Jogos Vorazes - A Trilogia

Jogos Vorazes - A Trilogia Suzanne Collins

Resenhas -

Ryhana2 21/04/2023

Jogos vorazes se tornou uma das minhas trilogias preferidas. Fala sério, protagonista foda, História envolvente que faz você querer ler mais e mais e casal top e com muita química. Uma obra prima.

Bia A. 03/04/2021

Perfeito...
Essa leitura foi simplismente maravilhosa! A leitura fluiu muito bem, a linguagem é bem simples. Enfim, a maneira como tudo é descrito, as ações de cada personagem, a situação no geral, te fazem refletir sobre muitas coisas. Você pode interpretar o livro como sendo romântico, ou falando sobre guerras, ou sobre política, depende do leitor.
Além disso, o livro faz muitas referências à mitologia grega e momentos da história como a política do pão e circo.
Sempre existe a dúvida se Katniss vai viver ou morrer, ou se todos terão paz. Eu super recomendo a leitura!!!

Luiz Pereira Júnior 22/07/2017

Orgulho e preconceito!
Primeiramente, devo dizer que sou contra qualquer tipo de preconceito. Por isso mesmo, resolvi ler, de mente aberta, "Jogos Vorazes", principalmente pelo fato de alguns de meus alunos elogiarem a obra. Qual não foi a minha surpresa quando descobri que superou, em muito, minhas expectativas, pois é possível ler a obra como uma espécie de tratado político (a dominação do Império Romano e a destruição avassaladora de suas colônias rebeldes; a imposição de toda uma cultura baseada no gosto norte-americano - o ridículo da ostentação, por exemplo - e por aí vai). Ao mesmo tempo, a narrativa prende o leitor (por vezes, mais do que prende, ela assusta o leitor: afinal, senti um imenso impacto ao visualizar as cenas de um jovem matando outro jovem bem mais novo). Resumindo, enfim, pois não gosto de me alongar em resenhas: o melhor elogio que posso fazer a "Jogos Vorazes" é que a obra não subestima a inteligência do jovem leitor. E isso já é muito mais do que se possa dizer sobre dezenas e mais dezenas de certas séries...

Julia Gusmao 02/07/2023

Faz mais de 10 anos que eu li essa trilogia e, dessa vez, resolvi ouvir em audio porque tava costurando enquanto escutava. O grande problema que encontrei foi: não havia audiobook oficial/profissional em voz feminina, o que pra mim foi um absurdo e impossível de escutar já que o livro é todo na voz da katniss. Diante disso, optei por uma narração que era basicamente uma menina lendo o livro em voz alta que, apesar de ter problemas por nao ter estrutura profissional e nem o treinamento e etc, foi muito melhor do que escutar os pensamentos da katniss na voz de um homem. Inclusive, Biblioteca Comentada, gente feito a gente, surtando nos finais dos capítulos, muito bom mesmo.
Voltando pra história: continua perfeita, talvez ainda melhor, depois desse tempo de amadurecimento meu (de 15-16 pra 26-27) é uma diferença grande de ponto de vista, percepção e de valores. Consegui gostar genuinamente da Prim, continuo me identificando com a Katniss em vários aspectos, respeito mais a mãe delas, sigo apaixonadíssima por Peeta, Finnick e Cinna, criei um ranço imenso pelo Gale e pela Coin, fiquei toda soft pelo Boggs e pelas equipes que cuidam da Katniss tanto nos Jogos, como no 13.
Enfim, várias reflexões sobre diferentes tempos, valores, política, relacionamentos, impactos sobre seres humanos. Foi realmente intenso, chorei em alguns momentos e, reassistir os filmes também nao ajudou muito a esses momentos serem mais tranquilos.
Queria terminar deixando registrado que nunca houve triângulo amoroso, foi tudo fanfic da cabeça do Gale. Sempre foi Peeta e Katniss, em todos os detalhes. Sempre.

Lu 26/07/2023

Jogos vorazes
Eu simplesmente amei a saga, eu tô apaixonada no peeta e na katniss quero guardar eles num potinho.

RAGGI0 27/03/2020

É o Filme em Palavras
Achei incrível, não propriamente como foi escrito, mas como os produtores do filme conseguiram ser tão fiéis, até mesmo aos sentimentos e expressões das personagens. Eu li o livro depois que assisti aos filmes e, sendo assim, a leitura foi extremamente prazerosa, porque eu tinha a impressão de estar assistindo às ações descritas. Acho que posso dizer que a trilogia é muito dinâmica. É uma leitura que deixa seu corpo cansado, porque parece que você está se movimentando junto com os personagens, de tão imerso que fica na história. É incrível! Recomendo a todos!

