Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Mari 26/01/2024

Queria ter uma filha como a Matilda ??
Ler ?Matilda? era uma meta desde que conheci a famosa adaptação protagonizada pela Mara Wilson e minhas expectativas foram todas atendidas.

O filme de 1996 é bem fiel ao livro, com poucas diferenças. Foi maravilhoso ler as falas como se estivesse lendo o roteiro.

Mesmo eu não sendo parte do público-alvo da obra, fiquei encantada com a escrita de Roald Dahl. A obra me envolveu rapidamente em uma narrativa fluida e recheada de sarcasmos sutis. Entrou direto para os meus favoritos.

Sobre a protagonista, ela é realmente especial e querida. Amei a atenção do autor ao fato de que, apesar de muito inteligente, a menina se mantinha humilde, o que é tão raro em pessoas com capacidade intelectual muito acima da média.

Um aspecto que sempre me deixa indignada é ver como os pais dela não davam valor a uma filha tão excepcional. Mas se tem uma personagem com quem me identifico é a Srta. Mel, porque eu também adotaria a Matilda se pudesse.

vicniro 25/01/2024

Cheirinho de infância
Eu amei esse livro! Conforme eu ia lendo, ia vindo na minha cabeça as cenas do filme que me acompanhou durante a infância.

Madu Veiga 24/01/2024

Gostinho de infância <3
Eu cresci vendo o filme da Matilda e era
apaixonada. A leitura é fascinante e envolvente
Li o livro em algumas horas de tão deliciosa que é a leitura. Amei!!!

Karen581 23/01/2024

A menina adulta
Matilda já nasceu adulta, no livro a gente tem mais essa impressão.
Na minha percepção, o filme dos anos 90 conseguiu captar a história mais do que o próprio livro.
Divertido, mas triste, e a gente precisa abstrair muito porque eu não consegui comprar a história em alguns momentos, coisa que o livro consegue muito bem.

Nati Sampaio 20/01/2024

Li esse livro para (e com) meu filho de 6 anos. Ele adora o filme (o antigo) e eu sabia que ele adoraria o livro. Bom, adorou - ou melhor, adoramos! Matilda é uma criança incrível. Adoro como Roald Dahl escreve sobre adultos problemáticos que odeiam crianças de uma forma super sucinta como se fosse a coisa mais normal do mundo, hahaha. Mas enfim,
a escrita, como sempre, é maravilhosa, leitura super gostosa e rápida. Livro para todas as idades! Vale a pena!

fernanda3505 19/01/2024

Maravilhoso
Matilda é lindo, é uma pena ser tão curto. Livro extremamente leve mesmo com uma visão as vezes tão pesada levando em consideração a falta de afeto e as negligências por parte dos pais da Matilda (coisas que você percebe página a página).
Sra. Honey traz o amor materno que Matilda precisava e isso complementa (assim como no clássico filme) o que faltava.

Nanna 14/01/2024

O favorito da infância
A adaptação de Matilda sempre foi o meu top 1 da infância e eu tava bem ansiosa pra ler o livro.

Não me decepcionei! Um típico livro infantil, com leitura fluida mas não pense que é uma leitura rasa. Não é!

Matilda com apenas 4 anos tem uma inteligência absurda e uma percepção de vida tão aguçada, apesar da ingenuidade da infância.
E o livro traz de forma leve e num linguajar fácil vários assuntos importantes.

No final, o que fica é a vontade de rever o filme.

Dani Gazaniga 13/01/2024

Matilda
Sendo um clássico da literatura infantil, adaptada também para o cinema, a obra conquista a leitores de todas as idades.

Enquanto Sr Losna faz negócios de forma desonesta revendendo carros usados, a Sra Losna passa tardes no bingo em outra cidade, obrigando a pequena Matilda a ficar solitária em casa.

Matilda vive com seus pais, e seu irmão Michael em uma casa grande e bonita, com televisão liberada e comida congelada. Sentindo-se como um incomodo para a família, e sendo tratada como lixo, a menina que tem apenas cinco anos de idade, possui postura e maturidade para lidar com as piores situações de sua rotina.

