Mago e Vidro

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Mago E Vidro

Eliana 19/09/2020

Li em duas partes, uma até o final da saga do Blaine, que pqp deveria estar no livro anterior.
Depois a historia do Roland... doeu bastante...

Vinícius 14/09/2020

Brilhante
Não tem muito o que comentar, o livro é de um brilhantismo raro que poucos autores conseguem trazer, a ambientação é perfeita, as descrições, o ritmo, tudo no lugar certo, são 800 páginas que voam.
"Se for Ka virá como o vento, e seus planos resistirão assim como um celeiro a um tornado."

Ro 07/09/2020

Acho que estive segurando na bola de vidro rosa
Ler este livro não foi uma atividade fácil e os seis meses que demorei nessa empreitada estão de prova.
Li os três primeiros volumes na saga na expectativa de que as coisas fossem melhorar, que a história passaria a fazer sentido e que algumas falhas seriam consertadas (como a narrativa totalmente problemática de O pistoleiro). Gosto de pensar que não há livro ruim, mas sim o público correto para cada tipo de trabalho. Mas por ter tantos amigos que elogiaram essa obra, fiquei um pouco decepcionada com o que recebi.
Primeiro de tudo, é quase uma opinião unânime dos fãs de que Mago e vidro e um dos melhores, senão o melhor, livro da saga da torre negra. E se ele for de fato o suprassumo do King, tenho até medo do que vou encontrar pela frente.
Alguns pontos me incomodaram bastante não só nesse livro quanto nos outros três volumes anteriores. São eles: a linguagem, o uso desmedido de referências a outras obras e a construção das personagens femininas.
Acerca da linguagem, posso dizer que King usa de vocabulário chulo de forma desmedida. Havia capítulos em que eu ficava me perguntando "e quando vai acabar essa prosa ruim, mesmo?". Não que eu acredite que autores não possa utilizar desse recurso, ou que devem manter algum purismo na linguagem que utilizam, pelo contrário, acho que todo recurso é válido quando se tenta atingir o leitor. O meu incomodo nesse livro é justamente o excesso, o fazer parecer que as palavras estão ali somente para chocar, vazias de conteúdo.
O segundo ponto está relacionado com as referências apresentadas por King ao longo do texto. E, novamente, não me importo que autores referenciem outras obras, outros escritores, músicas etc., nos seus livros. Mas aqui há novamente o uso desmedido desse recurso. Há momentos em que você se perde e não sabe se está lendo A torre negra ou um resumo de O mágico de Oz, por exemplo.
E aqui vai outro incomodo: o fato de as personagens parecerem ser nada mais que releituras de personagens de outros livros. Parece um aglomerado de histórias que você já leu, falando de personagens que você já conhece, mas que, em algum momento, caíram em uma festa louca de ácido na cabeça do Roland.
E por último, e talvez o mais importante, King não sabe escrever personagens femininas. Gente do céu, que desespero ler o que ele faz com as mulheres das histórias dele. A primeira garota que eu conheci nos escritos do autor foi a Beverly, de It. Quem leu essa obra sabe o Stephen fez com a garota no final do livro. E se a pessoa tiver um pingo de senso crítico, também criticou a escolha do autor. Só que essa "estratégia narrativa" dele com as personagens femininas aparece repetida em outras obras, inclusive aqui nA torre negra. Não compro a narrativa de mulheres que só conseguem salvar o mundo transando. Não compro a ideia de que elas são as frágeis criaturas misteriosas que guardam segredos por amor. Também não desce para mim o autor criar mulheres fortes, mas enfraquecidas em narrativas pobres, para depois matá-las.
Enfim, fica aqui o meu desapontamento com uma fantasia que eu não entendo o propósito, mas que poderia ter sido mais bacana. Embora não tenha sido a melhor das minhas leituras, entendo o porquê de as pessoas elogiarem tanto Mago e vidro. É de fato cativante conhecer o passado de Roland e viajar com ele para a sua primeira aventura como pistoleiro. Foi a melhor leitura que fiz dentro dA torre negra até o momento. Se eu pudesse eleger um momento em que algo soou verdadeiro nesses livros, seria justamente essa passagem da história. De resto, tenho sentido que estou sendo jogada a uma pilha de palavras que nada significam e que só servem para ocupar o meu tempo diante da narrativa principal.

Jessy 23/08/2020

Pássaro e urso e lebre e peixe
"O ka é como um vento, leva o que quer, sem se importar com o apelo de nenhum homem ou mulher."

Meu favorito até o momento.
Nunca li nada igual à Torre Negra, uma história com muita ação que envolve vários elementos como romance, fantasia, faroeste, magia, viagem no tempo e muito mais.
Acredito que irá valer a pena cada calhamaço desta série.
Chorei com este volume, maldita bruxa Rhea de Cöos.
E ainda temos uma longa estrada pela frente.
Longos dias e belas noites...
Michele 25/08/2020minha estante
li essa livro a pouco tempo, no começo tive uma dificuldade bem grande de entrar na história, mas depois achei ele muitoo bom

Jessy 25/08/2020minha estante
Eu comecei ele em 2017, não lembro porque parei kkk mas esse ano terminei e me arrependi de não ter terminado antes. Não vou deixar passar muito tempo pra ler os demais, pra deixar bem fresquinho na memória rsrs

