Jogos Vorazes - A Trilogia

Jogos Vorazes - A Trilogia Suzanne Collins

Resenhas -

Henggo 08/07/2022

Jogos de Esperança em Chamas Vorazes
Dizer que foi ruim (para mim, veja bem), seria hipocrisia. Os livros têm uma narrativa fluida, que absorve em certos momentos (principalmente no primeiro livro) e desperta interesse, curiosidade. É um universo cheio de possibilidades e isso me pegou. Contudo, talvez pelo fato de ter sido escrito em primeira pessoa, talvez por optar pelo já conhecido plot do "a menina escolhida que salvará o mundo", isso me cansou.

O livro 1 é encantador. Assistir aos jogos, conhecer a premissa, ser impactado pelas surpresas, tudo foi uma experiência agradável. Já ali, não gostei da Katniss. O motivo é simples: não houve curva de amadurecimento. A personalidade dela beira o linear, porém, eu pensei que isso seria melhor desenvolvido no segundo volume.

Fui enganado... ?

O segundo livro começou forte. Apesar de eu ter previsto algumas coisas lá atrás, ver que eu acertei não tirou a graça da leitura. Eu estava empolgado, até. CONTUDO, sem spoilers, a autora decidiu repetir a fórmula usada no primeiro livro. E aí, para mim, começou a me dar um ranço...

Então, chegamos ao desfecho. Se nos livros anteriores já havia muito do equívoco de "contar ao invés de mostrar", este terceiro volume é recheado. Isso me frustrou. Confesso que achei maçante. Muita reflexão, muita ponderação, muita conjectura quando claramente certas cenas pediam ação e resolução. Foi chato para mim. Digo até que infelizmente.

Avaliando de fora (tentando), pode ser que eu tenha vindo "com muita sede ao pote", sabe? A saga é famosa, os filmes fizeram sucesso, lembro do frenesi das pessoas em torno de Jogos Vorazes, e isso me impulsionou a comprar o Box quando ele me foi recomendado.

Estou decepcionado 100%? Não. Acredito que algo ficou, um entendimento dessa distopia que, inegavelmente, conversa muito sobre nossa sociedade atual. E, como sempre reitero, alguém que gosta de escrever deve ler de tudo para sorver o máximo que puder de conhecimento narratuvo. Mesmo assim, diante da experiência agridoce (mais "agri" do que doce), sei que demorarei bons e longos anos para reler.

brubizes 07/05/2023

Jogos Vorazes - Triologia
Despertei meu interesse por esses livros pelos filmes, que são os meus favoritos da vida. E que adaptação perfeita! Com certeza a saga está disputando o top 1 no meu coração. ??
Ri, passei raiva, sofri e chorei com cada personagem. Katniss Everdeen é o tipo de personagem que a gente leva pra vida e que sempre será imortal no mundo dos leitores. Termino a leitura odiando a Capital ainda mais do que já odiava nos filmes, mas ainda mais apaixonada pela garra, coragem e força da protagonista. Recomendo com certeza!

Tamiris 13/02/2024

Trilogia perfeita
Já tinha assistido aos filmes, mas a trilogia é perfeita, a autora consegue criar um universo verosímil. Meu s lições que ela passou. As últimas páginas forma bem sofridas, mas AMEI demais.

Leonardo 25/02/2013

Uma saga emocionante.
O livro é ótimo, o primeiro te leva a uma história linda, surpreendente, que te tira completamente da realidade. O segundo é também um livro perfeito, com muito mais surpresas e mistérios e grandes emoções. Até ai a saga é muito boa, uma história de coragem, superação, cheio de inteligência que te prende do início ao fim e você fica ansioso para o final até que vem o último livro, que não é aquilo que você esperava, você fica triste, chora, o final é realmente chocante, mas vale a pena se emocionar com essa aventura.

Mônny 09/01/2013

e que "continuem" os jogos...
"Que a sorte esteja com você", o que seria ter sorte? Não sei... ter uma vida tranquila? sobreviver a uma guerra? ou ser considerado o personagem principal dessa guerra? acho que pra Katniss, seria ter paz, e passar despercebida, o que seria um enorme desperdicio, pois em se tratando de coragem, tai uma guerreira nata, adorei esse romance cheio de aventuras, mentiras, incertezas, amores não correspondidos, mas incondicionais, mortes inocentes, crianças em campos de guerra, sem nem saber o porque estão matando uns aos outros, nada muito diferente do que acontece hoje em dia, em muitos lugares do mundo, a autora retrata de forma maravilhosa nossa atualidade, a luta pela sobrevivência, a luta pela liberdade... adorei a trilogia e por mim a autora continuaria escrevendo sobre a Katniss e o Peeta, eu não me cansaria de ler, de me apaixonar pelos dois, de torcer por eles, todos os dias...

Willer Paulo 18/03/2021

Fiquei super vidrado e conectado com esse enredo maravilhoso deste livro. O fato surpresa é realmente forte, e faz com que ele seja muito especial.

