Jogos Vorazes - A Trilogia

Jogos Vorazes - A Trilogia Suzanne Collins

Resenhas -

Nathally.Araujo 28/12/2021

Sempre vou me lembrar dessa saga?
Essa saga me marcou tanto. Os personagens são super bem desenvolvidos, são daqueles que vc entende cada escolha de cada um deles.
Devorei os três livros o mais rápido que consegui, é aquele tipo de livro que vc fica pensando por horas e horas querendo saber o que vai acontecer.
Me identifiquei com a Katniss, com o Peeta e entendi que não só a escolha deles os levou até lá, mas também circunstâncias da vida.
A crítica social nessa saga é uma coisa maravilhosa. Você vai perceber que no fim era uma escolha não entre pessoas ou distritos, mas sobre uma visão de mundo.
A Suzanne arrasou, já quero ler mais livros dela e me interessar por suas opiniões e ideias. É aquela escritora que eu leria facilmente a lista de compras.
LEIAM, sério. Vcs vão se apaixonar, se extressar, querer bater em alguns personagens (mas eles são legais, juro) , vão passar raiva.

Livi Dias 01/05/2022

Jogos Vorazes - Sobre a trilogia
Admito que enrolei para ler esses livros. Enrolei muito.
Mas eu li e não me arrependo, você se apaixona pelos personagens de tal forma que quando algo acontece você se desespera automaticamente. Sendo sincera não gostava da Katniss e Peeta juntos no filme, maaas no livro foi totalmente diferente aí sim eu chamo de QUÍMICA. Eu devorei esses livros tão rápido que fiquei com uma baita ressaca literária, mas valeu totalmente. Leiam, eles merecem sua atenção.

Ari 20/08/2021

Simplesmente perfeito.
Simplesmente a melhor trilogia que li. Recomendo DEMAIS, leiam. Os personagens são bem construídos, a trama é interessante e o climax de cada livro me deixa extasiada de pensar o QUANTO esse livro tem potencial. Ele já é MUITO CONHECIDO pelos filmes, mas os livros é outra coisa. Gente, sei nem o que dizer! Leiam. Apenas leiam!

Simone361 14/10/2023

Os jogos
"Que a sorte esteja sempre a seu favor." Tal frase pode ser de fácil pronúncia, mas sua aplicação é difícil no primeiro volume da trilogia literária futurista "Jogos Vorazes", escrita pela autora americana Suzanne Collins e publicada pela Editora Rocco.

A história se passa em um futuro pós-apocalíptico e é narrada em primeira pessoa pela personagem Katniss Everdeen. O enredo do livro gira em torno de sua rotina e sua relação com seu melhor amigo, Gale (que a ama platonicamente), sua irmã Primrose e sua mãe. Sua casa está localizada no "Distrito 12", uma região de um país chamado Panem. Governados com mão de ferro pelo presidente Coriolanus Snow, os cidadãos, exceto os da Capital, sofrem há 74 anos com a realização dos chamados "Jogos Vorazes", uma batalha televisionada na qual todos os participantes devem lutar até a morte. Tudo começou após uma rebelião dos distritos, conhecida como os "Dias Escuros". Anteriormente, havia 13 distritos, mas com a oposição das regiões contra a Capital, o décimo terceiro distrito foi exterminado e os jogos foram instituídos.

Para a participação nos "Jogos Vorazes", é realizada uma seleção específica chamada "Colheita". Jovens de 12 a 18 anos são sorteados, um menino e uma menina de cada distrito. O destino impõe a participação de Prim como representante de seu distrito. No entanto, Katniss decide proteger a irmã e a substitui.

Gustavo.Cesar 19/10/2020

Tributos
Que obra incrível, você teme pelos personagens em cada página, as descrição dos sentimentos e a narrativa te ajudam a ficar imersivo no universo criado pela linda Suzanne Collins, achei o plot final bem diferente, realista e original com a obra, tá de parabéns.

