Legião

Legião William Peter Blatty

Resenhas - Legião

Felipe.Mendes 12/04/2024

A continuação que ninguem pediu
Novamente o Blatty fez um livro onde o roteiro do filme funcionou muito melhor.

Legião é uma continuação de O Exorcista, que não se compromete muito em ser uma sequencia, ele é um romance policial que por acaso se liga a personagens do livro original.

É uma leitura tranquila e boa, mas a trama é bem rasa, muitos personagens chatos e o final misericórdia, totalmente sem climax, sem perigo, sem emoção.

Vale a leitura pensando que é um livro pra passar o tempo, não chega nem perto de O Exorcista.

naylindinha 06/03/2024

Legião
Extremamente entediante do começo até quase o final, Kinderman o detetive e principal é muito chato e repetitivo.
Sempre soube que não era uma continuação ligada 100% ao exorcista (meu filme favorito) mas creio que daria para aproveitar mais a história de uma maneira mais direta e sem tanta enrolação!! Gostei das aparições do Karras e outros personagens, gostei do Geminiano mas algo mais sobrenatural seria bem melhor!!

Aimê 28/02/2024

Continuação é uma palavra muito forte, mas você com certeza ficará chocado com o final e a reviravolta do livro. Pouco cansativo no começo, o detetive não bate muito bem das ideias mas no final mostra o quão inteligente o mesmo é. Se vcs curtem um romance policial com uma pitada de terror, recomendo.

CG! 15/01/2024

Perguntas sem respostas
Ao criar o homem, Deus teria imaginado que seu próprio fruto fosse a raiz da sua idolatria. Ao criar o homem, Deus, porém, não parece ter imaginado, do alto de sua onisciência, que o homem também seria o maior indagador de sua existência.

Em Legião, proposto como a continuação de O Exorcista, W. Friedkin (1935-2023) suscita os mistérios sobre Deus e sua criação em meio à uma aura de apreensão, em um ambiente noir aliado à crueza de uma literatura de horror genuína.

Em primeiro plano, as atividades de um policial obcecado por seus casos, que passa a reproduzir para si mesmo a pergunta que talvez todos nós já tenhamos feito no íntimo mais profundo de nossa religiosidade ou da ausência dela: se Deus está ai, e é tão carregado de bondade, porque o homem é envolto em tanto mal?

Nesse cenário, W. Friedkin mistura as sensações de dúvida em trechos crus e aterradores, sem espaço para pudores, e traz à tona a forma do horror moderno em seu modelo mais louvável. O elemento sobrenatural e seus demônios se conjugam aos questionamentos sobre Deus, sobre a capacidade humana de autocompreensão, e sobre os limites da percepção e da sanidade. Tudo é carregado de uma grande interrogação em meio à trilha que soa quase como um roteiro de cinema.

Em uma narrativa que não apenas produz curiosidade - afinal, se trata também de um romance policial -–o autor consegue introjetar sentimentos que vão além da história contada: abrem-se entrelinhas invisíveis em uma habilidade rara de silenciosamente incomodar o leitor.

Enquanto ficção, a narrativa segue os passos do detetive Kinderman na descoberta sobre a origem das mortes objeto de sua investigação, sem nunca soltar o aperto firme na mão que segura o livro, sobre a pergunta do porquê Deus aparentemente abandonou o homem.

Desconsideradas as influências até hoje experimentadas pela adaptação de O Exorcista para o cinema (1973) - talvez o filme de horror nunca superado e jamais esquecido - Legião parece ser um incomum caso em que uma sequência supera sua base original.

Trata-se de um romance de terror-policial peculiar, que merece a mesma atenção que sua capa, estampada com o rosto provocativo de um demônio vermelho e que convida a uma resposta: afinal, porque estamos cercados pelo mal?

Joks Lobo 05/01/2024

O primeiro livro do ano...
E não foi um livro ruim apesar de ter achado o início bastante maçante. O personagem principal é chato e divaga MUITO, o que afeta o ritmo do livro. Porém, quando a história engrena e o mistério começa a tomar forma, temos uma boa trama sobrenatural. Acredito que o "maligno" poderia ter sido melhor explorado e explicado, mas no fim gostei do que li.

Luana 28/12/2023

Nossa que livro intendiante....o principal é muito chato, fica entrando em assunto nada com nada no meio do foco que é a investigação.

E para que uma capa dessas se o conteúdo não tem nada a ver.

