A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

dokjstar 14/04/2024

A única coisa que me difere da Marguerite é o fato dela não gostar de café. Com certeza, uma das obras mais lindas que já li. Ao final, senti, junto com ela, o alívio de entender a si mesma e suas necessidades. Achei extremamente informativo, fácil e divertido de ler. O traço dos quadrinhos também é adorável!

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 08/09/2020

Libertador
Eu li esse livro logo que descobri o meu diagnóstico, já adulto, com todo mundo na minha volta duvidando mesmo com o laudo em andamento. Foi uma leitura libertadora, eu me identifiquei com tudo... Quando meus amigos leram, também entenderam o meu lado. A arte é linda também. Recomendo muito ?

dudat128 16/08/2021

utilidade pública!!
todos deveriam ler essa HQ, até quem acha que sabe o básico sobre autismo e síndrome de asperger. muito muito bom, marguerite quero ser sua amiga!

camilazjm 09/10/2021

a diferença invisível
livro incrivelmente maravilhoso e necessário!

essa graphic novel conta a história de marguerite q enfrenta inúmeros problemas sociais e é julgada constantemente por suas atitudes pelos "colegas" de trabalho e seu namorado.

a forma como ela enfrentou tudo aquilo e *spoiler* descobriu q tem autismo transformou a vida dela pra melhor! pois só tendo ciência do q tinha q ela finalmente pode entender pq agia diferente das outras pessoas.

é uma história realmente muito linda! recomendo dms

Ana 01/10/2021

Rompendo a camisa de força normativa...
Baseada na vida real da Francesa Julie Dachez e ilustrada por Mademoiselle Caroline, essa hq aborda de forma didática a Síndrome de Aspeger. Um espectro de autismo. Vale ressaltar que o autismo tem vários espectros, ou seja, as características de um são diferentes dos outros. A personagem principal se chama Marguerite, tem 27 anos, um trabalho e um namorado, mas sempre viveu tentando se adaptar ao mundo e às outras pessoas. Tem dificuldade de interação social, precisa de uma rotina determinada, tem dificuldade de estar em lugares cheios, barulhentos, se expressa verbalmente de forma articulada, compreende as palavras de forma literal, não entendendo brincadeiras nem palavras de duplo sentido, ou até segundas intenções e maldades. É emocionante acompanhar o seu esforço para agradar as pessoas principalmente seu namorado que adora sair e perceber o quanto as pessoas podem ser extremamente preconceituosas. É também é emocionante ver que enquanto os outros estão dançando, curtindo a música, se divertindo, ela se sente sufocada, oprimida, deslocada como um peixe fora d'água. E É lindo vê la se entendendo, se descobrindo e se aceitando.
"Ao abraçar sua verdadeira identidade, aceitando sua singularidade, você se torna um exemplo a ser seguido. Você tem o poder de romper essa camisa de força normativa que sufoca a todos nós e nos impede de viver juntos com respeito e tolerância." Julie Dachez

_Bielzin_ 09/04/2023

Eu esperava que a história ia tomar um rumo para ansiedade e ela acabou tomando um caminho bem amplo e o qual não conhecia (o que foi bom).
O livro tem belos desenhos e logo percebi o jogo de cores que a autora das ilustrações fez, o vermelho, amarelo, azul, preto, branco e verde (esse último não entendi bem o significado), tentar desvendar o que cada cor significava foi um tarefa desafiadora e relativamente fácil (uma contradição que faz sentido para mim), o que elas significam vão mudando ao decorrer da narrativa, pelo que entendi.
A história e o aprendizado que a HQ te apresenta é magnífico, se você está procurando um livro com evolução de personagem, pode parar sua procura pois você achou. E não apenas isso mas vemos uma construção de outros personagens também.
Em certos momentos me identifiquei com a narrativa, pelos preconceitos e desafios enfrentados para ter um diagnóstico e o após.
Enfim, gostei e recomendo :)
Isabela623 19/04/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

Ju 07/08/2022

Perfeitoo
Recebi a HQ de presente e nunca tinha lido uma HQ antes. Pra começar que é uma experiência muito boa, amei ver as cenas e as mudanças da personagem pelas cores e detalhes. Segundo que o livro é uma utilidade pública, incrível como descreve os acontecimentos e faz você se envolver de verdade. Fiquei extremamente irritada com as pessoas do livro e com a falta de empatia. O livro fez eu me colocar no lugar da personagem e abraçar suas dores. Sem contar que tem muitas informações úteis. Vale muito a pena

Ri :) 06/05/2021

Uma história sobre olhares
O olhar delicado e intimista do "aspie" para o mundo. E o olhar dos que o cerca, que quando revestido de empatia e compreensão, enxerga conforto, carinho e naturalidade dentro de uma vivência metódica cheia de delicadeza.
Belle 06/05/2021minha estante
Parece ótimo, Ri! Fiquei interessada em ler!

