O Sal das Lágrimas Ruta Sepetys

Resenhas - Editora Arqueiro

Kelly.duarte 31/12/2021

Surpreendente
Segundo livro que leio da autora, adorei encontrar uma personagem do outro livro aqui, e ver um outro momento dessa guerra tão triste, novamente vários fatos que nunca ouvi falar, como nunca se fala dessas perdas? Só digo uma coisa a Rita merece vários prêmios pela escrita e pesquisa desses livros.

Adriana1161 17/03/2024

O destino é um caçador
Escrita direta, com capítulos curtos, e contada sob quatro pontos de vista.
Narrado por adolescentes e jovens adultos, fala da fuga e travessia de prussianos, no final da guerra, e do naufrágio do navio alemão Wilhelm Gustloff, maior desastre marítimo que já houve. Navio alemão foi afundado pelos russos no início de 1945.
Lembranças. Uma história impactante, baseada em acontecimentos reais, escrita de uma maneira original!
Personagens: Florian, Joana, Emilia, Heinz, Kurt, Eva, Ingrid, Alfred
Local: Alemanha/Polonia/Lituânia - 1941/1945
@driperini

Mariana_ 08/03/2020

Impressionante!
Não sou fã de livros históricos, nem da segunda guerra, mas esse livro e a narrativa... UAU!

Mai 05/04/2020

SENSACIONAL...
Conta a história de quatros grandes personagens... Cada um mostrando seu ponto de vista. A leitura é envolvente, rápida e fluída. Você se esquece do mundo lá fora. Você sente tudo o que os personagens sentem. A carta final você vai aos prantos... Esse se tornou um dos meus favoritos com toda a certeza.

Mara.Mares 24/05/2021

O Sal das lágrimas
"Sabe, o medo é um caçador. Cerca-nos quando estamos desarmados e quando menos esperamos. E, depois somos forçados a tomar decisões."

ClassicosLidos 18/10/2020

O Sal das Lágrimas
Livro escrito lindamente, com personagens incríveis e fatos históricos.

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 22/09/2021

maravilhoso!
Inverno de 1945, Segunda Guerra Mundial.

Quatro refugiados, quatro histórias.

"Toda nação tem um tesouro oculto, histórias incontáveis que são preservadas apenas por aqueles que as viveram."

O Sal das lágrimas é um romance de ficção histórica. Nele acompanhamos a história da Joana, Florian, Emilia e Alfred. O caminho desses quatro jovens refugiados se cruza antes de embarcarem em um navio que prometia liberdade...

Adorei a forma como o livro foi escrito, existem quatro pontos de vista diferentes, contados de forma alternada e cada capítulo tem cerca de duas a três páginas. Não houve detalhes desnecessários, o que eu apreciei muito e me deu mais vontade de ler, sabe o famoso “só mais um capítulo”?

O navio Wilhelm Gustloff, é um pedaço chocante da história, mas é pouco conhecido. Foi o maior desastre marítimo e eu lamento dizer que só fiquei sabendo após ler essa obra. Fiquei muito triste por isso, essa tragédia não pode ser mais um segredo engolido pela guerra.

" A história nos dividiu, mas por meio da leitura, podemos nos unir na narrativa, no estudo e na lembrança. (...) Quando os sobreviventes se vão, não devemos deixar que a verdade desapareça com eles. Por favor, dê -lhes voz"

Ruta Sepetys escreveu uma história inesquecível, fácil de acompanhar, com personagens envolventes e com ótima pesquisa. Foi o primeiro livro que li dela e com toda certeza não será o último. Recomendadíssimo

site: www.pintandoasletras.com.br

Luiza 31/10/2022

Simplesmente um dos melhores (se não o melhor) livro que li esse ano.

Eu sou apaixonada por ficção histórica, mas nunca tinha percebido isso. E a autora, que compartilha da mesma paixão, me chamou a atenção para isso no final do livro, quando convida o leitor a abrir a porta para esse subgênero. Agora irei buscar por mais livros de ficção histórica, com certeza.

Esse livro é tão pesado. Traz os horrores vividos na época da Segunda Guerra explícitos, te apresenta a dor daquelas vítimas, o desespero, a angústia, a crueldade. É de tirar o fôlego.

Chorei muito, muito, muito. É mais doloroso ainda pensar que, de fato, as barbáries aqui descritas aconteceram com pessoas reais.

Livro muito necessário. Recomendo demais!

