O Sal das Lágrimas

O Sal das Lágrimas Ruta Sepetys

Resenhas - Editora Arqueiro

Jujuba 05/02/2020

Comovente
Aquele livro que nos mostra como a guerra afeta todos os lados... Principalmente os mais fracos.
A mistura de um acontecimento real com ficção ficou perfeita!

Carolina 31/12/2021

O sal das lágrimas
Totalmente sem palavras pra essa história, um aperto no coração a cada página. Mas é incrível e te conta sobre um acidente pouco comentado sobre a segunda guerra. Vale muito a pena a leitura

CPF1964 04/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Romance histórico tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

Gostei muito e recomendo a todos que se interessam pelo tema.

May vieira 14/06/2023

Esse livro é um pouco confuso pois conta história de 4 personagens durante a segunda Guerra, mas eu sou apaixonada pelos livros dessa época, gostei bastante mas pelo tema tem bem melhores.

Juliana 13/07/2022

UAU!
Adorei o livro! A história é linda e a escrita da autora é muito gostosa de ler. Eu gosto muito de livros que falem sobre a 2° Guerra e já li diversos, mas não conhecia nada sobre o tema abordado nesta história. Me emocionei demais, me envolvi e torci pelos personagens e gostei do final. Vou procurar outros da autora.

Paula 21/08/2020

Ruta Sapetys
Acho incrível a capacidade da autora de contar histórias tão densas e ainda ser uma leitura fluida!

Adriana 28/06/2023

Delicado
Ainda bem a autora escreve de uma maneira que não deixa tãoooooooo triste essa história.
Já é difícil tomar conhecimento dessa tragédia escondida, então ela se preocupa em nos contar de uma maneira delicada.
O jeito que ela escreve nos impede de se envolver demais e conseguimos navegar pela história com um certo distanciamento.

Mille 06/04/2021

Arrebatador
Personagens apaixonantes, referência a Cinzas na Neve (outro livro da autora).
Nós mostra o desespero humano na íntegra, o quanto a luta por sobreviver é maior do que o medo de desafiar autoridades.
Os pontos de vista diferentes, a paixão que nasce, a cumplicidade.
Chorei e não foi pouco.
Chorei pela menina do gorro rosa, chorei pela lituana refugiada, chorei pelo guarda nazista que tinha medo, chorei pelo prussiano com a mochila.
Todos devem ler esse livro.
Saímos uma pessoa melhor dele, pois vemos os privilégios que temos hoje e que nem percebemos.

Bella Negreiros 27/03/2021

Sal e mar
Simplesmente um livro incrível! Já havia lido Cinzas na Neve, da mesma autora e pra mim foi uma leitura chata e arrastada, mas esse me surpreendeu, me prendeu. Eu amei muito

Como todo livro de guerra há inúmeros acontecimentos tristes, fiquei triste com algumas mortes, mas adorei o final.

Não costumo me interessar por romances que há em um livro dessa temática, mas eu tava torcendo muito por esse casal, que foi se envolvendo tão naturalmente, s abrindo um ao outro.

O final ficou um pouco vago, não entendi quando passou os anos, tive que reler para entender.

Esse livro vale muirro a pena, se você nunca leu um livro dessa temática sugiro este, é ótimo. E eu amo quando autores pegam uma história real, fatos reais, que muita gente nem conhecia e usa como base (leiam as notas da autora), deixa ainda mais interessante.
Bella Negreiros 27/03/2021minha estante
Ps.: amei a morte de um personagem específico

Dry 15/10/2020

Que livro!!
Uma história muito bem construída, que te envolve no enredo e te faz torcer pelos personagens, uma ficção que traz a tona um fato histórico muito importante mas que é pouco conhecido. Recomendo para todos superou todas as minhas expectativas, não esperava gostar tanto desse livro.

Gabriela Mancilha 19/07/2020

Uma ficção histórica emocionante
O Sal das Lágrimas conta a história de quatro jovens, de países diferentes, com cicatrizes distintas, se cruzam em meio a tentativa de fuga do caos da Segunda Guerra.

A história é contada pelo ponto de vista dos quatro protagonistas e tem base histórica real no acidente do navio Wilhelm Gustloff, afundado pelos russos em 1945, e deixando mais de 9 mil mortos - bem maior que o Titanic, curiosamente é um fato pouco conhecido.

É um livro muito emocionante e forte, e traz grandes reflexões sobre influência, amizade e poder.

Toni 22/11/2022

Uma narrativa poderosa
A narrativa é uma ficção histórica construída ao longo de muitos anos de pesquisa,  por isso muito dos horrores descritos no livro, deixam o leitor impactado com tamanha carga de realidade.

" olhei para o buraco escuro e liquefeito. E, de repente,  a mão frenética de Ingrid ficou flácida. Os dedos amoleceram,  curvaram-se aos poucos e desapareceram sob o gelo."

Também empresta uma dinâmica fluida à história ao optar por tecer toda a trama sob a perspectiva de mais quatro narradores, a saber Joana, Florian , Emília e Alfred, forasteiros de países diversos, os quais atribuem, cada um, a sua própria visão sobre as mesmas circunstâncias vivenciadas por eles. Essa forma com que a história é desenhada poderia tornar a narrativa lenta e, por isso, cansativa, porém, ao contrário,  só a enriquece mais, na medida em que dá ao leitor a possibilidade de perceber melhor  as nuances de cada uma dessas personagens.
O palco principal é o  navio alemão Wilhelm Gustloff com sua capacidade máxima  ultrapassada em 5 vezes, comportando mais de 10 mil pessoas que tentavam fugir da ocupação nazista, porém têm seus anseios frustrados e interrompidos pelo avanço do exército soviético e uma leva de torpedos, provocando a morte, possivelmente, lenta de mais de 9 mil refugiados, entre eles, segundo a autora,  mais de 5 mil crianças, tornando-se assim o maior naufrágio marítimo da história da humanidade.

"O convés fortemente inclinado. Uma mulher jogando seu bebê para um marinheiro. Ele estendeu os braço. Não alcançou.  A criança bateu bateu na balsa de metal e rolou para o mar. Milhares de pessoas desesperadas saltavam, batiam as pernas,  engoliam água."

Para os que tinham sobrevivido,  restavam ainda um dilema
" Como é que a pessoa se defende da prolongada e insuportável agonia de saber que se renderá ao mar?"

E para nós, leitores,  uma constatação, há muito mais mistério entre o que a história nos conta e aquilo que de fato aconteceu do que nós, meros mortais, podemos conceber, plagiando o famoso escritor.

day 29/05/2020

Muito bom!
O livro e muito bom! No início até vc se familiarizar com os personagens fica um pouco confuso,porém depois de umas páginas vc começa a conhecer cada um.
Achei o livro fantástico pq fala da operação Aníbal,e de um dos maiores naufrágios que aconteceu no mundo e não é conhecido .
A autora fez um trabalho de pesquisa maravilhoso.
Os personagens nos levam a embarcar naquela luta pela sobrevivência!
Um dos melhores que li esse ano!
A lista só aumenta.kkkkkk

Adriana 09/01/2021

Sem palavras para descrever essa história!
A Ruta sem dúvidas estará entre minha escritoras favoritas. O naufrágio do alemão Wilhelm Gustloff tão desconhecido por nós trouxe-me lágrimas no olhos.
Fiquei extremamente emocionada com a história dos personagens.