Roberto 06/05/2021minha estante
Também achei interessante o tema da síndrome de asperger, já coloquei na minha lista ?

Ri :) 06/05/2021minha estante
Belle e Roberto, certeza que vcs vão gostar. Tenho dificuldade pra ler HQ e esta fluiu super bem. O tema é tratado com seriedade, mas de forma leve.

Manu 17/07/2017

O material de apoio que eu precisava
Recebi hoje e devorei em alguns minutos. Não dá pra descrever a felicidade em se ler algo que fale com você, de você e por você. É muito difícil encontrar uma representatividade do autismo (especialmente do Asperger) que não seja ofensiva ou, na melhor das hipóteses, mal interpretada e divulgada. Por isso, é importante ler de quem é. A história da Marguerite, que só descobre aos 27 que é aspie, mostra toda a dificuldade (porque a palavra chave da vida de um autista é essa) por que passou com amigos, namorado, colegas de trabalho e médicos durante toda a vida por não ser considerada uma pessoa normal o suficiente e, mesmo depois do diagnóstico, ninguém acredita que ela seja autista o suficiente. Eu fui lendo e me identificando em níveis tão profundos que me senti feliz, aliviada e, ao mesmo tempo, triste por saber que as milhões de pessoas que passam por isso por toda a vida estão sozinhas, juntas. Eu queria que todos pudessem ler essa HQ. Mas ler e entender, e respeitar as diferenças.
Mamy 23/07/2017minha estante
Eu tb gostaria que todos tivessem a oportunidade de lê-lo. Pelo menos, vou recomendar a leitura aos meus amigos.

Leonam.Loureiro 29/12/2022

Aspies
Eu a amei a experiência de poder ler esse livro e incorporar todos os ensinamentos que estão presentes nele. Recomendo a todos que querem conhecer um pouco mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Lucas.Godoi 17/02/2023

Descobertas
A Diferença Invisível vai trazer a história de uma garota tímida, que vive isolada, não gosta de conviver muito com outras pessoas e tem muitos problemas com socialização.

Esse quadrinho vai abordar a síndrome de asperger de uma forma muito respeitosa e encantadora, é sobre você descobrir o que você é para ficar em paz consigo mesmo.

Muitas pessoas vivem de uma forma isolada e são julgadas por isso e muitas vezes tem algum transtorno mas não descobriram ainda, e aqui vai mostrar o quanto é importante você entender suas necessidades e condições para viver em harmonia.

Camila2023 21/11/2023

Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entan-to, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista - a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente.
zxsaturno 21/11/2023minha estante
Muito lindo! ?

Maíra Marques | @literamai 11/02/2020

Siga: @literamai
Marguerite tem 27 anos, um emprego fixo, um namorado com quem mora junto, animais de estimação (gatos e cachorro) e poucos amigos. Pode parecer uma pessoa comum aos olhos desapercebidos e corridos das pessoas ao seu redor, talvez uma mulher reservada, que não gosta de expor sua vida, mas a verdade é que ela é diferente. Marguerite ainda não sabe, mas ela tem Asperger.

Durante a leitura vamos conhecendo mais dessa personagem peculiar, suas dificuldades (barulhos intensos e repetitivos a incomodam e prejudicam seu trabalho, por exemplo), a sinceridade extrema (como dizer que a roupa da pessoa está feia) e a vida a dois complicada. Uma rotina extremamente regrada e os surtos quando algo sai do controle. E o mais importante: Como ela descobre que é normal, mas diferente. 😂

Quem me acompanha há muito tempo sabe que o tema "Autismo" é algo que me atrai. Sou formada em psicopedagogia e lecionei ano passado para dois alunos com o diagnóstico (Asperger e Autismo Infantil). Esse quadrinho ilustra de maneira fácil e bela o que é o autismo, explica seus níveis e informa como buscar ajuda, tratamentos e lidar com o diagnóstico. É uma leitura rápida por se tratar de uma HQ e com uma mensagem muito importante!

Cerca de 1% da população mundial tem autismo e no Brasil esse número chega a 2 milhões. Na cidade em que leciono, 60 crianças autistas são atendidas pela rede de ensino público municipal. Além da história, o quadrinho nos dá informações de quando o Autismo foi estudado e então reconhecido como um distúrbio do desenvolvimento. É uma verdadeira aula!

"O autismo não é uma doença, é uma condição do desenvolvimento neurológico. (...) Tratamentos são possíveis, mas a educação das crianças é indispensável. (...) Uma a cada cento e cinquenta crianças nasce com um Transtorno do Espectro Autista."

site: https://www.instagram.com/literamai