quando é o momneto certo para estudar, relatando uma comparação bastante pratica, onde no cerebro o cortex é o HD e o sistema límbico é a memroria RAM.
O cortex é responsável pelo armazenamento das informações para sempre, já o sistema límbido é a parte do cerebro que armazena as informações por tempo limitado, ou seja, alguns segundos até horas mas depois se perdem.

Quanto estudar?
Pouco e sempre, ou seja, estudar um pouco hoje da matéria que foi entendida, para poder praticar e aprender, ou seja, guardar no hd. Sempre, porque todos os dias estudando você esta estimulando na gravação dos dados, fazendo com que o cerebro guarde as informações e não as jogue no lixo.
Para entender a capacidade de nosso cerebro o livro relata com base em dados cientificos que nossos neurônios equivalem a 15 mil computadores trabalhando juntos.

Como estudar?
Praticar sempre os exercicio no mesmo dia que teve matéria para aprofundar e armazenar com práticas, exercitando e gravando no cerebro as informações. Estudar para aprender!

E um método de como acelerar os neurônios.
Como se torna mais inteligeente.
Os cinco passos
Um pouco de cibernética
E agora, uma provinha

O livro mesmo sendo de auto ajuda, é muito bom, recomendo sua leitura, pois você irá se surpreender com o que fez de errado até hoje na forma de estudar, e talvez o porque de não ter passado no concurso almejado.

Lá no blog tem o link para baixar!

site: http://misturaseaventuras.blogspot.com.br/2012/06/aprendendo-inteligencia-prof-pier.html