Ysa Pereira 03/02/2024

Que trilogia meus amigos!!!
Ainda sem palavras para essa trilogia! É impressionante como a autora consegue mostrar a evolução pessoal e também o caos de Katniss a cada livro.
Os Jogos não impactam apenas os jogadores, mas sim a sua família, o seu distrito. Ao mesmo tempo que queria devorar o livro, queria ir devagar para entender cada detalhe e fala. Na minha percepção, Katniss e Petta sempre foi uma realidade, e a forma como esse relacionamento é desenvolvido é muito boa, pois vemos e sentimos os traumas e bagagens que cada um tem.

Ler esse livro já adulta trás outros significados. Apenas leiam!! Vocês não se arrependerão.

PS.: Em muitos momentos a vontade de chorar vai ser grande!

Lau.nyr 09/02/2024

"Que comece os jogos"
Em "Jogos Vorazes", Katniss Everdeen se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã. Ela é obrigada a lutar pela sobrevivência em uma arena mortal, ao mesmo tempo em que desafia o governo opressor.

Em "Em Chamas", Katniss e Peeta enfrentam as consequências de sua vitória nos Jogos Vorazes, enquanto são obrigados a participar de uma edição especial do evento, o "Massacre Quaternário", assim, voltando novamente para a arena.

Em "A Esperança", Katniss se torna o símbolo de uma rebelião contra o governo e se envolve em uma batalha final pela liberdade e justiça.

De forma geral, Jogos vorazes é uma distopia onde a crítica social nos leva a refletir muito sobre o capitalismo e a forma como nos aplicamos a ele. Acabou se tornando minha saga favorita tanto pela crítica, a escrita e os personagens em si. É inevitável não se sentir triste pelas mortes durante a narrativa, já que os personagens são muito cativantes, assim como é inevitável não sentir desprezo por outros tbm.

Lobo 25/06/2023

Os jogos da fome
Esta é uma triologia que eu gosto bastante, comecei a ler por indicação de uma pessoa e adorei! Katniss vive num mundo eu que os destritos são separados por uma função e o nome é dado em números escalando o mais rico ao mais pobre, o mais rico, o capitólio é a basa de tudo, onde o presidente Snow organiza os jogos da fome, em que 2 pessoas de cada distrito para lutarem até à morte

Jady23 02/04/2024

Amei esse livro, a escrita é muito fluída e o enredo é bem construído. Só não gostei muito do final, esperava mais.

Ana 14/08/2014

Jogos Vorazes - A Trilogia
Só resolvi ler o livro depois que assisti o filme e fiquei encantada (e curiosa) com a história. Comecei a ler Jogos Vorazes e em um mês consegui terminar os três livros. Não sei que outra palavra utilizar para essa trilogia, além de INTENSA.

A história é sobre um país chamado Panem formada por treze distritos. Panem é comandada pela Capital e os distritos vivem na miséria, passando fome e necessidades. Para mostrar seu poder, a Capital criou o Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

A história começa quando Prim, irmã da Katniss, personagem principal do livro, é escolhida para participar dos Jogos. Katniss se oferece no lugar da sua irmã, que significa tudo pra ela. Peeta Mellark do distrito 12 também é escolhido para os Jogos. A partir daí, a história vai de todo o preparação para os Jogos até chegar na arena, onde as emoções da personagem ficam à flor da pele.

O primeiro livro é lindo, muito emocionante e com um leve romance surgindo no ar. Porém, é no segundo livro que a coisa fica realmente boa. Katniss e Peeta são os vencedores dos primeiros jogos. Depois dos Jogos, o presidente de Panem, Snow, faz de tudo para castigar Katniss pelo acontecido, já que o ato ocasionou uma série de rebeliões nos distritos. Todo o livro se baseia nas rebeliões e na maneira como Katniss e Peeta lidam com tudo isso.

Não vou contar mais nada porque a ideia não é colocar SPOILER, mas sim falar do quanto esse livro significou pra mim. Eu adoro a Katniss por ser uma menina batalhadora, corajosa, orgulhosa e muito especial, mas morro de raiva dela por não assumir ou não perceber seu amor por Peeta, meu personagem favorito. Peeta é padeiro, artista, um homem doce, carinhoso e muito sensível. Sou apaixonada por esse personagem que é tão maravilhoso.

