Legião

Legião William Peter Blatty

Resenhas - Legião

Yash 05/11/2021

Da confusão à conclusão
Ao ler Legião, entenda que ele é mais um livro filosófico do que terror. Abra sua mente para as entrelinhas, senão o livro não vai te prender.
Falando em prender, o título só vem a história depois da metade, quando toda sua filosofia fica palpável.
Bom livro.

Gabriella Séba 01/11/2021

Supreendentemente
Legião, segue a história do detetive Kinderman (personagem que conhecemos em O Exorcista), numa investigação policial que tem ligação com um serial killer considerado morto a mais de uma década. Apesar de ser a continuação de O Exorcista, não leia esperando cenas pesadas e de horror, e sim um thriller policial, que é o que Legião é, inclusive um thriller de boa qualidade. Durante a leitura é impossível não fazermos paralelos com O Exorcista: se no primeiro livro tínhamos no padre Karras a representação do conflito entre religião e ciência, em Legião temos na figura Kinderman o conflito com a figura divina. O detetive desenvolve durante a narrativa sua própria visão sobre Deus, e algumas vezes seus devaneios chegam a ser ligeiramente chatos e confusos, mas sem dúvidas é um bom personagem. A leitura me surpreendeu positivamente. Ocorre um certo acontecimento na narrativa, que me deixou chocada, já que não esperava por aquilo, e é justamente nesse plot twist que a conexão com o primeiro livro (O Exorcista) fica mais clara.
A propósito, a capa do livro é muito mais
assustadora do que o conteúdo.

Maitê 25/10/2021

Nem de perto tão bom quanto O Exorcista. Talvez a única coisa que une os dois livros, são alguns personagens se repetindo, mas de resto é tão diferente que quando o tal do legião aparece não fiquei nem um pouco perturbada. Preferia até que fosse um criminoso comum, seria mais interessante. O que movia o primeiro livro era justamente o mistério, que falha muito nessa sequência.

.Igor 15/10/2021

É difícil terminar "Legião" e não ficar com a sensação de ter lido algo inacabado.

Doze anos depois do fatídico exorcismo de Regan, encontramos o tenente Kinderman diante de um homicídio horrível, com características claramente religiosas. A partir daí, a história desenvolve-se como um thriller policial fantástico, ao mesmo tempo em que serve de plano de fundo para as dúvidas e teorias de Kinderman sobre a natureza do bem e do mal. Esses dois aspectos do livro são muito bons, e basicamente carregam a história incrivelmente bem, até o plot twist, que conecta "Legião" a "O Exorcista".

Não me entenda mal, a construção da revelação sobre quem é o responsável pelos crimes é genial mas, a partir daí, parece que o autor escreveu o restante às pressas: personagens de destaque até então foram descartados em segundo plano, assim como pelo menos duas linhas narrativas, que vinham sendo desenvolvidas desde o início e foram simplesmente ignoradas.

Apesar disso tudo, o fato de "Legião" continuar sendo um livro tão bom é prova da qualidade da escrita do Blatty. Mas tenho certeza de que poderia ter sido muito melhor.

Eduarda.Silva 30/08/2021

um bom livro...
Me decepcionei um pouco porq não tive nenhum spoiler, não li resenhas e nem a sinopse, fui ler o livro achando que seria uma continuação com outro exorcismo etc. kkkk

Mas assim, no começo não me prendeu, fiquei um pouco confusa por conta do que eu já disse antes e pelos diálogos do Kinderman que é a pessoa mais confusa que já vi na vida kkkkk

Após a metade do livro, me prendeu tanto que li 150 páginas direto, a narrativa se tornou interessantíssima e eu amei o final.

Leiam sabendo que não é um livro de terror, e sim um livro policial dedicado à solução de assassinatos.

Recomendo muitooo.

Gabriela Paulino 22/08/2021

Senti que de "O exorcista" para "Legião" a essência da história se perdeu um pouco, e nesse caso prefiro o primeiro volume, mas não significa que a leitura não tenha sido de certa forma agradável e proveitosa. Apesar de saber spoilers do final, ainda me surpreendi algumas vezes, principalmente na explicação do desfecho.

