A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

belaland_ 11/08/2021

Eu gostei, acho um livro importante de ser lido, principalmente por pessoas que não tenham tanto conhecimento sobre o autismo. Porém, o quadrinho trás algumas questões meio erradas na minha concepção como estudante de psicologia, por exemplo o uso do conceito 'Síndrome de Asperger' que hoje em dia não é mais utilizado, mas eu entendo que provavelmente na época em que o livro foi escrito, essa ainda não era uma discussão.

Livros e Pops 14/06/2022

Enriquecedor e divertido!
A cada página deste livro você aprende mais ou se identifica mais! É muito interessante a forma como a história foi contada e de como que a personagem foi inspirada na propria autora que também foi diagnosticada com Asperger.
Eu quis ler o livro, porque estou no processo do meu diagnóstico e durante a leitura eu consegui me identificar com tantas dificuldades que a Margueritte enfrentou! É muito boa a experiência desta leitura se você conhece alguém com asperger ou se você é um aspie.
Um detalhe muito interessante que gostei na narrativa, foi o uso das cores! Meu tcc foi sobre a psicologia das cores e neste graphic novel vc percebe nítidamente que as cores foram usadas para fazer parte da narrativa também. O modo como as pessoas que ainda não se auto conhecem ou se sentem vazias e incompletas veem o mundo em cinza e a medida que o entendimento e o autoconhecimento surge, as cores também começam a surgir de maneira sutil e poética.
Vale muito a pena a leitura para a aprender sobre esta condição de pessoas que estão ao nosso redor e também para termos empatia com essas pessoas. O conhecimento de fato é libertador!
Eu super indico esta leitura! Por favor, leiam!

Lary 26/04/2023

Que hq linda. As ilustrações são uma graça e a história me instigou muito.
A personagem é uma querida e achei legal o final mostrando como ela começou a conscientizar geral sobre o que ela passava.

Xulica 16/05/2023

Uma HQ interessante
Escolhi esse livro pois a capa me chamou a atenção, nunca leio as sinopses, então não sabia o que esperar desse livro, e me surpreendi positivamente ao saber que ele aborda a Síndrome de Asperg / Autismo, é um livro que te prende e te cativa. Recomendo a leitura.

Anix0311 01/04/2023

Primeiro livro do mês
Eu amei muito esse livro achei muito interessante e a graphic novel passa uma mensagem muito bonita sobre como realmente é o autismo nunca tinha lido algo assim

O preconceito é filho da ignorância

Recomendo mttt

Annpa 04/08/2022

Amei
Foi muito bom de ler, é escrito com um cuidado e de uma forma tão simples e fácil que eu li em pouco tempo, eu amei mesmo e recomendo muito de verdade.

KakauSoares 29/07/2022

Me abriu um imenso Horizonte
É um livro muito fácil de ler. Li tudo em uma noite. Tenho um sobrinho autista e isso me abriu um imenso horizonte sobre as dificuldades que ele vai enfrentar e como podemos prepara-lo para lidar com isso.

Hobbit na Toca 02/06/2021

Necessário
Essa história não me fez ter vontade de chorar ou algo parecido, mas me tocou bem fundo. Nossa protagonista tem uma diferença das outras pessoas, mas é invisível. As pessoas a cobram de "ser normal".

Mas afinal, o que é ser normal?

Torci ao longo da história para que Marguerite se encontrasse e se aceitasse também. Gostei muito do final.

As ilustrações são linda também! Ajudam com o entendimento do que se está passando na cabeça da Marguerite.

Kristinaleao_ 12/07/2021

?Esse é um quadrinho de utilidade pública? -L?Express
Terminei o livro querendo muito mais!
Sendo um livro autobiográfico da própria autora, conta a história da personagem Marguerite que tem 27 anos e descobre na sua fase adulta que é aspie (se descobre com síndrome de Aspeger) e com essa nova descoberta vamos acompanhando a sua aceitação e amor próprio. Achei a arte dos quadradinhos perfeita! Na minha opinião todos deveriam ler porque é um livro empático (e convenhamos que falta empatia nesse mundo, né?!) fora que contém outras referências sendo elas: livros, filmes!! Entrou pra minha lista de HQ?s preferidas! ??

*obs: agora eu preciso muito comprar um all star vermelho.

Lorena367 12/03/2022

uma história real sobre a vida, a discoberta, as dificuldades, os preconceitos da vida de uma pessoa com a síndrome de asperger (parte do transtorno do espectro autista).
Uma HQ super necessária!
Amei muito a Marguerite
Lorena367 11/05/2022minha estante
Recentemente descobri que "síndrome de Asperger" é um termo q não é mais utilizado e não é correto de se falar. Pesso perdão a qualquer pessoa q tenha se ofendido, pois é um termo pejorativo.

Lorena367 11/05/2022minha estante
hoje é substituído por Nível I do TEA ( transtorno do espectro autista).

Larissa Destro 13/02/2021

Necessário!
Um livro com uma história real que me deixou sem palavras e com uma vontade imensa de que as pessoas não fossem tão ignorantes sobre esse assunto e tivessem mais empatia.
Eu ainda tenho muito a aprender.

naju.castro 29/01/2023

a diferença invisível
Um quadrinho incrível, essencial e informativo, para todo mundo, história com o objetivo de alertar e trazer conhecimento sobre o autismo, super rápido e fácil, todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, se tiverem a oportunidade.