Sem livros em casa e sem incentivo à leitura, Matilda busca refúgio na biblioteca municipal da cidade. Com apoio da Sra Felps, tem a oportunidade e o prazer de ler todos os livros infantis disponíveis, partindo para leituras de clássicos mais densos.

Ao ser matriculada na escola, Matilda encanta a sua professora, Srta Mel pela inteligência precoce. A menina que aprendeu a ler desde cedo sozinha e faz cálculos facilmente, tem a admiração dos colegas de sua classe.

Certamente uma leitura repleta de reflexões inspiradoras, que aborda um novo e diferente ângulo da vida, em sua totalidade.

"O que ela mais fazia era chocolate quente; primeiro colocava o leite numa panela, esquentava-o no fogão e depois misturava o chocolate. Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quentinha, durante a tarde, na casa vazia."
"Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para a África com Ernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo sentada em seu quartinho numa cidadezinha inglesa."
Insta: @estante.dezenove

Vick.Silva 09/01/2024

Que leitura gostosa e e-book maravilhoso de se ler!
Senti saudades e vontade de assistir o filme de novo! A Matilda é tão inteligente, não parece ter só 4 anos! Os pais não se importa com ela, a mesma vai a rua sozinha e ficava em casa sozinha também! O pai é um 71, o irmão quase não tem fala e a mãe só pensa no bingo que vai 5x na semana!
A conversa da professora com a Matilda na pequena casa da professora foi tão comovente, uma conversa madura e triste!

Ariana Xavier 09/01/2024

Matilda
"Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido."

Para todas as idades, muito cativante!

Ana.reads0 06/01/2024

Nem palavras pra descrever
A historia da Matilda sempre me acompanhou desde pequena, mas só depois de alguns anos resolvi ler o livro.
Adorei como o livro conta a história porque é de forma rápida e direta (odeio enrolação) e como é infantil, tem uma linguagem bem fácil.
Recomendo muito tudo o que tem de Matilda (Filme, filme musical e teatro) e não seria diferente com o livro. E não só para crianças viu! Matilda é uma menina apaixonante que toca meu coração de varias formas e espero que toque o de vocês também.

Beijinhos e que Deus abençoe vcs?

lady hideko 04/01/2024

Sempre quis ler esse livro e guardei como primeira leitura desse ano. É realmente um clássico que não pode ser esquecido, tão curtinho e tão rápido de ser lido e ao mesmo tempo tão profundo no seu significado. Eu te amo, Matilda ?

Inara 03/01/2024

Leitura confortável e divertida.
Matilda é uma personagem fascinante. Tem inteligência e habilidades que ela mesma desconhece. Esse livro foi uma grata surpresa, não esperava gostar tanto. Gostava muito da adaptação mas o livro é ainda melhor. Recomendo muito a leitura!

Samara.Gomez 03/01/2024

Nostálgico
Gostei bastante do livro e do fato de que o filme é fiel ao livro. Conta a história de Matilda, uma menina muito inteligente, que desde muito nova adquiriu o hábito da leitura, lendo livros bem difíceis para a sua idade. A garotinha que entende matemática como ninguém e resolve contas grandes de cabeça?um gênio, pode se dizer. O sentimento de nostalgia ao ler foi maravilhoso.

Winne.Cardoso 03/01/2024minha estante
Nossaaa não sabia que tinha um livro! Quando eu era criança era viciada no filme, assistia sempre que passava na tv, e foi por causa dele que me apaixonei pela leitura ??

Mih 03/01/2024minha estante
Essa capa está linda!

kayllanee 03/01/2024minha estante
A frase de quando entrei no Skoob era dele, e seu post foi a primeira coisa q apareceu kkk

Fernanda 03/01/2024minha estante
Que coisa linda! Essa edição é muito bonita e eu já quero ler aaaaa

Leituras da Tercy 03/01/2024minha estante
Simplesmente AMO. li ele em 2023 depois de assistir o filme bilhões de vezes desde a minha infância. Esse livro é bem curtinho e um amor pra se lê ??

Sofi 03/01/2024minha estante
Meu deus tem o livro de matilda???? Preciso pra ontem

zxsaturno 03/01/2024minha estante
Sou APAIXONADA pelo filme. Meu momento confort!! ?? Este está na lista.