André 09/08/2020

Algumas partes podiam ser mais curtas, outras mais longas
Então, eu achei um bom livro, mas não superior ao 3° como muitos afirmam. O início é muito bom, porque continua no mesmo pique do anterior. Mas quando a primeira parte do livro terminou... achei que o ritmo caiu muito! Eu achei muitas atitudes dos personagens incoerentes dentro da própria história, é inacreditável que com tantos perigos alguns personagens tenham deliberadamente optado por manter segredo e não pedir ajuda. Achei que o King deu uma boa subestimada na nossa inteligência pra fazer muitas coisas acontecerem. Muitas partes foram alongadas desnecessariamente, ao passo que outras situações são mal descritas, alguns personagens complexos têm os finais resumidos em uma único parágrafo (estou falando de você, tia Cordélia). A parte do castelo de vidro... Acho que o King ficou com preguiça, juro. Muita promessa. Um livro bom de flashback, mas onde partes repetitivas poderiam ser mais curtas, e partes curiosas podiam ser melhor contadas.

Mands 07/08/2020

pássaro e urso e lebre e peixe
Neste volume de a torre negra vamos entender o motivo de Roland ter começado sua busca pela Torre.

Sinto que o Stephen King vai começar a contar sobre o trajeto da torre negra só a partir daqui, e como se os quatro primeiros livros tivessem sido apenas uma introdução dessa história.

O livro é magnífico, tem um começo que te prende logo de cara e um final cheio de reviravoltas que fazem você querer continuar o próximo livro no mesmo instante e ao mesmo tempo sentar e pensar sobre o assunto.

O motivo de eu ter dado quatro estrelas é bem pessoal, pois eu sinto que demorei demais nessa leitura que poderia ter sido feita um pouco mais rápida, e acabei empacando na história. Mas valeu a pena cada "só mais um capítulo" forçado que li, pois no final do livro (e acredito que até o final da série) tudo começa a se encaixar e fazer sentido, até mesmo aquelas partes que pensei que não daria em nada.

Recomendo muito a leitura dessa série!

Lila Martins 04/08/2020

Melhor livro da Torre Negra
Esse livro tem tantas coisas boas, tem alguns contextos importantes para a trama, tem relações claras com outras obras, muito das motivações e os fantasmas do passado do Roland.
Sinceramente, um livro maravilhoso, amei cada página. Foi uma excelente jornada até aqui.

site: https://www.oipravoce.com.br/

Felipe Paranhos 02/08/2020

Bom, mas cansativo
O livro continua a história do katet de Roland, mas é basicamente um flashback. Muito bom para entender o pistoleiro, seu modo de pensar e de agir. Mas muito, muito longo... os personagens continuam sendo incríveis. Vale a pena... e se vc quer chegar na torre negra, tem que passar pelo Mago e o Vidro primeiro. ?

Gabriel 21/07/2020

Em busca da torre negra
Mais um capítulo fechado da saga de Roland, nos deixando cada vez mais curiosos pra saber como isso acabará.

Mauro.Rocha 19/07/2020

segundo pior da série
Um enorme flashback desproporcional à leitura., e que ainda por cima deixa de contar o que ocorre entre o fim do flaskback e o início do volume 1. Então pra que perder meu tempo?
PS: King não consegue escrever boas personagens femininas.

site: nenhum

Duds 17/07/2020

Magnífico
Um livro melhor que o outro, cada nova etapa na jornada do pistoleiro é impressionante.

@paternohilario 16/07/2020

Esse eh tenso. Logo no começo com o fim da viagem.
Em seguida a história da infância que para várias o King não termina uma com final feliz e viveram felizes para sempre kkkkk. Fogueira eh mais atraente. E mesmo assim um trecho fantástico que faz você ler sem parar. E no final ótimas referências das nossas infância com "O Mágico de Oz". O Tiquetaque novamente. Marten Broadclock. E mais lembranças trágicas da infância. No final um salto misterioso e um abastecimento mais misterioso ainda. Ahhh... E de volta ao feixe de Luz que tinham perdido após a viagem no Blaine. O melhor até agora. Muitos fatos colocados na mesa, mas um quebra cabeça para ser montado ainda.

Jaine Franco 09/07/2020

Em mago e vidro nós temos (por meio de flashbacks longos e que poderiam ser maiores) o passado do Roland e sabemos mais e sobre a sua relação com a até então mistériosa Susan.
E aqui a gente também vê como o Roland era lá no início da sua vida de pistoleiro, ver a relação dele com seu antigo Ka-tet é muito legal!
Mais um livro dessa série que é cheio de ação e fantasia.

"Haverá caos além de nossa imaginação. Temos de seguir em frente... E seguiremos.

Mas nesse livro temos em especial, um romance (#instalove, admito, mas eu amei) de tirar o fôlego!

"Recordamos nosso primeiro amor verdadeiro tão claramente quanto as ilusões provocadas pelo delírio de uma febre alta."

+ Citações

"Acordar para a verdade quando é tarde demais é uma coisa horrível. Sei muito bem disso."

"Começa ali. De seu campo de rosas, a Torre Negra grita com sua voz animal. O tempo é uma face na água."

"Os bobos são as únicas pessoas da Terra que acreditam que vão receber o que merecem"