A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Márcia 16/11/2022

Foda! Esse cara é foda!
Amei! Recomendo demais. Já tinha tentando ler esse livro uma vez mas acabei abandonando, até que resolvi dar mais uma chance, e sinceramente não sei o que eu tinha na cabeça pra ter abandonado essa história. É uma hq linda, rápida e emocionante. Apenas leiam!
Vinicius 16/11/2022minha estante
É boa mesmo, mas que cara? Kkkk

Márcia 16/11/2022minha estante
É aquele meme do Casimiro kkkkkkkkkkkkkkkkk aquele da elite, aí quando uma coisa é boa fica "esse cara é foda" kkkkkkkkk

Vinicius 16/11/2022minha estante
Klkkkkkkkkk ahh tá, nem imaginei que fosse o meme

Bastos 07/01/2023

Um belo quadrinho que mostra as dificuldades e os preconceitos que as pessoas diagnosticadas com TEA sofrem.

Achei interessante que acompanhamos Marguerite antes dela descobrir que tem Asperger e todos acham ela estranha e muito reclusa, depois que ela é diagnosticada as pessoas ao redor menosprezam ou até negam que ela tem o problema, o que mostra o quão estúpidas as pessoas realmente podem ser kk

No final do quadrinho há um estudo mostrando toda a descoberta do autismo, como era tratado antigamente e hoje em dia, como entender o que se passa com essas pessoas e ajuda-las no dia a dia.

manuu 18/03/2021

Um pouco sobre
Amei o livro, a história é muuuuito boa.... amei muito
Fala sobre ensinamentos

millietrs 07/04/2024

"O preconceito é filho da ignorância."
Confesso que eu não estava me sentindo segura sobre essa leitura, mas no fim acabei me envolvendo muito com o enredo. A HQ conta sobre uma jovem mulher chamada Marguerite que se sente deslocada em meio à sociedade e o que ela fará para superar esse problema. Ela sai em busca de si mesma e descobre ter Transtorno do Espectro Autista. A história de Marguerite nos permite refletir sobre temas como empatia, respeito às diferenças e a importância de conhecermos nossos próprios limites.

"A Diferença Invisível", aborda o tema de forma leve e descontraída. Acredito que todos deveriam ler essa HQ, ela nos permite olhar com outra perspectiva a respeitar as diferenças, não apenas com quem tem o Transtorno do Espectro Autista, o que é igualmente importante. A leitura deixa claro que "existem tantas formas de autismo quanto pessoas autistas!" A mensagem que a HQ quer passar é: deixe seus preconceitos de lado e esteja disposto a pesquisar aquilo que não tem entendimento, dessa forma deixará um pouco a ignorância e fará a diferença, mesmo que mínima.

mirella galdino 17/02/2020

Didático e sensível :)
Não é a melhor biografia em quadrinhos que já li, mas é certamente uma graphic novel muito importante, tanto pelo didatismo quanto pela sensibilidade com que nos apresenta um tema tão importante: o autismo e a vida dos portadores da síndrome de Asperger. A edição nacional está muito bem cuidada, com informações complementares quanto ao tema tratado na HQ.

fer 21/01/2022

Achei a graphic novel muito importante pra conhecer outras realidades, para que as pessoas reconheçam que adultos podem descobrir que são autistas e isso não acontece desde que é criança.

É uma história com um desenvolvimento muito bonito, toda evolução e descoberta da personagem é muito bom colocado e trabalhado, afinal é a história de uma das autoras.

Lianka 22/05/2023

Por ser um livro de 2017 ainda se tem um ou outro tópico que esteja desatualizado, ou termo que não é mais usado. Mas esse livro foi uma boa experiência, fazendo 1 ano que tive meu diagnóstico vejo como minha vida era e é diferente e eu não notava.