Destaque para o capítulo da carta do dr. Amfortas, me deixou muito inquieta (e olhe que é bem difícil fazer eu sentir medo dessa forma).

Amanda 27/07/2021

Capa medonha, mas o livro nem tanto
O livro começa nos dizendo que um corpo de um menino de 12 anos é encontrado e a assinatura deixada pelo assassino se assemelha com a do serial killer Geminiano. O problema é que o Geminiano está morto a 10 anos.

Conforme história vai se desenrolando mais assassinatos vão ocorrendo com o mesmo modus operandi e com pessoas conhecidas pelo detetive que investiga os homicídios.
Ao contrário do que a capa pode sugerir não se trata de um livro terror, eu classificaria como um livro de suspense com um toque de sobrenatural.

A sinopse diz que o livro é uma continuação de O Exorcista, porém o livro nos traz uma história à parte. Na minha opinião seria interessante ler O Exorcista antes ou assistir ao filme (O que foi meu caso) pois há muitos personagens do primeiro livro.

Dei 3 estrelas pois achei a primeira parte do livro uma leitura um pouco entediante, tanto é que quase abandonei. Mas não me arrependo de ter continuado, pois, a segunda parte do livro eu simplesmente amei. Com certeza recomendo!

André 12/07/2021

Filosófico, surpreendente e acreditem, divertido.
Uau, que livro interessante! Primeiramente, acho importante ressaltar que apesar de ser a continuação de O Exorcista, Legião não é um livro nem um pouco parecido, e os leitores que forem topar essa leitura esperando os mesmos elementos vão se decepcionar muito. Legião é um suspense policial com elementos sobrenaturais, e que traz alguns personagens e algum histórico de O Exorcista, mas não acho que seja necessariamente um livro de terror. O primeiro ponto a se considerar é que não temos nenhum exorcismo na história, e se as pessoas soubessem disso sairiam menos decepcionadas. Ainda estão curiosos? A trama a princípio é simples: assassinatos estranhos começam a acontecer muitos anos depois do exorcismo do primeiro livro, e eles podem ter relação com o passado, mas qual relação? Dessa vez o Tenente Kinderman, que investigou os assassinatos do primeiro livro, é o nosso protagonista, e que personagem interessante! Inteligente, perspicaz, um pouco rabugento mas muito engraçado e afetuoso, nós acompanhamos não apenas a investigação mas muito dos pensamentos de Kinderman que filosofa a todo momento sobre a natureza e propósito do bem e do mal. Um livro que faz pensar na natureza humana e divina, o porquê de estarmos a mercê da maldade, e para onde caminhamos enquanto filhos de Deus. Um livro que eu vou indicar com carinho para todo amigo que se interessa por religião. O livro traz tantas passagens legais, tantos questionamentos interessantes, tantos exemplos e informações sobre o nosso comportamento, quis muito marcar várias passagens e compartilhar. Não dei nota máxima porque tem um pequeno detalhe na história que achei meio forçado, um plot twist que é muito surpreendente mas muito difícil de engolir se pensarmos direitinho. Nem era necessário, mas quebrou a minha experiência quando eu estava à toda velocidade na leitura, tirou minha graça, mas não comprometeu o resultado final. Aliás, o que explodiu minha mente foi a teoria dos anjos, realmente muito interessante depois de tudo que lemos no livro. Terminei com um sorriso no rosto e com o coração mais próximo de Deus. Em O Exorcista é o padre Merrin que traz os trechos mais relevantes sobre Deus, mas em Legião o Tenente Kinderman faz um verdadeiro ensaio no decorrer do livro, e tudo que ele pensa e filosofa é muito interessante. Agora, a capa dessa edição não tem nada a ver, é uma capa que afasta ou engana os leitores sobre o verdadeiro conteúdo da história. Até hoje sou fã da capa branca da edição antiga de O Exorcista, pois era uma capa séria que trazia a sobriedade que a história merece. Pra mim esses livros nunca tiveram como objetivo dar medo, mas alertar e nos deixar mais próximos de Deus. Eu que nem tenho religião curti muito e recomendo!

