O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

Theyzy 16/05/2021

Máscara
Como pode um conto antigo coincidir com a atualidade novamente? A máscara da morte vermelha veio bem a calhar nesse momento de pandemia.

Kleber Rafael 24/08/2020

Poe, o mestre das noites sombrias...
Em minha opinião esse é o melhor livro do Box, os contos são curtinhos e sua leitura é muito prazerosa, o conto do escaravelho de ouro é fascinante e enigmático, foge a temática do terror, mas te deixa preso de curiosidade até o final... Já em “enterro prematuro” é totalmente tenebroso, chega arrancar arrepios, tudo muito bem detalhado que é possível até imaginar o cenário... Poe sempre nos surpreendendo com seus excelentes contos...

"Não fui, na infância, como os outros e nunca vi como os outros viam. Minhas paixões eu não podia tirar das fontes igual à deles; e era outro o canto, que acordava o coração de alegria. Tudo o que amei, amei sozinho. (Edgar Allan Poe)

Malu 31/05/2020

Os contos são muito interessantes e curtinhos o que faz com que a leitura seja bem rápida!

Thaisa 26/10/2022

"A Máscara da Morte Vermelha" é mais atual do que nunca!
Finalizei o box "Obras de Edgar Allan Poe", da editora Pandorga, com um livro quase inédito pra mim!
Dos quatro contos de Poe presentes nessa edição, eu apenas conhecia um: "A Máscara da Morte Vermelha", minha história favorita do autor! Temos uma terra assolada pela peste, onde a pandemia vai se espalhando e fazendo mais vítimas, até que o príncipe Próspero decide juntar a aristocracia e seus súditos e se refugiar em uma fortaleza, se isolando da doença e celebrando a vida da realeza, sem se importar com os mortos... Mais do que nunca, essa história é extremamente atual e Poe, já naquela época, fez duras críticas aos ricos e seu desdém pelos pobres, pontuando que dinheiro algum compra saúde; tudo através da figura personificada da morte.
"O Escaravelho de Ouro" é sobre um homem que encontra um estranho escaravelho e, desde então, começa a agir estranhamente, tentando encontrar um antigo tesouro. Diferente de muitos fãs de Poe, eu não gostei tanto desse conto - ele carrega, no princípio, uma carga sobrenatural que desaparece conforme a narrativa avança, transformando a trama em uma simples caça ao tesouro.
"O Poço e o Pêndulo", conto tão famoso do autor, também foi novidade pra mim: um homem é sentenciado à morte pela inquisição espanhola; a história é seu relato assustador de toda a tortura física e psicológica que ele enfrenta na escuridão total, descrevendo seu terror proveniente apenas dos sons e das sensações. É uma história que reflete os horrores da inquisição e o sofrimento de um prisioneiro, bem escrito, agonizante, mas com um final que deixa um pouco a desejar.
Por último, "O Enterro Prematuro", que eu também desconhecia, foi uma leitura sensacional com uma premissa singela: um homem que sofre de catalepsia é assombrado pelo seu pavor de ser enterrado vivo - e esse pânico começa a devorá-lo dia após dia, cada vez mais. Como esse é um medo que eu carrego desde criança (mesmo não sendo cataléptica), esse conto foi maravilhoso, me assustando na medida certa por mostrar toda a agonia do narrador, mas também trazendo reflexões importantes acerca de nossas fobias e ansiedades, e como elas podem, facilmente, nos devorar se deixarmos que isso aconteça.
No geral, esse foi o livro que menos gostei dentre os três, mas totalmente recomendo a leitura de "A Máscara da Morte Vermelha" e "Enterro Prematuro" para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo terror gótico!

Maryclarie 20/11/2022minha estante
concordo com tudo! mas eu peguei um apego com o Escaravelho de Ouro por causa da trama de investigação, adorei o estilo de narração corrido dele.

FRAN329 05/07/2021

O ESCARAVELHO DE OURO E OUTRAS HISTÓRIAS
Este livro é composto por uma pequena apresentação do autor; nota da tradutora; apresentação e quatro histórias:

O Escaravelho de Ouro ( 1843)

O enterro prematuro (1844)

A Máscara da Morte Vermelha (1842)

O Poço e o Pêndulo (1850)

Obs.: Gostei muito dessa edição da editora PandorgA. O Poço e o Pêndulo (1850) foi a história que chamou mais atenção; li e reli duas vezes.

Muito bom!

gabsaantz 06/06/2020

Adorei simplesmente, os contos dele são curtinhos e muito interessantes.

Manuela192 26/03/2021

O escaravelho de ouro
Foi a primeira obra que eu li do Edgar Allan Poe e realmente me surpreendi muito. Confesso que achei a leitura um pouco complicada mas mesmo assim adorei os contos.