Jacqueline 27/03/2022

Incrível e desolador.
Baseado na tragédia real do navio alemão Wilhelm Gustloff, afundado por submarinos russos em 1945, matando mais de 9 mil refugiados civis, sendo o pior desastre marítimo da história, computando 6x mais mortes que o Titanic, "O Sal das Lágrimas" vai acompanhar a trajetória de 4 personagens em meio à segunda grande guerra no território alemão. Joana, uma enfermeira que está em fuga junto a alguns refugiados em busca de um local seguro. Emília, uma jovem estrangeira em busca de um recomeço. Florian, um homem misterioso carregando uma informação preciosa. E Alfred, um jovem soldado alemão com causas equivocadas, tolas e cruéis.
Tudo que envolve em especial essa guerra carrega traços horríveis, ainda mais quando pensamos em todas as pessoas que perderam suas vidas, amigos, amores e familiares no decorrer desta mancha em nossa história.
A leitura é bastante fluída, principalmente nas partes narradas por Florian e toda a aura de suspense que gira em torno de quem ele realmente é e o que carrega consigo. Apesar disso, todas as perdas, em todos os âmbitos, dos personagens é pesada e emocionante à qualquer leitor, trazendo a importância de aprofundarmo-nos e divulgarmos histórias como essa afim de despertar o incômodo e levar as pessoas a debates humanizados e essenciais para que a história seja aprendida e não reproduzida novamente.
"O Sal das Lágrimas" é triste e desolador, mas também faz surgir uma fagulha de esperança com um final incrível e emocionante.

Prof. Angélica Zanin 29/02/2020

Quatro histórias de uma só tragédia
Quando uma historiadora decide contar uma história e o faz com maestria. Bom demais! Narrado em 1a pessoa por 4 protagonistas de uma história trágica e real. Joana, Florian, Emília e Alfred contam suas experiências, em meio aos caos da fuga da Alemanha, porto de "Gotenhafen" em um navio alemão adaptado para fuga o "Gustloff". Junto à vericidade dos fatos, cada personagem conta suas histórias, suas particularidades, seus amores, seus sofrimentos, o que carregam em sua bagagem e, especialmente, aqueles vivos ou mortos que amaram. É um dos retratos do final de um conflito responsável, talvez, por um dos maiores genocídios da história. Como não existem finais felizes, há o que se aprende com esses episódios, nossos quatro protagonistas ainda viverão mais perdas sem, no entanto, abrir mão da possibilidade de narrar sua história. Triste, autêntico e sensível.

Manoela138 14/10/2021

Trágico e emocionante!
É um romance histórico lindo, emocionante e rápido de ler. Há 4 pontos de vista, e todos foram interessantes de acompanhar, o que é difícil de se fazer. Amei os capítulos curtinhos, me envolveu e me fez ler ainda mais rápido. Adorei os personagens, cada um com sua própria batalha interna e vivenciando uma situação tão horrível. Foi legal poder conhecer um pouco desse acidente marítimo que é pouco comentado. Virou favorito!

Ellyn 21/12/2020

O sal das lágrimas
Livro perfeito! Iniciei sem muita expectativa, e me encantei logo nos primeiros capítulos! História muito bem construída, personagens bem desenvolvidos, emocionante e apaixonante! Essa história envolve fatos históricos reais misturado com uma ficção/romance que nos fazem suspirar e querer continuar lendo cada página! Queria muito que tivesse uma continuação da história dos personagens, em como a vida deles está construída depois da Guerra, seria muito mais perfeito.

Sandra 19/07/2022

O Sal das Lágrimas
O livro é baseado em uma história real, no naufrágio do navio alemão Wilhelm Gustloff, que a princípio foi construído para ser um navio cruzeiro com capacidade para 1800 passageiros e que acabou sendo usado como transporte de mais de 10 mil refugiados, no que se tornou a maior tragédia naval da história mundial.

Mas até chegarmos ao naufrágio propriamente dito iremos conhecer a história de 4 refugiados que intercalam os capítulos narrando a história, por conta disso desde o início acompanhamos a jornada de Joana, Emília, Alfred e Florian, que tem seus destinos unidos durante a trajetória a caminho do porto para onde todos os refugiados seguem em busca da tão sonhada fuga da guerra.
Super recomendo a leitura

Cris 26/01/2021

Eu não tenho palavras para descrever o trabalho de Ruta Sepetys, eu sou completamente apaixonada pela segunda guerra mundial, em questão de conflito, nunca fui para o lado dos refugiados, campos de concentração, holocausto e sobre o naufrágio de Gustloff.

Ate hoje fico horrorizada com o que houve e com tantas pessoas que apesar de estarmos sempre evoluindo, estaria apoiando as ?merdas? que Hitler fez.

Eu amo a escrita, a forma como cada capítulo se torna especial e também a forma simples que ela prende você desde as primeiras páginas. Sem contar que esse livro é interligado com o outro livro (Cinzas na neve).

Uma coisa que fica matutando em minha mente é ?Joana se encontrou com a Lina??.

Beatriz 13/01/2023

Impactante
A leitura é bem fácil, mas a história é impactante. E tem partes de coisas reais, o que deixa a leitura bem mais interessante!!