O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

Ana 11/01/2024

Gosto muito desse gênero de absurdos literários. acordar sem nariz, acordar transformado em um inseto? apesar do conto do gógol ser mais cômico do que a metamorfose de kafka, não consegui me desvencilhar desse paralelo. mas, voltando ao nariz, é uma leitura rápida e divertida. você só precisa estar disposto a abrir mão da necessidade de sentido, habilidade que vai abrir portas para a apreciação de muitas outras obras-primas, inclusive. quanto à edição, acho que antofágica sempre arrasa nos textos de acompanhamento dos clássicos!

Mariottoni 11/01/2024

??
Gostei dmss dessa história, completamente absurda, mas com uma crítica ali e tbm tem um tom humorístico bem forte oq eu n tava esperando kkkk enfim gostei dms e fiquei c vontade de ler mais coisas do autor

Thiago.Magano 10/01/2024

Interessante mas..
Achei a história legal, absurda e um pouco confusa. Talvez não fiz uma leitura muito atenta e não me conectei muito com o conto. Mas teve alguns momentos legais e me mantive interessado para acaba-lo, ok.

jackpveras 09/01/2024

Era uma vez um nariz...
Misturando o sublime ao grotesco, Gógol criou uma história absurda, cômica e, ao mesmo tempo, trágica. Como sempre, São Petersburgo é o cenário escolhido para o desenvolvimento dessa trama insólita e burlesca, e os personagens formam o retrato ideal do homem supérfluo e das instituições públicas e burocráticas decadentes.
O narrador é cínico, dissimulado e despreocupado com algumas explicações na parte final da história, mas quem se importa com isso?? Explicações em excesso pode até atrapalhar...
Obra magistral que merece ser degustada com a certeza de boas e repentinas gargalhadas.

Montemagni 09/01/2024

"E, mesmo assim, quando você reflete, há realmente alguma coisa em tudo isso. Por mais que digam, incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem."

milly 08/01/2024

Esse conto do Gógol foi o meu primeiro contato com a literatura russa, a proposta é bem interessante e é tão absurdo que chega a ser engraçado, mas no fim das contas não me prendeu muito.

Michela Wakami 08/01/2024

Intrigante
São tantas as teorias para esse conto, sendo difícil escolher somente uma delas.
Mas eu resolvi arriscar e apostei em uma, na qual Gogol esteja fazendo uma crítica do quanto as pessoas se importam com a aparência, julgando-a necessária para alcançar o seu sucesso profissional ou amoroso.

É certo ou não se importarmos tanto com isso?
O nosso protagonista acredita que sim.

E você o que acha?

hugomedina 07/01/2024

E temos o primeiro lido do ano!
Extremamente inovador para a sua época e até mesmo para a nossa, O Nariz é o típico livro que se lê em "uma sentada". Cheio de ironia e metáforas para seu período, Gógol fez uma obra que parecia estranha até para ele mesmo, sendo quase uma caricatura de São Petersburgo. Super divertido, rápido e simples (exceto pelos nomes russos que parecem trava-línguas, claro). Recomendo para quem queira sair um pouco da rotina e esteja buscando um livro que lhe tire da ressaca literária.

Beatriz Almeida ð«ð 06/01/2024

Extremamente genial usar do tom cômico para criticar os maiores absurdos e crueldades da Rússia do século XIX...

miriamiria 06/01/2024

Divertido
Esse foi meu primeiro contato com a literatura russa, e foi o suficiente para me cativar. A leitura foi leve, divertida e cômica. Não imaginava que seria tão engraçado. Aliás, ao chegar ao final e perceber que a proposta da história é ser realmente absurda, fiquei ainda mais conquistada. Enfim, achei a ideia original.

Sofia654 05/01/2024

Um livro cheio de sátiras.
Não sei exatamente o que eu esperava dessa leitura, mas até que gostei.
É tudo tão absurdo, surreal e provoca tanta estranheza que chega a ser cômico.

"O título e a aparência formam a base da sociedade petersburguesa representada por Gógol, de modo que até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título"

Carol 04/01/2024

Impressionante!
O nariz, já começa com um título e uma temática extremamente original e que me proporcionou várias risadas, as interpretações feitas por especialistas na leitura de Gógol adicionaram muito a leitura. Assim é a história de um cara que perdeu o nariz e o nariz sai por ai fazendo bagunça simplesmente cinema!

giih_ellipsis 04/01/2024

Quem diria que um nariz poderia causar tanto problema, né!
É uma história tão curtinha, - por isso não dá para falar muito do enredo, porque já vira spoiler -, mas, é engraçado e vale a leitura.

Giovanni66 04/01/2024

??
Gostei do recurso de humor empregado pelo
Gógol para criticar o funcionalismo russo e sua obsessão por status social ! Nunca pensei que iria imaginar um nariz rezando ?

Nayra61 04/01/2024

Ri da desgraça dos outros
Com toda certeza foi um dos livros que mais me causou estranhamento em 2023. Você se pega literalmente rindo de um homem que acabou de perder o seu nariz e descobre que o bendito está por ai, caminhando pela cidade de farda e tudo. Sem contar que durante toda a leitura se questiona de coisas absurdamente simples, como:
cadê o sangue quando o barbeiro encontra o nariz no pão?
por que o rosto do Kovaliov está chato e não há nenhuma cicatriz para indicar como o nariz sumiu de lá?
e por que diabos ninguém acha toda situação estranha ou absurda e só agem como se fosse algo totalmente rotineiro?
No final, apenas nós leitores e o narrador, nas últimas páginas, que de fato aparenta ter noção do fantástico que foi narrado até ali.
Mas não posso deixar de citar o brilhantismo de Gogól na forma como ele apresenta e nos imerge na atmosfera de São Petersburgo e de seus habitantes, além da forma genial que através de sua escrita ele nos arranca risos e reflexões. Nos pegamos pensando até nos mais simples detalhes da narrativa, em como o Kovaliov só está desesperado para ter seu nariz de volta por conta da vaidade e aparência, por exemplo.
No final da leitura também me peguei me colocando no lugar do personagem principal, em como me sentiria sem o meu nariz kk e em como me sentiria vendo uma pequena parte minha ascendendo mais que o meu todo.