Jana 30/03/2022

Não é muito meu tipo, mas...
Mesmo assim gostei. Falam tanto desse autor e até que eu gosto, mas não é meu gênero preferido. Próximo!

Eliezer 19/12/2023

Edgar Allan Poe, mestre do conto macabro e do terror psicológico, mais uma vez revela sua genialidade nesta coletânea de histórias intrigantes. "O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias" mergulha os leitores nos recantos mais sombrios da imaginação de Poe, oferecendo uma variedade de contos que vão desde o enigmático até o grotesco.

O conto que dá nome à coletânea, "O Escaravelho de Ouro", é uma narrativa de mistério e caça ao tesouro. Poe habilmente constrói uma trama que oscila entre o suspense e a revelação, enquanto os personagens desvendam enigmas e enfrentam desafios para desvendar um segredo enterrado. O elemento simbólico do escaravelho de ouro adiciona uma camada de profundidade à história, refletindo as obsessões e as consequências da busca desenfreada pela riqueza.

Outros contos na coletânea, como "O Barril de Amontillado" e "O Gato Preto", exploram os temas sombrios da obsessão, da culpa e da loucura. Poe, mestre da análise psicológica, mergulha nas mentes de seus personagens, revelando as complexidades de seus tormentos internos. A atmosfera sombria e a construção cuidadosa da tensão mantêm os leitores presos à medida que testemunham o desenrolar trágico dessas narrativas.

A coletânea também apresenta contos menos conhecidos, como "A Caiu do Solar de Usher" e "O Retrato Oval", que continuam a destacar a habilidade única de Poe em criar uma atmosfera melancólica e sobrenatural. Seja explorando mansões decadentes, retratos assombrados ou cemitérios sombrios, Poe evoca um mundo de horrores e maravilhas, convidando os leitores a mergulharem em seus pesadelos literários.

A escrita de Poe é poética e rica em detalhes, com um toque melancólico que permeia cada página. Seus personagens muitas vezes são atormentados por forças além de sua compreensão, contribuindo para o caráter intemporal de suas histórias.

Em resumo, "O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias" é uma coletânea que destila o gênio literário de Edgar Allan Poe em uma série de contos envolventes. Cada história é uma exploração das sombras da alma humana, revelando os medos mais profundos e os mistérios insondáveis que habitam os recessos da mente. Uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam a maestria do terror literário e a genialidade singular de Poe.

Tiago 19/02/2020

O escaravelho de ouro e outras histórias, de Edgar Allan Poe, 124 páginas, Pandorga, 2018.
---------------------------------
São 4 contos de mistério/suspense/horror/sobrenatural. O escaravelho de ouro, O enterro prematuro, A máscara da morte vermelha e O poço e o pêndulo.
Poe tem uma escrita envolvente, rica em detalhes, e consegue levar ao leitor interesse, angústia, pavor e horror, entre outras coisas intensas.
Gostei de todos. Recomendo desde já e sempre ?
Gu Vaz 19/02/2020minha estante
O poço e o pêndulo é muito envolvente, considero junto a ele O Estranho Caso do Sr. Waldemar um dos mais assustadores e atmosfericamente inquietante.

Marcos.Detanico 08/02/2024

Cada conto é uma viagem à mente peculiar de Poe, revelando seu talento em capturar a atenção com enredos que desafiam a compreensão convencional.

Polly 08/12/2020

O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias: meu preferido (#139)
Dos três livros dos quais o box é formado, esse é o que teve os contos que mais me conquistaram. São quatro contos escrito com a mesma maestria poeniana que já descrevi aqui nas impressões anteriores. Todas com seus mistérios angustiantes e seus finais, em sua maioria, agoniantes fazem com que seja impossível largar este livrinho. Poe foi uma incrível descoberta para mim.

Queria dar destaque, ainda, ao conto A Máscara da Morte Vermelha, que conta a história de um rei que decide ignorar uma grave doença, que está dizimando toda a população, e realiza uma festa à fantasia de portas fechadas no seu rico palácio. Segundo tal rei, a doença deve ficar da porta para fora, ali dentro a regra é se divertir. Dá para imaginar que isso não vai acabar bem. Algo parecido com a nossa realidade? É, a literatura, como um oráculo, parece retratar a realidade com mais fidelidade que ela mesma é capaz de fazer. Todo Mundo deveria cultivar o hábito da leitura. Quem sabe seríamos menos ignorantes, menos egoístas.

Enfim, leiam, leiam e leiam Poe. Eu já estou louca pelos meus próximos Poes.

Matheus Torezani 28/10/2020

Misterioso
Muito bom. O escaravelho de ouro foi a estória que mais me prendeu do box. Cheio de suspense e surpresas. Recomendo