Os livros são diferentes de tudo que já li, pois sempre gostei mais de romances. Porém a história é tão envolvente que faz você grudar no livro. É uma história de ação, aventura, ficção e sim, romance também. Não existe nenhuma parte que te deixa entediada. Muito pelo contrário, são emoções que não acabam nunca.

Apesar de eu ter começado a ler porque gostei do filme, quando fui rever o filme, fiquei um pouco desapontada. As melhores cenas do livro foram simplesmente excluídas do filme, além de que muitas partes não eram explicadas então quem não leu o livro não entendia muita coisa. O livro é 10 vezes melhor. Já o filme EM CHAMAS superou minhas expectativas. Ele ficou praticamente idêntico ao livro, sendo fiel à quase todas as cenas. Fiquei encantada tanto com o livro quanto com o filme.

E EM CHAMAS termina daquele jeito que te deixa desesperada pelo terceiro. Mas não se preocupem porque em novembro já poderemos conferir o A ESPERANÇA – PARTE 1. Pois é, vai ser dividido em duas partes, infelizmente. Mas mesmo assim, estou MUITO ansiosa para ver esse filme. Espero que também seja bem fiel ao livro.

Os últimos capítulos do terceiro livro me deixou um pouco chocada. Calma, não vou falar o final. Só gostaria de deixar claro aqui que a autora fez um final para a personagem muito dramático, pois a personagem sofre muito nos últimos capítulos e isso me deixou bem triste. Mas fiquei feliz que o desfecho foi do jeito que eu queria pelo menos :)

Posso dizer que os três livros foram sensacionais. E entram, é claro, para o meu TOP 5.

Recomendo a todos que adoram ler um bom livro que leiam este. E por favor, leiam primeiro e só depois assistam o filme, pois o livro é bem mais rico em detalhes e vale muito a pena!

Você vai se apaixonar pela Katniss, pelo Peeta, pela Prim, pelo Finnick, pelo Haymitch... ahh tem muitos personagens para você se apaixonar...rs. E prepara-se porque virão muitas lágrimas também!

Aproveitem a leitura! ;)

Nota da trilogia: 10
Nota do primeiro filme: 7
Nota do segundo filme: 10

site: http://alemdacapa.blogspot.com.br

Marcela262 30/05/2024

Como eu dificulto a minha vida, reli pra poder ler A cantiga dos pássaros e das serpentes

E poder assistir ao filme que entrou no prime! Pensa numa pessoa complicada kkk

Jose.Junior 25/06/2015

Seguindo a linha de séries adolescentes, jogos vorazes traz o romance cliché do gênero mas de uma forma muito diferente de se ver o casal cliché, que na verdade nem mesmo se toleram no começo da história
Massacrados por uma sociedade de classes muito segregadas e sendo forçados a se submeterem aos jogos vorazes, o desfecho é genial e inesperado

Luiz Pereira Júnior 22/07/2017

Orgulho e preconceito!
Primeiramente, devo dizer que sou contra qualquer tipo de preconceito. Por isso mesmo, resolvi ler, de mente aberta, "Jogos Vorazes", principalmente pelo fato de alguns de meus alunos elogiarem a obra. Qual não foi a minha surpresa quando descobri que superou, em muito, minhas expectativas, pois é possível ler a obra como uma espécie de tratado político (a dominação do Império Romano e a destruição avassaladora de suas colônias rebeldes; a imposição de toda uma cultura baseada no gosto norte-americano - o ridículo da ostentação, por exemplo - e por aí vai). Ao mesmo tempo, a narrativa prende o leitor (por vezes, mais do que prende, ela assusta o leitor: afinal, senti um imenso impacto ao visualizar as cenas de um jovem matando outro jovem bem mais novo). Resumindo, enfim, pois não gosto de me alongar em resenhas: o melhor elogio que posso fazer a "Jogos Vorazes" é que a obra não subestima a inteligência do jovem leitor. E isso já é muito mais do que se possa dizer sobre dezenas e mais dezenas de certas séries...