Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Gio.potes 26/05/2024

As vezes viver é bom
-Adorei esse livro,honestamente estava parada na minha estante a um ano,mas eu tive que ficar numa sala de espera por horas com apenas esse livro para me entreter,então tive que ler,no começo ele era chatinho,mas com a chegada de Michael no restaurante o livro foi para frente,ele ficou legal e interessante,acho que ele se perdeu um pouco pois não equilibrava em falar do Michael e o solitare,mas mesmo assim eu gostei bastante
-Em certos momentos eu achei a Tori uma grande chatinha dramática massss o livro não deixa de ser bom por isso
-Ele é um livro que me prendeu bastante,li em 2 dias e meio,enfim leiam ele?

maumau8 24/05/2024

Como são os pensamentos de pessoa que tem depressão severa e ainda assim tem que lidar com conflitos do mundo real?
"[ ... ] Sou muito crítica em relação à religião, e isso provavelmente quer dizer que vou para o inferno, se é que ele existe, o que, sejamos sinceros, é bem provável que não. Isso não me incomoda muito porque independentemente do que aconteça no inferno, não pode ser muito pior do que o que rola por aqui."

Tori Spring, uma adolescente que ama blogar e viver em seu mundo fechado sem quase nenhum contato ou amigos, apenas uma limonada diet, acaba encurralada quando tem que desvendar um misterioso site que acaba pregando algumas peças cada vez mais perigosas na sua escola. Com a companhia de Michael, um menino que acabou de ser transferido para o Higgs, e que é o seu total oposto, tenta entender o seu arredor e principalmente os sentimentos que essas novidades lhe tem causado.

"Um Ano Solitário" foi o primeiro livro da Alice Oseman, e nesse livro temos o Nick e o Charlie já juntos, até porque foi a partir desse livro que a Alice decidiu contar a história dos dois em "HeartStopper" para sabermos como eles acabaram ficando juntos. O livro aborda assuntos mais pesados, já que acompanhamos a linha de pensamento mórbido da Tori, assim como seu negativismo e pouca paciência para os outros ao seu redor. Logo, demonstrando traços de pura depressão severa - a falta de ânimo, vontade de continuar apenas deitada e pouca bateria social para reuniões com colegas/amigos de sala.

Foi difícil para mim, entender no decorrer da escrita algumas das linhas de pensamento da Tori, e principalmente algumas analogias. Por isso se tornava as vezes uma escrita que eu passava reto e ignorava, mas acho que parte disso também possa ser minha culpa por achar o livro complexo demais para eu que gosto muito de entender e compreender tudo. Por outro lado, gostei como foi mostrado a dualidade do Michael que apesar de andar sempre sorrindo, esconde um ódio pela vida por dentro, se demonstrando as vezes como um símbolo de raiva o tempo todo pela escola, as pessoas e a vida que leva - não o tornando tão diferente assim da Tori na prática.

Para quem já havia lido os livros de HeartStopper foi bom conseguir entender referências do universo e entender melhor alguns núcleos incompletos que foram aqui melhor abordados e concluídos de forma sutil para que mesmo quem não tenha lido a obra original, entenda o que ocorreu e processe a informação. Mas admito ser ainda melhor SABER quem são esses personagens e se ver apreensivo pensar no que eles farão agora.

Pela pequena complexidade que foi os pensamentos de Tori, e o decorrer da história, acabei dando 2,5 estrelas para o livro, mas ainda assim não deixou de ser uma obra boa e rápida de ler. Ótima para quem gostaria de entender ainda mais o universo que a Alice Oseman deixa para nós, leitores, mergulhar fundo e se apaixonar por cada personagem humano e falho desse mundo.