Mayara 05/07/2021

Meu nome é legião
A maioria das resenhas desse livro tem notas baixíssimas, o que acho injusto. Esse livro não é perfeito, mas ele de longe é um livro ruim. A escrita do Willian P. B. é instigante e bem misteriosa, os casos são bizarros e deixam o livro com um tom obscuro .
O ponto fraco COM CERTEZA são as divagações do kinderman, algumas são chatas. Mas isso de nenhuma forma deveria impedir de fazer alguém ler esse livro.
Algumas partes bem interessantes sobre psiquiatria e neurologia são desenvolvidas e trazem de volta semelhanças com O exorcista, e claro, o nome de Damien não é esquecido.

Livros e Ivaílton 06/06/2021

Somos muitos...
Legião é a continuação do fenômeno O Exorcista.
Diferente do anterior, esse não tem muita ação. Em minha opinião, ficou muito parado no início! O desenvolvimento de tudo e a entrada do contexto foi lá para depois de 60% de leitura.

Apesar do início lento, o final foi interessante. Gostei dos personagens!

Renato Thomaz 05/06/2021

Ótimo suspense policial com tom sobrenatural!
Tive receios em ler está obra visto que não gostei muito de "O Exorcista" mas, ao ver as críticas negativas que diziam não ter "a mesma pegada" do anterior e se tratar de um romance policial (gênero de meu agrado) resolvi dar uma chance à obra. E que boa decisão foi essa!
Legião tem seu ponto forte ao expor a motivação do assassino, não deixando que os crimes tenham sido cometidos "em vão". A obra tem seu forte desenrolar a partir da segunda metade do livro. A leitura é fluída e prazerosa. A única coisa que deixa a desejar são as diversas divagações do detetive, porém estás são facilmente deixadas de lado devido a personalidade do mesmo, bem sarcástico! Eu o adorei!
Enfim recomendo, mesmo a quem não leu O Exorcista, pois o entendimento não depende do anterior, e as conexões entre ambos são facilmente entendidas uma vez que são mencionadas na obra de forma até que explicita.
Giovanna 06/06/2021minha estante
Poxa, eu gostei muito de O Exorcista, mas não tinha conhecimento desse livro. Agora vou colocar na minha lista kkkkk

Renato Thomaz 06/06/2021minha estante
Vale a pena, viu. Certeza que vai gostar!

May 11/05/2021

Fui pega hiper de surpresa pela continuação de "O Exorcista" não ser um livro de terror, mas ainda assim, achei a história interessantíssima e hiper válida.
O thriller policial é bastante cativante, mas em alguns momentos os questionamentos do Kinderman aborrecem. Por conta disso, e do final não tão fechado, as 3,5 estrelas. Mas é uma leitura recomendadíssima, e a edição da DarkSide é a coisa mais linda!

Brendiane 16/04/2021

"Somos nós! Nós somos o Portador da Luz! O Anjo Caído!"

Eu particularmente não sei explicar o quanto eu amei esse livro num todo. Teve partes que eu achei meio bosta? Sim. Mas o final anulou tudo. Minha opinião em duas palavras? Eu amei.
Kinderman é meu xodó e escolhi amá-lo.
Não é um O exorcista II, quem estiver esperando isso desapega. Mas a leitura vale muito muito a pena.
Viva, Karamázov!

Vinicius Azambuja 23/03/2021

Bom, mas nem de longe tão bom quanto o antecessor
Para quem leu ?O exorcista ? e agora irá começar ? Legião? ,achando que a temática da coisa vai ser igual, pode tirar o cavalinho da Chuva.
Enquanto no ?exorcismo ? nos tínhamos a real noção de que se tratava de um livro de terror, o que não ocorre em Legião.
Veja bem , o livro não é ruim, mas a parte sobrenatural acaba ficando na pare formal.

Legião é um livro de suspense. E não tem
Quase nada de terror , mas as que tem da um Medinhos maneiro. Enfim, vale a pena se você curte literatura de terror. Mas tenha em mente que não chegará nem perto do seu antecessor.