Greyci 25/02/2015

Jogos Vorazes (JV) de Suzanne Collins
Só resolvi ler o livro depois que assisti o primeiro filme e fiquei curiosa com a história. Comecei a ler JV e em menos de uma semana terminei os três livros. Acho que esse é um bom começo para essa resenha. Você sabe que um livro é especial quando você devora 400 páginas em menos de um dia e meio.
Jogos Vorazes se passa num futuro pós-apocalítico, onde os Estados Unidos já não existem mais. Em seu lugar, ergueu-se Panem, uma nação governada por uma tirânica Capital, circundada por doze paupérrimos distritos, de onde tiram seus principais recursos. Em decorrência de eventos passados, quando os distritos tentaram se rebelar e assumir o controle, a Capital governa com mão de ferro e, para mostrar que os distritos estão à sua mercê, promovem anualmente um “reality show” chamado Jogos Vorazes. Trata-se de uma disputa na qual uma garota e um garoto de doze a dezoito anos de cada distrito são forçados em uma enorme arena a céu aberto. Lá, os 24 escolhidos “tributos” são obrigados a lutar, matando uns aos outros até que somente um sobreviva. Enquanto isso, a população de todo o país acompanha cada acontecimento pela tela de suas televisões. Nos distritos, são forçados a assistir. Na Capital, o fazem por puro divertimento (Panem et Circensis).
Neste contexto, vive Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12, o mais miserável de todos e produtor de carvão. Ela sempre esteve acostumada com os desafios de sobreviver, especialmente após a morte de seu pai, que a forçou a assumir a responsabilidade de alimentar sua família. Ainda assim, quando sua irmã mais nova é sorteada para os Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia prepará-la para o pesadelo que se seguiria.
A narrativa em primeira pessoa mostra uma adolescente comum, cheia de dúvidas, desconfianças e inconformada com a maneira como funciona sua sociedade. Os distritos são observados o tempo todo pela Capital, e os próprios “Jogos Vorazes” serem transmitidos como um programa de televisão permitem uma certa comparação a “1984”, de George Orwell.
A saga JV recebeu críticas positivas até mesmo de Stephen King, mestre americano dos livros de terror. Já Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, declarou que Jogos Vorazes é o livro de ação que mais se aproxima da perfeição. Ele não podia estar mais correto. Não há nada nem sequer um detalhe que me incomodou, nada que eu faria diferente.
Uma vez que se pega o livro nas mãos, não há como largá-lo. Como se a temática da obra já não fosse intrigante por si só, a história criada por Suzanne Collins é arrebatadora. Cativante, emocionante e imprevisível elogios não faltam. Quando se menos espera BOOM, todo o fluxo da história se altera. É impossível negar: Jogos Vorazes é um livro violento. Afinal, são jovens sendo forçados a matar uns aos outros. Não há como inserir flores e arco-íris nesse contexto. Todavia, tudo está presente na medida certa. A brutalidade não é gratuita, nem exaltada, mas também não é censurada ou eufemizada. A autora não se rende ao sangue para chamar atenção, porém é ousada em transmitir tudo com um realismo chocante. Engana-se, contudo, quem acha que ação é o único combustível da trama. A emoção se faz presente em igual proporção. Não podemos nos esquecer também do romance. Romance? Há espaço para o amor durante uma luta sangrenta até a morte? Pode ter certeza de que sim. Antes que estrague o enredo revelando mais de seus trunfos, findo aqui minha resenha. Para você, leitor, reitero: vá agora, correndo, adquirir seu exemplar. Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo.

gioh_mileny 23/01/2022

Eu não esperava me apaixonar tanto pela trilogia. Nunca havia me interessado mto pela história, não assisti aos filmes e sempre protelei essa leitura. Eu achei q seria uma boa leitura mas não iria favoritar nenhum dos livros por já ter passado o ?hype? deles (q querendo ou não foi na época dos filmes), achei q tinha sido uma fase da galera lá atrás?
Os livros são incríveis, me conectei com a história de uma maneira q nem lembrava mais q era possível. Desde q li Hp nenhuma trilogia/saga me prendeu da msm forma? até jogos vorazes.
Vivi intensamente essa leitura, senti tudo o q era possível sentir, imaginei o q foi proposto e variar outras fics mentais q eu msm criei?
Simplesmente incrível!

vifelix 01/01/2022

Distrito 12
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. Com uma narrativa envolvente do começo ao fim, a história nos mostra a luta de Katniss Everdeen, que tanto sofreu para conquistar igualdade para os moradores de Panem que sofriam nas mãos da opressora Capital.
Adorava o romance de Katniss e Peeta, este que também sofreu muito. Ele mostra que o amor não é apenas estar junto com aquela pessoa que você ama, é deixá-la livre para que ela seja feliz com ou sem você, o amor é se sacrificar para que o outro saia bem.
A resistência da "katnip" é outro ponto dos livros, que lutou até o fim para derrubar aquele que tanto tentou destruí-la.

E só existe uma coisa mais poderosa que o medo, a esperança.

Tai 27/08/2016

Emoção sem igual!!
Jogos Vorazes foi uma surpresa. Uma emoção sem igual, que me prendia e me fazia não querer parar de ler!
Juliana Carvalho 31/08/2016minha estante
Concordo!

Alessandra Neres 28/10/2016minha estante
Impossível parar de ler! Concordo!

Rebeca934 23/05/2021

Trilogia Jogos Vorazes
Amo a trilogia dos Jogos Vorazes desde sempre, a escrita é muito bem fluida e o estilo em primeira pessoa só deixa tudo mais interessante, você se conecta com a Katniss de uma maneira bem mais profunda e entende com mais clareza as questões que ela enfrenta, apesar do primeiro livro (Jogos Vorazes) ser muito bom, o meu favorito é o segundo (Em Chamas) perfeito do começo ao fim. Já o terceiro (A Esperança) apesar de ter começado bem, aflorando ainda mais os conflitos internos da Katniss, senti que da metade pro final ficou um pouco "chato" é muito mais político e parado do que o segundo por exemplo...
Me julguem mas não suporto o Peeta, do segundo livro pra frente, quando Katniss decide protegê-lo, parece que ele não sabe fazer nada a não ser atrapalhar e se ferrar todo.
Gale é outro que pelo amor de Deus, sofre pela Katnnis e ela caga pra ele -_-

Mas a saga em si é excelente, me senti conectada quase todos os momentos com a protagonista e como já disse, a escrita em primeira pessoa só deixa tudo bem melhor!
Recomendo muito :)

japa 28/02/2017

Uma aventura épica!
Sem dúvida jogos vorazes e essencial para quem está a procura de uma boa leitura. Passei noites em claro na expectativa de descobrir mais sobre essa épica história.