É um livro para dar aula sobre os preconceitos que ainda existem e mostrar as pessoas como é a vida de alguém no espectro.

miss_poirot_ 08/09/2022

Somos todos geniais, tanto "normais" quanto "anormais"
O que dizer desta graphic novel? A protagonista é uma pessoa peculiar, que não consegue interagir muito com as pessoas, tem hábitos "incomuns" e é intensamente julgada pelas pessoas só seu redor. As ilustrações são perfeitas e um detalhe que eu gostei bastante foi o fato de o narrador estar inserido na história. Me faz refletir como o capacitsmo,a ignorância e o preconceito podem afetar a vida de pessoas com transtorno do espectro autista e de outras pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

jullie 23/04/2023

Uma história em quadrinho sobre uma mulher que se descobre autista e as coisas em sua volta começam a ter sentido. foi reconfortante ler tudo isso e poder entender cada vez mais.

juliarfs 22/06/2021

"eu não sou "louca", sou "diferente""
"meu diagnóstico é recente mas parece algo positivo... fiz as pazes comigo mesma."

que quadrinho mais fofo e necessário, não tem aquele esteriótipo que vemos todos os dias referentes a pessoas autistas, fiquei muito feliz de ter encontrado algo nessa temática com essa leveza de ler

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

A Diferença Invisível
Eu sou aquela pessoa que não lê sinopses, então quando me propus a ler A Diferença Invisível não sabia sobre o que ele falava. É claro que pelo nome e estilo da capa imaginei se tratar de alguma condição ou bullying, afinal é um pouco sugestivo. Porém, me surpreendi bastante com várias coisas que encontrei presentes na história.

A primeira informação, e talvez a mais importante, é que Asperger é muito mais difícil de se diagnosticar em mulheres. Nós disfarçamos os sintomas com justificativas, timidez, introspecção e, se não procurarmos ajuda profissional, é possível se passar uma vida toda vivendo nessas condições sem sequer saber que existem coisas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida.

O autismo é algo muito importante de ser trabalhado e trazido a pauta. Muitas pessoas ainda não conhecem o suficiente e praticam o julgamento sem informação, causando bem mais mal do que bem. Eu, mesmo sendo mulher, não detinha essa informação que o livro fornece e achei muito legal.

A história é inspirada na vida real de Julie Dachez, enquanto as ilustrações são de Mademoiselle Caroline. É uma criação de traço simples, que brinca com as cores branco, preto, cinza e vermelho, sendo essa última cor usada pra intensificar as emoções da protagonista. Com isso não precisamos saber exatamente o que Marguerite está pensando, pois é possível compreender como ela se sente sufocada a partir da intensidade com que o vermelho é aplicado.

Ao fim da HQ também há uma leve explicação de como a ideia do livro surgiu e como foi o processo das duas autoras, bem como um guia curto, mas bem completo dos principais tópicos sobre autismo que todos deveriam saber para tentar identificar e também compreender o que se passa na vida e na cabeça de uma pessoa que possui o transtorno.

Eu super recomendo a leitura e acho que é muito válido para todo tipo de idade. É informativo, interessante, bonito e fluido. são quase 200 páginas, mas que por ser uma HQ, são lidas de forma muito rápida e dinâmica. Então, caso você se interesse sobre o assunto, tenha curiosidade, queira saber mais ou está apenas procurando um bom quadrinho, fica aqui minha recomendação.

site: http://resenhandosonhos.com/a-diferenca-invisivel-mademoiselle-caroline-julie-dachez/

Lari 30/06/2022

A diferença invisível
Esse livro é uma utilidade pública!! A leitura é muito fácil e informativa, a leitura flui de um jeito tão bom, simplesmente amei!!

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 08/09/2020

Libertador
Eu li esse livro logo que descobri o meu diagnóstico, já adulto, com todo mundo na minha volta duvidando mesmo com o laudo em andamento. Foi uma leitura libertadora, eu me identifiquei com tudo... Quando meus amigos leram, também entenderam o meu lado. A arte é linda também. Recomendo muito ?