O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

yaya 12/01/2024

"o mundo é mesmo surpreendente e muitas manifestações inexplicáveis se desenrolam: ?incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem?."

mac 12/01/2024

O nariz
Apesar de ser um livro curto, ele tem um enredo interessante e irreal. Essa fantasia toda tratada com normalidade é o que faz o livro ter um toque de divertimento e confusão. Não tem um objetivo muito grande, a história só reflete uma situação adversa que logo é resolvida.

Rodrigo.Franklin 11/01/2024

? O mundo é mesmo surpreendente e muitas manifestações inexplicáveis se desenrolam. incidentes semelhantes acontecem no mundo, é raro, mas acontecem.

Incrível, simplesmente incrível.

let 11/01/2024

Cômico e Genial
Muito gostosinho de ler, me diverti várias vezes durante a leitura, tanto que finalizei em menos de um dia.

As críticas entrelinhas também são geniais, onde até mesmo um nariz consegue respeito entre as pessoas quando se é dado um título e cargo de superioridade.

?Mas no mundo não há nada que dure muito, e, por isso, até mesmo a alegria, logo no minuto seguinte, já não é mais tão vívida; no terceiro minuto, ela se torna ainda mais fraco e, por fim, dilui-se de maneira imperceptível, num estado de espírito comum, como um círculo na água, gerado pela queda de uma pedrinha, que finalmente se dissolve na superfície plana.?

Lulu 11/01/2024

+1 clássico
Muito feliz em conhecer mais um clássico, dessa vez da literatura russa! Ler Anna Kariênina me estimulou a buscar mais sobre os russos e me deparei com ?O Nariz.
Gogól é considerado um dos fundadores da literatura russa e além do livro em si ser muito legal, também tem comentários de alguma estudiosos sobre a obra. (Nessa versão)

Ana 11/01/2024

Gosto muito desse gênero de absurdos literários. acordar sem nariz, acordar transformado em um inseto? apesar do conto do gógol ser mais cômico do que a metamorfose de kafka, não consegui me desvencilhar desse paralelo. mas, voltando ao nariz, é uma leitura rápida e divertida. você só precisa estar disposto a abrir mão da necessidade de sentido, habilidade que vai abrir portas para a apreciação de muitas outras obras-primas, inclusive. quanto à edição, acho que antofágica sempre arrasa nos textos de acompanhamento dos clássicos!

Mariottoni 11/01/2024

??
Gostei dmss dessa história, completamente absurda, mas com uma crítica ali e tbm tem um tom humorístico bem forte oq eu n tava esperando kkkk enfim gostei dms e fiquei c vontade de ler mais coisas do autor

Thiago.Magano 10/01/2024

Interessante mas..
Achei a história legal, absurda e um pouco confusa. Talvez não fiz uma leitura muito atenta e não me conectei muito com o conto. Mas teve alguns momentos legais e me mantive interessado para acaba-lo, ok.

jackpveras 09/01/2024

Era uma vez um nariz...
Misturando o sublime ao grotesco, Gógol criou uma história absurda, cômica e, ao mesmo tempo, trágica. Como sempre, São Petersburgo é o cenário escolhido para o desenvolvimento dessa trama insólita e burlesca, e os personagens formam o retrato ideal do homem supérfluo e das instituições públicas e burocráticas decadentes.
O narrador é cínico, dissimulado e despreocupado com algumas explicações na parte final da história, mas quem se importa com isso?? Explicações em excesso pode até atrapalhar...
Obra magistral que merece ser degustada com a certeza de boas e repentinas gargalhadas.

Montemagni 09/01/2024

"E, mesmo assim, quando você reflete, há realmente alguma coisa em tudo isso. Por mais que digam, incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem."

milly 08/01/2024

Esse conto do Gógol foi o meu primeiro contato com a literatura russa, a proposta é bem interessante e é tão absurdo que chega a ser engraçado, mas no fim das contas não me prendeu muito.

Michela Wakami 08/01/2024

Intrigante
São tantas as teorias para esse conto, sendo difícil escolher somente uma delas.
Mas eu resolvi arriscar e apostei em uma, na qual Gogol esteja fazendo uma crítica do quanto as pessoas se importam com a aparência, julgando-a necessária para alcançar o seu sucesso profissional ou amoroso.

É certo ou não se importarmos tanto com isso?
O nosso protagonista acredita que sim.

E você o que acha?

hugomedina 07/01/2024

E temos o primeiro lido do ano!
Extremamente inovador para a sua época e até mesmo para a nossa, O Nariz é o típico livro que se lê em "uma sentada". Cheio de ironia e metáforas para seu período, Gógol fez uma obra que parecia estranha até para ele mesmo, sendo quase uma caricatura de São Petersburgo. Super divertido, rápido e simples (exceto pelos nomes russos que parecem trava-línguas, claro). Recomendo para quem queira sair um pouco da rotina e esteja buscando um livro que lhe tire da ressaca literária.

Beatriz Almeida ð«ð 06/01/2024

Extremamente genial usar do tom cômico para criticar os maiores absurdos e crueldades da Rússia do século XIX...