Mariana.Laila 23/05/2024

Um ano solitário
Esse livro li não tem muito tempo, e mexeu bastante comigo porque além de passar uma vibe bem "As vantagens de ser invisível", ele revela muito a complexidade dos sentimentos da protagonista, amei a evolução da Tori no livro, e de como o Michael fez total diferença na vida dela. Tori é uma garota observadora e na dela, mas se preocupa pra caramba com as pessoas que ama. Isso que me faz gostar e admirar tanto ela.

Te amo Tori Spring ?
#solitare

Obs: Só me decepcionei um pouco com o final, porque tava bem na cara, quem era que estava por trás do solitare.

julstarlight 23/05/2024

Li primeiro os 5 livros de Heartstopper e a Tori foi a que eu mais me identifiquei mas ficar na cabeça dela durante esse livro foi complicado, queria eu entrar na história e dar um chacoalhão nela.

Mesmo assim a história desenrola um mistério, coisa que eu amo e me deixa presa na história.

Me simpatizei também com momentos de sofrimento da Tori pq eu sei como é sentir isso.

Eu amo o jeito que a Alice escreve uma história que ao mesmo tempo é divertida ou intrigante terá alguma crítica social e não necessária a mesma todas as vezes.

Manda :) 22/05/2024

Livrinho de conforto!?
°?Sabe quando você lê um livro e ele simplesmente clareia sua mente em relação a sentimentos que você sentia mas não conseguia expressar por palavras? Isso é um resuminho do que eu senti acompanhando a trajetória de descobertas da Tori?Ela virou minha personagem de conforto! A Tori e a Frances (rádio silêncio) pareceram entender as entrelinhas da minha vida?me senti totalmente abraçada por esse livro?

°?No livro nós acompanhamos a protagonista em uma jornada para descobrir quem está por trás de algumas ?pegadinhas? que estão ocorrendo na escola, o solitaire. Minha parte favorita do livro ctz foi a relação dela com o Michael..oq falar dele? Ele é simplesmente mt fofinhoooooo e me tocou mt a sensação de que apesar de a Tori achar que não merece o Michael como seu amigo, ele se sentia muito bem perto dela..e assim como ela precisava dele, como seu Porto Seguro, ele precisava dela!

?Não quero que as pessoas se preocupem comigo. Não há nada com que se preocupar. Eu não quero que as pessoas tentem entender porque eu sou do jeito que sou, porque eu deveria ser a primeira pessoa a entender isso. E eu não entendo ainda. Não quero que as pessoas interfiram. Eu não quero pessoas na minha cabeça, escolhendo isso e aquilo, permanentemente pegando os pedaços quebrados de mim.?

?A escola literalmente não se importa com você, a menos que você seja bom em escrever coisas ou memorizar ou resolver malditas equações matemáticas. E as outras coisas importantes da vida??

?Chega um ponto, porém, em que você não pode mais continuar cuidando de outras pessoas. Você tem que começar a se cuidar.?

?Você acha que, se fôssemos felizes por toda a vida, morreríamos sentindo como se tivéssemos perdido alguma coisa??

?Só porque algo não importa, não significa que não valha a pena fazer.?

?Pessoas legais são vulneráveis ??porque não sabem ser más.?

Eu te amo, Tori Spring!?

Marialba 22/05/2024

O melhor de Alice Oseman
Queria ter lido esse livro no ensino médio!

Adolescentes do mundo que se sentem deslocados, sozinhos e estranhos! Leiam!

É um livro sobre amizade, relacionamento e problemas que todos passam na adolescência

J K 21/05/2024

Nada como uma personagem bem feita
Esse livro é muito bom por vários motivos, principalmente por retratar uma personagem real, com pensamentos reais e uma forma de lidar com as pessoas que também é real. Isso porque ela não de comunica tão bem assim, muito pelo contrário, e na vida real é assim. A questão com o Solitaire não foi o ápice do livro para mim, mas o fato de eu ter gostado da história, dos dramas de Tori, do seu irmão e toda a trama, aí sim.

Eu recomendo o livro.