BArbara1361 27/12/2023

Um bom livro para quem busca uma investigação policial que envolve toda uma trama em volta disso.
Se você busca por algo te terror, não recomendo.

Caio.Rocha 30/11/2023

Nada é como antes ...
Totalmente diferente do exorcista original a história se baseia mais em um mistério policial, onde o mesmo detetive do primeiro filme Kinderman tem que desvendar uma série de assassinatos estranhos ....

Everton.Paulo 02/11/2023

Não foi como esperado
Quem vê essa capa, acha que está diante de um livro muito aterrorizante, mas não. Ele engana bastante. Legião teve a difícil tarefa de ser a continuação desnecessária do clássico O Exorcista.
Com ingredientes interessantes, poderia ter sido um produto melhor caso fosse possível andar com seus próprios pés.
A tentativa tem alguns bons momentos, mas virou um livro de suspense sobre um serial killer supostamente morto que toma para si a autoria de novos crimes hediondos. E temos uma pitada de sobrenatural para conectar com a obra anterior, inclusive revisitando personagens.
Mas, para mim, não precisava. O primeiro livro é bom por si só e com uma história fechada.
AdrianoBiLL 07/11/2023minha estante
Concordo plenamente com você.

AdrianoBiLL 24/10/2023

Uma história interessante com uma leitura cansativa.
De fato podemos considerar a história de "Legião" como uma continuação direta de "O Exorcista", e eu concordo plenamente com este ponto. Já que que toda a história é voltada para as investigações do Detetive William F. Kinderman, que também foi um personagem muito importante em "O Exorcista". Além da história contar com a aparição de outros personagens de "O Exorcista", e principalmente o final, onde temos uma revelação com uma ligação muito forte com "O Exorcista".

Porém, aqui a história é mais voltada para o investigativo, gira mais em torno do mistério e consequentemente do suspense, do que propriamente um terror, como era toda a construção de "O Exorcista". Este é um ponto que pode decepcionar o leitor que for em busca de uma continuação direta de "O Exorcista" nos mesmos moldes de "O Exorcista".

Mas este nem foi o meu maior problema com o livro, já que eu sabia do contexto do livro e como a história seria contada. Ou seja, eu já tinha a noção de como este livro seria um thriller de investigação, onde naturalmente não teríamos aquele terror.

O meu problema com "Legião" é justamente a forma como a história é contada e desenvolvida em cada página. Temos aqui o típico caso de uma história interessante com uma leitura cansativa. Pois o começo desse livro é difícil, causa um pouco de tédio, é difícil entrar no ritmo da história. Eu diria que a primeira parte da história tem uma leitura extremamente maçante, já que o começo é um pouco confuso, dada as situações e os diálogos complicados do Kinderman.

O Detetive Kinderman sabe ser interessante e ao mesmo tempo bem entediante. Eu gostei desses seus devaneios sobre o bem e o mal. Logo você entende que ele é muito inteligente porém completamente louco e bem fora da caixinha. Eu diria que o Detetive Kinderman é um personagem filosófico.

Por fim, "Legião" é um livro que realmente tem uma história interessante e pode funcionar muito bem para vários leitores, o que não foi o meu caso.
Eu me sacrifiquei para terminar a leitura, e nem a segunda parte do livro, onde dizem que melhora, pra mim não melhorou. Não consegui me conectar com a história, não consegui me conectar com os personagens e não gostei do plot twist.

Apesar da capa, que é magnífica, da versão da DarkSide Books, que é impecável, e por ser uma continuação de um dos maiores clássicos da literatura. Definitivamente eu não consegui gostar do livro da forma que eu achei que gostaria.
Uma pena!

dan.bernardino 20/10/2023

Péssimo! O protagonista é extremamente entediante e deixa a história mais entediante ainda! Nem mesmo um padre decapitado consegue deixar essa história mais animadora!

Mona 11/10/2023

Suposta continuação de O Exorcista
"Será que não pensaste que ele (o homem) acabaria questionando e renegando até tua imagem e tua verdade se o oprimisse com um fardo tão terrível como o livre-arbítrio?"
Digo suposta continuação justamente porque de continuação não tem nada, exceto uma coisa ou outra que não faz diferença nenhuma na história.
Achei um livro um pouco confuso, primeiro que o personagem principal é insuportável (já não gostava dele no exorcista, e olha que ele nem apareceu direito) e tem devaneios demais no meio da narrativa.
Não teve nem um pingo de terror, a capa pode ser assustadora, mas de assustadora essa história não tem nada.