Gusta.Saraiva 27/11/2022

pq acabou????
essa saga é tão boa e tão bem pensada simplesmente atemporal, devorei esses três livros e ainda queria mais, Katniss e Peeta são meus comfort characters demais oq só mostra meu intelecto desequilibrado, quero reler várias e várias vezes

Cintia 01/05/2021

Melhor distopia teen
A trilogia que me fez sair do mundo dos relatos históricos para a distopia. Como sempre, é absurdamente melhor que o filme. O livro conta todo o contexto sócio-político de manipulação da população enquanto o filme se prende nos jogos e na ação da revolta. O livro te leva a se revoltar junto porque vc realmente se envolve com toda a situação e percebe o quanto o governo, através da mídia, tem e sempre terá domínio sobre a população

Amanda 26/05/2020

Sensacional!
Jogos Vorazes tem um espaço muito grande no meu coraçãozinho, li essa trilogia em 2012 (acho) e ela foi de extrema importância para que eu começasse a entender melhor meu posicionamento político e começasse a não ter medo de expressar minhas verdadeiras opiniões sobre governos/poderes totalitários!
Em Jogos Vorazes, Katniss Everdeen se vê sem opções, vivendo em um dos distritos mais pobres do país, enquanto os considerados mais “nobres” desfrutam de uma vida de luxo nos distritos mais próximos da capital de Panem. Quando sua irmã mais nova é selecionada para o famoso e cruel reality show desenvolvido pelo asqueroso presidente Snow: Jogos Vorazes, ela se vê sem escolha e embarca nessa aventura sem saber o que está por vir.
Porém, mesmo sem esse propósito, Katniss se torna um símbolo para a resistência, e é ai que tudo começa, quando se dá conta que ela pode sim fazer algo pra mudar aquela realidade, ela abraça a causa e junto com seus amigos, e até mesmo os que pensou que fossem inimigos, começam uma nova rebelião.
Jogos Vorazes é uma trilogia incrivelmente bem construída, com personagens super desenvolvidos e fortes, e sem dúvidas nos traz uma mensagem importante sobre como não devemos nos calar diante de governos que se aproveitam da fragilidade das minorias (alô Brasil). Essa leitura é transformadora, e nos faz refletir sobre temas muito relevantes da atualidade.
E pra finalizar, vou deixar meu quote favorito dessa trilogia incrível e super necessária:
"- O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? - [...] A insígnia da Capital em uma das asas brilha visivelmente em meio às chamas. - Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!"

site: https://www.instagram.com/entreaestanteeamagia/

couto 20/01/2024

Top.
Essa foi a minha primeira trilogia lida, motivada principalmente devido aos filmes, já que assisti aos 4.
Uma das primeiras coisas que gostaria de destacar foi como me fixei na leitura, horas e horas sem parar por dias. A leitura é apaixonante e surpreendente com os detalhes.
Claro que os filmes são diferentes, os principais pontos são os mesmos, mas o livro tem detalhes que eu desconhecia, como o broche da filha do prefeito por exemplo. Mas é divertido imaginar cada cena visualmente, já que os detalhes facilitam isso. Alguns momentos me odiei por saber o que iria acontecer, a katniss explodindo a arena no livro 2.
Enfim, foi uma experiência muito boa e me surpreendi com a quantidade de páginas por dia, cheguei a ler 160 páginas em um dia.

Helena5 31/03/2022minha estante
Eu acho q era meio óbvio q eles iam mudar,afinal eles passaram por muitos traumas,e nn tinha como tudo ficar o mesmo,e eu nn achei a parte 3 chata,foi na real a parte mais emocionante,pq foi ontem a Coin morreu e etc
E tbm aquele final nn podia ser melhor

Nathally.Araujo 28/12/2021

Sempre vou me lembrar dessa saga?
Essa saga me marcou tanto. Os personagens são super bem desenvolvidos, são daqueles que vc entende cada escolha de cada um deles.
Devorei os três livros o mais rápido que consegui, é aquele tipo de livro que vc fica pensando por horas e horas querendo saber o que vai acontecer.
Me identifiquei com a Katniss, com o Peeta e entendi que não só a escolha deles os levou até lá, mas também circunstâncias da vida.
A crítica social nessa saga é uma coisa maravilhosa. Você vai perceber que no fim era uma escolha não entre pessoas ou distritos, mas sobre uma visão de mundo.
A Suzanne arrasou, já quero ler mais livros dela e me interessar por suas opiniões e ideias. É aquela escritora que eu leria facilmente a lista de compras.
LEIAM, sério. Vcs vão se apaixonar, se extressar, querer bater em alguns personagens (mas eles são legais, juro) , vão passar raiva.

Ferreira 03/08/2021

SUPERIOR A O FILME!!
O livro é tão melhor em todos os aspectos e a história é tão completa amo a Katniss dos livros e a trilogia todinha está incrível em algumas partes eu chorei e eu amo cada pedacinho desses livros pois fizeram minha "infantil"

Bruna 05/04/2022

Superação
Um país governado por psicopata, um país que não vê uma luz no fim do túnel, que já sentiu as consequências de bater de frente com uma pessoa desprovida de qualquer emoção, incapaz de sentir remorso, pena. Mas teve uma pessoa que, mesmo sem intenção e cansada de sofrer, resolveu ir a luta.
Eu sei muito bem o que Katniss passou e tudo o que perdeu. Não tem como se recuperar 100% depois de passar por uma pessoa assim, somente se aprende formas de conviver com o que sobrou de si próprio.
Essa trilogia retrata muito bem como é um psicopata, o que ele pode e até onde vai por seus objetivos. Além disso, mostra como fica uma pessoa depois de ser atingida por uma coisa assim. Parabéns a autora, livro fantástico.