Winfav 21/05/2024

Paciência mata
Esse livro foi uma experiência, confesso que gostei bastante, principalmente a forma como a tori narra as coisas, e os seus sentimentos. Acho que me identificar com ela foi algo, a forma como ela se expressa faz com que eu crie uma grande empatia por ela.
Sempre gostei dela em heartstopper, mas ler a história dela fez eu me apaixonar mais ainda pela personagem.
Amei como me mostrou a visão dela sobre tudo e de como ela ama MUITO o charlie, e mesmo com tudo eles tem uma ótima relação de irmãos. Fiquei tão triste com o capítulo 13 da parte um :(
O plot do solitare é ok, não achei lá aquelas coisas, mas eu gostei. Ao mesmo tempo que eu sabia o tempo todo quem era, era meio difícil de saber também.
O final me pegou de um jeito, por mais que eu tenha achado um pouco clichê, me surpreendeu bastante, e falando um pouco da becky aqui, ela é ridícula no início (na minha visão), mas acabei gostando dela e oq ela fez no final me surpreendeu bastante, realmente não esperava.
Gostei desde o início até o fim, não tenho muitas reclamações além de ter achado as coisas meio óbvias demais, mas gostei bastante mesmo assim.

thelittlebody 20/05/2024

Tori Spring é um estilo de vida
Eu amo cada pedacinho do osemanverse, e Sollitarie sempre vai ser o meu pedacinho preferido dele. Posso dizer que me identifico com a Tori dos pés a cabeça, e que seu livro foi um tipo de lição que vou levar para o resto da minha vida.
A leitura foi diferente da maioria dos livros que já li. Melhor dizendo, foi a melhor que já pude experimentar. A autora sempre se supera, mesmo esta sendo a sua primeira obra(obra-prima).

não foi só uma leitura
foi uma experiência única
que recomendo a todos
leiam, pq é bom.
kkk, é engraçado, pq é verdade.

vicvitAria 20/05/2024

Não sei o que pensar sobre esse livro e principalmente pelo final. A Tori é uma personagem extremamente difícil de lidar e com certeza muitas pessoas não vão gostar dela, por que ela tem várias questões particulares e sua maneira de lidar com elas é meio estranha. Mas eu me identifiquei com ela mais do que eu esperava. Gostei muito do Michael. A forma que ocorreu o desfecho foi meio???, porém é compreensível.

i2romanovas 19/05/2024

Tori é a Minha Melancólica Favorita ?!
Um ano solitário é o meu lido favorito do osemanverso ?!!! este livro é para deixar o leitor impressionado mesmo, o ponto de vista da tori é diferente de tudo que eu imaginava até então ler, um 5 / 5 com toda certeza

Tamicho 19/05/2024

Bom, mas com data de validade
Se você tiver mais de 20 anos provavelmente irá achar esse livro um grande porre...
Váriaaaaas vezes me peguei pensando "minha filha vai pagar uns boletos e lavar uma louça que esse problema enorme passa...".
Todo o conflito do livro seria resolvido se a personagem fosse menos egocêntrica (ou adolescente chata rs) e fizesse 1 sessão semanal de terapia. Já os pais inúteis seguem o padrão de todos os livros voltados para adolescentes, nada de novo aí....
Aconselho aos meus velhos ir ler outra coisa e deixar esse pros jovens pq é muito drama adolescente por metro quadrado.

Sther 18/05/2024

Um Ano Solitário
Olha... Dos três livros que envolvem esse "universo" Rádio Silêncio acabou sendo o meu favorito disparado. Não que eu desgoste das outras histórias, pelo contrário, achei acima da média... Mas tipo, achei esse em específico bem molenga. Entende? KKKKK

Achei Um Ano Solitário com uma vibe meio Karen M. McManus... Jogou um mistério bobo no ar, um personagem que admito, achei bem chatinha... E é isso. Nada muito inovador. Gostei de Rádio Silêncio justamente pq ela soube inovar e tal. Enfim, não foi meu fav da autora.